Foram encontrados 1477 registros para a palavra: professor

Deputado Roberto Carlos quer homenagear o Professor Ewald Hackler, que dedicou a vida à arte baiana

O deputado Roberto Carlos (PDT) a presentou, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Resolução que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Baiano ao Professor Ewald Hackler, que nasceu em Siegen, Renânia do Norte-Vestfália, em 10 de novembro de 1935 e dedicou a vida à arte baiana, durante 46 anos de intensa dedicação, sobretudo ao teatro brasileiro.

“Substancialmente baseado como diretor-professor-cenógrafo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Hackler tem prêmios locais e nacionais tanto pelo seu trabalho nos palcos, quanto na pesquisa em artes cênicas. Duas teses orientadas por ele ganharam, consecutivamente em 2013 e 2014, o Prêmio Capes de Tese na área de Artes e Música. É um dos dois únicos professores do Norte e do Nordeste premiado duas vezes”, destacou o parlamentar...

Estado concede estímulo à permanência de professores em atividade de classe

A Secretaria da Educação do Estado publicou, sábado (15), no Diário Oficial, a relação dos 883 professores da rede pública estadual dos Ensinos Fundamental e Médio que aderiram à Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe implementada pela Lei n° 13.595/2016. A bolsa, de R$ 800 para 20h e de R$ 1.600 para carga horária de 40 horas, será concedida aos educadores que, tendo implementado os requisitos para a aposentadoria voluntária, optaram por permanecer em atividade e passa a valer a partir de hoje, com pagamento na folha de julho.

“A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe será deferida por um período máximo de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período por uma única vez. É uma iniciativa que reflete os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para melhorar a educação pública. Afinal, estamos tratando de professores com larga experiência, profissionais que dedicaram suas vidas à escola e que, portanto, podem optar em continuar contribuindo com a educação e com a formação dos nossos estudantes”, comentou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

A bolsa será paga pela Secretaria da Educação do Estado, mensalmente e exclusivamente durante o ano letivo, e serão levadas em consideração áreas do conhecimento em que haja carência de docentes na rede estadual. ..

APLB Sindicato e Seduc lamentam morte do professor Zé de Jaime

Em nota divulgada nesta manhã, a APLB Sindicato, através da sua direção, lamentou o falecimento de um dos seus associados, o professor  Zé de Jaime. 

Confira:..

TEXTO DO BLOG MOTIVA PROFESSOR A SE MANIFESTAR: DEVOLVAM MEU SÃO JOÃO!

O texto postado neste Blog intitulado “ANTÔNIO, JOÃO E PEDRO AGORA SÃO LUAN, GUSTAVO E SAFADÃO” de autoria do jornalista e historiador Gervásio Lima, motivou o comentário do professor Sandro Batista, admirador do “forró pé de serra” e da obra de Luiz Gonzaga em uma mensagem a um amigo também apreciador da cultura popular nordestina. Diz o professor: “Toda festa popular tem sua tradição. Imagine tocar Rock no Carnaval ou axé num festival de Rock? Agora mesmo vai rolar Vila Mix em Goiânia. Sabe quantos forrozeiros têm na programação? Nenhum. Cantor de axé? Também nenhum. Só tem sertanejo universitário e sofrência ou chifrência, como queiram. A única região que aceita toda e qualquer interferência em sua cultura é o Nordeste. No caso de Petrolina, o vídeo institucional da prefeitura enganou o povo, pois colocaram um trio pé de serra tradicional na propaganda, enquanto que a realidade da grade de atrações foi bem outra. O mesmo ocorreu em Caruaru e Campina Grande. As três disputam que faz o melhor festival sertanejo. Se eu fosse ao  Capim hoje, caso encontrasse com o prefeito iria falar tudo isso pra ele. Mas como o dinheiro fala mais alto e contratar cantores juninos tradicionais não rende dividendos na PRODUTORA que intermedeia os shows, aí não interessa” declarou o professor.  E acrescentou “É para mostrar a minha indignação com a morte lenta e anunciada do nosso São João tradicional” concluiu. ..

Prefeitura de Canudos divulga nota oficial sobre a greve dos professores

A prefeitura de Canudos, através da secretaria de educação, vem, por meio desta nota, e em respeito à população e imprensa, prestar esclarecimentos sobre a greve dos professores da rede municipal que já dura oito dias.

A atual gestão sempre respeitou a Lei Federal n° 11.738/08, que estabelece o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica e tem sido uma das poucas gestões que paga o piso nacional, quinquênio e mudança de classe na região. Nos últimos anos, todos os docentes da rede municipal de ensino de Canudos receberam reajustes e, somente este ano o aumento chegou a 17,5%, somando o piso nacional, o quinquênio e mudança de classe...

