Foram encontrados 1140 registros para a palavra: PESQUISA

60% dos motoristas abririam mão do automóvel se houvesse transporte público de qualidade, aponta pesquisa

O Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e a Confederação Nacional de Dirigentes fez uma pesquisa inédita sobre os hábitos e percepções da mobilidade urbana no dia a dia dos brasileiros. De acordo com o levantamento, caso houvesse uma boa alternativa de transporte coletivo, seis em cada dez motoristas deixariam de usar os veículos particulares para trajetos diários. Ou seja, 60% dos 1.500 consumidores entrevistados, de todas as capitais, mudariam a opção de transporte caso tivessem opções melhores. Quem dá mais detalhes é economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

“Este dado mostra, claramente, que o fato de a gente ter uma mobilidade urbana ainda insuficiente, faz com que mais e mais pessoas usem o carro. E se tivesse uma alternativa de qualidade boa, eles deixariam de usar. E aí a gente tem vários impactos. O trânsito, principalmente. Por conta desta preferência a gente tem um trânsito muito grande. Na nossa estimativa, o brasileiro passa, em média, um mês e sete dias no trânsito ao longo do ano.”..

PT encomenda pesquisas para 'decifrar' eleitor de Bolsonaro

Consolidado nas mais recentes pesquisas como o principal concorrente ao ex-presidente Lula na corrida eleitoral, o deputado Jair Bolsonaro é alvo de uma série de pesquisas encomendadas pelo PT, que quer entender e "decifrar" os eleitores do presidenciável.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os estudos apontaram presença mais aguda de apoiadores do parlamentar no Rio de Janeiro e em estados fortes no agronegócio. Também revelaram eleitores engajados e dispostos a investir dinheiro do próprio bolso em ações que impulsionem a capilaridade do deputado, atualmente forte em setores ligados à segurança pública...

Natal: 11% dos pais que pretendem presentear irão atrasar contas para atender aos desejos dos filhos, mostra pesquisa do SPC Brasil

Para satisfazer a vontade dos filhos no Natal, com a compra de brinquedos e presentes, alguns pais acabam tomando atitudes extremas. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL): a grande maioria dos pais não pretende deixar de pagar contas para atender a vontade dos filhos (82%), mas expressivos 11% admitem que irão atrasar alguma conta para presenteá-los. A fatura do cartão de crédito (7%), os impostos de início de ano (3%) e as contas básicas de água e luz (2%) serão as mais atrasadas com essa finalidade.

O levantamento revela que 70% dos que pretendem presentear no Natal possuem filhos e, em 49% dos casos, os presentes dados a eles serão escolhidos apenas pelos pais, em 44% serão escolhidos conjuntamente com os filhos e 6% somente pelos filhos.



De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, muitos pais e mães acabam se complicando financeiramente porque não querem que o filho passe por frustrações, mas isto é normal e até desejável: "É fundamental que eles deem presentes que estejam de acordo com as posses da família e com sua realidade financeira. Do contrário, estarão transmitindo a mensagem de que é normal comprometer o orçamento da casa e deixar de honrar compromissos assumidos para satisfazer seus impulsos de consumo; um exemplo nada saudável para o futuro".   

Para minimizar a frustração das crianças, o educador recomenda que os filhos façam uma lista de presentes com opções variadas de preços, tamanhos e marcas, dando ao pai ou a mãe a liberdade de escolher uma das opções sugeridas.
 

Metodologia

As entrevistas se dividiram em duas partes. Inicialmente ouviu-se 1.632 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de no máximo 2,4 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A uma margem de confiança de 95%. 

Baixe a íntegra da pesquisa em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..

Univasf fará grupo de pesquisa para investigar lesões em idosos

Homens e mulheres com 60 anos ou mais podem se inscrever em um projeto que oferecerá aulas gratuitas de musculação para idosos, em Petrolina. A iniciativa é do colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

As inscrições podem ser feitas, presencialmente, no colegiado, das 09h às 11h30, até o dia 20 de dezembro. Os voluntários passarão por uma breve avaliação física, funcional e cognitiva. Os participantes precisam estar sedentários há, pelo menos, seis meses, e não devem ter diabetes ou problemas cardíacos ou neurológicos. Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas, sendo 40 para o primeiro semestre de 2018 e as outras 40 para o segundo semestre...

Pesquisa inédita mostra violência contra as mulheres no Nordeste

Será lançada hoje (23), às 14h, na Casa da ONU, em Brasília a pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher). O trabalho inédito faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O estudo mostra a realidade de 10 mil mulheres, entre 15 e 50 anos, moradoras das capitais nordestinas (Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Teresina)...

