Foram encontrados 1388 registros para a palavra: baiano

Suelly Aline e Allan do Carmo vencem 3ª etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas

No último Sábado foi realizado a 3ª etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas – Troféu Ricardo Santana. A competição teve inscritos em todas as categorias. No feminino a prova foi vencida pela juazeirense Suelly Aline, Seguida por Márcia Santos, e Isabeli Andrade. A prova ainda contou com a presença do campeão mundial de maratonas aquáticas Allan do Carmo, campeão da prova masculina, seguido por Renan Barbosa e Thiago. O torneio foi realizado no Porto da Barra e os atletas que nadaram a prova principal de 4 km largaram da Praia da Preguiça na Avenida Contorno. A próxima etapa – Troféu Cidade de Juazeiro - será realizada no dia 18/06/2016 nas águas do Rio São Francisco. ..

BAIANO: Juazeirense empata e conquista vaga na Copa do Nordeste; Nino é artilheiro do Baianão

A Juazeirense está pelo segundo ano consecutivo na Copa do Nordeste. Na garra, o Cancão arrancou o empate em 1×1 com o Fluminense de Feira na tarde deste domingo (08), no estádio Adauto Moraes e se garantiu como terceiro colocado do Campeonato Baiano. De quebra, Nino Guerreiro, com um gol salvador aos 20 minutos do segundo tempo, chegou aos seis e encerrou o Estadual como artilheiro.

Gol com frieza. Quando o árbitro assinalou penalidade depois do zagueiro do Fluminense desviar a trajetória da bola dentro da área com a mão, o camisa nove mostrou tranquilidade e estufou as redes do Adauto Moraes. Na sequência, a equipe mostrou muita maturidade e segurou o resultado até o final...

Juazeirense empata com o Flu de Feira e mantém vantagem na disputa da terceira posição do Campeonato Baiano

Os primeiros 90 minutos da decisão contra o Fluminense de Feira foram esgotados e a Juazeirense manteve a vantagem. Com o empate em 0x0 no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, o Cancão joga por um novo empate no próximo domingo (08), no Adauto Moraes, para confirmar a terceira colocação no Campeonato Baiano e assegurar vaga na Copa do Nordeste em 2017.

O domínio do Cancão de Fogo no Eliel Martins apareceu desde o apito inicial do árbitro. Com uma forte marcação, anulou as ações do Touro do Sertão e graças à boa atuação de Wanderson no meio de campo e Nino Guerreiro no ataque, várias chances de gol foram criadas, transformando o goleiro Jair num verdadeiro paredão no primeiro tempo. Na meta contrária, o goleiro Tigre apenas assistia o jogo  sem ser incomodado pelo ataque feirense...

Professores baianos têm até dia 5 de maio para fazer inscrição na Universidade do Professor

Com o objetivo de reduzir o número de professores que lecionam em disciplinas para as quais não têm a formação adequada, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Rede Universidade Professor, que irá ofertar 105 mil vagas para a formação de professores, em cursos presenciais ou a distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na Bahia, a ação é conduzida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio Docente do Estado da Bahia (Forprof).

Na Bahia, a ação é mediada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio Docente do Estado da Bahia (Forprof). De acordo com o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, a abertura das vagas é uma ação que visa atender às metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação, no que tange à formação de professores. “Nós estamos preocupados com a melhoria da qualidade do ensino e ela também se faz pela formação adequada dos professores da nossa rede. E por isso a importância desta ação, que irá valorizar os nossos educadores e consequentemente melhorar o ensino para os nossos estudantes”, afirmou Severiano Alves...

Prefeitos baianos são premiados por fomentar o empreendedorismo

Sete prefeitos baianos foram reconhecidos na noite desta quarta-feira, 27, na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por fomentar o empreendedorismo. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, e premiou projetos que apresentaram resultados de estímulo à criação e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Foram premiados os prefeitos ACM Neto, de Salvador, na categoria Melhor Projeto Municípios Integrantes do G100; Charles Fernandes, de Guanambi, em Melhor Projeto; Claudevane Leite, de Itabuna, na categoria Desburocratização e Formalização; Igor Nunes, de Tucano, em Pequenos Negócios no Campo; Jabes Ribeiro, de Ilhéus, na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Jefferson Andrade, de Madre de Deus, em Inovação e Sustentabilidade; e Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal, em Implementação e Institucionalização da Lei Geral. Esta edição bateu recorde de participação na Bahia, com a inscrição de 113 prefeitos e 116 projetos.