Centenária! Professora Maria de Lourdes Duarte recebe homenagem da Câmara de Juazeiro

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou, na noite desta terça-feira (27.06), Sessão Solene para homenagear a educadora, professora Maria de Lourdes Duarte pelo seu centésimo aniversário e em reconhecimentos aos relevantes serviços prestados na missão de ensinar e educar crianças e jovens do município. O evento foi realizado no auditório da casa e contou com a presença de autoridades políticas, familiares, amigos, ex-alunos e dos parlamentares municipais.

Em sua fala o presidente, Alex Tanuri, enfatizou o merecimento pelos serviços prestados. "Suas lutas não foram em vão, Juazeiro hoje, através desta singela homenagem na Casa do Povo, Casa Aprígio Duarte, rende-lhe honras e louvor por tudo que, ao longo desses cem anos, nos fez receber. Obrigado professora Maria de Lourdes Duarte, por ser um verdadeiro atalaia do sertão, farol que guia os sedentos pelo saber, luz que ilumina o mais fundo de nossos corações. Deus a abençoe. Louvado seja esse século de vida", disse...

Alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte homenageiam a professora pelos 100 anos

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e os alunos da Escola Maria de Lourdes Duarte prestaram uma homenagem nesta segunda-feira (26), durante a missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Grotas, em comemoração aos 100 anos da professora Maria de Lourdes, exemplo de dedicação e contribuição a Educação de Juazeiro.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves, a gestora da escola, Auxiliadora Rodrigues e a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo também participaram das homenagens. "A professora Maria de Lourdes é uma mulher admirável, que dedicou a sua vida profissional a Educação de Juazeiro, com muito amor e competência. Agradecemos a oportunidade de participar das comemorações do seu aniversário, e trazer os nossos alunos para tocarem as músicas que ela tanto gosta. Parabéns professora Lourdes, a senhora merece todas as homenagens dos juazeirenses", ressaltou Lucinete...

Juazeiro: Professora Lourdes Duarte completa 100 anos e Câmara homenageia

A Câmara de Vereadores de Juazeiro está liderando as homenagens ao centenário da Professora Maria de Lourdes Duarte, completados nesta segunda feira (26).

Placa alusiva à data foi afixada na sua residência na tarde de hoje e uma sessão especial será realizada amanhã, a partir das 19:00 horas no Plenário da Casa Aprigio Duarte...

Juazeiro: Professora Lourdes Duarte completa 100 anos e Câmara homenageia

A Câmara de Vereadores de Juazeiro está liderando as homenagens ao centenário da Professora Maria de Lourdes Duarte, completados nesta segunda feira (26). Placa alusiva à data foi afixada na sua residência na tarde de hoje e uma sessão especial será realizada amanhã, a partir das 19:00 horas no Plenário da Casa Aprigio Duarte.

Para o Presidente Alex Tanuri, acompanhado de 15 vereadores, que esteve na residência da Professora Maria de Lourdes Duarte para o descerramento da placa alusiva ao centenário “A Câmara de Juazeiro entende que a educação é o único pilar que dá sustentação a uma sociedade mais justa, que oferece perspectiva de futuro aos jovens e dá esperança a todos nós que o Brasil será uma grande Nação. Homenagear a Professora Lourdes Duarte, símbolo vivo da educação em Juazeiro, é nosso dever”...

Espaço do Leitor: 100 anos de uma cidadã emérita de Juazeiro-BA: a professora Maria de Lourdes Duarte

Era o dia 26 de junho de 1917 quando a primeira filha do casal Antonio Rodolfo Duarte e Maria Benevides Duarte nasceu à rua Visconde do Rio Branco. Batizaram-na de Maria de Lourdes Duarte. Naqueles idos, Juazeiro era uma senhorita de 38 anos, que ostentava, nas páginas de uma imprensa atuante, a lordeza de um comércio pujante. Vapores e vagões atracavam as novidades do mundo e integravam a princesa do São Francisco às grandes cidades brasileiras, em uma encruzilhada de duas grandes artérias de comunicação interior, como testemunhou Teodoro Sampaio.

Naquele cenário idílico de uma cidade que apresentava perspectivas prodigiosas de um futuro promissor, as crianças inundavam as ruas com as mais variadas brincadeiras e a menina Lourdinha se divertia entretendo-se com bonecas de pano, chicotinho queimado, pula corda, esconde-esconde e, como se fosse um presságio, brincando de escola. Sempre queria ser a professora da turma e cabia à criançada da Conselheiro Luis Viana experimentar os primeiros ensinamentos da futura mestra, quiçá derivados de seus aprendizados na escola particular da professora leiga Honorina Puccini de Almeida, onde aprendeu a ler nos difíceis livros de leitura de Felisberto de Carvalho, e na escola pública da professora Angélica Maltez, onde cursou a terceira e quarta séries primárias, recebendo o diploma de conclusão do curso primário com “distinção e louvor”...

