Foram encontrados 2101 registros para a palavra: Artigo

Artigo: O que a tragédia do Rio Grande do Sul nos ensina? Urge geocomunicar e geoalfabetizar

O Brasil foi atingido por mais uma tragédia no Rio Grande do Sul, que enfrenta sua quarta onda de clima extremo em menos de um ano.

Devo dizer que passei algum tempo refletindo sobre como abordar esse tema, especialmente considerando minhas pesquisas sobre impactos socioambientais e a forma sensacionalista como as tragédias comumente são tratadas...

Associação em artigo defende Asfaltamento Ecológico da BA 120 Trechos de Curaçá - BA até Poço de Fora e até BR 235 e Trecho de Uauá -BA até Monte Santo

Prezado Geraldo José

Enviamos um artigo sobre a Proposta de Asfaltamento Ecológico da BA 120. Ficaríamos muito gratos que vocês da Imprensa e que outros amigos e amigas possam divulgar o anexo em seus blogs...

Artigo - O novo Setor de Telesserviços: lições e desafios de uma indústria que se prepara para o futuro

Em um país onde o desemprego, a falta de qualificação e a queda persistente de produtividade são problemas endêmicos, o setor de Telesserviços tem se revelado um vetor crescente de inclusão social, empregando cerca de 1,4 milhão de trabalhadores – em sua maioria, jovens em seu primeiro emprego, mulheres, negros e profissionais da comunidade LGBTQIA+, com presença pronunciada em todas as regiões do Brasil.

É também um dos setores que mais tem promovido a inserção no mercado de trabalho de pessoas atendidas por programas sociais. ..

Artigo - Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema de saúde da Romenia ao colapso. Em fevereiro, um grupo de cibercriminosos – que não foi identificado – realizou uma série de ataques a mais de uma centena de instituições de saúde romena.

O ciberataque, utilizando sequestro de dados, conhecido como malwares, paralisou serviços essenciais, causou transtornos nos atendimentos de emergência e refletiu em diversos procedimentos médicos de forma geral. Até mesmo hospitais infantis foram atingidos...

Artigo - O valor do símbolo

Tudo aquilo que nos cerca tem a sua dimensão simbólica. Desde a água na qual nos banhamos até os sinais com os quais nos comunicamos. Aliás, a função primordial do símbolo é comunicar. Tudo o que existe comunica. E, ao comunicar, reveste-se da dimensão simbólica.

O oposto do simbólico é o diabólico – aquilo que divide, que gera obscurantismo. Enquanto o simbólico comunica e une, o diabólico silencia e desagrega. ..

Artigo: O Adeus dos Juazeirenses a Rafael Coelho

Passando em frente ao cais, a Ilha do Fogo  com suas lendas e seus mistérios observa impassível a movimentação das pessoas e o cruzeiro abençoando as duas cidades.

A Ilha causa fascínio porque nas noites sem luar duas tochas de fogo surgem no alto do morro...

Artigo - Pandemia e a tributação sobre lucros extraordinários

Em março de 2024 completaram-se dois anos do fim do estado de calamidade em função da covid-19, instituído no Brasil pelo Decreto Legislativo n.º 6/2020.

Do ponto de vista do orçamento público, este ciclo foi caracterizado por um regime fiscal extraordinário, a partir da aprovação da Emenda Constitucional (EC) n.º 106/2020, conhecida por “orçamento de guerra”, com autorização para aumento de despesas públicas através de processos simplificados, tendo em vista a necessidade de mitigar e combater os impactos da pandemia...

