Foram encontrados 1389 registros para a palavra: Força

Forças do Estado definem segurança para Lavagem do Bonfim

A segurança para os baianos e turistas aproveitarem com paz e tranquilidade a segunda maior festa popular da Bahia está definida. Serão cerca de 1,7 mil policiais militares e civis atuando na Lavagem do Bonfim, distribuídos ao longo dos 8 quilômetros do cortejo, que se inicia na Conceição da Praia, no próximo dia 12. 

Para auxiliar o trabalho dos efetivos, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) utilizará duas Plataformas de Observação Elevada (POE). As unidades móveis (caminhões) possuem câmeras que mandam imagens online para as equipes no Centro de Operações e Inteligência, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

A estrutura policial terá ainda 19 postos elevados (estrutura que permite observar de um ponto mais alto a movimentação do público), dez Bases Móveis de Segurança Pública e quatro unidades para registros de ocorrências, localizadas no Comércio (posto montado próximo à Igreja da Conceição da Praia), na Avenida Dendezeiros (3ª Delegacia Territorial) e duas no Bonfim (postos montados nas partes baixa e alta da Colina Sagrada). 

O patrulhamento será realizado por militares das 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 37ª, 2ª Companhias Independentes (CIPMs), dos batalhões do Centro Histórico (18º), de Choque, Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), Especializado de Polícia Turística (Beptur) e de Policiamento Rodoviário (BPRv), dos esquadrões Águia e de Polícia Montada, das operações Gemeos e Apolo, além da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo Industrial.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Cerca de 1,7 mil policiais militares e civis vão atuar na festa
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Nas ações de inteligência, investigativa e procedimentos judiciários, cerca de 60 delegados, escrivães e investigadores trabalharão distribuídas na 3ª DT (Bonfim) e em outras unidades territoriais. Equipes veladas estarão infiltradas ao longo do circuito, monitorando possíveis práticas criminosas, com foco no tráfico de drogas, roubos e furtos.

“Colocaremos em mais esse grande evento do calendário baiano toda a expertise e tecnologia para oferecer segurança pública. Temos certeza de que a grande maioria da população sairá no dia 12 de janeiro em busca do conforto espiritual e de comemorar o grande dia, mas estaremos pronto para reprimir quem estiver com o pensamento contrário”, afirma o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele acrescenta que este será mais um momento para aperfeiçoar a segurança visando o Carnaval...

Novos presídios da Bahia entram em operação até abril e reforçam sistema com mais 2.269 vagas

Entre os próximos dias 16 e 18, o governo baiano, por meio da Secretaria Especial de Administração Penitenciária (Seap), publicará o edital de licitação para a contratação de empresas que irão gerir os novos presídios construídos pelo Estado em Barreiras (oeste), Irecê (centro norte) e Salvador. Em Brumado (cento sul), a obra encontra-se em fase de conclusão. No total, serão acrescidas mais 2.269 novas vagas com a entrada em operação das novas unidades prisionais, que serão geridas por meio da modalidade de co-gestão. 

A expectativa da Seap é que ainda no primeiro trimestre deste ano esses novos presídios estejam em pleno funcionamento. De acordo com o chefe de gabinete da Seap, Carlos Sodré, a inclusão das 2.269 vagas vai reduzir significativamente o déficit atual do sistema prisional baiano, atualmente estimado em aproximadamente três mil vagas.

"Hoje, a população carcerária baiana totaliza 13.495 internos para 10.319 vagas. Com essas novas unidades, o déficit caminha para esgotar-se ainda no primeiro quadrimestre deste ano", enfatiza Sodré, salientando que a Bahia, poderá ser, ainda este ano, possivelmente, a primeira unidade da federação a 'zerar' o déficit prisional do Brasil. Na atual gestão, já foram inauguradas 2.190 vagas, entre construção e ampliação de unidades prisionais...

Sistema elétrico para o Réivellon será reforçado em Petrolina

O sistema elétrico de energia de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será reforçado para a festa de Réivellon, que ocorre no sábado (31). Ainda de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), serão realizadas manutenções preventivas nos locais de festa e um esquema especial com profissionais de plantão foi montado para a virada do ano.

