Foram encontrados 142 registros para a palavra: exposição

Mês de conscientização sobre autismo terá exposição fotográfica e concerto especial em Petrolina

Uma programação diversificada será realizada em Petrolina durante todo o mês de abril para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na próxima segunda-feira (2). Com objetivo de informar à população sobre a complexidade do distúrbio, foram programadas exposições fotográficas, concerto no Parque Municipal Josepha Coelho e também uma formação para profissionais da área de saúde.

As ações fazem parte de uma parceria entre a prefeitura e a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Amavasf).  A secretária executiva da Juventude e Direitos Humanos de Petrolina, Bruna Ruana, destaca que o dia 2 de abril é fundamental para a sociedade conhecer mais sobre o autismo...

Lançamento de exposição fotográfica e mostra audiovisual do projeto O Sertão Vai Virar Mar

A exposição fotográfica e mostra audiovisual do projeto 'O Sertão Vai Virar Mar' será lançada no próximo dia 22 de março, no Espaço SinsPire Cultural, na rua da Guia, bairro do Recife. O projeto tem como objetivo divulgar o estado de Pernambuco, do sertão ao litoral, mostrando personagens, diversidade étnica, religiosa, cultural, socioambiental e de cidadania.

Com foco especial no curso das águas do Rio São Francisco, em um roteiro com mais de 10 mil km percorridos, a ação conta com estreita interação entre as diversas manifestações culturais do estado. A criadora e curadora do projeto, premiada fotógrafa Patrícia Patriota, realiza um sonho de infância; Pernambucana e sertaneja, mesmo tendo desbravado outros cantos do mundo, Patrícia sempre retorna à sua terra buscando divulgar o que mais lhe toca o coração, sua história e raízes...

Lançamento de Exposição Fotográfica e Mostra AudioVisual do Projeto O Sertão Vai Virar Mar

Será lançada no próximo dia 22 de março, no Espaço SinsPire Cultural, na rua da Guia, bairro do Recife, a exposição  fotográfica e mostra audiovisual do projeto 'O Sertão Vai Virar Mar'. O projeto tem como objetivo divulgar o estado de Pernambuco, do sertão ao litoral, mostrando personagens, diversidade étnica, religiosa, cultural, socioambiental e de cidadania.

Com foco especial no curso das águas do Rio São Francisco, em um roteiro com mais de 10 mil km percorridos, a ação conta com estreita interação entre as diversas manifestações culturais do estado. A criadora e curadora do projeto, premiada fotógrafa Patrícia Patriota, realiza um sonho de infância; Pernambucana e sertaneja, mesmo tendo desbravado outros cantos do mundo, Patrícia sempre retorna à sua terra buscando proximidade com o que mais lhe toca o coração, sua história e raízes...

Centro de Cultura João Gilberto recebe exposição itinerante Navio Negreiro neste sábado (16)

Neste sábado, 16, às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto será aberta a exposição itinerante Navio Negreiro - Castro Alves e Hansen Bahia. O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretária de Cultura do Estado da Bahia (Secult BA), fará a abertura neste sábado. A exposição segue aberta para visitação até 02 de janeiro, das 09h às 21h. Ainda na programação da exposição, durante os dias 18 e 19, das 9h às 12h e das 14h às 17h, haverá a Oficina de Xilogravura com o artista plástico Zimaldo Baptista Melo. A inscrição pode ser feita no próprio local e é gratuita. ..

Juazeiro receberá a Exposição Itinerante Navio Negreiro – Hansen Bahia e Castro Alves

Depois de Alagoinhas receber a exposição itinerante Navio Negreiro, chegou a vez da população da cidade de Juazeiro conhecer as obras do artista Hansen Bahia, que foram inspiradas no poema O Navio Negreiro, de Castro Alves. A exposição ficará no Centro de Cultura João Gilberto, na rua José Petitinga s/n, de 16 de dezembro a 2 de janeiro de 2018. 

Através do Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon/Secult a exposição Itinerante irá visitar mais 10 cidades do interior. O diretor do CMB, Rafael Fontes, reforçou o trabalho do Hansen, "por que leva a gente a fazer uma reflexão sobre esse marco. A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão", reforçou...

Senar apresenta cursos gratuitos na 76ª Exposição de Animais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) apresenta os cursos gratuitos de Formação Profissional e Promoção Social, em estande institucional, na 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Recife.  Entre os dias 4 e 12 de novembro, estudantes, produtores e técnicos terão a oportunidade de conhecer o leque de capacitações para aperfeiçoamento e ingresso no setor agropecuário, um dos principais motores da economia brasileira.

