Vida ribeirinha é tema de exposição em São Paulo

A vida ribeirinha ganha novos registros através das lentes fotográficas do publicitário Jonas Santos, que imortalizou por meio do projeto "Memória Ribeirinha" as comunidades quilombolas e ribeirinhas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia. A exposição acontecerá no período de julho a setembro de 2017, no Sesc Ribeirão Preto - SP, e contará com fotografias, culinária e músicas características dessas comunidades.

O projeto nasceu da vivência do fotógrafo enquanto educador ambiental, que percebeu a real necessidade em manter registros dos costumes, cultura e do cotidiano desse povo, mantendo viva a sua história e a memória da construção social de diversas localidades. Os registros foram além de uma simples documentação histórica e irromperam também os panoramas da arte.

"Estar no meio dessa gente, desse povo batalhador, nos faz valorizar ainda mais a nossa história. Tenho muito orgulho em dizer que minhas raízes são ribeirinhas, são nordestinas, e mais orgulho ainda de poder, humildemente, contribuir para que mais pessoas conheçam a magia desses lugares. Vai muito além do olhar fotográfico, é principalmente a história do povo em si.", afirma com emoção o fotógrafo, que hoje reside em Petrolina, no interior de Pernambuco.

O Projeto

O projeto Memória Ribeirinha conta, além da exposição fotográfica aberta ao público nos meses de julho a setembro, com um bate-papo com Jonas Santos na noite do dia 11/07, uma roda de conversas com o trio pé-de-serra Forró Chamego do Nordeste na noite do dia 12/07, e também um bate-papo com o pescador pernambucano Carlos Henrique (Carlinhos), acompanhado da degustação de doces caseiros dos paraibanos Aline Muniz e Álbano Córlet, na noite do dia 13/07. A programação completa pode ser conferida aqui no site do SESC Ribeirão Preto.

Ascom