Portabilidade para beneficiários da Viva Saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou hoje (27/01) a portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários da Viva Planos de Saúde. A medida foi tomada em função de anormalidades assistenciais graves detectadas pela ANS na operadora, que vem sendo monitorada pelo órgão regulador. Os consumidores têm 60 dias para optar por um novo plano, sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária. A Viva Saúde possui quase 8 mil beneficiários em planos de assistência médica e odontológica; cerca de 6,8 mil estão em Pernambuco e 1,1 mil na Bahia distribuídos entre as cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Campo Formoso e Sento Sé. É o fim de uma luta travada entre beneficiários do plano e o SINDIHOSPE – Sindicatos dos Hospitais de Pernambuco por mais de um ano. "Na região do Vale do São Francisco a Operadora enfrenta diversos problemas tais quais descredenciamentos de profissionais entre médicos, profissionais de saúde, hospitais e laboratórios de análises clínicas. Os beneficiários sentem-se aliviados com a decisão" disse um usuário em mensagem ao Blog.
Para fazer a portabilidade, o beneficiário deve se dirigir à operadora escolhida, que deverá aceitá-lo imediatamente se estiver com a documentação necessária: identidade, CPF, comprovante de residência e pelo menos quatro boletos pagos na operadora de origem, referentes ao período dos últimos seis meses. A portabilidade pode ser exercida por todos os clientes da Viva, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura dos contratos. Quem estiver cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora pode exercer a portabilidade sujeitando-se aos respectivos períodos remanescentes. Em caso de dúvida, os beneficiários podem entrar em contato pelo Disque ANS (0800 701 9656), pela Central de Atendimento no portal da Agência (www.ans.gov.br) ou pessoalmente, nos Núcleos da ANS nos estados (confira aqui os endereços)...