Foram encontrados 14355 registros para a palavra: que

Espaço do Leitor: Questionamento da atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Petrolina, “O Brasil esta Mudando”!

Acreditamos que seja para melhor! Vamos tratar de uma Audiência Pública realizada no dia 29 de janeiro deste, na nossa cidade Petrolina-PE lembro que sou também morador desta cidade.

Não devemos ter pressa para atualizar PMSB-Petrolina, pressa esta, não devidamente explicada, podendo gerar mais transtorno aos munícipes, principalmente em relação a custos, já que o recurso é público. ..

JUSTIÇA NÃO ACATA MANDADO DE SEGURANÇA E DETERMINA EXTINÇÃO DE PROCESSO CONTRA CHAPA 2 QUE VENCEU ELEIÇÃO DO SINSERP

O Juiz Titular da 2ª Vara de Feitos de Rel de Cons. Cível e Comerciais de Juazeiro Dr. Cristiano Vasconcelos decidiu não acatar liminar impetrada pelo candidato da chapa 1, Cícero José, e em consequência determinou o arquivamento e extinção do processo contra a Chapa 2 que foi a vitoriosa no pleito realizado na última sexta-feira, dia 25.

Diz o magistrado em sua decisão:..

Moradora acusa que faz mais de 4 meses que lixo se acumula no bairro Jardim Flórida

Moradora acusa que faz mais de quatro meses que lixo se acumula no bairro Jardim Flórida.

Confiram email enviado a redação:..

Petrolina: Ana Paula e filhos do desaparecido da tragédia de Brumadinho já estão em Minas Gerais

Conforme este Blog Geraldo Jose informou, Ana Paula Santos, esposa do inspetor de máquinas e equipamentos, Cláudio Márcio dos Santos, de 46 anos, que está entre os desaparecidos desde o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale do Rio Doce em Brumadinho, viajou e já se encontra em Minas Gerais. Ana Paula e dois filhos viajaram nesta quarta-feira (30) para Minas, para ficar próxima da família e buscar mais informações sobre Claúdio que é um dos desaparecidos da tragédia provocada pela empresa Vale, que explora a mineração em Minas Gerais.

Ana conta que a última informação que a família recebeu sobre Cláudio Márcio dos Santos foi por meio de um colega de trabalho que esteve com ele poucos minutos antes do rompimento da barragem. "Ele estava conversando com um amigo, que terminou o serviço, saiu e deixou ele, que ainda estava terminando o trabalho. Foi na hora que aconteceu"...

Tramita o Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos que visa criar e implantar a Clínica-Escola do Autista

Está em tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei nº PL./22.138/2017, de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), que tem como premissa criar e implantar a Clínica-Escola do Autista para atendimento de alunos e Capacitação de Educadores no Estado da Bahia.

Segundo a proposta, o objetivo é oferecer ensino individualizado aos autistas, potencializar a socialização, aprimorar tratamentos, formar e capacitar profissionais qualificados para crianças, adolescentes e adultos autistas. De acordo com o parlamentar, o espaço deverá contar com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatra para diagnóstico. Também funcionará como centro de capacitação de profissionais que lidam ou pretendam lidar com portadores da síndrome...

Lava-Jato se manifesta contra ida de Lula ao velório do irmão

A Polícia Federal em Curitiba negou, na noite desta terça-feira (29), o pedido para que o ex-presidente Lula saísse da prisão temporariamente, para acompanhar o velório e enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Vavá morreu aos 79 anos em São Paulo, em decorrência de um câncer no pulmão. Ele está sendo velado em São Bernardo do Campo, e será sepultado nesta quarta-feira (30), às 13h.

Apesar de a lei prever a possibilidade de que condenados saiam da cadeia para o enterro de familiares, o superintendente da PF em Curitiba, Luciano Flores, afirmou que, após as análises de risco, não seria possível promover o deslocamento e escolta de Lula até São Paulo garantindo a integridade do ex-presidente, bem como a ordem pública. Segundo a PF, a medida é "pouco recomendável", "tomando-se por base única e principalmente o resguardo da incolumidade física do custodiado e da ordem pública"...

