Foram encontrados 119 registros para a palavra: preservação

Senador Fernando Bezerra defende carro híbrido como forma de preservação de empregos na indústria automotiva

Preocupado com a manutenção dos empregos na indústria automotiva, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu, o aprofundamento da discussão sobre um projeto de lei, em tramitação no Senado, que proíbe a comercialização e circulação de carros movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel, por exemplo). Ao pedir vistas do PLS 454/2017 e propor audiências públicas para o amadurecimento do tema, Fernando Bezerra apontou o carro híbrido como medida de transição dos motores de combustão para os elétricos.

“O carro elétrico é um caminho, sim. Mas, o carro híbrido é muito importante para o Brasil; especialmente para o agronegócio e a produção de etanol, que foi o combustível que o país escolheu incentivar”, afirmou o vice-líder do governo no Senado, ao destacar que o setor automotivo é responsável por 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do setor industrial. “Eu fico sempre muito desconfiado de entrarmos nestas ondas que vêm de fora. Penso que o Brasil pode construir seu próprio modelo (de migração para o carro elétrico), aproveitando as condições oferecidas pelo agronegócio e também a biomassa, o biocombustível. Talvez, para o Brasil, faça sentido ter o carro híbrido por mais uns 50 anos porque isto pode ser melhor para a economia nacional”, acrescentou...

Prefeitura e Colégio Dom Bosco celebram parceria para preservação da Praça Dom Malan

A Prefeitura de Petrolina e o Colégio Dom Bosco irão compartilhar pelos próximos quatro anos a responsabilidade de manter preservada a tradicional Praça Dom Malan, na área central da cidade. Numa solenidade com estudantes, professores e membros da Diocese, o prefeito Miguel Coelho, o diretor da unidade de ensino, padre Antônio Moreno, e o bispo Dom Francisco Canindé celebraram, nesta quinta (03), a adoção do histórico espaço público. Com a iniciativa, o Colégio Dom Bosco cuidará da manutenção dos canteiros, jardins, piso, irrigação, fontes entre outros equipamentos.

A parceria já se traduziu em ações para melhorar as condições da histórica praça. O Colégio Dom Bosco promoveu obras de revitalização, inclusive, reativou as três fontes que estavam sem funcionar há décadas. Também foram realizados serviços na iluminação, gradis e plantio de gramados.

A parceria foi comemorada pelo prefeito Miguel Coelho, que agradeceu à Diocese e à unidade de ensino pelo engajamento na preservação de um patrimônio histórico de Petrolina. “Hoje em dia, é fundamental a participação da sociedade na preservação da cidade. A gente fica muito feliz com a participação do Colégio Dom Bosco e da Diocese pois isso mostra a confiança de duas instituições tão importantes no trabalho da prefeitura“, destacou Miguel.

A celebração da parceria faz parte do “Nossa Praça”, programa desenvolvido pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). A iniciativa busca envolver instituições da sociedade civil na preservação de espaços públicos como praças e canteiros. “À medida que cada um entender a importância do meio ambiente, esse mundo será muito melhor. Se a prefeitura é responsável pela cidade, cada um também é responsável”, lembrou o bispo Dom Francisco Canindé, reforçando a importância da participação da sociedade na preservação da cidade...

PELA PRESERVAÇÃO DA TRADIÇÃO DOS CONGOS DE JUAZEIRO

Feijoada musical - Mauricio Dias & convidados - Domingo dia 29 de abril a partir das 12h, no Celeiro, rua 8, bairro Maringá. Ingressos: Super feijoada + um CD especial do compositor Maurício Dias Cordeiro = R $20,00. Casadinha = R$30,00 + CD. Ingressos na Seculte (Praça da Catedral) 3611-4338, 3613-0654, 74-9-8846-8738 - zap 71-99115-1278.

Segundo a professora e antropóloga Odomaria Bandeira, vários africanos ao virem para o Brasil  como escravos acabaram trazendo esta tradição e adaptando com a cultura local. " O que a gente tem hoje dos congos é o que conseguiu sobreviver ao longo de tantos anos dessa história. Porque na verdade a prática dos congos tem muito haver com a prática da escravidão que atingiu o brasil praticamente por mais de 200 anos, e que chegou até essa região. Essa própria presença de Nossa Senhora do Rosário, é bem significativa dessa presença do negro no contexto de escravatura como um segmento social marginal, praticamente sem espaço para manifestar a sua religiosidade"...

