Foram encontrados 113 registros para a palavra: qualificação

Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais abre inscrições

As aulas acontecem nos dias 26/27/28 de maio de 2017. Direcionado a todos os envolvidos com a cultura - artistas, comunicadores, gestores, artesãos, ativistas - o programa vai oferecer cursos gratuitos e presenciais em 16 cidades da Bahia. Com duração de 15 horas, o curso abordará temas como políticas culturais, culturas brasileiras e baianas e organização da cultura. Para participar, basta ter mais de 16 anos e interesse na área da cultura. Como não há seleção, as inscrições terminam conforme a quantidade de vagas, que varia em cada localidade que receberá o curso. Aqueles que participarem em pelo menos 75% das atividades, receberão por e-mail certificado de extensão da UFBA.

Coordenado pelo professor e pesquisador Albino Rubim, o programa se propõe a formar ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais e a consolidação das políticas públicas de cultura, voltadas para o fortalecimento da cidadania cultural. É viabilizado por meio de apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia através do edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016 do Fundo de Cultura da Bahia. Tem apoio institucional da Diretoria de Espaços Culturais, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Fundação Pedro Calmon...

6º BPM DÁ CONTINUIDADE À QUALIFICAÇÃO DOS SEUS PROFISSIONAIS

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar em Senhor do Bonfim, participaram de treinamento de tiro e técnicas policiais, nos dias 5 e 6 de abril. 

O curso, ministrado pelo Tenente PM Cordeiro, Aspirante PM Lauro e pelo Aspirante PM Wanderlito, tem o objetivo de desenvolver as capacidades e melhorar, ainda mais, o desempenho de todo o efetivo da Unidade...

Governo investe na qualificação de produtores culturais baianos com o Bahia Criativa

Fomentar a produção por meio da qualificação e capacitação de produtores baianos. Essa é uma das missões do Escritório Bahia Criativa, que funciona nas instalações do Forte do Barbalho, em Salvador, e tem realizado cursos e consultorias, de forma gratuita, para produtores, sendo pessoas físicas ou jurídicas. Ideal para quem deseja, por exemplo, inscrever seus projetos em leis de incentivo e programas como o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), que está com inscrições abertas e vai destinar, somente em 2017, R$ 15 milhões para patrocinar iniciativas culturais de todos os segmentos. um oportunidade de se qualificar sem custos, que pode abrir portas para negócios culturais. 

Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Bahia Criativa foi pensado para produtores e empresas que desejam ter acesso a editais, programas e leis de incentivo, e precisam apresentar seus projetos para grandes empresas. Pensando nisso, o escritório oferece atividades de formação como palestras, oficinas, e cursos de média e curta duração, além de assessoria técnica, via consultorias individuais ou coletivas. Entre os temas abordados estão elaboração de propostas, enquadramento de projetos, captação de recursos, prestação de contas e marketing cultural, tudo gratuitamente.

Para a coordenadora executiva do Bahia Criativa, Luciana Vasconcelos, o escritório trabalha com gestão voltada para os produtores culturais baianos. "Oferecemos assessoria e formação para empresários, empreendedores, e não precisa necessariamente ter experiência com projetos e produção cultural. Temos muitos cases de sucesso de pessoas e empresas que tiveram bons resultados e entendemos que ajudamos aqueles que têm programas de incentivo como o Fazcultura como porta de entrada no mercado cultural. Nosso objetivo é que as pessoas não deixem de ter acesso a essas políticas públicas por falta de conhecimento técnico".

Selecionada para um processo de consultoria continuada no Bahia Criativa, a administradora da Huol Criações, Cacilda Póvoas, foi acompanhada durante 2015 e 2016. Responsável por diversos projetos, a produtora inscreveu a ação JAM no MAM para a assessoria técnica, que identificou algumas fragilidades e maiores dificuldades da empresa. "Temos um evento muito bem aceito pelo público baiano, mas que enfrenta dificuldades para captação de recursos, e trabalhamos isso também na consultoria. É um desafio também devido à particularidade de ser um projeto realizado durante o ano inteiro, o que aumenta o custo e precisa de investimento continuamente".. 

Depois do acompanhamento, a produtora comemora bons resultados, como a primeira vez, desde 2008, em que o projeto captou recursos por meio da Lei Rouanet. "Eu percebo que essa consultoria foi muito importante para darmos uma 'guinada' no projeto. O processo criou uma possibilidade de refletir sobre esse trabalho de captação de recursos que vínhamos desenvolvendo, identificar novos parceiros, terceirizar alguns serviços, abrindo espaço para novas possibilidades", diz Cacilda.