Presidente do Sistema Faepe/Senar-PE, Pio Guerra, explica que, técnicos do Senar vão orientar os visitantes sobre os mais de mil cursos desenvolvidos, por ano, pela entidade nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, administração rural e artesanato, entre outros. "O Senar vai mostrar à sociedade as profissões e tendências do mercado agropecuário", afirmou o gestor...

Salvador recebe a exposição ‘Além do Velho Chico’, do fotógrafo Samuel Morais

Belas paisagens ribeirinhas captadas pela atenta sensibilidade do fotógrafo Samuel Morais como um apelo à salvação do rio São Francisco prometem fascinar os visitantes na exposição ‘Além do Velho Chico’, que teve início nesta segunda-feira (2) no Saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

Essa é a segunda exposição de Samuel Morais (45), que tem formação em Administração de Empresas, mas atua há 20 anos na área de comunicação e marketing. “Jualinense”, como ele autodenomina sua naturalidade, com raízes nas cidades de Juazeiro e Petrolina, o artista apresentou em sua primeira exposição o poder de recuperação da vida na caatinga, com suas variações visuais da estiagem ao verde, aliada a suas cores, demonstrando a grande resiliência presente no bioma.  ‘ResilienteCaantinga” foi realizada no Juá Garden Shopping, em Juazeiro, no ano passado e recebeu moção de aplausos das Assembleias Legislativas da Bahia e de Pernambuco (Alba e Alepe). ..

Salvador recebe a exposição ‘Além do Velho Chico’, do fotógrafo Samuel Morais

Belas paisagens ribeirinhas captadas pela atenta sensibilidade do fotógrafo Samuel Morais como um apelo à salvação do rio São Francisco prometem fascinar os visitantes na exposição ‘Além do Velho Chico’, que acontece em Salvador de 02 a 06 de outubro, no Saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia.

Essa é a segunda exposição de Samuel Morais (45), que tem formação em Administração de Empresas, mas atua há 20 anos na área de comunicação e marketing. “Jualinense”, como ele autodenomina sua naturalidade, com raízes nas cidades de Juazeiro e Petrolina, o artista apresentou em sua primeira exposição o poder de recuperação da vida na caatinga, com suas variações visuais da estiagem ao verde, aliada a suas cores, demonstrando a grande resiliência presente no bioma.  ‘Resiliente Caantinga” foi realizada no Juá Garden Shopping, em Juazeiro, no ano passado e recebeu moção de aplausos das Assembleias Legislativas da Bahia e de Pernambuco (Alba e Alepe). ..

Univasf mostra em exposição cotidiano dos garimpeiros de Sento-Sé

Uma exposição em cartaz no hall da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, reúne 30 fotografias e oito desenhos que mostram o cotidiano dos garimpeiros que atuam na Serra da Quixaba, localizada no município de Sento Sé, no Norte da Bahia.

As imagens são de autoria do estudante de artes visuais da Univasf, Jason Ribeiro. As peças foram produzidas em maio, durante dois dias, quando Jason acompanhou seu pai e os dois irmãos no garimpo recém-descoberto...

Prefeitura celebra aniversário com lançamento de livro e exposição no Museu Regional do São Francisco

Na noite desta quinta-feira, 13, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, apoiou o lançamento do livro Canções de Ninar Nego D'água, do artista Wellington Monteclaro, e a exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’, no Museu Regional do São Francisco. O evento entrou no calendário de comemorações dos 139 anos de Juazeiro e contou com a presença do prefeito Paulo Bomfim e secretários municipais, além de Dalva Lima, mãe de Wellington.

Dalva emocionou o público com suas palavras. "Quero agradecer a quem idealizou esse evento e a Luíz Hélio, que aceitou o desafio de publicar o livro. Agradeço ainda ao ex-prefeito Isaac por todo apoio que deu ao meu filho e a Paulo Bomfim por este reconhecimento. Esse livro é um hino de amor a Juazeiro. As qualidades de Wellington ficarão para sempre entre nós. Wellington vive!", disse emocionada a mãe do autor de Canções de Ninar Nego D'água...

139 anos de Juazeiro leva ao público concerto, exposição, festival de fanfarras e lançamento de livro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes tem programação cultural diversificada para homenagear os 139 anos da cidade. No dia 13 de julho, às 18h, no Museu Regional do São Francisco, acontece o lançamento do livro ‘Canção de Ninar Nego D’água’ e exposição ‘Juazeiro nos Caminhos da História’. Dia 14, às 20h, em frente ao Paço Municipal, haverá o concerto da Orquestra do Sertão e o Coro Vozes do Sertão; dia 15, após o hasteamento da bandeira no Paço Municipal, às 08h20, na Orla I, tem Festival de Fanfarras.

