Foram encontrados 1447 registros para a palavra: cultura

SENTO-SÉ: DETALHES DA CULTURA POLÍTICA INÚTIL, E OS VISÍVEIS SINTOMAS DE MUDANÇAS FAVORÁVEIS!

Assim como todos, ou qualquer outro, município, aqui existe sim, costumes, práticas, desejos, etc., fora da lógica do desenvolvimento, e, em pior escalada – que contraria o significado social da Ciência Política como a “mãe” de todas as outras ciências!... Quero, aqui, chamar a uma reflexão, pontuando, detalhando, com o interesse de enriquecer a discussão, contribuir para a compreensão cidadã e a transformação social, sonhada, possível e necessária. Em qualquer situação abordada aqui, considere-se as exceções!

O individualismo predominante está constatado nos seus diversos tipos de reações: no “pedido de vantagem” pessoal pelo voto; na busca de compromisso aético; na “costura” de “acordo político eleitoral”; até no pedido e dinheiro, por necessidade ou oportunismo, sempre que encontra um “político”!... Candidato é visto como se fosse gerente do dinheiro público e pudesse agir legalmente para resolver problema de eleitor/a – de modo que o dinheiro acaba sendo o elemento mais poderoso para “ganhar” voto!..

Festival na Uneb movimenta a cena cultural da região

Manifestações culturais, exposições de arte e uma diversidade de sons vão movimentar a segunda edição do Festival de Arte e Cultura da Uneb. Aberto ao público, o evento acontece no próximo dia 21 de outubro (sexta), a partir das 15h, no Canto de Tudo, localizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade, em Juazeiro. 

Com o objetivo de incentivar e promover a cultura dentro do ambiente acadêmico, o festival traz ao público dança, teatro, poesia e uma mistura musical que passa pelo rap, rock, forró e ainda pela mpb e música eletrônica. Atrações locais como P1 Rappers, Banda Cajuhyna, Xerin de Xiqueiro e Dj Werson já estão confirmadas. O lineup oficial do evento, com todas as apresentações, será divulgado na próxima semana...

ESPETÁCULO “AS CARTAS 2” SERÁ APRESENTADO NESTA QUARTA NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO EM JUAZEIRO

Nesta quarta-feira (12), feriado nacional em apresentação única, o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, recebe o espetáculo As Cartas 2, uma idealização do Complexo Social Luz para a Libertação com a Fundação Esperança.

O espetáculo terá início às 20:30h e os ingressos custam R$ 20,00. Todo o dinheiro arrecadado será destinado as obras do CETASFA – Centro Terapêutico e Abrigo Amor aos Animais São Francisco de Assis. Entidade que cuida de animais abandonados na região. A apresentação é um monólogo baseado no Evangelho do Espiritismo e é composto por 12 atores voluntários do Complexo Luz...

Escola Nota 10: EMTI Professora Iracema Pereira da Paixão realiza IV Mostra Cultural

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão realizou a quarta edição da Mostra Cultural. Na ocasião, os alunos montaram stands e explanaram sobre assuntos trabalhados em sala de aula desde o início do ano. A exposição foi aberta para a comunidade e contou com a visita de instituições parceiras.

O tema escolhido este ano foi “Toda criança tem direito a aprender: O olhar infantil na construção do saber”. Dessa forma, as crianças abordaram questões sobre direitos e deveres da criança, bullying nas escolas, alimentação saudável e poesia. De acordo com a gestora, Ileane Imoto, o objetivo da Mostra Cultural é que os alunos compartilhem o que aprenderam. “É um trabalho de contextualização dentro da proposta de aprendizagem significativa, ou seja, damos sentido ao conteúdo que eles estão vendo em sala de aula”, argumenta...

Facape realiza Jornada Acadêmica Cultural e leva estudantes à São Paulo

Estudantes do curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) vivenciaram uma experiência enriquecedora: a primeira Jornada Acadêmica Cultural São Paulo 2016. Um grupo de 10 alunos participou da viagem, idealizada e organizada pelo colegiado do curso.  

