Começa no início da próxima semana, a doação das primeiras mil toneladas de palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar) de um total de 80 mil toneladas que a Agrovale vai doar aos pequenos produtores rurais de Juazeiro até dezembro de 2020.A ação, fruto de uma parceria ambiental celebrada na manhã desta quarta-feira (4), entre a empresa e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano da prefeitura de Juazeiro, além de beneficiar os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos do município vai promover uma adequada destinação para os resíduos da produção.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza, o termo de compromisso chega em um momento bastante oportuno para a cadeia produtiva da zona rural, principalmente em função do período de estiagem. "A partir da semana que vem estaremos convocando os pequenos produtores já cadastrados e as associações da categoria para organizarmos a ordem da entrega das doações. Iremos providenciar os veículos para as coletas na empresa", adiantou o secretário dizendo que aqueles produtores ainda não cadastrados podem se inscrever para receber o benefício na sede da secretaria.
De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, a parceria faz parte do projeto de responsabilidade social e ambiental da empresa. "Fizemos um investimento extra de R$ 1,5 milhão para aquisição de maquinário, mão de obra e estrutura necessária visando a concretização desta iniciativa de reduzir a queima da palha da cana. Com a doação do suporte alimentar estaremos contribuindo para o fomento da cadeia produtiva dos pequenos pecuaristas e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental".
Os elevados índices produtivos e os altos teores de carboidratos fazem da cana-de-açúcar uma excelente fonte de alimento forrageiro. A palhada, como volumoso suplementar, é uma alternativa ecológica e barata com grandes resultados.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.