Foram encontrados 863 registros para a palavra: MULHERES

Mucugê terá projeto de cultivo de morangos para mulheres agricultoras em parceria com a CAR

A produção de morangos em Mucugê, na Chapada Diamantina, é hoje a principal atividade da agricultura familiar do município. Para pontencializar essa produção foi realizada, nesta quarta-feira (24/01), uma reunião que envolveu gestores municipais e a direção da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o objetivo de alinhar novo projeto de produção e cultivo de morangos. 

O novo projeto pretende impactar a renda e autonomia das mulheres e mães de família da Vila Agrícola de Mucugê, que poderão cultivar os morangos de forma suspensa e sem uso de agrotóxicos. ..

Artigo: Homens gritam porque não conseguem argumentar – e as mulheres com isso?

Tenho uma netinha de um ano e meio. Outro dia, ouvi um diálogo muito interessante entre Maria Antônia, minha neta, e a mãe (minha filha). Com toda a calma típica de mãe, minha filha dizia que “aqui em casa a gente não tem o hábito de gritar, sabia?”.

Quando ouvi o diálogo comecei a pensar sobre a frase. Porque a forma, “aqui em casa a gente não tem o hábito de gritar”, era como se ela estivesse falando com uma pessoa recém-chegada que não conhece ainda as regras do ambiente. Depois pensei, a mãe da Maria Antônia tem razão, ela está chegando agora e aprendendo as boas regras de convivência do lar que a acolheu. Do lar que a acolheu? Mas ela é filha, foi ansiosamente aguardada. Por que essa agora de falar como alguém de fora?..

Quintais produtivos trazem renda e autoestima a mulheres agricultoras de Iraquara

Por toda a Bahia, os investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), garantem renda e qualidade de vida para agricultores e agricultoras familiares.

Seja no processo de agroindustrialização ou na construção de quintais produtivos, as ações trazem impactos positivos para avida de agricultoras familiares como as da Associação Comunitária de Baixa da Juriti, em Iraquara...

CIAM Juazeiro é referência no atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica 

Com o objetivo de assistir vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, o Centro Integrado de Assistência à Mulher (CIAM), realizou em 2023 mais de 2 mil atendimentos a mulheres em situação de violência física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual.

Os números integram o relatório quantitativo anual da unidade, administrada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes)...

Eva Suene representa Juazeiro em encontro nacional de Mulheres Republicanas em Brasília

Acompanhada do presidente do Diretório Municipal do Republicanos Professor Ronaldo e do vice Pastor Sócrates a pré-candidata a vereadora Eva Suene participou do Programa Geraldo José (Rádio Juazeiro) na tarde desta quarta-feira (03).

Eva falou da viagem que fez a Brasília para participar do 1° Encontro Nacional das Mulheres Republicanas, onde estiveram presentes 52 cidades da Bahia nesse encontro com a Senadora Damares e a Deputada Federal Rogéria...

Lula sanciona lei que protege mulheres de violência em bares e shows

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o protocolo Não é Não, mecanismo de combate ao constrangimento e à violência praticada contra mulheres em ambientes como casas noturnas, boates, bares, restaurantes, espetáculos musicais e demais locais fechados ou shows onde haja venda de bebidas alcoólicas.

A lei 14.786, no entanto, “não se aplica a cultos nem a outros eventos realizados em locais de natureza religiosa”...

Aprovado projeto de lei que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a ajudarem mulheres vítimas de assédio na Bahia

Um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

O projeto 24.799/2023 foi aprovado na última sessão do ano, na quarta-feira (20) antes do Natal, e segue agora para apreciação do governador Jerônimo Rodrigues...

AL-BA aprova PL que obriga restaurantes e bares a auxiliarem mulheres vítimas de assédio

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o projeto de lei que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e eventos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

O projeto nº 24.799/2023, de autoria da deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil), tem como objetivo proteger mulheres que se sintam em situação de assédio ou risco à vida e integridade nas dependências dos estabelecimentos citados...