..

Valmir pede mais respeito ao trabalhador do campo e fala da luta dos baianos

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniu, nesta sexta-feira (22), em ato político em Salvador, para mais uma ação da Jornada de Luta, que segue durante todo o mês de abril, buscando avanços na reforma agrária e contra a violência no campo. Presente ao ato do MST, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), membro do movimento na Bahia, disse que "é preciso respeitar o trabalhador e a trabalhadora rural, e que o clima atual no país tem potencializado as ações de resistência, e isso pode gerar conflitos em determinadas áreas".

Conforme Assunção, o fim da violência no campo é um dos pontos fundamentais na luta pela terra no Brasil e é preciso reconhecer a atuação do movimento contra o golpe em curso contra a presidente Dilma Rousseff. "Os Sem Terras têm atuado para fortalecer a democracia e ampliar a resistência contra o golpe que querem dar em Dilma com esse impeachment fraudulento", dispara o deputado, ao lado da superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Renata Rossi, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Cedro Silva...

Comunidades tradicionais do norte baiano são certificadas pelo Estado

A população de Uauá, comemorou nesta terça-feira (20) uma série de políticas públicas articuladas entre os governos Estadual e Federal. Em ato solene, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) certificou 24 comunidades de fundo de pasto localizadas na região, contemplando, também, os municípios de Curaçá e Canudos. Também foram assinados contratos para acesso ao crédito de Apoio Inicial , que possibilita a aquisição de insumos, sementes e ferramentas para atividades de agricultura familiar em quatro comunidades, ação que tem à frente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

De acordo com a chefe de Gabinete da Sepromi, Fabya Reis, a medida cumpre atribuições da pasta, determinadas através da lei 12.910/2013. “O Estado faz o reconhecimento oficial das comunidades, abrindo caminhos para que este segmento acesse um conjunto de políticas públicas. As medidas são fruto de reivindicações e lutas históricas desta população”, afirmou. A partir das certificações, a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), procederá os trâmites regularização fundiária dos territórios. A superintendente da SDR, Renata Rossi, afirmou que “na região existem experiências que comprovam que a agricultura familiar dá certo” sobretudo pela articulação popular. “Nossa presença aqui, com diversas ações, atesta a importância de a população lutar pelas suas demandas. O Estado, assim, desenvolve suas políticas e garante direitos”, reforçou. ..

Juazeirense perde em Salvador e agora decide o terceiro lugar do Baiano

Ainda não foi dessa vez que a Juazeirense chegou a final do Campeonato Baiano. Depois de um primeiro tempo de igual para igual com o Vitória, o Cancão deu espaços na segunda etapa e perdeu por 3×0 na tarde de hoje, no Barradão. Fora da decisão, a equipe agora disputa o terceiro lugar com o Fluminense de Feira – as partidas acontecem nos dias 1º e 8 de maio.

Precisando vencer por dois gols de diferença para avançar a final, o técnico Evadro Guimarães entrou com três mudanças em relação ao jogo de Juazeiro. As entradas de Everlan e Wanderson no meio, além de Sassá no ataque, deixaram a equipe mais técnica e o resultado foi um primeiro tempo muito parelho no Barradão...

Escolas do sertão baiano concorrem ao concurso de paródia, com premiação voltada em melhorias para alunos

Com o objetivo de levar cultura e entretenimento às comunidades escolares da região, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela Gestão Ambiental da BR-235/BA, lança o Concurso de Paródias Catarina. O nome surge em homenagem à mascote da rodovia, escolhida pela figura da Arara-azul-de-lear, espécie endêmica do norte baiano. As escolas selecionadas até o momento foram:

LOTE 1..

