Monólogo 'É da carne das mulheres que nascem os homens' será apresentado nesta segunda-feira (04) no Colégio Estadual Artur Oliveira

A segunda apresentação do monólogo 'É da carne das mulheres que nascem os homens' da atriz Ana Vicente será levada aos estudantes do ensino médio da rede pública no Colégio Estadual Artur Oliveira, no bairro Palmares, nesta segunda-feira (04) às 9h.

A performance da atriz que já encantou e atraiu a atenção dos alunos do Codefas em Outubro poderá ser apreciada mais uma vez dentro de uma proposta séria que tem como objetivo levar ao público questões fortes e presentes na realidade das mulheres.  

Esse projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa), e traz uma reflexão sobre as mulheres aproximando a juventude da arte no ambiente escolar. Para quem já viu a ideia de falar sobre ancestralidade enriquece as temáticas utilizadas pelos educadores em projetos desenvolvidos nas escolas, além de atrair a atenção dos jovens para assuntos importantes na sociedade.  

O monólogo: 'É da carne das mulheres que nascem os homens' é um projeto desenvolvido no Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina ao longo do ano de 2022. No monólogo, a atriz discute em cena questões que vêm do silenciamento das histórias das mulheres ancestrais de sua família como a construção da racialidade de mulheres pardas, os apagamentos das narrativas femininas, os fardos que permeiam a construção social de uma mulher cisgênero. Além da desconstrução dos tabus em torno do fluxo menstrual feminino, o sangue derramado nos feminicídios, numa tentativa de nomear violências efetivas e simbólicas intrínsecas na construção do ser mulher numa sociedade machista e patriarcal.  

Ascom