Laço Branco: Prefeitura de Juazeiro realiza campanha de conscientização sobre violência contra as mulheres

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou na manhã dessa terça-feira (12) uma ação de conscientização aos homens pelo fim da violência contra mulheres. A campanha denominada 'Laço Branco' foi realizada em formato 'Pit Stop' nos semáforos no entorno da Praça Barão do Rio Branco.  

Durante toda a manhã, houve distribuição de panfletos, abordando a campanha e a importância do olhar e apoio dos homens em relação à contenção da onda de violência a todas as mulheres. "Essa ação é muito importante, a mídia só mostra mulher defendendo mulher, e vejo que essa é de mobilização para conscientizar nós homens a nos unirmos a elas para que os ditos homens parem de bater em mulher. Aproveito para parabenizar a prefeita Suzana Ramos, que também é mulher, por esse belo movimento de conscientização", destacou o pai e avô de meninas, Paulo Ferreira...

Monólogo 'É da carne das mulheres que nascem os homens' será apresentado nesta segunda-feira (04) no Colégio Estadual Artur Oliveira

A segunda apresentação do monólogo 'É da carne das mulheres que nascem os homens' da atriz Ana Vicente será levada aos estudantes do ensino médio da rede pública no Colégio Estadual Artur Oliveira, no bairro Palmares, nesta segunda-feira (04) às 9h.

A performance da atriz que já encantou e atraiu a atenção dos alunos do Codefas em Outubro poderá ser apreciada mais uma vez dentro de uma proposta séria que tem como objetivo levar ao público questões fortes e presentes na realidade das mulheres.  ..

Polícia Civil registra assassinato de duas mulheres em Petrolina

A Polícia Civil registrou o assassinato de duas mulheres na sexta-feira (1º) em Petrolina. Um dos crimes ocorreu na Rua 09 do bairro Ouro Preto, quando dois homens mascarados chegaram em uma moto, um deles desceu atirando e atingiu uma mulher de 32 anos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro e ela foi encaminhada para hospital universitário, mas ela não resistiu e veio a óbito. A Polícia Civil investiga o caso. Os autores do crime ainda não foram identificados.

A outra ocorrência foi em uma estrada que liga os perímetros irrigados N9 e N7, na Zona Rural. A vítima, que ainda não foi identificada, tinha marcas de tiro no corpo. A Polícia Civil também investiga o caso.
 ..

Prefeitura de Juazeiro capacita quase 50 mulheres dos residenciais para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou nessa quinta-feira (30) uma cerimônia de entrega de certificados dos cursos de Maquiagem, Manicure e Pedicure para a população do Residencial Dr. Humberto Pereira I.

A ação faz parte do Projeto Social nos Residenciais e é realizada em parceria com a Empresa de Pesquisas Técnicas, Científicas e de Mercado LTDA (EMPETEC).  ..

De máscara e armado, homem atira e deixa quatro mulheres e uma menina de 5 anos feridas

Um homem armado, não identificado e usando uma máscara, baleou quatro mulheres com idades entre 18 e 34 anos e uma menina de 5 anos, na noite de quarta-feira (29), no bairro de Nova Goiana, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

As vítimas estavam em um ensaio de Caboclinhos, na rua Vicente Celestino. O caso assustou os moradores da cidade...

Mulheres são maioria dos pescadores profissionais em 5 estados do país

O Brasil tem mais de 1 milhão de pescadores profissionais, sendo que 49% deles são mulheres. Em cinco estados, elas superam o número de homens trabalhando profissionalmente no setor – no Maranhão, 56% dos pescadores profissionais são mulheres; em Pernambuco, 55%; em Sergipe, 62%; na Bahia, 68%; e em Alagoas, 58%.  

“Além de serem 49% dos pescadores profissionais do país, em cinco estados, as mulheres sobrepõem os homens, o que mostra que a presença da mulher na pesca é muito forte e deve ser cada vez mais incentivada. Esse protagonismo da mulher é muito importante”, avaliou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula...

Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde

Todas as mulheres agora têm direito a um acompanhante maior de idade, sem que haja necessidade de aviso prévio, durante as consultas médicas, exames e procedimentos realizados em unidades públicas e privadas de saúde. O direito foi ampliado pela lei 14.737/2023, publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial da União.

A nova legislação altera a Lei Orgânica da Saúde (8.080/1990) e determina ainda que - em casos de procedimento com sedação que a mulher não aponte um acompanhante - a unidade de saúde será responsável por indicar uma pessoa para estar presente durante o atendimento. A renúncia do direito deverá ainda ser assinada pela paciente, com um mínimo de 24 horas de antecedência...

Documentário “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover” registra a vida de mulheres e homens do sertão

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

O livro e o documentário Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover registram a vida de homens e mulheres do sertão cearense, conhecidos como profetas da chuva, que dominam o misticismo e os mistérios do semiárido para prever a chegada da água por meio de observações e experiências de fenômenos naturais...

Monólogo 'É da carne das mulheres que nascem os homens' será apresentado nesta sexta (24) no Colégio Estadual Cecílio Matos  

A segunda apresentação do monólogo 'É da carne das mulheres que nascem os homens' da atriz Ana Vicente será levada aos estudantes do ensino médio da rede pública no Colégio Estadual Cecílio Matos, no bairro Alto da Maravilha, nesta sexta-feira (24) às 9h. A performance da atriz que já encantou e atraiu a atenção dos alunos do Codefas em Outubro poderá ser apreciada mais uma vez dentro de uma proposta séria que tem como objetivo levar ao público questões fortes e presentes na realidade das mulheres.

O projeto da atriz Ana Vicente, foi aprovado no edital Diálogos Artísticos do Bicentenário da Independência promovido pelo governo do Estado da Bahia, e traz uma reflexão sobre as mulheres aproximando a juventude da arte no ambiente escolar. Para quem já viu a ideia de falar sobre ancestralidade enriquece as temáticas utilizadas pelos educadores em projetos desenvolvidos nas escolas, além de atrair a atenção dos jovens para assuntos importantes na sociedade.  ..

Campanha global pede fim da violência contra as mulheres; campanha vai até o dia 10 de dezembro

A campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim das Violências Contra as Mulheres teve início nesta segunda-feira (20). A abertura da ação global coincide com o Dia da Consciência Negra, como forma de chamar a atenção para o fato de as mulheres negras estarem entre as principais vítimas de violência, expostas ao machismo e ao racismo.   

A campanha, realizada anualmente, visa conscientizar a sociedade sobre as agressões sofridas pelas mulheres dentro de casa, no ambiente de trabalho, na justiça e em locais coletivos, bem como propor medidas de prevenção e combate à violência...

Prefeitura de Juazeiro avança nos cuidados e proteção das mulheres vítimas de violência doméstica com rede de apoio especializada

Diariamente, mulheres sofrem algum tipo de violência, seja ela física, psicológica, patrimonial, sexual ou moral. Para combater esta realidade, a Prefeitura de Juazeiro continua fortalecendo as ações de enfrentamento e combate dos casos de violência. Este trabalho ocorre, principalmente, com a rede de proteção da violência contra à mulher.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), dispõe do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) que assiste a mulher vítima de violência doméstica, familiar e de gênero de forma integral. As vítimas de violência também podem buscar a Diretoria da Mulher, que fica na Orla I na Sedes, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)...

Filme sobre mulheres líderes é gravado em Orocó, Sertão pernambucano

Com gravações previstas até domingo (19), o documentário em longa-metragem "Mulheres da Mata" vai contar histórias de protagonismo feminino no Quilombo Mata de São José, no Território Quilombola Águas do Velho Chico, em Orocó, Sertão de Pernambuco.

Produzido pela WW Filmes e Caroá Produções, a proposta do filme é narrar as diversas facetas da comunidade, através do olhar e da voz das mulheres...