Os estudantes tiveram uma vasta programação, num total de 10 eventos durante 7 dias entre seminários, palestras, visitas técnicas e tour institucionais. Uma das visitas foi ao Instituto Educacional da BM&F Bovespa, onde o grupo participou de uma simulação de compra e venda de ações, assistiu a palestras e visitou o Centro de Memória do Instituto. 

Outras grandes instituições visitadas foram a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o Banco Central do Brasil-BCB, a sede da Fabrica da Natura, a Escola de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM), a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP FGV).

Além das visitas técnicas, a jornada contou com uma programação cultural. Os alunos participaram da Feira Internacional da Música (ExpoMusic), da 32ª Bienal Internacional de Artes, e puderam conhecer inúmeros monumentos artísticos e históricos da Cidade de São Paulo.  ..

JUÁ GARDEN E O INSTITUTO IVETE SANGALO ABREM O OUTUBRO ROSA E SHOPPING ANUNCIA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA ESTE FIM DE SEMANA

No Juá Garden Shopping todo dia é dia de lazer e muito entretenimento. E nossos clientes sabem que quando chega quinta-feira essa diversão é reforçada e com um tom ainda mais especial. Isso porque é o dia que começa a agenda cultural mais diversificada da região, com uma programação que vai até o domingo. Hoje e amanhã tem música com o grupo  Kandú e a banda Doctor Blues, teatro para a criançada com a peça recordista de público na região “Alvin e os Esquilos”, além de outros atrativos que só o Juá Garden oferece de forma totalmente gratuita.

DESTAQUE

O Grande destaque é o evento de ABERTURA OFICIAL DO OUTUBRO ROSA, que será feito pelo Instituto Ivete Sangalo e o Juá Garden Shopping, neste sábado, às 18h em frente à Renner. Na oportunidade será apresentada a programação das ações de Combate ao Câncer de Mama durante este mês. Logo após a abertura, haverá uma animada aula de zumba, gratuita, com a professora Cintia Catherine...

DESFILES, MÚSICA E ATOR FAMOSO SÃO ALGUMAS DAS ATRAÇÕES DA AGENDA CULTURAL DO JUÁ GARDEN SHOPPING

A agenda cultural do Juá Garden Shopping está movimentadíssima nesta semana, já começando a partir de quarta-feira, 21, com o início do 1º “Moda Garden”. São cinco dias de desfiles, que vão apresentar as tendências da moda da coleção Primavera-Verão. Além do show nas passarelas também vamos ter muita música ao vivo, teatro infantil, o último dia do Aulão Enem 2016 e a presença do ator da Rede Globo, Felipe Titto. Traga a sua família, chame os amigos e venha curtir todas essas atrações DE GRAÇA no melhor lugar de lazer da região.

Confira a nossa AGENDA CULTURAL:..

SECJU e CMC promovem seminário para revisão das metas do Plano Municipal de Cultura

A secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) e o Conselho Municipal de Cultura (CMC) promovem nesta sexta-feira, dia 16, às 14 horas, no Centro de Cultura João Gilberto, o seminário "Revisão das Metas do Plano Municipal de Cultura", com o objetivo de atualizar e formalizar o Plano Municipal de Cultura de Juazeiro (PMC) em conjunto com Conselho de Cultura. De acordo com a SECJU, o seminário é voltado para os diversos segmentos culturais da cidade. O encontro vai debater e formalizar uma legislação que atenda às necessidades destes segmentos da cultura local. ..

COM “ZOUK DAY”, JUÁ GARDEN SHOPPING DIVULGA MAIS UMA AGENDA CULTURAL CHEIA DE OPÇÕES DE GRAÇA

Ao se tornar o point número um da diversão do Vale do São Francisco, o Juá Garden Shopping não perde tempo e já confirma mais uma série de opções culturais para este fim de semana. A programação tem atrações como os tradicionais shows ao vivo, o Aulão Enem 2016 e o grande Zouk Day.