Em Petrolina haverá um planejamento de prontidão com técnico e profissionais preparados para eventuais chamados e para casos de maior complexidade. Como haverá festa da virada no Portal da Cidade, na Orla, Zona Central de Petrolina, o local receberá atenção especial. O objetivo é assegurar o fornecimento de energia e atuar em casos de ocorrências urgentes...

Operação Verão terá 22 mil policiais para reforçar patrulhamento em áreas turísticas da Bahia

A estação mais aguardada e movimentada do ano contará com um importante apoio na Bahia. Nesta quarta-feira (14), o governador Rui Costa lançou a Operação Verão 2016/2017, com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo nos principais pontos turísticos do estado, no período em que é registrado maior crescimento no fluxo de turistas e a realização de grandes eventos artísticos e culturais nas cidades. 

No lançamento, realizado no Jardim dos Namorados, em Salvador, Rui destacou que este é um momento muito especial. "A Operação Verão tem um significado muito importante, porque iremos garantir tranquilidade para os baianos e também para os turistas que vêm desfrutar da imensa diversidade de atrações que o nosso estado oferece nesse período, e para isso não medimos esforço no sentido de intensificar a segurança pública através de um patrulhamento mais ostensivo"...

artigo: Quando as Forças Armadas forem embora, o que restará da segurança pública de Pernambuco? 

Uma cidade sitiada. Milhares de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica espalhados pela capital pernambucana com o suposto objetivo de evitar a deterioração da segurança da cidade. O envio das forças de segurança foi solicitado pelo governador de Pernambuco, em resposta a luta dos policiais e bombeiros militares por valorização profissional e melhores condições de trabalho. Não existe greve.

A operação padrão" (só saem as ruas com todos os equipamentos de segurança em bom estado), o que na prática diminui o número de policiais nas ruas das cidades. É crime trabalhar na legalidade? Na verdade, o pedido de socorro ao Governo Federal é um atestado de que o governo estadual não consegue mais cumprir suas funções na área de segurança pública. Basta ouvir a população para saber que o Pacto pela Vida está falido, não funciona...

Indústria de laticínios investe R$ 20 mi e reforça agricultura familiar

O governador Rui Costa e o sócio-conselheiro da Betânia Leites, Jorge Parente Júnior, assinaram protocolo de intenções para implantação de indústrias do leite da Bahia. O encontro ocorreu na Governadoria, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (1º). As unidades começam a ser construída já em 2017, com cerca de R$ 20 milhões em investimentos. “Vamos construir na Bahia as mais modernas indústrias de laticínios do Brasil”, afirmou o representante da Betânia. Localizadas no interior da Bahia, as duas plantas vão reforçar a cadeia do leite no interior, representando um canal importante de escoamento da produção da agricultura familiar. 

Para Rui, além da geração de 150 empregos diretos e 2 mil indiretos, a implantação das fábricas vai beneficiar a rede de produtores de leite do interior. “É importante pensar na capilaridade que indústrias como essas vai gerar. Com o aumento da produção de leite na Bahia, vamos dando mais renda para a agricultura familiar e melhorando o desenvolvimento das nossas cidades e das nossas regiões. Ficamos felizes em ver que a estratégia de desenvolvimento e de inclusão produtiva dos pequenos produtores vai se materializando e se fortalecendo todos os dias com empreendimentos como esses”. 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

As indústrias funcionarão também como alavanca para novas produções. De acordo com Jorge Parente Júnior, o processo para implantação de uma das plantas, no município de Capela do Alto Alegre, foi iniciado com a estruturação de uma bacia do leite. “Começamos o entendimento com o Governo do Estado no início do ano e já arrendamos um laticínio em Capela do Alto Alegre, onde estamos produzindo 40 mil litros de leite por dia. Quando chegarmos em 90 mil, começaremos a construção da fábrica, no decorrer de 2017. Esperamos inaugurar a indústria depois de 18 meses de obras”. 