Concurso cultural estimula a preservação da água para estudantes da rede pública estadual

Com o objetivo de expor reflexões e estimular boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água em Pernambuco, estado com a menor taxa de disponibilidade hídrica do país, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, com o apoio do Shopping RioMar Recife e da ASA Indústria, promovem o concurso "Água: Juntos Vamos Preservar – Ano 4". Podem participar todos os estudantes, a partir dos seis anos de idade, da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de maio, nas categorias Desenho, Vídeo (curta-metragem) e Projeto. As informações e o regulamento completo podem ser acessados no site www.educacao.pe.gov.br,

O concurso, que já está na sua quarta edição, é lançado sempre no mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água – dia 22 de março. A data foi instituída pela organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1992, com o objetivo de ampliar as discussões sobre o consumo e preservação dos recursos hídricos. Por isto, neste mês, a Compesa realiza o trabalho de mobilização nas principais escolas das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, com ações educativas que estimulem os alunos de todo o estado a participarem do concurso cultural...

Caminhada em defesa da Paz e da preservação do Rio São Francisco acontece sábado (25) em Juazeiro

Com o tema: “Vou fazer correr a paz como um rio”, a Diocese de Juazeiro realiza neste sábado (25) a 11ª edição da Caminhada da Paz, às 17h. A saída da caminhada será do Parque Lagoa de Calú, até a Orla de Juazeiro, encerrando com a missa presidida pelo bispo Dom Beto.

A caminhada terá a participação cantor Zé Vicente. Párticipam do evento diversas caravanas das paróquias e comunidades da Diocese de Juazeiro. A caminhada este ano é um ato simbólico em defesa da paz e do rio São Francisco. ..

Programa Escola verde promoveu curso de Cuidado e preservação de abelhas

O Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoveu neste final de semana o curso Cuidado e preservação das abelhas. O curso aconteceu no campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

De acordo com o coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, a ideia da realização dos minicursos surgiu após visitas realizadas pela equipe do programa a escolas da região e o diagnóstico da necessidade de intensificar a educação ambiental nas instituições de ensino. “O objetivo principal dos minicursos é a formação de professores, para que eles se tornem multiplicadores das ideias ambientais junto aos alunos”, afirma Ramos...

Desfile de 7 de Setembro dará destaque a preservação da caatinga em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), com o apoio de outras secretarias municipais e as corporações Militares Estadual e Federal, realiza os últimos preparativos para o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que este ano terá como tema "A Sustentabilidade em Defesa da Caatinga". As escolas das Redes Municipal e Estadual, corporações militares e entidades civis irão desfilar da Orla I até a Avenida Adolfo Viana, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Dentro da programação às 7h30, acontece a solenidade de hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal e às 8h15 a revista às tropas, na Avenida Santos Dumont, ao lado dos Correios. Logo em seguida, as inicia o desfile militar e às 9h o desfile civil.
 
De acordo com a comissão organizadora este ano o desfile trará algumas novidades, como a participação dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil, que vão abrir o desfile das escolas com os pelotões da banda infantil e dos pais e alunos que irão distribuir mudas de plantas nativas da caatinga. "Estamos ensaiando com os alunos de 4 a 5 anos das EMEIs Beatriz Mota e Anna Hilda, que vão apresentar na avenida um pouco do trabalho que é desenvolvido em sala de aula, com o Projeto de Musicalização da Educação Infantil. Eles estão ansiosos para chegar logo o dia do desfile. Os estudantes das escolas Iracy Nunes, São Francisco de Assis NH2, Argemiro José e Paulo VI também estão preparando novidades", disse a secretária da SEDUC, Lucinete Alves. Outra novidade é a participação dos alunos da APAE de Juazeiro, que segundo a coordenação estão animados e preparando apresentações para o 7 de setembro. As fanfarras das escolas também intensificaram os ensaios na semana que antecede o desfile.
 
Este ano irão desfilar 13 escolas entre municipais e estaduais, além da APAE. A concentração dos estudantes acontece na Orla 2, às 7h, e o inicio do desfile às 9h,  seguindo por toda Orla I até a Avenida Adolfo Viana, com dispersão na  Rua Oscar Ribeiro (em frente à Policlínica). O desfile será encerrado com as instituições, organizações civis, a Marcha da Diversidade e o grito dos excluídos. ..