Pra quem não conhece, a dança do Zouk é uma prática que tem várias vertentes no mundo e que no Brasil trilha o segmento inspirado nos movimentos da Lambada. E o Zouk Day ou Dia do Zouk é a data em que vários países se reúnem para dançar no mesmo dia, a mesma coreografia...

O MAIOR IMITADOR DO BRASIL, MARLON ROSSY, É UM DOS DESTAQUES DA AGENDA CULTURAL GRATUITA DO JUÁ GARDEN SHOPPING

A semana mal começou e já temos dois feriados para descansar e se divertir, na quarta-feira, 7 de setembro e na quinta-feira, dia 08, data da Padroeira de Juazeiro-BA, Nossa Senhora das Grotas. Pensando nisso, o Juá Garden Shopping preparou uma programação com muitas atrações totalmente gratuitas pra toda a família. Além dos nossos parques infantis do Mundo da Lua e brinquedos da Magic Games, teremos shows musicais, teatro infantil, mais um dia do Aulão preparatório para o Enem 2016. E não para por aí, neste sábado, dia 10/09, você vai poder dar boas risadas e se encantar com o show espetacular do maior imitador do Brasil, Marlon Rossy, que com suas mais de 30 imitações promete muita diversão para os espectadores.

Conhecido como o Show Man, o humorista faz imitações de grandes personalidades como Maria Bethânia, Alcione, Tim Maia, Raul Seixas, Roberto Carlos, Caetano, Andrea Bocelli e outros. Marlon ganhou fama após ter vencido o quadro “Se vira nos 30“ do Domingão do Faustão, da Rede Globo. Já o título de Maior Imitador do Brasil foi conquistado ao vencer a disputa realizada pelo programa Tudo é Possível, da TV Record e tinha a apresentação de Ana Hickmman. Confira todos os detalhes na nossa AGENDA CULTURAL:..

Alunos do CPM Petrolina realizam ações no Centro Cultural Palhaço Gasparito

Sábado, (03), O projeto promovido pelo Professor de Educação Física, Paulo Rocha e os alunos do Ensino Médio, turmas "E" – 1º ano/2016, do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco - Anexo I, no intuito de desenvolver atividades extraclasse como passeios educativos e recreativos às instituições levou atividades de "jogos, brincadeiras, artes, pintura, dança e música", para as crianças atendidas pelo Projeto Centro Cultural Palhaço Gasparito, no Bairro Dom Avelar, em Petrolina.

Os alunos do CPM desenvolveram o Projeto "Faça a diferença! CPM em movimento, acreditar é preciso! Ajudando os pequenos e os idosos. Um olhar sobre a "Esperança", tem por princípio levar os discentes a uma realidade que não é de conhecimento de muitos e dar a oportunidade de ajudar e interagir com pessoas atendidas em instituições filantrópicas, levando-os a refletirem sobre seus comportamentos e atitudes na família e na sociedade...

Programação especial festeja aniversário de espaços culturais da Secult

Entre o final de agosto e durante o mês de setembro, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) celebra o aniversário de três de seus espaços culturais. O Cine Teatro Lauro de Freitas, Casa da Música e Teatro Dona Canô preparam uma programação especial a fim de valorizar a produção cultural dos seus territórios. São diversas as atrações que marcam presença nos palcos dos espaços, com classificação livre e entradas gratuitas.

Na segunda-feira (29), às 18h, o Cine Teatro Lauro de Freitas celebra seus 33 anos de história. Na programação, os alunos dos projetos “Lauro + Dança” e “O Corpo em Movimento” apresentam o resultado de suas aulas de dança. O grupo Orooni também marca presença com sua performance percussiva e, na sequência, o espetáculo teatral “A Gazeta do Palhaço” apresenta uma divertida e desafiadora aventura. O momento final será marcado pela inauguração do Mural Aberto 3ª Bienal da Bahia, assinado pela artista plástica Hilda Salomão.