Além do processamento de leite UHT, a unidade em Capela do Alto Alegre vai produzir derivados como creme de leite e manteiga. “Hoje a nossa empresa trabalha com 48 produtos diferentes, além de laticínios, e esperamos poder trazer alguns deles para cá”, acrescenta o representante da Betânia. Também participaram do ato de assinatura os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e da Fazenda, Manoel Vitório. ..

Força-tarefa da Lava Jato reage à Câmara e ameaça renunciar

Os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato repudiaram o que chamam de ataque feito pela Câmara contra as investigações e a independência dos promotores, procuradores e juízes.

O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos dos Santos Lima chegou a dizer, durante uma entrevista coletiva realizada em Curitiba na tarde desta quarta-feira (30), que a força-tarefa da Lava Jato ameaça abandonar os trabalhos se a "proposta de intimidação de juízes e procuradores" for aprovada...

Força tarefa intensifica combate ao mosquito da dengue em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro realizou uma força-tarefa, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, Nasf e Necom em combate a criadouros do mosquito transmissor da dengue nesta sexta-feira (25), a ação contou com visita  a residências da cidade para identificar possíveis focos de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Durante a ação, os agentes de endemias foram em casa em casa orientando à população para que recolham todo tipo de lixo com potencial de criadouro de Aedes aegypti, além daquele tipo utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal que não sirvam para ser reaproveitados e que possam se transformar em criadouro do mosquito...

Aprovada atuação de policiais e bombeiros militares da reserva na Força Nacional

O Plenário do Senado aprovou terça-feira (1º) a medida provisória que permite que o policial ou o bombeiro militar da reserva dos estados e do Distrito Federal, que tenham passado para a inatividade no prazo de até cinco anos, possam desempenhar atividades de cooperação federativa, excepcionalmente e em caráter voluntário, na Força Nacional de Segurança Pública. A MP modifica a lei que criou a Força Nacional (Lei 11.473/2007) para atender necessidades emergenciais de segurança pública nos estados.

O governo alega que a alteração legislativa permitirá o aumento do efetivo da Força Nacional sem que as polícias militares estaduais sejam desfalcadas. A MP 737/2016 foi aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 28/2016, por ter sido alterada, e agora segue para sanção presidencial...

Forças Armadas são a instituição em que a população mais confia, diz pesquisa

As Forças Armadas são a instituição em que a população brasileira mais confia, segundo o Índice de Confiança na Justiça, produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e divulgado na sexta-feira (28). Segundo o índice, 59% dos entrevistados disseram confiar nas Forças Armadas.

Atrás das Forças Armadas, em sequência, estão a Igreja Católica (57%), a imprensa escrita (37%), o Ministério Público (36%), as grandes empresas (34%) e as emissoras de TV (33%). Para o índice, foram entrevistadas 1.650 pessoas residentes nas capitais e regiões metropolitanas do Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo durante os primeiros seis meses deste ano...

Núcleo de Educação Permanente da UPAE/IMIP de Petrolina reforça os cuidados com a higienização das mãos

Em alusão ao Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado em 15 de outubro, o Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) reforçou junto aos seus funcionários e colaboradores a importância da correta higienização das mãos. Para isso, uma atividade prática foi realizada nesta segunda-feira na urgência, emergência e clínica cirúrgica da Unidade.

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida básica, mas muito importante no controle da disseminação de doenças. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções. A campanha relacionada à data tem a missão social de promover a adesão à prática rotineira de lavar as mãos, melhorando os hábitos de higiene dos profissionais de saúde e da população em geral...

Programa Bahia sem Fogo reforça patrulhamento aéreo na Chapada

Mais um reforço para a prevenção de incêndios na região da Chapada Diamantina foi anunciado pelo Governo do Estado. O patrulhamento aéreo (helicópteros e aviões), que faz parte do programa Bahia sem Fogo 2016, é um acolhimento às demandas do Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários e integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. "Todo esse processo dá uma grande eficácia na prevenção de incêndios florestais, evitando o aumento dos custos e, principalmente, o impacto ambiental", afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Um helicóptero é utilizado para a realização do monitoramento por parte do Corpo de Bombeiros. Inicialmente usado para identificar focos de incêndio, a aeronave está preparada para iniciar combate em casos de constatação de queimadas. "As ações são feitas em dois turnos, com o intervalo de duas horas a cada dia. A aeronave sai do aeroporto de Lençóis com bombeiros a bordo, equipados para o combate de incêndio", destacou o sub comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, major Jean Vianey...