Construção do Shopping na área da Diocese de Petrolina chega a Câmara de Vereadores e causa perplexidade

Um dos assunto mais discutidos na sessão da Câmara de Vereadores realizada hoje pela manhã foi o teor da carta de Dom Paulo Cardoso que afirmou ser "radicalmente contrário e está profundamente amargurado e entrestecido com a notícia de que vão construir um shopping popular nas adjacências do Palácio Diocesano, no centro de Petrolina". Até o momento o setor administrativo da Diocese de Petrolina não comunicou as razões do projeto já em andamento visto que o terreno já está pronto para iniciar as construções.

O vereador Ronaldo Cancão disse ser profudamente religioso mas não aceita esta proposta que vai de encontro a Lei que preserva o patrimônio cultural e arquitetônico. De acordo com o vereador no ano de 1995 o local foi tombado e por isto carece de outras informações e providências que serão tomadas.

Leia aqui na integra a Carta de Dom Paulo:..

Fernando Bezerra Coelho debate preservação do São Francisco e política em Petrolina

Ontem (11), o senador Fernando Bezerra Coelho teve uma manhã de reuniões e atendimento no escritório político que mantém em Petrolina, no sertão de Pernambuco. No começo do dia, ele dialogou com lideranças ligadas à maçonaria, Lions Club e Rotary. Mais tarde ele recebeu os ex-prefeitos de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, e Santa Filomena, Pedro Gildevan.

Com os representantes dos grupos sociais, Fernando Bezerra debateu sobre a situação do rio São Francisco, principal indutor do desenvolvimento local. Ele explicou que há muitas visões diferentes sobre a preservação do rio, que vão desde a construção de barragens nos rios tributários a obras de dragagem. "Nos últimos cinco anos, com a seca, o rio foi bastante assoreado e seria importante realizar as dragagens necessárias, para que mais água chegue a Sobradinho. Estamos montando um grupo no Senado para discutir, inclusive, a participação do Exército Brasileiro nesse projeto", afirmou. O senador recebeu do grão mestre da Loja Maçônica de Pernambuco, Janduí Diniz, um documento defendendo a transposição do rio Tocantins para o São Francisco, como maneira de garantir mais volume de água ao Velho Chico. "Trata-se de um projeto que demandaria alguns anos para ser concretizado, mas que o Governo Federal deve avaliar, realizar os estudos de viabilidade técnica para que possamos saber se é possível", avaliou Fernando Bezerra...

17 anos de FPI do São Francisco deixam legado de preservação

O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Em comemoração a essa data, é necessário dar destaque a iniciativas que ajudam a preservar um dos maiores patrimônios naturais brasileiros, como o programa de Fiscalização Preventiva Integrada – FPI - realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) em conjunto com mais 29 entidades públicas e privadas. O trabalho de preservação ambiental é executado desde 2002, com 40 etapas realizadas e cerca de 115 municípios visitados.

A FPI foi criada pelo sistema Confea/Crea, na década de 90, e pensado como um programa de parceria com órgãos municipais, estaduais e federais com o objetivo de fiscalizar qualquer empreendimento que possa colocar em risco a população e o meio ambiente. A operação é pioneira e busca diagnosticar problemas ambientais como o uso indiscriminado de agrotóxicos, contaminação de afluentes, descarte incorreto de resíduos sólidos, ausência de responsáveis técnicos a frente de obras, entre outras ocorrências que possam afetar o bioma e população da região da bacia hidrográfica...

Petrolina lança programa para unir população e empresariado na preservação de praças

A Prefeitura de Petrolina lançou, nesta quarta (31), uma iniciativa para engajar a população na conservação de áreas verdes, ruas, monumentos, canteiros entre outros bens de uso público. Batizado como Nossa Praça, o programa vai permitir que empresas, associações, cooperativas e até pessoas físicas adotem e preservem um espaço municipal, propiciando economia à gestão petrolinense e envolvimento da sociedade nos cuidados com a cidade.

Já no ato de lançamento realizado na Praça 21 de Setembro, 12 entidades assinaram junto com o prefeito Miguel Coelho um termo de compromisso para preservar espaços públicos em várias partes da cidade. Nesses locais, as adotantes terão obrigação de manutenção, limpeza, cuidados com jardinagem e outros serviços para manter o logradouro em bom estado. A Prefeitura dará suporte técnico e fiscalizará o cumprimento das obrigações das parceiras...

Após retirar 1 mil toneladas de material, projeto de preservação do São Francisco ganha reforço do Exército

O trabalho de revitalização do Rio São Francisco iniciado em março passado ganhou um reforço significativo. O prefeito Miguel Coelho formalizou com o Exército Brasileiro, nesta terça-feira (02), uma parceria para os militares ajudarem na remoção de baronesas e outras ações de preservação do principal patrimônio natural do município sertanejo.