Espaço do Leitor: GLORIOSO SANTO ANTÔNIO ROGAI POR NÓS

Salve! Salve! Bom dia! Gostaria de saudar neste 13 de junho o meu vizinho da frente. Mantenho com ele um convívio de 59 (cinquenta e nove) anos. Vou revelar alguns segredos: Nunca me reclamou do latido do meu cachorro, na vaga da minha garagem nunca estacionou o seu automóvel, suas "festas" tem horário para começar e terminar, o som enobrece a alma, rejuvenesce o corpo e purifica o espirito e não acontece com “paredões”. Os convidados não recebem senhas especiais e o arrocha não é apreciado. O templo esta sempre aberto para todos e nunca se registrou um desentendimento, ao contrário, todos são fraternos e irmãos, abro a porta e contemplo-o respeitosamente todos os dias, sinto que sou notado. Não larga os seus afazeres a fim de tricotar a vida dos outros. As vezes é incomodado por algumas encalhadas aqui do bairro pedindo um ajuda espiritual prá arranjar casamento. Hoje é um dia especial, comunidade mobilizada, movimentação intensa, Santo Antônio merece. O nosso pároco, padre Isael, naquele expectativa, a primeira vez ninguém esquece. No final tudo dará certo, se ainda não deu certo é sinal que não chegou o fim. Tenho um vizinho como poucos. Viva 13 de junho, dia do glorioso SANTO ANTÔNIO!

Por Negão do Edson..

Professor envia mensagens sexuais a aluna de 10 anos

A Polícia Civil do Tocatins divulgou, nesta segunda-feira (12), parte das mensagens de teor sexual enviadas por um professor, de 22 anos, que foi preso em flagrante, neste sábado (10), ao tentar estuprar uma aluna de 10 anos. "Gata eu só quero você", diz um dos textos. Em outra mensagem,  enviada via WhatsApp, ele pede que a criança envie fotos "mais à vontade".

Responsável pelas investigações, o delegado Hudson Guimarães disse que pedirá à Justiça a quebra do sigilo telefônico do professor. O crime foi flagrado porque a avó da criança informou ter estranhado o comportamento dela...

PRIMEIRA DAMA DE JUAZEIRO AJUDA LAR FELIZ E INSTITUTO PROFESSORA CRISTINA E SE COMPROMETE COM OUTRAS AÇÕES SOCIAIS

Extremamente feliz com o resultado do jantar beneficente em favor da Fundação Lar Feliz e Instituto Professora Cristina, realizado quinta-feira passada no Clube do Sasesp, tendo como atrações Alan Cleber e Forró Pega Leve, a Primeira Dama do Município Nelma Bomfim expressou em mensagem ao Blog se comprometendo a realizar outras ações, fazendo do social o seu compromisso com a gestão do marido, o Prefeito Paulo Bomfim. Diz a mensagem de Nelma Bomfim:

“Quando comecei a pensar em ajudar e retribuir à Juazeiro tudo o que ela me deu, e tem dado. Percebi que primeiro tinha que conhecer alguns trabalhos, ações de pessoas e instituições. E comecei a rodar, perguntar, até chegar a estas duas Instituições: Fundação Lar Feliz e Instituto Professora Cristina. O resultado disso tudo foi maravilhoso. E eu só tenho a agradecer a todos e todas que colaboraram com as cotas e aos voluntários que estiveram comigo todo esse tempo. Meus amigos, minha família, Paulo Bomfim que está sempre me apoiando e Gal Gomes. Vocês foram maravilhosos! Espero contar com todos vocês para as próximas que virão. E quem sabe ampliar as ações. O que eu quero é ajudar. Sintam-se todos e todas beijados e abraçados!  Nelma Bomfim”...

EFEJ realizou a segunda etapa de minicursos para professores de Juazeiro e Região

A Escola de Formação de Professores de Juazeiro (EFEJ) realizou nesta quarta-feira (07), a segunda etapa dos minicursos para professores do 1º ao 9º ano e estudantes universitários do município e Região. Com o tema "Matematicando com Alice no São João das Maravilhas", cerca de 100 educadores participaram do minicurso 'Jogos Matemáticos', com carga horária de 8h. Na semana passada aconteceram os minicursos de 'Alfabetização e Letramento' e 'Contação de Histórias'.

De acordo com a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo quase 200 pessoas participaram dos minicursos. "A procura foi muito grande e o resultado bastante positivo, com a participação de professores de nove municípios do Norte baiano. Quero agradecer a toda a equipe da EFEJ pela ambiência, caracterização temática, o material pedagógico e a acolhida aos professores", ressaltou a diretora...

