Foram encontrados 87 registros para a palavra: papel

Comemorando o c”, a UPAE/IMIP de Petrolina explica seu papel na complexidade intermediária e parabeniza Unidades Hospitalares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina é administrada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (UPAE/IMIP) e tem como missão prestar assistência à saúde dos usuários do SUS nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), de maneira ética e humanizada.

A Unidade é  composta de um serviço de Atenção Especializada (funcionando em regime de 12 horas/dia) e um serviço de Pronto Atendimento (24 horas), que funcionam no mesmo local, com fluxos e rotinas próprias, assegurando assistência integral e gratuita à população...

Janot acusa Lula de ter "papel central" na tentativa de obstruir Lava Jato

Na denúncia contra o ex-presidente Lula apresentada ao Supremo Tribunal Federal no início de maio, o procurador-geral da República Rodrigo Janot afirma que o petista teve ‘papel central’ na trama para tentar barrar a Lava Jato e a delação premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró. O procurador esmiuça os contatos de Lula com o ex-senador e delator Delcídio Amaral (ex-PT/MS) e o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal do ex-presidente, que teriam levado às tentativas de obstruir a investigação. As revelações sobre a denúncia de Janot foram divulgadas pelo Jornal Nacional da TV Globo nesta quarta-feira, 18. Na acusação, o procurador conclui que Lula ‘impediu e/ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa , ocupando papel central , determinando e dirigindo a atividade criminosa praticada por Delcídio do Amaral, André Santos Esteves, Edson de Siqueira Ribeiro, Diogo Ferreira Rodrigues, José Carlos Bumlai’.

O Jornal Nacional teve acesso à íntegra da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente, acusado de obstrução à Justiça no emblemático episódio da operação envolvendo Cerveró. Delcídio foi preso em flagrante no dia 25 de novembro de 2015 após ser pego em escuta negociando uma fuga e mesmo uma ajuda de custo para a família do ex-diretor da Petrobrás. Em nota, o Instituto Lula informou que o ex-presidente ‘jamais’ tentou interferir na conduta de Cerveró ou em qualquer outro assunto relacionado à Operação Lava Jato. Segundo o JN, a Procuradoria-Geral da República partiu das delações de Delcidio e de seu ex-chefe de gabinete, Diogo Ferreira, para buscar provas materiais, como extratos bancários, telefônicos, passagens aéreas e diárias de hotéis...

"Papel das empresas é fundamental", diz Rui em convocação para combater o Aedes

O compromisso de entidades e empresas no combate ao mosquito Aedes aegypti, proposto pelo governador Rui Costa, ficou evidente na fala dos representantes que participaram do encontro realizado o auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, na manhã desta terça-feira (23). “A Coelba está envolvida na campanha contra o mosquito e agora vai se associar à campanha do Estado. Cerca de 15 mil funcionários participarão da campanha, levando o conhecimento para suas casas e suas famílias", disse José Roberto Bezerra de Menezes, presidente da Coelba, durante o evento promovido pelo Governo do Estado.
 
Rui disse que saiu entusiasmado do encontro. “Os empresários saíram com o compromisso de mobilizar suas empresas a favor da saúde e contra o mosquito. Cada um pode criar uma fórmula original, o que interessa é que as pessoas possam ser surpreendidas em um bar, restaurante, loja, para que a Bahia possa se livrar do mosquito e os bebês nasçam com saúde”. Rui também destacou o investimento em tecnologias. “Na Moscamed, em Juazeiro, estamos produzindo um mosquito transgênico que vai reduzir a população do Aedes”. 
 
O governador avalia que uma das principais parcerias foi firmada com a Coelba. “São cinco milhões de residências com contratos. Os funcionários da Coelba fazem a leitura nas casas de cada pessoa da Bahia inteira, e poderão indicar os locais com potencial foco do mosquito. Eles vão registrar nos aparelhos, que são geoprocessados, e a informação vai diretamente para o poder público, facilitando o trabalho e aumentando a taxa de acerto das equipes de saúde. Nós vamos determinar que a Embasa faça a mesma coisa”. 
 
O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, disse que esse é um problema de toda a sociedade e que precisa ser encarado pelas consequências imediatas e para as gerações futuras. “O dia 5 de março foi escolhido como o Dia da Indústria Contra o Mosquito. A mobilização será feita dentro de todo o sistema, com ações em 500 empresas na Bahia, que terão os funcionários, escolas, professores e estudantes treinados. Vamos formar cerca de 31 mil agentes multiplicadores dos conceitos de combate ao mosquito. Serão cerca de quatro horas aula para atingir um universo além da indústria, chegando às casas dos colaboradores, dos estudantes. E vamos usar o entretenimento, estamos montando 34 peças teatrais para que o tema seja entendido”. 
 