Coligação Petrolina com a Força do Povo se manifesta sobre acusações infundadas referente a inserções na TV Grande Rio

A Coligação Petrolina com a Força do Povo manifesta sua insatisfação diante de erros cometidos pela TV Grande Rio. Nas últimas semanas, a coligação perdeu 36 inserções e 1 programa completo do guia eleitoral. Diante dos erros cometidos pela TV, nossa assessoria acionará judicialmente os responsáveis e vai exigir a compensação por todo o prejuízo causado. Nossa coligação ainda repudia que adversários que também foram lesados pela TV Grande Rio utilizem tal situação como instrumento de política para manobrar a população. Nossa campanha tem sido feita de forma correta e limpa, acreditando que a população deseja discutir o futuro de Petrolina e não a velha política das agressões e mentiras. ..

Deputado do PT, Valmir Assunção, reforça apoio a Luiz Vicente Berti (PSD) em mais um comício histórico em Sobradinho

A Avenida Alvorada, em Sobradinho, foi tomada por um mar verde formado por milhares de pessoas, na noite deste sábado (24), em mais um comício com recorde de público.  Luiz Vicente Berti (PSD) e Paulo Lima (PSB) e os candidatos a vereadores da Coligação “Juntos Somos Mais Fortes” discursaram para representantes de sindicatos, militantes, integrantes do MST  e eleitores presentes destacando os novos projetos para Sobradinho e reconhecendo o trabalho que já transformou o município.

O empresário, José Luiz do Nascimento, destacou a sensibilidade de Luiz Vicente em ouvir as demandas da população. "O meu apoio a Luiz Vicente é um apoio a uma pessoa que tem responsabilidade por nosso município e que tem provado isso. Tenho acompanhado as caminhadas dele e entrando de casa em casa a gente vê a necessidade do povo e vê que Luiz Vicente tem cuidado muito bem da nossa população”, disse...

Em solenidade do Sintraf participam prefeito de Petrolina, vice e representantes da Univasf, Sebrae e Força Sindical

Os agricultores familiares de Petrolina, Sertão de Pernambuco, participaram de solenidade realizada no auditório do Sest Senat, no km 02, na noite desta sexta-feira (23).  Os produtores celebraram a oficialização do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), que agora é o único representante da categoria no município. Entre os convidados estavam o prefeito da cidade, Julio Lossio, o vice Guilherme Coelho, a pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lúcia Marisy, o diretor de projetos de agronegócio do SEBRAE, Domingos Guimarães, e os representantes do Iterpe, Valter de Amorim, e da Força Sindical, José Bezerra Neto.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, dedicou seu discurso oficial aos agricultores familiares das áreas irrigadas, ribeirinha, assentada e sequeira. Ao iniciar sua fala, disse que o apoio da categoria deu força para a diretoria do sindicato insistir na luta durante dois anos, e reiterou seus objetivos. “Nosso compromisso é com o agricultor familiar; essa [a oficialização] foi a primeira grande vitória do Sintraf, e o foco agora é continuarmos lutando para que as nossas demandas sejam atendidas pelas autoridades das três instâncias de governo”...

Artigo - Agora chegou o momento de comparar quem tem mais força politica nas ruas do Brasil

Politicamente o Brasil está dividido desde o final das eleições de 2014, e não adianta ninguém dizer que a culpa é de Lula e de Dilma Rousseff, que não vai convencer quem não tem resistência à raciocínio. O país está dividido exatamente por iniciativa dos grupos políticos da direita e seu principal instrumento de luta, a mídia do Jornalismo da Obediência, porque não concordam mais com o processo democrático, porque ficaram com vergonha das quatro sucessivas derrotas eleitorais.