‘Canção de Ninar Nego D’Água’ é um livro de poemas e crônicas escrito pelo multiartista juazeirense Wellington Monteclaro, que era mais conhecido por seu talento incomum no teatro, na dança e nas artes plásticas. “Antes de transmutar-se para o plano de luz, Wellington manifestou o desejo de também tornar pública a sua literatura e me foi dada essa honrosa missão. Consegui apoio da editora CLAE e a Prefeitura entrou na parceria. Decidimos então fazer essa homenagem póstuma no aniversário da cidade que Wellington tanto amou”, explica Luiz Hélio, editor da obra do saudoso artista...

Vida ribeirinha é tema de exposição em São Paulo

A vida ribeirinha ganha novos registros através das lentes fotográficas do publicitário Jonas Santos, que imortalizou por meio do projeto "Memória Ribeirinha" as comunidades quilombolas e ribeirinhas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia. A exposição acontecerá no período de julho a setembro de 2017, no Sesc Ribeirão Preto - SP, e contará com fotografias, culinária e músicas características dessas comunidades.

O projeto nasceu da vivência do fotógrafo enquanto educador ambiental, que percebeu a real necessidade em manter registros dos costumes, cultura e do cotidiano desse povo, mantendo viva a sua história e a memória da construção social de diversas localidades. Os registros foram além de uma simples documentação histórica e irromperam também os panoramas da arte...

2 de Julho é tema de Exposição na Estação Pirajá do Metrô

Quem passou pela Estação Pirajá do Metrô nesta sexta-feira (30), teve a oportunidade de realizar uma viagem pela Independência da Bahia. Textos, fotos e postais do Acervo do Museu Tempostal contam os principais fatos que resultaram no momento histórico. As memórias do 2 de Julho são tema de uma exposição promovida pela Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceria com a CCR Metrô Bahia. 

“Esta ação vai proporcionar que as pessoas tenham mais conhecimento sobre a história dos baianos e dos brasileiros. Escolhemos para esta exposição destacar alguns fatos, como as heroínas, os lugares mais emblemáticos. Tudo isso vai ajudar a contar o que aconteceu. O baiano saber a história da Bahia pode trazer mudanças importantes para ele, do ponto de vista de identidade”, afirma a assessora técnica da Dimus, Fátima Soledade. 

Em cada peça um pouco da história. A exposição relembra heroínas como Maria Quitéria e Joana Angélica, a Praça da Aclamação de Cachoeira, o Panteão de Pirajá, além do tradicional cortejo, mostrado em fotos antigas e outras mais recentes. Próximo da data magna da Bahia, a curiosidade só aumenta e muita gente parou para conhecer um pouco mais. “Muita gente passa pelo metrô todos os dias. É capaz da maioria não conhecer a história do próprio estado. Gostei muito desta oportunidade de relembrar algumas coisas e aprender mais sobre esse momento histórico da Bahia”, afirma a comerciante Zenaide Nascimento. A mostra, denominada “Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia” fica em cartaz até o dia 9 de julho.  ..

Deputado Roberto Carlos garante empenho para a realização da Exposição Agropecuária e a pavimentação de ruas, em Senhor do Bonfim

O deputado Roberto Carlos (PDT), recebeu, nesta quinta-feira (07), o secretário de Agricultura, Fábio Cedraz, e o vereador Cleiton Vieira, do município de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, foram apresentadas as demandas relacionadas ao asfalto e a Exposição Agropecuária da cidade.

O parlamentar assegurou empenho nestas causas, bem como foi feito em todos os outros pleitos relacionados ao município. “Já estamos trabalhando juntos para levar mais asfalto e garantir uma exposição agropecuária de excelência para os bonfinenses”, reafirmou o compromisso, o deputado Roberto Carlos...

Cemafauna celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente com abertura de exposição

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inaugurará no próximo dia 05 de junho, às 14h no Museu de Fauna da Caatinga a exposição 'Meu Ambiente que você respeita' em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. São 50 desenhos de autoria de crianças de cinco escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o museu somente este ano. A mostra segue até o dia 23 de junho desse ano. Durante a vernissage haverá visita de turmas de algumas escolas que participaram dessas atividades no Museu, contando com a presença dos 'artistas mirins'.

Com o propósito de incentivar o sentimento de cuidado para a conservação da fauna e da flora, o Cemafauna, durante as visitas de diversas escolas, realizou atividades de educação ambiental envolvendo o que as crianças aprenderam e o olhar delas sobre os animais da caatinga. Como resultado disso, lindos desenhos estarão expostos para apreciação fazendo parte da mostra 'Meu ambiente que você respeita', valorizando a temática da natureza...