Entre 10 e 30 soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado estarão integrados, diariamente, às equipes da Prefeitura percorrendo as margens e o leito do rio para a remoção dos materiais. Com isso, a operação deve ganhar um novo ritmo já que o número de colaboradores envolvidos poderá até ser triplicado. "Já removemos quase 1 mil toneladas de baronesas e outros materiais. Com o reforço do Exército, que tem vasta experiência em outras importantes obras e ações, queremos concluir esse trabalho até o mês de julho e iniciar novas atividades de preservação do rio", explicou o prefeito.

Segundo o comandante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Welton Gomes, a ação para a preservação do Rio São Francisco estimulará outras iniciativas em parceria com a Prefeitura para a conservação do meio ambiente e valorização da cidade. "O Exército Brasileiro tem um slogan, 'Braço Forte, Mão Amiga', e nesse momento estamos exercendo a 'Mão Amiga', apoiando a cidade para preservar um bem que é de todos. Que agora nós possamos dar continuidade a outros projetos em benefício da cidade e do bem estar da sociedade petrolinense", frisou o comandante Welton.

Além dos soldados e trabalhadores da Prefeitura, o Projeto Orla Nossa envolve máquinas e barcos. Com esse efetivo, foi removido cerca de 30% do material previsto, já permitindo um novo visual ao Rio São Francisco. O trabalho ainda fechou tubulações que derramavam esgoto diretamente nas margens do Velho Chico e manteve a preservação de animais que vivem no entorno como capivaras e jacarés. A Prefeitura também fará um trabalho de oxigenação da água e ações educativas. O conjunto de iniciativas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Petrolina, Compesa, Instituto de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e, a partir desta terça-feira, o Exército. ..

Projeto de Lídice da Mata aprovado no Senado assegura mais recursos para preservação da Caatinga

O Projeto de Lei 578/2015, aprovado nesta terça-feira (25), no Senado Federal, prevê a ampliação de financiamento de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente para a Caatinga. O texto da senadora Lídice da Mata agora segue para tramitação na Câmara dos Deptados.

Segundo a parlamentar baiana, a ideia é reduzir as dificuldades de financiamento de ações de conservação da Caatinga, que hoje tem apenas 7,8% de sua área protegida por unidades de conservação. Essa porcentagem, de acordo com Lídice da Mata, está abaixo da meta nacional de 10% assumida pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica para todos os biomas do País, com exceção da Amazônia, cuja meta é de 30% da área sob unidades protegidas...

Estudantes de Juazeiro criam brincadeira para incentivar a preservação do Velho Chico

Estudantes do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação do Rio São Francisco, criaram uma brincadeira que está tomando das ruas de Juazeiro e Petrolina. A brincadeira é um verdadeiro “caça ao tesouro” no mundo real, onde o mapa está disponível nas redes sociais da campanha “Salve o Futuro do Velho Chico”.

A novidade é que o tesouro são vouchers que estão espalhados em alguns pontos das duas cidades e que valem brindes. Desde o início da campanha, no dia 22 desde mês, estão sendo lançadas dicas e charadas sobre a localização dos vouchers, para que as pessoas possam encontrá-los. Os participantes que encontrarem os vouchers deverão fazer um registro fotográfico segurando o objeto no local da descoberta...

SEMAOP realizará seminário em defesa do Rio São Francisco

O mês de Junho tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Seguindo esses critérios a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública vai realizar nesta sexta-feira, 03, das 09h às 12h no auditório multimídias do DCH III da UNEB – Bairro São Geraldo, encontro institucional em defesa do São Francisco.

O encontro terá como tema “Somos ribeirinhos defensores do São Francisco, cuidar é da nossa natureza”, e objetiva mobilizar, reunir e sensibilizar as pessoas e entidades no Dia Nacional da Educação Ambiental e Dia Nacional em Defesa do São Francisco, para discutir e elaborar coletivamente uma proposta de plano de ação integrado para a Campanha Nacional em Defesa do São Francisco “Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico” focado nesta região do submédio, para o biênio 2016-2018, assim como propor a instituição de uma comissão (ou fórum) interinstitucional permanente de planejamento, organização, acompanhamento e avaliação...