Artigo: Por que a Orquestra Madrigal Soares não tocou nos 90 anos do Seu Toinho

POR QUE A ORQUESTRA/ MADRIGAL SOARES NÃO TOCOU NOS 90 ANOS DO "SEU TOINHO".? 
Nos anos 60, Juazeiro tinha uma Orquestra feminina chamada "DIACUÍ"( eu já procurei uma foto e nunca encontrei), o maestro Carlos Ribeiro, ainda estava aqui. Tinha o auditório João Gilberto da Rádio Juazeiro na praça da misericórdia. O programa ao vivo com palco e plateia do "Seu Galo" na difusora 'cultural " do seu Oswaldo Matutino e tantas coisas vivas antes do sinal da televisão chegar.
Aqui , não quero ser "saudosista", talvez saudosíssimo demasiado, em profusão de um passado que deveria estar presente!
Juazeiro era a terra da música, tinha muitas bandas, menestréis noctívagos, zumbis da " boa esperança, futura "nova Brasília ", no encontro para acender a manhã comendo "mocotó"no café papagaio".. 
Não preciso lembrar que , daquele tempo "'magico" já estava no mundo o criador da 'bossa nova " João Gilberto ( como é difícil compreender a bossa nova quase morta no Brasil e vivíssima no mundo mais civilizado).
Agora já posso desembarcar  daquele passado para um mais recente: a orquestra do seu Toinho! Ele fez um exercício de  tamanha contorção para criar uma orquestra com tantos músicos maravilhosos em Juazeiro! Parecia um sonho, um espetáculo na "Broadway" , novaiorquina, uma "big Band ' nos cassinos de Las Vegas..Paul Mauriat numa noite em Paris.
Às vezes, eu imaginava momentos de Tommy Dorsey & his orchestra em Juazeiro!?
Que milagre operava o seu Toinho para manter a orquestra madrigal Soares em Juazeiro..?
Milagres são raros e a "cura" dura pouco, a dor vira saudade e o vazio imunda o ar com tanta miséria musical no palco fantasma da orquestra "DIACUÍ" na praça da "misericórdia".
Misericórdia Deus! Nos dê música de verdade em tempos ateus..
Muito obrigado seu TOINHO, pelo tempo da Orquestra Madrigal Soares em Juazeiro!
O músico Juruna passou por aqui..
Saúde e longevidade para Além dos seus 90 anos com "Desejo de Menina".
Bom dia!
Maurício Dias Cordeiro ( Mauríçola) compositor. ..

ARTIGO - SOLUÇÕES INOVADORAS CONTRIBUEM PARA SEGURANÇA EM DIVERSOS SETORES

Em um mundo onde a segurança é uma preocupação constante, diversos setores - desde logística até segurança pública - enfrentam desafios cada vez mais complexos. Graças aos avanços tecnológicos, temos à nossa disposição uma ampla gama de ferramentas e soluções inovadoras para agir de maneira mais eficiente e inteligente.

No Brasil, os desafios em relação à segurança pública são significativos. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, o país figura entre as cinco nações com maior sensação de violência no mundo...

Artigo - Brasil tem muito a melhorar e pouco a comemorar no Dia Mundial da Educação

No transcurso do Dia Mundial da Educação, 28 de abril, cabe profunda reflexão sobre a participação brasileira no PISA 2022 – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, cujos resultados foram divulgados recentemente.

Continuamos em posição muito ruim, repetindo a baixa pontuação que se tem obtido desde o início da aplicação da prova, em 2000: 73% dos nossos estudantes não alcançaram o patamar mínimo em matemática, 50% em leitura e 55% em ciências. Dentre 81 nações, o Brasil ocupa, respectivamente, nas três disciplinas, o 65º, o 52º e o 62º lugares.  ..

Artigo: O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

Em manuais de jornalismo, a objetividade e a isenção dos jornalistas são aconselhadas fortemente. No manual de redação do Estado de São Paulo, de 1997, consta, já no primeiro capítulo, a sugestão do repórter ser objetivo e isento, pois seu papel é de mediação da realidade dos fatos com o leitor. No entanto, como ser isento quando o mundo se aproxima de seu colapso pelas próprias ações humanas?

Como não se posicionar diante da destruição, da ganância, das desigualdades e injustiças? Passados quase 30 anos da publicação do guia, veículos hegemônicos ainda corroboram para a visão de que o jornalista deve se manter neutro perante a realidade que se desenrola sobre ele – como se isso fosse possível. 

A ideia da objetividade já é questionada por muitos profissionais e pesquisadores, como é o caso de Fabiana Moraes e Márcia da Silva. No artigo “A objetividade jornalística tem raça e gênero: a subjetividade como estratégia descolonizadora”, as autoras discutem que essa suposta objetividade do jornalismo está ancorada em ideias patriarcais, capitalistas, ocidentais e voltadas para os ideais da Modernidade. Tais marcos atravessam a forma como nos relacionamos com a natureza, acarretando injustiças ambientais que se perpetuam até hoje...

Artigo: Maria Bethania e a liberdade dos pássaros

Se a natureza falasse, ela teria a voz de Maria Bethânia. A cantora baiana continua encantando e conscientizando através das redes sociais, com o seu famoso timbre para narrar a "mãe natureza", para despertar a consciência sobre a preservação ambiental e o direito dos pássaros em voar livre.

O jornalista, Alberto Sena, destacou texto:..

Artigo: Por uma política feminista. Ainda é tempo

Diariamente grupos de mulheres se manifestam publicamente por direitos. Saem às ruas portando cartazes onde expõem “nem mortas, nem presas”, #criança NãoÉMãe”, “o direito ao aborto seguro é um direito humano!” — frases que se referem a ações autoritárias do Estado contrarias à interrupção da gravidez.