O Escritório Bahia Criativa mantém uma página no Facebook onde são divulgadas todas as informações referentes às próximas atividades, e os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone (71) 3319-0033 ou do e-mail [email protected]...

Governo federal planeja lançar programa de qualificação profissional para presos

O governo federal quer lançar um programa de qualificação profissional para presos. A proposta é ofereceder dentro dos presídios cursos de formação de pedreiros, jardineiros, eletricistas, encanadores, padeiros, cozinheiros e artesãos. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, se reúne nesta quarta (18) com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, para discutir o assunto. O programa ainda deverá incluir ex-presos, totalizando 15 mil pessoas. O investimento inicial é de R$ 30 milhões.  ..

Projeto Primeiro Emprego oferece qualificação a nove mil jovens

Até 2018, nove mil jovens baianos da Rede Estadual de Educação Profissional terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego, mas a iniciativa não para por aí. Antes mesmo de “colocarem as mãos na massa”, esses meninos e meninas passarão por um curso de qualificação de 200 horas, no qual receberão orientações gerais sobre o trabalho e o serviço público, além de desenvolver competências específicas relacionadas às áreas de atuação e aos órgãos onde estarão empregados. O projeto já está selecionando estudantes e, até 2018, atingirá a marca de nove mil jovens trabalhando para o Governo do Estado, na capital e interior.

Detalhes do andamento da iniciativa e o currículo do curso de qualificação foram definidos na manhã desta sexta-feira (19), durante a reunião das entidades credenciadas para oferecer os cursos e o Comitê Gestor do projeto Primeiro Emprego, uma das prioridades da atual gestão, segundo o governador Rui Costa. “São nove mil vagas em todos os órgãos e empresas do Estado. É um contrato de dois anos, incluindo assistência médica para esses jovens, que serão contratados a partir da seleção feita por meio da média de nota, sem indicação de ninguém. Com isso eu quero passar a mensagem de que o futuro de cada um depende somente de si mesmo, da dedicação e do estudo”, explicou o governador. 

As entidades que vão oferecer os cursos de qualificação também vão assinar a carteira de trabalho dos jovens, garantindo todos os direitos trabalhistas. Até o momento foram credenciadas as Voluntárias Sociais da Bahia, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Uma parceria onde todos saem ganhando, como acredita o superintendente geral da Flem, Jones Carvalho. “Essa é uma contribuição para a sociedade, todos nós que já passamos por isso sabemos da dificuldade que é, no mercado de trabalho, ter a capacidade técnica, mas não ter a experiência comprovada em carteira. É uma fase fundamental para o desenvolvimento da vida profissional de qualquer um e estamos muito felizes por fazer parte de um projeto tão importante”, contou. 

Cursos de qualificação 

O curso será dividido em dois módulos com 100 horas cada. O primeiro deles é de aulas obrigatoriamente presenciais sobre integridade, profissionalismo, valores no ambiente de trabalho, ética profissional, segurança nas informações e sobre as organizações do serviço público. Além disso, cada órgão fica responsável por realizar aulas sobre as competências específicas das áreas em que estarão trabalhando os jovens. Já o segundo módulo pode ser realizado à distância ou presencialmente, a depender da quantidade de alunos, e aborda temas como a legislação básica do Estado da Bahia. 

Para a coordenadora de formação para o trabalho das Voluntárias Sociais da Bahia, Leila Colangeli, a participação bem sucedida da entidade em outros projetos do governo, como o Mais Futuro, dá a segurança de que os jovens serão bem atendidos também no Primeiro Emprego. “Estamos com uma expectativa muito grande para receber esses jovens. Eles têm essa preparação teórica e prática para ingressar no mercado e, com certeza, essa experiência vai pesar, e muito, no seu currículo para seguir sua carreira profissional”, explicou.

Para concorrer às vagas, os estudantes precisam estar com os dados atualizados no Portal da Educação. O prazo para atualização cadastral que encerraria nesta sexta-feira (19) foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Podem participar do projeto estudantes ativos e formados a partir de 2015 que vão trabalhar em secretarias e órgãos estaduais, além de empresas parceiras do governo. ..

Central de Cursos conclui mais um curso de qualificação profissional em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da  Secretaria de Cidadania, em parceria com Central de Cursos, realizou na sexta-feira (17) o encerramento do curso de  Panificação e Confeitaria diet/light. O curso foi gratuito e as aulas foram ministradas na Escola de Alimentos, com carga horária de 60h. Participaram do encerramento a Secretária de Cidadania, Adinair Viana, alunos e professores, que prepararam uma mesa farta com um cardápio feito inteiramente com  produtos diet/light. 