Para diminuir evasão escolar, professores visitam famílias de alunos faltosos em Petrolina

Garantir a frequência do aluno em sala de aula e diminuir a evasão escolar são os objetivos do projeto 'Nenhum a Menos', implantado pela nova política pedagógica da Secretaria de Educação de Petrolina. Através de uma atenção especial à frequência escolar e em parceria com a comunidade, a ação pretende evitar o afastamento do aluno das atividades de ensino-aprendizagem e eliminar a distorção de séries.

Após a consolidação dos dados do mês de maio, fruto do levantamento feito nos diários de presença, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)Wallisson Pedro, localizado no Condomínio Vivendas, reuniu de professores e fizeram um trabalho de porta a porta. Na visita, os educadores tiveram o trabalho de conscientizar as famílias da importância da frequência escolar desde a Educação Infantil...

EFEJ inicia minicursos para professores e estudantes de Juazeiro e região

A Escola de Formação de Professores de Juazeiro (EFEJ) iniciou nesta quinta-feira (01), os minicursos de 'Alfabetização e Letramento', 'Contação de Histórias' e 'Jogos Matemáticos' para professores da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano e estudantes universitários do município e região.

Com carga horária de 8h, as formações acontecem também no dia 6 de junho, na EFEJ, e as turmas já estão lotadas. "Oferecemos 180 vagas para os três minicursos, mas no terceiro dia das inscrições não tinha mais nenhuma disponível, a procura foi muito grande tanto pelos professores daqui, como de outros municípios", ressaltou a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo...

IFBA divulga resultado preliminar do edital nº1 de professor substituto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou hoje, 23, o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos dos campi de Brumado, Euclides da Cunha, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus. A listagem é referente ao edital nº 01, de 19 de abril de 2017.

Os concorrentes podem apresentar um único recurso, devidamente fundamentado, no prazo improrrogável de 48 horas contadas da data de divulgação, no site da instituição – conforme as especificações do edital...

EFEJ abre inscrições de minicursos para professores em Juazeiro

Na próxima segunda-feira (22), a Escola de Formação de Professores de Juazeiro – EFEJ abre inscrições para minicursos oferecidos aos professores do município e região. A nova proposta da EFEJ é oferecer cursos para professores, não somente da rede municipal, como também de outras redes e para a comunidade.

Serão oferecidas 180 vagas para os minicursos de ‘Alfabetização e Letramento’, ‘Contação de Histórias’ e ‘Jogos Matemáticos’ para professores da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano. Com carga horária de 8h, as formações serão realizadas nos dias 1º e 6 de junho, na EFEJ, localizada no bairro São Geraldo...

Professor de Capoeira representará o Vale do São Francisco na Europa

Na próxima segunda-feira (22), o professor de Capoeira Pedro Henrique, conhecido como Mangalarga, que atua nas cidades de Juazeiro e Petrolina, estará embarcando para a Europa. O professor passará 30 dias fora do Brasil e se apresentará na Alemanha, Portugal e França. Essa é a segunda vez que Pedro Henrique se apresentará na Europa.

Em entrevista ao programa Geraldo José desta quinta-feira (18), o capoeirista comentou como surgiu o convite para viajar para a Europa. “São 23 anos de batalhas e por onde eu ando eu levo o nome de Petrolina e Juazeiro. Já estive na Europa em 2012 e agora estou tendo a oportunidade de retornar. Através da capoeira eu já conheci muitos lugares. Tenho um amigo de Petrolina que mora na Europa e ele que me convidou para exibir meu trabalho. Irei passar um mês na Alemanha e passei ainda na França e Portugal”, pontou...

Professores da Rede Estadual da Bahia se organizam para a criação da Associação Jurídica dos Professores

Um grupo de professores do Estado da Bahia vem se organizando para a criação de uma entidade representativa de classe, cujo objetivo é a defesa dos direitos dos educadores, além do fortalecimento dos profissionais perante as instâncias do poder governamental. A entidade que será denominada AJUPROF será constituída como uma associação sem fins lucrativos e visa incluir profissionais de todos os municípios do estado. Atualmente, o grupo já possui membros em todas as NTEs.

A entidade pretende realizar a primeira reunião no dia 27 de maio de 2017. Na data serão discutidos assuntos como a constituição da entidade, sua composição, área de atuação, regimento e estatuto.  Nos termos do art. 53 da Lei 10.406/02, convidamos a todos os Profissionais em Educação da Rede Estadual da Bahia, a comparecerem no dia 27 às 8 horas, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães (ACM), localizado na Av. Antônio Carlos Magalhães – Bairro Jequiezinho, s/n - Jequié -BA., para participarem da reunião de constituição da AJUPROF na qualidade de sócio fundador. ..