Carlos Andrade, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), disse que a instituição elogia a iniciativa do governador, de não só fazer a propaganda, mas também convocar as entidades empresariais para que façam parte da iniciativa. “Hoje a federação do comércio tem 85 % das lojas comerciais e 92% dos empregados filiados. Vamos fazer um trabalho amplo, com campanha de conscientização em todas as notas. Será um trabalho muito proveitoso junto com as outras entidades e com a população”. 
 
Ao longo das últimas semanas, o governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado, buscando alertar a população sobre os riscos da epidemia e a necessidade de combate sistemático aos focos de criadouros. Nesta quarta-feira (24), às 9h30, o encontro será com os movimentos sociais e lideranças religiosas, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Eu entendo quem faz um Estado uma nação é o seu povo. Por isso, acho essa reunião importante para que possamos mobilizar diversos seguimentos da sociedade com milhares de baianos", enfatizou Rui.
 
Principais ações sugeridas pelo Estado:
 
1 - Entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Estado pelo [email protected] para solicitar palestras de técnicos para seus funcionários.
 
2 - Colocar as campanhas nos contracheques e fundo de tela do computador.
     
3 - Estimular os funcionários a baixar o aplicativo Caça Mosquito e denunciar focos encontrados.
 
4 - Realizar mutirão para encontrar focos na empresa e nos arredores.
 
5 - Entrar em contato com entidades de classe para mobilização em eventos.
 
6 - Enviar material descartável para reciclagem, a fim de não acumular lixo.
 
7 - Incluir o combate aos criadouros do Aedes aegypti nas políticas de saúde e segurança ocupacional.
 
8 - Nomear um funcionário responsável por estabelecer um plano com metas e acompanhar as ações.
 
9 - Disponibilizar pessoas para serem treinadas para aplicar inseticida na empresa, que deverá comprar a máquina, o aplicador e o Estado proporcionará o treinamento e o fornecimento do inseticida.
 
10 - Realizar campanhas de combate ao mosquito que envolvam as famílias dos funcionários
..

Semana Pedagógica da Facape aborda papel do professor universitário e avaliação

Professores da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) marcaram presença nos dois primeiros dias da 1ª Semana Pedagógica de 2016. Com o tema ‘O ser professor universitário e a avaliação do estudante’, o evento tem como objetivo reunir o corpo docente da faculdade para discutir as demandas da educação superior e as interfaces do fazer pedagógico. A programação seguirá até esta sexta-feira (5).

A abertura, que aconteceu na segunda-feira (1º), contou com uma palestra ministrada pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), doutor em educação, Josemar Martins. O docente levantou a discussão sobre as formas de avaliação nas Instituições de Ensino Superior (IES)...

Farmacêuticos do HDM e UPAE ressaltam importância papel da Farmácia no ambiente hospitalar

Hoje, 20 de janeiro, quarta-feira, é comemorado o Dia do Farmacêutico. Aproveitando a importância da data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP, ressaltam o serviço deste profissional no ambiente hospitalar.

O medicamento é fundamental para promoção e recuperação da saúde. A Atenção Farmacêutica possibilita maior aproximação do farmacêutico com o usuário, visando à adesão do tratamento farmacológico e ao alcance de resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente...

Juazeiro recebe curso gratuito de impressões em camisa e papel

Os moradores do bairro João Paulo II começam o ano tendo oportunidade de novos conhecimentos, dia 15 de janeiro  (sexta feira) serão abertas as inscrições para o curso de impressões em camisas e papel ititulado "Impressões do Rio".

O curso que é gratuito, será  ministrado pelo artista plástico Alex Moreira, tendo início dia 22 de janeiro e vai  até  26 de março, sempre as sextas e sábados com duas turmas: manhã  das 8:00 as 12:00 / tarde de 14:00 as 18:00 e terá certificado...

Cumprindo papel de fiscalizador, Sindsemp faz visitas aos postos de trabalho

Todo servidor tem o direito de ter um local de trabalho digno que proporcione condições decentes para que seu trabalho seja desenvolvido com eficiência e produtividade. O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – Sindsemp, consciente do seu papel em defesa do trabalho, realizou nesta semana uma serie de visitas para fazer uma fiscalização das condições dos locais de serviços.

A comissão sindical, composta pelo diretor de saúde do trabalhador, Didi do Sindicato, do diretor de políticas sindicais, Edson Santos e da secretária geral, Aparecida Alves, constataram as péssimas condições de trabalho na estação de tratamento de esgoto do bairro Dom Avelar, onde os vigilantes não possuem guarita, banheiro, local para descanso e alimentação, além de ter que suportar o odor do local sem nenhum equipamento de proteção individual. Outro local visitado pelos sindicalistas foi o deposito da EPTTC, lá  os trabalhadores não possuem local para beber água nem os banheiros estão em boas condições...