Pesquisadores estudam leite que não causa alergia

Não é mais novidade para ninguém que a pesquisa é de suma importância para o agronegócio brasileiro. Auxiliando sempre para que o produtor tenha mais lucros, menos trabalho e consiga atingir seus objetivos, a pesquisa tem permitido, ao longo dos anos, que o Brasil ganhasse o lugar de destaque que hoje ocupa no cenário mundial. E uma pesquisa pioneira, desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, SP, descobriu uma forma de produzir um tipo de leite que não causa alergia pela proteína presente na bebida. Os estudiosos do Centro observaram a composição genética do gado e realizaram o cruzamento apenas entre os rebanhos que apresentaram a proteína beta-caseína A2 no organismo que, segundo o estudo, são mais saudáveis para o consumo humano.

Os estudos tiveram início em 2012, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), mais especificadamente na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, do campus de Jaboticabal, como um projeto de extensão universitária. “No entanto, essa pesquisa foi inspirada em estudos prévios realizados na Austrália e Nova Zelândia, sobre o perfil das beta-caseína no leite bovino, que datam de cerca de dez anos atrás”, informa o professor do Departamento de Melhoramento Genético Animal da Unesp Jaboticabal, Humberto Tonhati. Ele explica que nestes países já existe até mesmo a comercialização de leite e derivados constituídos exclusivamente pela variante A2 da beta-caseína, que é considerado uma forma mais saudável para o consumo humano...

Na Bahia falta trabalho adequado para 30,8% das pessoas, diz IBGE

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, fechando em 23,9% do mercado de trabalho – crescimento de apenas 0,1 ponto percentual frente aos 29,8% relativos ao segundo trimestre. Os números, no entanto, significam que ainda representa 26,8 milhões de pessoas sem trabalho adequado no país.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)...

Pesquisa aponta Vereador Gleidson Medrado como o mais atuante de Juazeiro

O Instituto Tiradentes, entidade criada em 2003 em Minas Gerais com o objetivo de capacitar vereadores em todo o Brasil, realiza uma já tradicional pesquisa nas maiores cidades do País, acaba de divulgar uma realizada em Juazeiro, Bahia, que afere a atuação dos vereadores neste primeiro ano de mandato.   

Realizada desde o ano de sua fundação, a pesquisa é feita por telefone e tem sua lisura garantida pelos métodos utilizados e reconhecidos pelo IBGE. Em Juazeiro foram sorteados 1.550 telefones, na sede e nos distritos e o nome de Gleidson Medrado foi lembrado como o mais atuante por 444 pessoas entre os 21 vereadores eleitos...

Pesquisa identifica veneno em 60% dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros

Uma análise de 12 alimentos comuns nas dietas dos brasileiros revelou resíduos de pesticidas em 60% das amostras e vestígios do uso ilegal de agrotóxicos em mais de um terço do material. A lista de itens contaminados inclui arroz, feijão, banana, mamão, laranja, tomate, café e pimentão. O estudo foi uma iniciativa do Greenpeace. A organização adquiriu 113 quilos de 12 variedades de alimentos, entre os dias 11 e 13 de setembro, em centrais de abastecimento de São Paulo e de Brasília. As amostras obtidas foram analisadas pelo Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LRP) do Instituto Biológico de São Paulo, ligado ao governo do estado.

Os 113 quilos de alimentos foram divididos em 50 amostras, das quais 30 continham resíduos de agrotóxicos. Desse total, 18 apresentavam algum tipo de irregularidade, como a presença de agrotóxicos proibidos no Brasil, que não são permitidos para determinadas culturas, ou em concentrações superiores à máxima estipulada pela legislação. No total, 13 amostras apresentavam agrotóxicos proibidos para aquela cultura específica. Três amostras continham agrotóxicos permitidos, mas em nível superior ao máximo permitido...

Brasileiro tem pouco conhecimento sobre câncer, diz pesquisa

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) divulgou recentemente o Panorama sobre grau de informação, hábitos e atitudes do brasileiro em relação ao câncer e mostrou que a população do país tem conhecimentos falhos sobre a doença. A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas em todos os estados da federação. Apenas quatro em cada dez afirmaram ter conhecimento mediano sobre a doença, enquanto 26% entender profundamente do assunto.