OAB vai ajuizar ação para pedir recuperação e preservação do Rio São Francisco

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) poderá ingressar com uma ação civil pública para cobrar do Poder Público a recuperação e preservação das bacias do Rio São Francisco, afetadas pela transposição das águas. A Ordem ainda estuda realizar audiências públicas nos estados em que ocorre as obras de transposição. O caso foi discutido pela OAB na última terça-feira (17). O Conselho Pleno encaminhará à Comissão Nacional de Direito Ambiental os debates realizados na sessão e outros entendimentos da entidade ao longo dos anos sobre a transposição do São Francisco, tema que a OAB tem acompanhado de perto, inclusive propondo ações efetivas de controle e cobrança.

O presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, afirmou que a transposição do rio é irreversível, pois mais de 80% das obras foram concluídas, a um custo superior a R$ 8 bilhões. "Não podemos brigar pela paralisação da obra, temos agora que focar na cobrança dos compromissos assumidos pelo poder público de recuperar as fozes do rio São Francisco e seus mananciais, que estão morrendo a uma velocidade assustadora. Este é o rio da integração nacional, banhando diversos Estados, e não pode padecer do descaso dos governantes", afirmou...

ARTIGO: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL e DESENVOLVIMENTO URBANO, dois mundos possíveis.

É possível conciliar desenvolvimento urbano e preservação ambiental, mesmo com a falta de escrúpulo de alguns empreendedores e de alguns políticos, que a cada dia não se rendem a inexorável condição de alguns recursos naturais não serem renováveis. Precisamos de matéria prima para economia, mas precisamos também preservar a natureza.

Com a conivência dos governantes, assim como do judiciário, os empreendimentos imobiliários crescem e aparecem a cada dia, desrespeitando as leis, as pessoas, a história e o meio ambiente...

Reconhecimento do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf é renovado pelo Ministério da Educação

O curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus São Raimundo Nonato (PI), obteve a renovação do seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a renovação, o curso passou por uma avaliação, por meio da visita de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A visita dos representantes do Inep ocorreu no período de 23 a 26 de setembro do ano passado. 

Esta avaliação é realizada a cada três anos, no caso dos cursos de Arqueologia, que não possuem diretriz curricular nacional formalizada pelo MEC. Assim, é realizada uma análise documental e uma visita in loco pelos avaliadores específicos (ad-hoc) do Inep para emissão do Conceito de Curso. Nesta visita, são avaliadas a estrutura física da instituição, a condição pedagógica do curso e a atuação do corpo docente. 

Depois de avaliado, o curso recebeu Conceito de Curso igual a 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). Segundo o procurador institucional da Univasf, João José Gouveia, é necessário que o curso possua conceito acima de 3 para que sua oferta seja mantida pela instituição de ensino. “Em todas as dimensões avaliadas, o desempenho do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf foi considerado pelos avaliadores como muito bom e excelente, resultando neste conceito”, afirma. 

O reconhecimento dos cursos avaliados foi divulgado na Portaria de Nº 57 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março. Segundo Gouveia, todo curso superior necessita passar por avaliações periódicas para poder ser ofertado. “Primeiramente, os cursos precisam ser autorizados. Em seguida, precisam ser reconhecidos e periodicamente avaliados pelo MEC a fim de garantir a qualidade da oferta de cursos de nível superior no Brasil”, explica. ..

Projeto busca preservação de abelhas e desenvolvimento da apicultura regional

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, recebeu representantes do projeto Abelha Viva – que trabalha com a captura correta dos enxames encontrados em área urbana, visando preservar a biodiversidade e promover o campo da apicultura na região. De acordo com a idealizadora do projeto, Lícia Regina Lopes, o objetivo da reunião foi firmar uma parceria e buscar apoio em relação à organização dos apicultores do município. “A partir do momento que a gente institucionalizar o projeto, ter uma estrutura física e orientação dos técnicos da Codevasf, vamos poder fazer de forma correta a estruturação da produção de mel no município”, ressalta.

O projeto Abelha Viva surgiu em 2014 após Lícia Regina presenciar em seu local de trabalho o extermínio de um enxame. “Aquela situação me incomodou muito e resolvi que tinha que fazer alguma coisa, por isso fui ao Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para conseguir informações. Após uma reunião na instituição aconteceu a primeira ação do projeto, que foi um curso de capacitação técnica sobre a captura de abelhas para bombeiros, produtores, estudantes e representantes da secretaria de meio ambiente. Também foi possível criar um banco de dados com o nome dos apicultores da região”, relata...