Judocas baianos participam, em Minas Gerais, do Campeonato Brasileiro Região III

De olho no Campeonato Brasileiro de Judô, que acontece em maio, a delegação baiana de judô viajou nesta quinta-feira (14) rumo a Belo Horizonte (MG), onde vai disputar – com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo – o Campeonato Brasileiro Região III, entre os dias 15 e 17 de abril. A competição será seletiva para o Brasileiro, marcado para maio, em Salvador. Para a viagem, parte da delegação baiana contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que disponibilizou o recurso financeiro para aluguel do ônibus. A delegação baiana é composta por 112 atletas e técnicos, masculino e feminino, nas classes sub 13, sub 15, sub 18, sub 21 e sênior.

O judoca Gabriel Alves, 15 anos, vai lutar em Belo Horizonte, na categoria sub 18 (-73kg). Em 2014 e em 2015, o atleta conquistou medalhas de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), e no Brasileiro Região III, respectivamente. Agora, ele sonha em subir no lugar mais alto do pódio. Desde o ano passado, Gabriel integra o projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social (Elisna), projeto social executado no Nordeste de Amaralina com apoio financeiro da Sudesb.  “Tenho disputado muitas competições, o que tem me ajudando adquirir mais experiência. No regional do ano passado, bateu na trave, mas, este ano, quero a medalha de ouro”, disse, confiante...

Deputado Roberto Carlos discute sobre a Ceplac, EBDA e fomentação da produção de queijo do semiárido Baiano, na Comissão de Agricultura

O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, deputado Robertos Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, discutiu na sessão, de terça-feira (12) sobre a situação da Ceplac, EBDA e fomentação da produção de queijo de cabra, que resultou em um debate bastante participativo entre os parlamentares.

Na oportunidade, foi apresentada a necessidade de reaver a situação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, que foi rebaixada a um mero departamento do Ministério da Agricultura, perdendo, assim, autonomia técnica e orçamentária. Segundo o parlamentar, a Ministra Kátia Abreu (Agricultura) precisa discutir com os parlamentares e políticos que vivem a realidade da cacauicultura, para tomar qualquer medida envolvendo a Ceplac, reavendo esta medida...

Fórum discute regularidade ambiental em 445 assentamentos baianos

A regularização ambiental de 445 assentamentos baianos, onde residem 31 mil famílias, está sendo discutida no III Fórum de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), nesta terça-feira (12), no auditório da superintendência regional do Incra na Bahia. 

O encontro objetiva apresentar aos movimentos sociais os passos para a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório. No estado, esse registro é denominado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). 

Essa é a terceira edição do Fórum de Ater, em 2016. Em todos os encontros foram abordados pontos determinantes para o cumprimento das metas da última fase do convênio de Assistência Técnica do Incra, prestada pelo governo do estado. Esse convênio foi firmado em 2008 e pode se estender até meados de 2017, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). ..

Juazeirense começa a se preparar para jogo decisivo no Baiano

A Juazeirense começa amanhã, 13, a se preparar para a partida decisiva, dia 21, contra o Vitória, no Barradão, pela semifinal do Baiano. Como perdeu o jogo de ida, por 3×2, o Cancão precisa vencer por dois gols de diferença em Salvador para alcançar a final do estadual.

Ontem, os jogadores fizeram um trabalho regenerativo na academia. Hoje, o técnico Evandro Guimarães resolveu dar folga geral aos atletas. Tudo para começarem amanhã a preparação em ritmo intenso com um treino no estádio Paulo Coelho, em Petrolina...

JUAZEIRENSE LIDERA CAMPEONATO BAIANO DE CICLISMO NA CATEGORIA JUNIOR

O juazeirense Patricson Rego lidera o Campeonato Baiano de Ciclismo na categoria júnior, após a realização de quatro provas em que conseguiu três primeiros lugares e um terceiro. Neste final de semana (sábado, 09 e domingo, 10) na cidade de Guaibim, Patricson sagrou-se campeão em duas provas Contra relógio e resistência de 75 km. O juazeirense foi o primeiro no contra relógio 5 km com o tempo de 7 minutos 21 segundos 630 milésimos. ..

FILME "TRAVESSIA" ABRE O FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM JUAZEIRO

Começa hoje em Juazeiro a sexta edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano. Até o próximo domingo, dia 10/04, o Centro de Cultura João Gilberto será palco de uma programação variada, composta por oficina de capacitação e aperfeiçoamento para o mercado audiovisual, mesa redonda e filmes de curtas e longas metragens, com a maioria das sessões gratuita.