Cercada pela Lagoa do Abaeté há 23 anos, a Casa da Música prepara para o público um mês totalmente dedicado à comemoração de seu aniversário. Entre as atividades, estão a exposição “A Casa dos meus Sonhos”, de 3 a 30 de setembro, das 9h às 17h; exibição dos filmes ‘Meu amor’ e ‘Anunnaki’, nos dias 9, 23 e 30 de setembro, às 18h; um luau, ação dentro do projeto ‘Viva Abaeté’, no dia 16, às 16h; e Sabadeira Musicada, dia 24, às 14h, com a realização da oficina ‘Muita Música’, com o professor Fábio Shiva.

Já em Santo Amaro, no dia 14 de setembro, às 18h30, o Teatro Dona Canô, que completa 15 anos, convida a Filarmônica Filhos de Apolo para abertura da celebração. O evento ainda traz a presença do Núcleo de Dança Mahadevi, o Grupo Swing Dance e Stylo Corpo, o músico Peterson Figueredo e Banda, a cantora Amália Patrícia, o cantor e compositor Val Caetano, a Orquestra Sunset e Carol Soares, os cantores Márcio Valverde e Lívia Milena, o cantor e compositor Marcel Fiúza, o grupo As Marias, a cantora Maraíza Fernanda, o cantor e compositor Roberto Mendes e o Coral Juventude e Arte do Recôncavo.

Espaços culturais 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site...

Artigo: Em defesa do Museu Gonzagão e da memória afetiva da cultura

A triste e assustadora reportagem veiculada do possível fechamento do Parque Asa Branca, localizado em Exu, Terra de Luiz Gonzaga, lugar que guarda parte da memória do  Rei do Baião, merece reflexão. No parque está o Museu do Gonzagão.

Para onde está caminhando a Política Cultural brasileira?

A revitalização do museu mais  brasileiro e do patrimônio histórico ali representado deveria ser uma das prioridades do Ministério da Cultura. O Museu Gonzagão dever ficar sempre aberto à vida que há fora deles.

Este assunto evoca os versos de uma canção: "Tanta saudade preservada num velho baú de prata dentro de mim / Digo num velho baú de prata porque prata é a luz do luar". Este baú é como um museu pessoal, o museu que todos temos, feito de lembranças, quinquilharias e reminiscências que alimentam o nosso presente. Como todos os museus pessoais, o da canção tem "qualquer coisa" que vai além do "eu".

Gilberto Gil, ex-ministro da cultura disse que há um momento e um território em que o canto da memória se encontra com outras memórias e outros cantos. E se transforma a partir dos encontros feitos. Os museus de pedra e cal e os museus virtuais são baús abertos da memória afetiva da sociedade, da subjetividade coletiva do país, da soma dos museus pessoais.

O Parque Asa Branca merece atenção e não pode fechar! É preciso que o Museu do Gonzagão se mantenha vivo e pulse, consagrando o jogo de tradição e invenção que dialeticamente marca a construção da cultura brasileira.

O Museu de Luiz Gonzaga em Exu, têm cheiro de vida e nele está o alimento, a raiz da música mais brasileira inspirada no toque da sanfona de Luiz Gonzaga, de seus compositores e seguidores.

E esta raiz remete ao cosmo (e ao caos) das musas. O museu é a casa das musas. E não por acaso a musa da música tem lugar privilegiado no Templo das Musas, no museu das artes, no panteão das musas que desde a mitologia grega são as inspiradoras de toda arte, de toda criação humana. Os museus abrigam o que fomos e o que somos. E inspiram o que seremos.

O Parque Asa Branca precisa ser visto como um lugar de criação, diálogo e preservação do aqui e do agora. Esta noção está na base dos esforços de todos que preservam a memória e história de Luiz Gonzaga.