O levantamento apurou que 73% não confiam na atuação do governo nos serviços de saúde. Quando questionados, 94% dos participantes já ouviram falar do câncer de mama, 90% dos de próstata e pulmão, 89% do de pele, 87% da leucemia e 86% do câncer de colo do útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os exemplos citados acima são os que mais atingem a população...

Pesquisa revela aumento número de mortes registradas no Brasil nas últimas décadas

O número de mortes registradas no Brasil entre 2006 e 2016 aumentou em 24,7%. Em 2006, foram contabilizadas 1.019.393 mortes e, no ano passado, 1.270.898. Houve redução expressiva da mortalidade até os 14 anos e aumento nas idades mais avançadas, em especial acima dos 50 anos, reflexo do envelhecimento populacional. Os dados constam da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada dia (14).

Em 1976, os óbitos de menores de 1 ano e de menores de 5 anos representavam 27,8% e 34,7% do total, respectivamente. Após 40 anos, os avanços nas condições de saneamento básico, na distribuição de medicamentos e no aperfeiçoamento de vacinas e de outros meios de medicina preventiva permitiram que os óbitos dos menores de 1 ano ficassem em 2,4% e o de menores de 5 anos, em 2,9%...

Pesquisa diz que Nordeste é o segundo colocado em número de consumidores com contas em atraso

O volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores apresentou um leve aumento no último mês de outubro, após sete quedas consecutivas. Segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) houve um aumento de 0,20% na quantidade de inadimplentes na comparação entre outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado.

"A estimativa tem se mantido estável desde o início de 2016. Por um lado, as dificuldades do cenário recessivo fazem crescer o número de devedores, e por outro a maior restrição do crédito e queda na propensão do consumo age na direção contrária, limitando a tomada de crédito e o crescimento da inadimplência", explica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro...

Pesquisador da Embrapa representa o Brasil no Banco de Sementes de Svalbard, Noruega

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arthur Mariante (FOTO) representa o Brasil no Painel Consultivo Internacional que vai supervisionar a gestão do do Banco Global de Sementes de Svalbard, situado na cidade de Longyearbyen, Noruega. Ele e pesquisadores de outros cinco países – Noruega, Itália, Marrocos, Filipinas e Bósnia e Herzegovina – se reunirão em fevereiro de 2018 na Noruega para comemorar o aniversário de 10 anos do Banco.

Mariante foi escolhido por sua experiência como presidente do Comitê Gestor do Portfólio de Recursos Genéticos para Alimentação, Agricultura e Bioindústria da Embrapa (Regen), que reúne ações de pesquisa em todas as regiões brasileiras voltadas à manutenção, enriquecimento e caracterização dos núcleos de conservação animal, coleções biológicas de microrganismos e bancos vegetais...

X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf vai até a próxima segunda-feira (13)

Com o objetivo de apresentar e discutir a produção científica na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será promovida a X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex). O evento acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Campus Juazeiro (BA) da Univasf. Estudantes de graduação e pós-graduação e servidores da Univasf podem se inscrever gratuitamente, através de formulário online. Os discentes também têm até a próxima segunda-feira (13) para submeter resumos de trabalhos para a Scientex.

Os trabalhos serão apresentados na modalidade oral ou em pôster. Podem ser enviados resumos para a XII Jornada de Iniciação Científica (JIC), a VI Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT), a XII Mostra de Extensão, a X Mostra de Monitoria e Tutoria, a VI Mostra de Iniciação à Docência (PIBID), a VI Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET) e a VI Mostra de Pós-Graduação, eventos paralelos que compõem esta edição da Scientex...

CNT: estrada entre Tocantins e Bahia é a pior do Brasil

O trecho das estradas entre Natividade (TO) e Barreiras, no oeste da Bahia, foi classificado pela 21ª Pesquisa de rodovias da Confederação Nacional do Transportes (CNT) como o pior de todo País. O traçado engloba a BA-460, a BR-242, a TO-040 e a TO-280. No ranking da CNT, o trecho ficou na 109ª posição, a pior do levantamento.

O levantamento da CNT aponta que, em 2016, ocorreram 96.362 mil acidentes nas estradas policiadas do País, com 6.398 óbitos. Apesar de as condições gerais das estradas terem piorado, o volume foi inferior ao de 2015, quando ocorreram 121 mil acidentes, com 6.837 mortos...

Ciro Gomes chama juíza de “fascista” por proibir show de Caetano e diz que pesquisa é para fazer fofoca

Pré-candidato à Presidência da República, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) não fugiu ao figurino de personalidade polêmica ao falar, na noite desta terça-feira, 31, a estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ciro chamou de “juíza facista e arbitrária”, a magistrada que proibiu o show que Caetano Veloso faria, na segunda-feira, para moradores da ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) em São Bernardo do Campo, na Grande São Paúlo.