CAPS na Praça: Usuários do serviço realizam exposição de talentos no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quem passou pela Praça Barão do Rio Branco nesta quinta-feira (18), foi surpreendido por uma exposição de talentos realizada no local. A ação foi realizada pelos usuários dos três Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (AD), infantil (i) e II (que atende pessoas com transtornos mentais). Na ocasião, houve a apresentação de um coral, leitura de poesias, pintura em telas, exposição de arte em couro, entre outras atividades.

Tiago Gonçalves (12) é autista. Ele começou a fazer tratamento no CAPS i há três anos. Hoje, o rapaz cantou junto com o coral, emocionando muita gente, uma em especial: sua mãe. “Amei tudo, fico muito feliz por ver um evento que é deles. Eu nunca deixei que ele fosse excluído ou se excluísse, sempre fiz de tudo para trazê-lo para o meu mundo”, revela...

Cia Biruta abre mostra de aniversário com exposição

"Mitos, ritos e tipos no processo de criação de máscaras para 'A Hora da Estrela', de Clarice Lispector". Esse é o nome da exposição que abre oficialmente a "Mostra Biruta 9 anos", nesta segunda-feira (8/05), às 19h, no Hall de Entrada do SESC/Petrolina. Incluída na programação da mostra de aniversário promovida pela Cia Biruta de Teatro, a exposição é assinada pela atriz e co-fundadora do grupo teatral, Cristiane Crispim.

Em cartaz até o dia 18 de maio, a exposição reúne máscaras confeccionadas em papel machê, bonecos de madeira e fotografias a fim de mostrar o processo criativo da artista e as relações entre as linguagens do teatro, artes visuais e literatura, a partir do objeto máscara. "A história do teatro se confunde com a história da máscara, não à toa ela é o símbolo que representa essa arte. É um elemento que congrega tanto a ressignificação de mitos, como os aspectos paródicos e de carnavalização que estão na obra de Clarice Lispector", conta Cristiane Crispim sobre a concepção das obras...

Alunos da Apae visitam exposição no Espaço Cultura Codevasf

O Espaço Cultura Codevasf mostra, de 18 a 28 de abril, a exposição “As cores e a coragem de Gui”, do artista plástico Guilherme Feliciano, que nasceu com síndrome de Down. Essa é a primeira exposição individual dele, onde apresenta trabalhos em acrílico e óleo sobre tela e papel, mostrando paisagens e temas abstratos. Nessa quinta-feira (20) a exposição foi visitada por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF).

Segundo Graça Martins, mãe de Guilherme, as cores do trabalho do artista manifestam uma sensibilidade viva e intensa, sem preocupação com o modismo pictórico. “Suas obras revelam uma atemporalidade, que nos falam aos olhos e se complementam na mente e no coração, o que significa que o artista encara a arte com serenidade de quem sabe, por ter o privilégio de encontrar magia onde antes ninguém as tinha notado”, disse...

Câmara de Vereadores de Petrolina recebe a exposição "Infinito Particular"

Como parte da programação do mês de Conscientização do Autismo, a Associação dos Amigos dos Autistas do Vale do São Francisco (AAMAVASF), apresenta a exposição fotográfica "Infinito Particular, da fotógrafa Rosangela Sá. Cinco famílias e sete crianças foram escolhidas para participar da mostra fotográfica, sendo cinco autistas e duas neurotípicas (como são denominadas pessoas que não apresentam nenhum tipo de psicopatologia). Alice e Artur, que são gêmeos, Eydson, João Gabriel, Luiz Henrique, Sofia e Rafael, cujas idades variam entre dois e sete anos.

A exposição está no salão de eventos da Câmara de Vereadores de Petrolina até a quinta – feira, 20 de abril. Esta semana, o Autismo e as ações da AAMAVASF  entram em pauta na sessão ordinária da Casa Plínio Amorim, com o uso da tribuna livre, por Janile Carvalho, presidente da AAMAVASF...

ARTISTA REALIZA EXPOSIÇÃO NA UNEB EM SENHOR DO BONFIM

Mais de cinquenta quadros de paisagens urbanas e rurais serão apresentados na noite de terça-feira (28) de março pelo artista plástico e autor das pinturas, Day Bonfim, na UNEB Campus 7 Senhor do Bonfim-BA. Os quadros serão exibidos durante uma semana na Exposição Cores. As paisagens mostram cenas e cartões postais brasileiros.

Alguns dos temas do trabalho de Day Bonfim, mostram a Avenida Nove de Julho e Túnel Anhangabaú em São Paulo, Chorinho na Praça, Vendedor Ambulante na Praia, Cataratas de Iguaçu em Foz do Iguaçu e Estação Ferroviária de Senhor do Bonfim.  Outras paisagens brasileiras serão apresentadas na exposição...