Os museus são "pontos de cultura". O Parque Asa Branca deve cumprir um papel de referência e base para o futuro da cultura. O Museu Gonzagão significa música e poesia para os nossos corpos, mentes e espíritos.

Por Ney Vital..

Domingo Cultural é atração no bairro Jardim Primavera

A Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera em Juazeiro, convida a todos os moradores para participar de um DOMINGO CULTURAL e com uma grande feijoada que será realizado pra arrecadar fundos para a construção do muro da associação.

Confira as informações:
Valor: 20$
Local: Na quadra coberta
Dia 04/09/16 a partir das 11h..

Título de Cidadã Juazeirense: Câmara de Vereadores reconhece contribuição da professora Esmelinda Pergentino para as tradições culturais no município

A Câmara de Vereadores concedeu o título de cidadã juazeirense à professora Esmelinda Pergentino, reconhecida no município como uma das personalidades que contribui efetivamente para divulgação e manutenção da cultura no município. O proponente do título foi o vereador Damião Medrado, presidente da Casa, que junto dos colegas Amilton Ferreira e Anderson Alves conduziram a homenageada. Para compor a mesa foram convidados a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Flor de Maria e o Coronel da Reserva Remunerada Geraldo Dias de Andrade, que também representou a Academia Juazeirense de Letras.

Natural de Afrânio em Pernambuco, estudou o secundário no antigo Ginásio de Juazeiro, localizado no centro da cidade, após residir na capital paulista. Iniciou os estudos primários em São Paulo na cidade de Getulina. Sua formação de nível médio foi o Magistério; é servidora concursada no Estado da Bahia. Sua formação superior foi em Letras na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina/PE - FFPP e concluída na Faculdade Diocesana de Caruaru/PE. Casou-se com o Engenheiro Agrônomo José Malan Calazans Nunes com quem teve três filhos...

Cidadania cultural é tema de ciclo de debates da Secult

Reconhecer a amplitude do conceito de cidadania cultural. Este é o principal objetivo do projeto ‘Cidadania Cultural em Debate’, um ciclo de debates que vai pautar temas que impactam nos direitos culturais de minorias sociais. A iniciativa marca uma nova proposição da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), no sentido de incorporar em suas políticas perspectivas mais profundas das diversidades culturais. 

A estreia do projeto acontece nesta quarta-feira (24), das 18h30 às 20h30, com uma discussão sobre ‘Drogas lícitas e ilícitas: culturas, usos e usuários’, no auditório do PAF 5 da Universidade Federal da Bahia (Ufba), local que receberá as edições mensais de debates até o fim do ano. A cada encontro, cidadãos em seu lugar de fala, representantes de movimentos sociais, ativistas, especialistas e gestores públicos dialogam com a plateia. Assuntos emergentes, que vêm repercutindo na vida pública de maneira expressiva, entram numa discussão que se compromete com a inclusão. 

“Estamos assumindo a decisão de reconhecer que territórios culturais não são apenas geográficos, mas também simbólicos e identitários. Estamos em busca de compreender como o desenvolvimento da cultura possa de fato gerar mais justiça social e ser vivenciado por cada vez mais baianos”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, que espera mapear diretrizes para esta atuação.

O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia. A participação está sujeita à lotação do espaço. Será realizado credenciamento na entrada para posterior envio de certificado virtual. Depois da edição inaugural, já estão agendadas as pautas ‘Cultura LGBT fora do armário: identidades e representações’ (28 de setembro), ‘Infância e juventude: a cultura como chave para o ensino e aprendizado’ (26 de outubro), ‘Culturas negras: proteção, afirmação e resistência’ (23 de novembro) e ‘A mulher, os feminismos e a cultura machista’ (14 de dezembro).  ..