Abrindo oficialmente o festival, "Travessia", de João Gabriel, será exibido nesta sexta, às 19:00. O longa conta a história de desentendimentos entre o personagem Roberto, vivido pelo ator Chico Diaz, e seu filho Júlio, personagem do ator Caio Castro. Na trama, ambos buscam novos caminhos, movidos por seus próprios desejos. A produção executiva é assinada por Sylvia Abreu e Pauline Leite e o elenco traz ainda Camilla Camargo, Caco Monteiro e Cyria Coentro. Com ingressos a R$5,00 (cinco reais), o filme compõe a Mostra Atualidades, que divulga os últimos lançamentos do cinema baiano...

STJD suspende jogos entre Vitória e Juazeirense pelo Campeonato Baiano e deixa decisão para TJD

A partida entre Juazeirense e Vitória, marcada inicialmente para domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Adauto Moraes, está suspensa. Nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu acatar o mandado de garantia feito pelo Bahia na última terça-feira acerca da polêmica em torno da escalação do zagueiro Victor Ramos na partida entre Vitória e Flamengo de Guanambi, pelas quartas de final do Campeonato Baiano. A informação foi confirmada pelo diretor jurídico do Tricolor, Vitor Ferraz.

Segundo Ferraz, a partida está suspensa até que haja um julgamento da questão. O STJD deve emitir a denúncia para uma comissão disciplinar, que avaliará o caso, que tramita em regime de urgência. - Suspendeu a partida. Só a do Vitória. Agora tem que distribuir para comissão disciplinar, para colocar na pauta. O prazo depende do critério de distribuição, mas acho que será rápido. O caso está em urgência – disse o diretor do departamento jurídico do Bahia, Victor Ferraz, em conversa com o GloboEsporte.com...

Ações de acesso à água beneficiam 37 mil famílias do semiárido baiano

“Eu assisti o renascimento do semiárido. Vi famílias saírem da miséria para a glória, vi pessoas sem nenhuma expectativa de vida adquirirem dignidade humana depois que participaram do processo de implementação das cisternas de consumo e produção”. A declaração é do padre Neivaldo Oliveira, que, há 20 anos, trabalha na Cáritas Diocesana de Amargosa, organização parceira da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado(SJDHDS), que atua na implementação de estruturas hídricas de consumo e produção no semiárido baiano.

Sob a ótica da defesa dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável solidário e com uma mística ecumênica, desde 2012, a Cáritas Diocesana já implementou 1.718 cisternas de consumo, nos municípios de Brejões, Irajuba, Milagres, Iaçu e Itatim, beneficiando um número igual de famílias. “Não é apenas a construção dessas estruturas hídricas”, ressalta o padre, “estamos falando de um processo de libertação, que eleva a autoestima e promove a cidadania, a autonomia de um povo que sempre viveu à margem das políticas públicas de acesso à água”, comemora.

Segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Geraldo Reis, “o acesso à água foi fundamental para que, de 2004 a 2013, a Bahia reduzisse de 12,6% para 6,6% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, mais de um milhão de domicílios saíram da situação de insegurança para a segurança alimentar nesse período”. Ações semelhantes são realizadas por outras 36 entidades executoras, que, em parceria com a secretaria e o governo federal, já construíram 15.830 cisternas de placas para a captação e armazenamento de água da chuva. A metodologia é baseada no aprendizado, onde o envolvimento das famílias é parte essencial para a sustentabilidade do projeto.

Para a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, as cisternas de consumo são tecnologias importantes porque “além da inclusão social, elas facilitam o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, contribuem para o combate da mortalidade infantil e a redução de doenças”. Com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água, as cisternas de placas suprem a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

Autonomia

A implantação das estruturas hídricas para captação de água de chuva para produção, por meio do projeto “Mais Água”, iniciado em 2012, também trouxe para a população do semiárido a garantia da segurança alimentar e nutricional, a autonomia das famílias, por meio da geração de renda, além de viabilizar as condições para a convivência com o semiárido. Foram implementadas 7.042 cisternas de produção, 7.435 barreiros trincheira familiares, 525 barreiros trincheira comunitários, 48 tanques de pedra, 61 barragens subterrâneas e 1.278 limpezas de aguadas realizadas, que beneficiaram 21 mil famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em 135 municípios do semiárido.