A Secretária de Cidadania, Adinair Viana, destacou a importância do curso para a comunidade. "Como representante da Prefeitura, posso dizer que estamos muito satisfeitos com a Escola de Alimentos e os cursos que estão sendo ofertados, pois contribuem não só para a qualificação profissional dos alunos, mas também é um ganho para toda a comunidade petrolinense". Ela ainda aconselhou os alunos para continuarem praticando o que aprenderam. "Persistam. Que vocês busquem cada vez mais aprimorar as suas habilidades. E sejam produtivos. Isso nos dá a autoestima e confiança necessária para buscarmos ainda mais conhecimento e não desistir". ..

Escola de Qualificação Cidadã de Sobradinho fará entrega de certificados dos cursos de estética

Será hoje (20) ,às 19h, no Clube Santana,  a entrega de certificados dos cursos de estética , promovidos pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, ministrados pelo Instituto Embelleze, empresa referência no segmento de beleza. O evento contará com a presença do Prefeito Luiz Vicente Berti e de secretários municipais.

Foram oferecidas 51 vagas para os cursos de cabeleireiro, manicure, pedicure, designer de Sobrancelha e depilação, que aconteceram na Escola de Qualificação Cidadã, com o objetivo de capacitar os participantes e apresentar novas técnicas no segmento de beleza, qualificando os profissionais que já atuam na área e também incentivando quem trabalha informalmente a abrir o seu próprio negócio. O curso contou com um público formado, na sua maioria, por mulheres que podem ganhar autonomia financeira e empoderamento através desta ação de capacitação profissional. ..

FIEB e Sedetur abrem 200 vagas para qualificação até o São João

Ao lado de parceiros como Sebrae e Federação das Indústrias da Bahia (FIEB, via Senac e Senai), a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Juazeiro (Sedetur) vai oferecer, até o São João, 200 vagas em cursos e treinamentos a pequenos e médios empreendedores da sede e interior do município. A qualificação profissional vai de gastronomia caseira até panificação para a indústria alimentícia local.  

Via Senac, por exemplo, estão abertas 150 vagas para culinárias junina, cozinha nordestina, bolos artísticos, comidas baiana e de buteco, entre outros. “São cursos rápidos para quem deseja retorno financeiro imediato”, comenta o titular da Sedetur, Carlos Neiva. Em três anos, mais de 4 mil qualificações gastronômicas foram realizadas na Carreta Senac, localizada na Praça da Misericórdia...

Guarda Civil Municipal de Juazeiro participa de curso de qualificação em Segurança Pública

A Guarda Civil de Juazeiro participa do Curso de Capacitação "Policiamento Comunitário e Prevenção ao Crime", dentro do cronograma do Projeto de Valorização do Profissional da Guarda Municipal. O curso tem duração de uma semana e é ministrado pelo GCM e Coordenador do Grupamento de Ronda Motorizada, Márcio Carvalho. 

O curso irá capacitar e orientar os profissionais em Segurança Pública com instruções de policiamento orientado para a gestão comunitária, direitos humanos aplicados à atuação policial, poder de policia atribuído à Guarda Municipal segundo a lei 13022, tomada de decisão em situações de conflito, formas de uso da força, responsabilidade, ética e atuação da Guarda Municipal no trânsito...

EGESP conclui curso de qualificação com a Guarda Municipal

Encerrou terça-feira, 02, o curso prático de Multiplicadores de Policia Comunitária oferecido pela Escola de Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) à guarda Municipal. O curso teve carga horária de 60h/a e capacitou 23 agentes.

O curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária teve como objetivo qualificar esses profissionais para o atendimento a usuários e pessoas em situação de rua levando um atendimento mais humanizado. "O curso foi dividido em teoria e prática. Na sala de aula foram apresentadas aos agentes diversas formas de como abordar e também atender essas pessoas e para completar fomos colocar em prática os conhecimentos na rua", esclareceu o instrutor Edson Gomes...

SEDESC abre 150 vagas para cursos de qualificação

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania e Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, abre inscrições  150 vagas para os cursos de qualificação profissional em Petrolina. Os candidatos interessados devem fazer a inscrição a partir desta segunda-feira (01 /02). Os cursos oferecidos são: Confecção de Boneca Negra, Peças em Madeira, Peças íntimas, Festas Infantis, Confecção de Peças em Couro e Fabricação de Ovos de Páscoa.

"A meta é qualificar o máximo de pessoas, para que possam a partir desses cursos, estarem gerando outra fonte de renda para suas famílias. O prefeito Julio Lossio tem nos orientado em levar a Qualificação Profissional para as diversas pessoas,em todos os cantos da cidade", disse Robson Rocha, secretário executivo de Juventude Qualificação Profissional.