De modo que, passaram peremptoriamente a trabalhar para derrotar o projeto que eles não conseguiram derrotar nas urnas, e provavelmente não mais vai também em 2018, principalmente se continuar não cumprindo as regras elementares da ciência política, tentando vinte e quatro horas utilizar-se do instrumento do espetáculo midiático, com os materiais formulados pela parcela conservadora e com ambições políticas das cortes judiciárias...

Puxada 65 demostra a força do candidato Paulo Bomfim em Juremal

Nesta terça-feira (20), os moradores do distrito de Juremal participaram da Puxada 65 do candidato a prefeito, Paulo Bomfim (PCdoB). O evento contou com a participação da sua vice, Dra Dulce, além do prefeito Isaac Carvalho. do deputado estadual Zó (PCdoB) e dos vereadores da coligação "Pra Juazeiro Mudar Mais"...

Roberto Carlos, Zó e Isaac reforçam o palanque de Tiziu em Sobradinho

Com clima de muita euforia, a campanha eleitoral de Tiziu (PT) para prefeito de Sobradinho tem recebido importantes apoios de lideranças políticas da região. Na última segunda-feira (19), as presenças dos deputados Roberto Carlos do PDT e Zó do PCdoB, juntamente com o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, durante uma caminhada de Tiziu, animou bastantes os partidários e eleitores do candidato do PT na Terra da Barragem.

Num evento que aconteceu próximo a praça Geraldo Silva na vila São Joaquim, em seus discursos, os deputados não pouparam críticas a administração do prefeito Luiz Vicente, candidato a reeleição pelo PSD.  Zó foi  bem contundente em dizer que o atual gestor abandonou a cidade e o povo que o elegeu em 2012 de forma muito irresponsável.  Roberto Carlos lembrou que o prefeito enganou a população e próprio deputado que o ajudou na eleição passada, mas que agora, o povo lhe dará uma resposta elegendo Tiziu prefeito de Sobradinho...

Novembro Negro da Bahia é reforçado com lançamento de edital

Estão abertas as inscrições para o edital Novembro Negro 2016, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O objetivo é apoiar até 12 projetos com foco na valorização do mês da Consciência Negra, contando com recurso total estimado em R$ 300 mil. O prazo para envio das propostas termina no dia 17 de outubro, conforme calendário publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (16) e disponível no www.sepromi.ba.gov.br.

Esta edição tem como tema “As Lutas de Dandara e Zumbi pela Promoção da Igualdade Racial”, trazendo estas personalidades históricas como referências da resistência dos negros escravizados no país, além de dar visibilidade ao protagonismo das mulheres na luta pela liberdade. A chamada pública destina-se a atividades pela defesa dos direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais, visando reduzir a pobreza e as vulnerabilidades sociais acometidas pela discriminação racial e intolerância religiosa...

Força-tarefa estima duração da Lava-Jato por mais dois anos

A força-tarefa da Operação Lava Jato estima mais dois anos de atuação das investigações. As 170 prisões decretadas até então e o acúmulo de informações nesse período de operação são suficientes para produzir denúncias à Justiça até 2018, de acordo com o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. “Uma etapa é investigar, outra é transformar em denúncia e apresentar à Justiça. E a quantidade de denúncias que temos a fazer é grande”, declarou ao Globo. De acordo com o procuradoro, a denúncia sobre o cartel formado pelas maiores empreiteiras ainda não foi feita à Justiça e seus executivos respondem apenas por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. As empresas de pequeno porte envolvidas no esquema também não foram denunciadas, nem seus representantes. A força-tarefa pretende estender a investigação da corrupção em outros órgãos e ministérios do governo, já que novos acordos de delação premiada podem abrir novas frentes de investigação.

Já foram identificadas irregularidades na Eletronuclear, no Ministério do Planejamento e nas obras da usina de Belo Monte, envolvendo subsidiárias da Eletrobras. Os Fundos administrados pela Caixa estão sendo investigados. Entre as delações negociadas estão a do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, que deve depor ao juiz Sergio Moro na próxima terça-feira (13). Um dos assuntos deve ser a ação sobre a CPMI da Petrobras, em que o principal acusado é o ex-senador Gim Argello, por ter negociado R$ 5 milhões por empreiteira para que seus executivos não fossem prestar depoimento no Congresso...