A experiência da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região do Sisal (Fatres) ilustra bem esse resultado positivo. Com atuação no Território do Sisal, a entidade já implementou 1.106 estruturas hídricas, entre eles, barreiros trincheira familiares, cisternas de enxurrada, barreiros comunitários, tanque de pedra e 100 quintais produtivos, nos municípios de Monte Santo, Queimadas, Cansanção, Itiúba e Nordestina.

A iniciativa, segundo o presidente da Fatres, Urbano de Carvalho, “garantiu a segurança alimentar e nutricional e geração de renda para 1.106 famílias”. Gente como a agricultora Maria Clemente dos Santos, moradora da Fazenda Tapera, em Monte Santo, que comemora os resultados alcançados, graças à cisterna de produção. “Antes de ter a minha cisterna, não conto as vezes que perdi toda a safra em períodos de estiagem. Vendia 60 porções de hortaliças a cada feira, agora estou vendendo 200 porções entre cebolinha, alface, coentro e salsa, sem falar em outros produtos”. ..

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM JUAZEIRO

Primeira cidade a receber a sexta edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, Juazeiro será palco de uma programação variada e intensa. O evento será realizado de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto. Filmes de curtas e longas metragens, oficina de formação e aperfeiçoamento para o audiovisual, debates e mesa redonda e formarão o cenário de encontros entre realizadores, pensadores, comunidade acadêmica e amantes do cinema baiano.

Sob o comando de Elson Rosário, durante as manhãs dos três dias de festival, será realizada a oficina de Produção de Elenco propõe capacitar os participantes na prática do fazer cinematográfico, instrumentando-os com habilidades e técnicas para atuação em todas as etapas necessárias para a produção de elenco em obras audiovisuais. Ainda há vagas disponíveis e as inscrições custam R$50,00 (cinquenta reais) e podem ser feitas pelo site do evento...

Juazeirense: Jogadores voltam hoje ao batente de olho no Vitória

Após a classificação às semifinais do Campeonato Baiano, obtida no último domingo (27) em Jacobina, os jogadores da Juazeirense ganharam uma merecida folga nesta segunda-feira. Com isso, o Cancão de Fogo volta às atividades hoje à tarde no estádio Paulo Coelho, em Petrolina, visando os confrontos contra o Vitória.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF), ainda não confirmou as datas e locais dos confrontos das semifinais. A entidade deve divulgar as informações hoje. Certo é que a primeira partida será com mando de campo da Juazeirense. A expectativa é que o estádio Adauto Moraes tenha condições de jogo. O jogo de volta será no Barradão. O Vitória tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais...

Tigre fecha o gol e garante Juazeirense nas semifinais. Quem é ele?


O Goleiro Tigre fechou o gol e foi um dos destaques na classificação da Juazeirense

A Juazeirense está mais uma vez nas semifinais do Campeonato Baiano de Futebol e vai enfrentar o Vitória, em duas partidas, uma em Juazeiro e outra em Salvador, na busca pelo tão sonhado título de campeão baiano. Para chegar a esta fase a equipe enfrentou muitas dificuldades, mudanças de treinadores e uma participação abaixo da crítica no Campeonato do Nordeste. No Campeonato Baiano o esforço dos atletas, comissão técnica e diretoria alcançaram a primeira parte do planejamento e sonham em ir mais alto. O Blog Geraldo José apresenta a partir dessa matéreia os atores responsáveis pela classificação do Cancão de Fogo, começando pelo goleiro Tigre, uma peça fundamental no avanço de fase.

Graças ao talento de alguns atletas, que se sobressaíram no grupo, a classificação para as semifinais do baianão está garantida. Um desses nomes, talvez o que mais contribui para a conquista, não foi responsável pelo gol decisivo, mais o que impediu que os adversários balançassem as redes da Juazeirense durante a competição: Tigre...