A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão realizou a quarta edição da Mostra Cultural. Na ocasião, os alunos montaram stands e explanaram sobre assuntos trabalhados em sala de aula desde o início do ano. A exposição foi aberta para a comunidade e contou com a visita de instituições parceiras.
O tema escolhido este ano foi “Toda criança tem direito a aprender: O olhar infantil na construção do saber”. Dessa forma, as crianças abordaram questões sobre direitos e deveres da criança, bullying nas escolas, alimentação saudável e poesia. De acordo com a gestora, Ileane Imoto, o objetivo da Mostra Cultural é que os alunos compartilhem o que aprenderam. “É um trabalho de contextualização dentro da proposta de aprendizagem significativa, ou seja, damos sentido ao conteúdo que eles estão vendo em sala de aula”, argumenta.
A coordenadora pedagógica, Adriana Martins, explica que o evento é parte de um planejamento em equipe. “Cada atividade foi desenvolvida com o olhar da criança. É uma troca de experiência e de aprendizagem entre elas, há naturalidade em tudo isso”, afirma Adriana.
No stand com o tema bullying, a pequena Shaenny Carvalho, aluna do 5º ano, contou orgulhosa a lição que já aprendeu. “Tem muita gente que sofre com isso, perde a vontade de vir pra escola e se isola. Aprendi que é muito errado e que a pessoa pode ficar com sequelas para o resto da vida. Quero passar essa mensagem para as pessoas que vierem aqui”, exprime a garota.
O visitante e pai de aluno, Josevaldo Bezerra, achou o trabalho das crianças enriquecedor. “Essa mostra cultural é uma oportunidade de integração entre escola e comunidade. Ela valoriza o estudante daqui, eles se sentem atores ao mostrar o que construíram durante o ano eletivo e isso é muito bom”, conclui.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.