Essas frases remontam aos escândalos noticiados pela mídia quando uma clínica é fechada pela polícia por realizar um aborto, ou quando, em 2020, a própria ministra da Mulher Damares Alves tentou intervir em um hospital onde uma menina de 11 anos, vítima de estupro, ia se submeter a um aborto legal, ou ainda, a total desobediência aos direitos civis e políticos das mulheres que decidem pela intervenção...

Caso Beatriz: Ex prefeito de Petrolina contesta artigo do advogado Henrique Rosa

O artigo do advogado Henrique Rosa, publicado neste sábado (20), na REDEGN, afirmando que o "Colégio Católico Nossa Senhora Auxiliadora, ensina a perdoar, mas não pede perdão pelos graves erros cometidos no desenrolar daquele inquérito policial que apurava o assassinato da menina Beatriz", foi um dos mais comentados nos meios de comunicação e ganhou mais repercussão com a avaliação do ex prefeito de Petrolina, o médico Augusto Coelho, que contestou artigo de advogado sobre escola no caso Beatriz.

Em um site da capital pernambucana, o médico Augusto Coelho, escreveu: Muito injusta a colocação do advogado Henrique Rosa, postada em no blog, em referência ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no episódio da morte de Beatriz, em Petrolina. Na verdade, ocorria uma festa no Colégio, da qual participavam as famílias. Beatriz não se encontrava sob cuidados do Colégio. Estava na companhia dos próprios pais, aos quais cabia o seu cuidado, em primeirissimo lugar!..

Artigo - Isonomia tributária já!

É urgente que o Governo Federal estabeleça igualdade de condições tributárias entre empresas nacionais e as plataformas internacionais de e-commerce, para que a concorrência seja justa e equilibrada.

Neste sentido, há duas alternativas: revogar a isenção de 50 dólares do Imposto de Importação para mercadorias que ingressem no mercado interno; ou conceder isenções equivalentes aos produtos fabricados e comercializados no País...

Artigo - A entrevista muda de Ziraldo, por Pacheco Maia

A notícia chegou num grupo de zap com velhos amigos jornalistas. Dos quatro, três tiveram juntos uma experiência pessoal com Ziraldo, o protagonista do triste acontecimento deste sábado. Sim, o menino maluquinho, o filho da Super Mãe, o mineirinho come-quieto, o imbrochável se foi.

A morte sempre está associada a choro, tristeza. Peraí, nada disso combina com Ziraldo e seu traço, seus personagens, seu largo sorriso, suas piadas, seus textos bem humorados, sua arte colorida. Até cor ele inventou para contar uma história infantil que fez sucesso nos palcos. Eu mesmo assisti a “Flicts”, no teatro, na infância...

Artigo - Diálogo social, desenvolvimento integral e paz

O diálogo social é um pressuposto essencial para que as guerras cessem o quanto antes e se faça a paz. Não se pode admitir que a diversidade das opções e etnias leve à discriminação e acirre os ânimos. Importa, como estipula a Evangelii gaudium (EG 238ss) que a diversidade se reconcilie nos pontos comuns, configurando expressivo pacto cultural.

Assentada nessas duas bases fundantes – liberdade e superação de diversidades – a busca de um projeto de paz que seja comum a todos será a pauta abrangente e prioritar ia de verdadeiro e próprio diálogo social...

Artigo - Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia. Nesse cenário, uma coisa é certa: o setor encontra-se em uma profunda transformação.

No campo corporativo, por exemplo, estamos vendo as empresas buscando uma nova forma de fazer negócios. Num cenário marcado pela dinâmica de preços e acirrada competição, a disputa entre operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de Internet tem resultado na queda dos preços, moldando um cenário de consolidação no setor...

Artigo - 64 e as recentes tentativas de golpe

Em 31 de março de 1964, as forças armadas, com o apoio de amplos setores da elite brasileira, derrubam o presidente eleito João Goulart e instauram uma ditadura militar, submetendo o povo ao jugo do atraso e da violência estatal.

Hoje, passados exatos 60 anos, urge que estejamos atentos, pois a serpente do golpismo não dorme e está sempre à espreita.....

Artigo - Vini Jr e o racismo que nos adoece

Infelizmente, mais uma vez precisamos falar sobre isso. Perceber um jogador de futebol, estrela de um dos maiores times do mundo, em uma coletiva, chorar pelo fato de ter de se defender e justificar sobre o racismo vivenciado, dói.

O choro pode ser julgado ainda assim, levando em consideração o fato de ser um homem negro e questionarem: "Ué, mas ele sempre 'bate de frente' no campo e até levanta o punho cerrado. Agora, ele está chorando?"..