Para o prefeito Julio Lossio,  a importância de qualificar as pessoas ,faz com que o desejo de buscar cursos seja ainda maior  na sua gestão. “Estamos a cada dia testemunhando o crescimento das pessoas na nossa cidade. Recebo sempre pedidos de cursos, e esses pedidos não de outras pessoas, senão, daquelas que tem vontade de aprender. Entendo que é super importante ver nosso povo sendo qualificado, é justamente daí que nasce o meu desejo de buscar cada vez mais melhoras para o nosso povo” disse o prefeito.

Locais de inscrições:

Boneca Negra - Ilha do Massangano-25 vagas;
Peças em Madeira - Cras do João de Deus- 20 vagas;
Confecção de Peças intimas - Cras do Rio Corrente localizado no CEU- 15 vagas;
Festas Infantis - Cras do N-7-25 vagas;
Confecção de Peças em Couro - Central de Cursos na Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação- 15 vagas;
Fabricação de Ovos de Páscoa - Escola de Alimentos na Cohab Massangano- 50 vagas.

Os documentos para inscrição são: Originais e cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, duas fotos 3×4.Os detalhes de cada curso, serão repassados nos locais de inscrição. ..

Prefeitura de Petrolina oferece 90 vagas para cursos de qualificação

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania e Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, abre inscrições para os  cursos de Lancheteria, Informática Básica, Festas Infantis e Confecção de Peças em Couro.

São oferecidas 90 vagas, e os  candidatos interessados devem fazer a inscrição a partir da  próxima segunda-feira (11). Para o curso de Lancheteria, as inscrições serão feitas na Escola de Alimentos,  para Informática Básica na Secretaria paroquial do Ouro Preto e na Creche Pequenino no Jardim Petrópolis ,  para o curso de Festas Infantis no CRAS do João de Deus e  para o curso de Confecção de Peças em Couro na Central de Cursos. 

"Trabalhar a emancipação das pessoas é a nossa missão,fazer com que as pessoas tenham uma profissão é fazer inclusão social e o prefeito Julio Lossio tem nos orientados a sempre trabalhar nesse sentido" , disse Robson Rocha , Secretário executivo de Juventude e Qualificação Profissional.

"Esse será um ano de muitas conquistas para Petrolina, e nós temos a convicção, que um povo que se qualifica para enfrentar o mercado de trabalho, tem mais chances do crescimento ser maior em todos os sentidos da vida.Trabalhar para que nosso povo mude para uma  vida digna e tenham dias melhores é a meta desse governo, dessa gestão", disse o prefeito Julio Lossio.

Os documentos para inscrição são: Originais e cópias  dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, duas fotos 3x4. Os cursos são oferecidos para pessoas com idade a  partir de 16 anos,exceto no curso de Confecção de Peças em Couro que só atende pessoas a partir de 18 anos.

CURSOS:

CURSO: Informática Básica  
Carga Horária: 60 horas
Vagas: 20 vagas
Turno e Local da aula : Tarde  no Telecentro Ouro Preto 
Previsão de início das Aulas: 11/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 07 à 10 /01

CURSO: Informática Básica  

Carga Horária: 60 horas
Vagas: 10 vagas
Turno e Local da aula : Noite  no Telecentro do  Jardim.Petrópolis
Previsão de início das Aulas: 11/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 07 à 10 /01

CURSO: Festas Infantis 
Carga Horária: 40 horas
Vagas: 200 vagas
Turno e Local da aula : Tarde  no Cras João de Deus
Previsão de início das Aulas: 18/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 11 à 15 /01

CURSO: Confecção de Peças em Couro 
Carga Horária: 40 horas
Vagas: 15 vagas
Turno e Local da aula : Tarde na Escola de Couro
Previsão de início das Aulas: 18/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 11 à 15 /01

CURSO:  Lancheteria 
Carga Horária: 60 horas
Vagas: 20 vagas
Turno e Local da aula : Manha  na Escola de Alimentos
Previsão de início das Aulas: 18/01 - Término: 29/01/2016
Inscrições: 13 à 15 /01 ..

Julho das Pretas: Prefeitura de Juazeiro oferta cursos de qualificação para mulheres quilombolas

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai ofertar na programação do 'Julho das Pretas', cursos de qualificação para mulheres dos quilombos do município. Os cursos são de fabricação de sequilhos, sandálias personalizadas, salgados diversos e tranças e turbantes afro.

Os cursos irão ocorrer no Quilombo Alagadiço, nos dias 22 e 23 de julho, das 8h às 14h. Podem participar mulheres que residam nos quilombos do Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas...