Foram encontrados 1643 registros para a palavra: vale

Associação dos portadores de fibromialgia, fadiga e dor crônica do Vale do São francisco será lançada na quinta-feira (19)

A Fundação da Associação dos Portadores de Fibromialgia e Fadiga Dor Crônica do Vale do São Francisco será lançado na proxima quinta-feira (19). O evento vai ocorrer às 19hs na Câmara Municipal de Petrolina. ..

Movimento popular faz campanha Pelo Fim da Queima de Cana pela Agrovale. Empresa emite nota de esclarecimento

O movimento popular “Pelo Fim da Queima de Cana pela Agrovale”, criado em 2017, após sucessivas reclamações de moradores de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, incomodados pela fumaça e fuligem que se espalham pelas duas cidades, continua realizando ações com o objetivo de chamar atenção das autoridades competentes, órgãos ambientais e Ministério Público, afim de que os mesmos adotem providências em relação ao problema.

Na manhã da quinta-feira (12), o grupo, que é formado por representações e entidades da sociedade civil organizada e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Juazeiro, lançou uma campanha para que a população da região grave vídeos mostrando as consequências da queima da cana em suas residências e também nos espaços públicos...

Sessão itinerante da ALBA reúne produtores agrícolas do Vale do São Francisco

Foi realizada nesta quinta-feira (12), no auditório do Juá Garden Shopping em Juazeiro, sessão itinerante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), parte integrante da 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri).

A proposta que foi apresentada pelo presidente do colegiado Eduardo Salles e pelo deputado Zó com participação do deputado Roberto Carlos, do presidente do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf), do prefeito de Canudos Geo Rabelo, representantes do poder público municipal, instituições, vereadores, representantes institucionais e produtores da região...

Após ação da prefeitura, Compesa retira cobrança indevida de taxa de esgotos no Vale Dourado

Depois de 4 anos de pagamentos indevidos, os moradores do Vale Dourado, em Petrolina, finalmente tiveram seus direitos restabelecidos ficando isentos das taxas de esgotos cobradas pela Compesa. O fim da cobrança abusiva ocorreu depois que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup) identificou as irregularidades na comunidade. 

De acordo com o diretor-presidente da Armup, Rubem Franca, os moradores estavam pagando as taxas apesar dos dejetos serem lançados no Riacho das Porteiras, sem qualquer tipo de tratamento. ..

Empresa do Vale do São Francisco investe R$ 30 milhões em nova fábrica

Com um investimento de R$ 30 milhões, o Grupo Icofort Agroindustrial inaugura, oficialmente, no dia 13 de julho, em sua sede, na cidade de Juazeiro/BA, a mais moderna planta industrial de processamento de óleos vegetais e produção de margarina e gordura vegetal da região Nordeste. A indústria é a primeira projetada para produção de alimentos livre de gordura hidrogenada. 

O novo parque industrial, localizado no Vale do São Francisco, já entrou em operação e se soma a outras duas unidades, de Juazeiro e Luís Eduardo Magalhães, ambas na Bahia. Juntas, possuem 282,5 mil m² de área. Líder no Nordeste no processamento de caroço de algodão (transformando em óleos, línter, torta e farelo animal), a empresa passa a gerar 500 empregos diretos e 1.200 indiretos. A ampliação do seu parque fabril dá fôlego ao projeto de expansão da participação no mercado food service brasileiro com seus óleos especiais, margarinas livres de gordura hidrogenada e gorduras vegetais. ..

Viveiro da Agrovale doa mudas da Caatinga para municípios da Bahia e Pernambuco

Os municípios de Casa Nova e Campo Formoso, no norte da Bahia, receberam essa semana as primeiras doações de mudas nativas da Caatinga produzidas pelo Viveiro da Agrovale depois de uma reforma e ampliação. As 500 mudas de espécies a exemplo de caraibeiras, aroeiras, paineiras, ipê roxo e jatobás, foram doadas à empresa Polimix Concreto e à rádio Nuporanga, sendo destinadas à recuperação de áreas degradadas, repovoamento e reflorestamento com o objetivo maior de preservação da Caatinga (bioma exclusivamente brasileiro). 

De acordo com o diretor da rádio Nuporanga, Zito Veras, esta é a quinta vez que ele recorre ao Viveiro da Agrovale com objetivo de levar para Campo Formoso "um pouco mais de verde e ar puro para os espaços socioambientais", destacou. Com uma programação de agendamento entre os horários de 7h às 10h, através do telefone: (74) 3612-2900 (Ramal: 355) o viveiro vai receber nesta quinta-feira (5) a visita da prefeitura do município pernambucano de Orocó, que será contemplado com mais 500 mudas de porte pequeno ao médio. Até o próximo dia 20, serão entregues mais de 6 mil mudas para os municípios de Jacobina, Juazeiro e Miguel Calmon, na Bahia e Belém do São Francisco e Petrolina, em Pernambuco...

Produtores do Vale do São Francisco aprendem a alinhar fruticultura e sustentabilidade

O Vale do São Francisco já se destaca no cenário nacional como maior produtor de frutas irrigadas, principalmente de manga e uva. E para desenvolver ainda mais a atividade no Norte da Bahia, uma parceria entre o Sebrae e a empresa global de alimentos e bebidas PepsiCo criou o Programa de Agricultura e Integração Sustentáveis, que faz parte do Projeto Crescer no Campo Fruticultura.

O objetivo é identificar fragilidades das unidades produtivas, mostrar aspectos que precisam ser melhorados dentro da propriedade, melhorar a gestão dos negócios e controle de qualidade, além de levar tecnologias de cultivo e ações de sustentabilidade, nesse primeiro momento, para 30 produtores rurais de coco de Juazeiro, Casa Nova, Rodelas e de outras cidades baianas no período de dois anos...

Carta de gratidão ao Povo de Juazeiro e todo o vale do São Francisco

A família do Sargento Givaldo Araújo, carinhosamente conhecido como Sargento Cuncun, vem por meio desta agradecer à população de Juazeiro pela enorme, sensível e sincera demonstração de apreço e solidariedade à Família deste grande servidor do povo desta cidade.

Nós ficamos profundamente sensibilizados com a presença, ao longo do velório, de mais de mil pessoas, que ali compareceram para expressar gratidão por sua existência, indignação pelo ato covarde que lhe ceifou a vida e apoio aos familiares...

Agrovale vai doar 80 mil toneladas de palhada para pequenos produtores rurais de Juazeiro até 2020

Começa no início da próxima semana, a doação das primeiras mil toneladas de palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar) de um total de 80 mil toneladas que a Agrovale vai doar aos pequenos produtores rurais de Juazeiro até dezembro de 2020.A ação, fruto de uma parceria ambiental celebrada na manhã desta quarta-feira (4), entre a empresa e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano da prefeitura de Juazeiro, além de beneficiar os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos do município vai promover uma adequada destinação para os resíduos da produção.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza, o termo de compromisso chega em um momento bastante oportuno para a cadeia produtiva da zona rural, principalmente em função do período de estiagem. "A partir da semana que vem estaremos convocando os pequenos produtores já cadastrados e as associações da categoria para organizarmos a ordem da entrega das doações. Iremos providenciar os veículos para as coletas na empresa", adiantou o secretário dizendo que aqueles produtores ainda não cadastrados podem se inscrever para receber o benefício na sede da secretaria...

Grupo de pesquisa da Univasf participa de pesquisa internacional para melhorar a sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco

O grupo de pesquisa Ecologia, Conservação e Manejo da Entomofauna do Semiárido Nordestino (Ecoments), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participa de um consórcio internacional de pesquisadores para melhorar a sustentabilidade da produção intensiva de frutas no Brasil. O projeto é intitulado “Sustainable Fruit farming in the Caatinga: managing ecosystem service trade-offs as agriculture intensifies” (Sufica) e entrou em vigência em maio de 2018 e vai até março de 2021.

O objetivo do projeto é aumentar a competitividade e a sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco. Para isso, serão feitas pesquisas de ponta sobre serviços ecossistêmicos agrícolas e biodiversidade. As inovações testadas no projeto serão desenvolvidas em fazendas de fruticultura intensiva da região e pretendem envolver toda a cadeia produtiva, desde agricultores, empresas internacionais de fornecimento de frutas até um supermercado no Reino Unido...

Torcida brasileira no Vale já se prepara para as emoções de sexta

O clima de otimismo voltou a tomar conta do torcedor brasileiro e em Juazeiro não foi diferente no último jogo, contra o México, pelas oitavas de final. Grupos de amigos e familiares se reuniram para assistir e comemorar a vitória do Brasil por 2 x 0 contra o México.

A partida de sexta-feira, contra a Bélgica, deve voltar a mobilizar emoções em cada recanto do Vale do São Francisco, cada um ao seu modo, independentemente da idade ou posição política, reverenciando a pátria de todos...

Cavalera lança camisa Bozonaro e partidários do político se sentem feitos de palhaços

Conhecida no segmento da moda, a Cavalera foi criada em 1995 por Alberto Hiar, ex-deputado estadual pelo PSDB conhecido como Turco Loco, e Igor Cavalera, ex-baterista da banda de metal Sepultura. Concebida por um político e um músico, que deixam claros seus pontos de vista nos palcos e nos palanques, a marca se notabilizou pelo seu discurso irônico acerca da sociedade.

Famosa também por mesclar temas reais com referências da cultura pop, a companhia manteve seu posicionamento de décadas e lançou uma camiseta em que apresenta o presidenciável Jair Bolsonaro caracterizado de palhaço. Para referenciar o político ao ícone Bozo da TV, a empresa fez um trocadilho e chamou o modelo de “BOZONARO”...

Governo do Estado entrega Policlínica Regional em Valença

A oitava Policlínica Regional do Governo do Estado foi inaugurada nesta sexta-feira (29), em Valença, no Baixo Sul baiano. A unidade deve atender mais de 340 mil habitantes, de Valença e mais 12 municípios da região. Para a locomoção dos pacientes, estarão à disposição micro-ônibus, com ar-condicionado e Wi-Fi. Os exames serão marcados pelos postos de saúde, respaldados por cada secretaria municipal das cidades integrantes. Os pacientes serão encaminhados à policlínica regional com dia e horário previamente definidos.

Após visita guiada pela nova unidade, acompanhado de autoridades e imprensa, o governador Rui Costa falou sobre o investimento de R$ 22,6 milhões, utilizado na construção da policlínica e na implantação de aparelhos e equipamentos. "O Governo do Estado está investindo na atenção básica e no funcionamento dessas policlínicas, por acreditar que a melhor política pública de saúde é a prevenção. O objetivo é facilitar o processo e o acesso ao diagnóstico", explicou o governador...

Vendedores ficam obrigados a identificar CPF e CNPJ na nota eletrônica, Medida vale a partir de 1º de julho

A partir de 1º de julho todos os contribuintes que estiverem emitindo a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em suas operações de venda estarão obrigados a informar à Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), mediante destaque na própria NFC-e,  o CPF ou CNPJ do comprador. A medida se aplica nas situações de entrega da mercadoria em domicílio (com respectivos dados do endereço) e nas operações cujo valor  seja igual ou superior a R$ 1.000,00.

Quando o preço do produto for inferior a este valor, mas haja solicitação da inclusão do CPF ou CNPJ na nota por parte do consumidor, o vendedor também devera informar ao Fisco. A determinação consta no Decreto Nº 46.087/2018...

Oitava Policlínica Regional será inaugurada em Valença nesta sexta (dia 29)

Concebida para atender a 13 municípios da Baixo Sul, a Policlínica Regional em Valença será inaugurada nesta sexta-feira, pela manhã, com a presença do governador Rui Costa. As policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, formados pelo governo estadual para levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior. A unidade instalada em Valença é resultado de um investimento de R$ 22,6 milhões e vai atender mais de 340 mil pessoas. 

Até o momento, já estão em funcionamento sete policlínicas regionais instaladas em Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus. Outras oito policlínicas já tiveram suas obras civis autorizadas (Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Vitória da Conquista, Simões Filho e Paulo Afonso). A nova unidade implantada em Valença vai atender os seguintes municípios consorciados: Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itaparica, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães...

Quando um vale mais do que seis, pergunta ao Tite e mais em nossa coluna sobre a Copa

Foto: FIFA

Um vale mais que seis..

Alunos do Instituto Federal do Maranhão visitam Feira de Orgânicos do Vale em Juazeiro

Cerca de 40 alunos do Instituto Federal do Maranhão – Campus Zé Doca, visitaram nesta quinta-feira (21) em Juazeiro, a Feira de Orgânicos do Vale, que acontece semanalmente na Orla II do município. Recepcionados pela engenheira agrônoma da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Cristiane Lima da Silva, os alunos conheceram o processo que envolve o setor de orgânicos, que engloba desde a plantação dos cultivares até a comercialização dos produtos.

De acordo com Cristiane, a feira de orgânicos tem oportunizado à população, produtos saudáveis a preço acessível e uma melhor qualidade de vida. “O objetivo do projeto é oportunizar aos produtores orgânicos da região, um local especifico para comercializar seus produtos periodicamente, assim como estimular outros agricultores a praticarem a agricultura orgânica. É um prazer receber os estudantes do instituto hoje aqui e poder compartilhar com eles o sucesso do projeto”, frisou a agrônoma...

Marcelino Galo condena ameaça de extinção do IFBA em Valença

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) criticou a ameaça de extinção, pelo governo Michel Temer (MDB), do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Valença, no Baixo Sul do Estado. O parlamentar disse que a comunidade acadêmica está assustada com a notícia de uma reunião, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em que o encerramento das atividades da unidade responsável por formar 708 estudantes de municípios da região, como Vera Cruz, Itaparica, Nazaré, Ituberá, Taperoá, Nilo Peçanha, Igrapiúna, Cairu, Camamu, estaria selado.

"Não duvidamos de nada vindo desse governo usurpador de direitos e de sonhos do povo brasileiro. É importante que a população do Baixo Sul esteja mobilizada em apoio aos professores, técnicos e estudantes do IFBA, visto que esta instituição é fundamental para a formação dos filhos da classe trabalhadora e também para fortalecer o desenvolvimento regional", enfatizou Galo, ao lembrar que uma reunião de urgência está prevista para acontecer no campus nesta segunda-feira (18), às 10h30, para tratar do assunto...

Valexport apresenta demandas aos pré-candidatos Armando Monteiro e Mendonça Filho

Quebra de barreiras tarifárias, manutenção de incentivos fiscais, entre eles o ICMS e a criação de um programa permanente de combate às moscas-das-frutas. Estas foram as principais demandas apresentadas pelos produtores e exportadores de frutas do Vale do São Francisco aos pré-candidatos a governador de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) e a senador Mendonça Filho (DEM).

Durante a reunião, que movimentou a sede da Valexport - Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco, na quinta-feira (14), o diretor da entidade, Caio Coelho, começou os trabalhos lembrando a importância do setor para a geração de empregos e renda...

HU-Univasf realiza cirurgia inédita no Vale do São Francisco

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem ao longo dos últimos anos se estruturando para potencializar seu atendimento de alta e média complexidade, já que a unidade é a única a oferecer estes perfis de atendimento à população do Vale do São Francisco.

No último mês de maio, o hospital realizou uma Paratireiodectomia Total, com reimplante das paratireoides, procedimento até então nunca realizado na região por uma unidade do Sistema Único de Saúde-SUS. A cirurgia é indicada para pessoas com hiperparatireoidismo secundário, condição em que há excesso do paratormônio (PTH), hormônio produzido pelas paratireoides responsável pelo equilíbrio do cálcio no sangue. Os pacientes com este distúrbio sofrem principalmente com perda óssea, já que a superprodução de PTH faz com que uma quantidade maior de cálcio seja retirada dos ossos...