A fala do pedetista foi feito na abertura da palestra e respondida com aplausos pelo auditório lotado. “É para você Caetano que dedico a minha militância”, afirmou o ex-ministro. A razão alegada pela juíza Ida Ines Del Cid para impedir a apresentação do cantor baiano é que o local não tinha estrutura para receber o show...

Violência: Fórum assume que fonte de pesquisa não apresenta dados confiáveis

Em resposta à manifestação da SSP-BA em relação à metodologia utilizada na coleta de informações entre os estados, FBSP afirma que sistema hoje não apresenta dados confiáveis.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia não participou do preenchimento do questionário enviado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para alimentação do 11º Anuário de de Segurança Pública. A Bahia optou por não colaborar com a pesquisa, após receber documento do próprio Fórum, informando que "o Ministério da Justiça [...] não logrou êxito em coordenar esforços metodológicos de classificação de ocorrências e o referido sistema hoje não apresenta dados confiáveis [...]", conforme documento anexado (itens 6, 8, 11 e 12).

A SSP entende que é impossível, no Brasil, estabelecer rankings entre os estados se cada localidade adota uma metodologia diferente na contagem dos crimes. O próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo Anuário, reconhece o problema e ressalta que não é indicado a classificação das federações...

Lula e Bolsonaro lideram pesquisa Ibope para presidente

A primeira pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de votos para presidente da República em 2018 revelam que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno. Como divulgado pelo jornalista Lauro Jardim no "O Globo", em qualquer cenário, o petista tem no 35% das intenções de voto e no máximo de 36%. Já Bolsonaro tem 15% quando enfrenta Lula e 18% se enfrentar o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Nos cenários com Lula, a ex-ministra e líder da Rede Marina Silva é a terceira colocada, com 8% a 11% das intenções de voto. Se Lula não concorrer às eleições, Marina empatada com Bolsonaro na liderança. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo João Doria têm índices entre os 5% e 7%. Ciro sobe até os 11% quando Lula é substituído por Haddad (que tem a preferência de 2%)...

Pesquisa econômica da Facape e Univasf gera boletim que pode auxiliar MPEs locais

Empreendedores e empresários precisam estar atentos aos altos e baixos do mercado para saber quando, como e onde investir. Pensando nesse público, o Núcleo de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos do Semiárido (Nupes) surgiu com a expectativa de construir um banco de dados para auxiliar empreendedores públicos e privados do cenário local. O grupo de pesquisa é certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é formado por acadêmicos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).
 
A partir de um levantamento de dados por questionários estruturados, a pesquisa é feita para avaliar a confiança dos empresários e expectativa do consumidor na economia do país, do Estado de Pernambuco e do município de Petrolina, gerando dois índices: de confiança dos empresários (ICE) e de expectativa do consumidor (IEC). A cada três meses, o boletim econômico de Petrolina é gerado com a evolução do ICE e do IEC e o resultado do estudo é divulgado pela Facape. 
 
A pesquisa estuda os fatores que influenciam o desenvolvimento socioeconômico do semiárido nordestino, o grau de confiança dos agentes econômicos e suas expectativas. Essa avaliação tem a finalidade de capturar os sentimentos dos consumidores e dos empresários em relação à economia, a partir de suas opiniões, sendo frequentemente utilizado para antecipar as tendências de gastos e de consumos das famílias. A pesquisa utiliza como metodologia de referência a mesma desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
          


 ..

Pesquisa revela que 67% das rodovias federais estão em bom estado de conservação

Após rodar por mais de 52 mil quilômetros de estradas pavimentadas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu que 67,5% das rodovias federais brasileiras estão em bom estado de conservação. Em Pernambuco, no entanto, este número é de 59%. O Estado tem o oitavo pior Índice de Condição da Manutenção (ICM) do País, ficando atrás de estados como Tocantins, Roraima e Paraíba. 

O levantamento leva em conta a ocorrência e a frequência de defeitos no pavimento, além de critérios de conservação como a sinalização, a drenagem e altura da vegetação que beira as BRs. É uma avaliação feita quilômetro a quilômetro, com a ajuda de satélites e aplicativos, que indicou condições ruins e péssimas em 15% das rodovias federais que cortam Pernambuco. Outros 26% da malha rodoviária foram considerados regulares no Estado. ..