Força e trajetória de mulheres negras mostram o retrato da cultura baiana 

Mulheres que estão fazendo história na Bahia e no mundo e guardam entre si uma característica em comum: são negras. Esse grupo ocupa todos os lugares, posições sociais e diferentes círculos de influência. São mulheres empoderadas que relatam suas vidas sobre o ponto de vista de quem tem, na cor da pele, a trajetória marcada por uma série de preconceitos e diretos privados ao longo do tempo.

istória essa que elas decidiram mudar e que contam com breves relatos do especial 'Nossa Cultura', uma série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secult), em parceria com Secretaria da Cultura (Secult) e outras pastas. A ideia da série é mostrar ações de governo que têm mudado a cara da cultura baiana...

Constesf participa do lançamento político do Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho

Na noite de sexta-feira (12), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), participou do lançamento do Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho (BA), realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O evento aconteceu na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, com o objetivo de compartilhar com a sociedade o início de um projeto que pretende quantificar e qualificar a dívida social do Estado com as populações atingidas ao longo da história da construção das barragens no Brasil, iniciando pela de Sobradinho.

Além do Constesf, o lançamento contou com a participação de representações da sociedade, entidades e órgãos como Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Irpaa, Colegiado do Território do São Francisco e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), responsável por conquistar, junto ao governo federal, o reconhecimento da existência da dívida do Estado Brasileiro com a população atingida...

Jornalista Ney Vital é eleito para o Conselho de Cultura do Parque Asa Branca, Exu, terra de Luiz Gonzaga

Jornalista Ney Vital e Fausto Luiz, sobrinho de Luiz Gonzaga.

O jornalista Ney Vital é o mais novo membro do Conselho de Cultura da ONG-Parque Aza Branca, Exu, Pernambuco. O Parque Aza Branca é um patrimônio cultural do povo brasileiro e nele está o Museu de Luiz Gonzaga.

O dia da posse ainda não foi divulgado. Na justificativa, o nome de Ney Vital foi proposto pelos relevantes serviços prestados a cultura. Ney Vital já foi secretário de comunicação da prefeitura de Petrolina, Pernambuco,  ex-secretário de cultura de Areia, Paraiba, cidade Patrimônio Nacional da Cultura e assessor de imprensa do Incra Submédio São Franscisco.

Ney Vital em 1912, ano do Centenário de Luiz Gonzaga, recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco, homenagem pela ampla divulgação, contribuição dada à cultura, literatura e à música brasileira, em especial vida e obra de Luiz Gonzaga.

"Orgulho-me dessa homenagem. A missão dos conselheiros é valorizar a vida e obra de Luiz Gonzaga, buscar caminhos de uma política cultural mais justa. O compromisso é mais forte agora para ampliar a consciência dos nossos valores mais brasileiros, universal", finalizou Ney Vital...

ARTIGO - LIVRARIA É INJEÇÃO CULTURAL!

É lastimável uma cidade com 138 anos de emancipação política e duzentos e vinte mil habitantes, tendo várias universidades, ainda não se vê uma livraria de grande porte onde se possa encontrar não somente livros didáticos, como também científicos, literários, crônicas e os clássicos.

O livro é o colírio dos olhos da alma; nele se pode apalpar, segurar, pegar e, volvendo-se suas páginas, a mente tem mais tempo para assimilar o contexto, conteúdo, extraindo-se conhecimentos transmitidos chamados de cultura, aprendizagem, etc. Difere, notadamente, da leitura eletrônica – dilúvio de celulares, whatsapp, etc, que simplesmente dá informação, enquanto o livro oferece formação. É preciso que o tenha sempre à mão repleta e o leia por hábito, interpretando-o sem preguiça, procurando assim entendê-lo e, sendo um romance, cientifique-se que a obra literária para conhecê-la, deve-se ter no juízo que ela contém início, meio e fim. Não se obedecendo a esse rito o leitor jamais poderá compreendê-la, sendo, então, pseuda leitura...