PROBLEMA DO POSTE QUE ESTAVA CAUSANDO PERIGO AOS MORADORES JÁ FOI SOLUCIONADO NO NOVO ENCONTRO

No último dia 24, moradores do Novo Encontro encaminharam mensagem e foto ao Blog GJ externando preocupação em relação a um poste que estava prestes a desabar em plena via pública (Veja aqui). Problema solucionado, eles retornaram ao Blog agora para agradecer: “Geraldo estou aqui para agradecer em nome dos moradores do bairro Novo Encontro, por ter divulgado a situação do ‘poste torto’ que estava trazendo preocupação a todos. O problema foi solucionado nesta terça-feira, 29/01. O poste foi removido e substituído por outro. Gratos somos a você e toda sua equipe, por divulgar os problemas da população da região do Vale do São Francisco em busca de melhorias. Obrigada pela ajuda”. ..

Prefeitura de Sobradinho e Liga Desportiva se reúnem com times que participarão do Campeonato Municipal de Futebol 2019

A Prefeitura Municipal se reuniu com a Liga desportiva Sobradinhense e os representantes dos times que participarão do Campeonato Municipal de Futebol 2019, para definir a fórmula de disputa do evento esportivo, elaboração do regulamento, sorteio dos grupos, entre outros assuntos referentes à competição.

O campeonato será disputado por 10 equipes, divididas em dois grupos, que irão se enfrentar na mesma chave. São eles:..

Guarda Civil prende homem após tentativa de assalto no Parque Josepha Coelho

A Guarda Civil Municipal de Petrolina foi acionada para uma ocorrência no Parque Municipal Josepha Coelho, por volta das 20h desta segunda-feira (28), onde prendeu um suspeito por tentativa de assalto e agressão física. Segundo a vítima e sua namorada, ambos menores de idade, estavam fazendo caminhada quando foram abordados pelas costas por Bruno Diego Oliveira.

Além da tentativa de assalto, o suspeito também desferiu vários golpes na cabeça e no braço da vítima. Os populares, ao escutarem os gritos da vítima, correram atrás do elemento que tentava fugir de bicicleta e o imobilizaram. Ao serem acionados, os agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) conduziram Bruno Diego à Delegacia do bairro Ouro Preto para serem tomadas as medidas legais cabíveis...

Miguel Coelho diz que é natural uma aproximação com o Governo Bolsonaro

Em visita à Folha de Pernambuco, no final da semana passada, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho colocou lideranças da oposição ao Governo do Estado em Pernambuco como representantes com maior trânsito com o Governo Federal, lembrando do apoio eleitoral que Bolsonaro teve durante as eleições.

"Quem votou em Bolsonaro em Pernambuco foi a oposição. Bruno declarou, Mendonça declarou, os Ferreiras declararam. Então, a tendência é que a gente tenha uma aproximação. Até porque o PSB não é situação com o Governo Federal", disse. O trânsito que seu grupo político terá com o Governo Federal, segundo ele, também passará por algumas pontes reminiscentes do governo anterior que continuam em alguns ministérios de Bolsonaro...

Caminho da lama: Vale fará "barreiras" para impedir que rejeitos atinjam o Rio São Francisco

O diretor-executivo de finanças da Vale anunciou em entrevista ao Jornal Nacional três medidas imediatas. Luciano Siani disse que a empresa vai montar a partir desta terça-feira (29), uma cortina de contenção no Rio Paraopeba, na altura da cidade de Pará de Minas, para evitar que os rejeitos da barragem cheguem a outros rios.

"Estamos instalando membranas e cortinas de contenção de rejeitos próxima a cidade de Pará de Minas. A lama está avançando muito lentamente dentro da calha do rio. Ela está a 40 km de Pará de Minas. Existe a expectativa que nas próximos 48 horas a lama chegue à cidade, mas essas cortinas são de instalação muito rápida e a nossa expectativa é que seja o suficiente para conter esse rejeito e não permitir nenhum problema para captação de água do rio", disse...

Engenheiros que avaliaram risco de barragem em MG são presos em SP

Dois engenheiros foram presos na manhã desta terça-feira (29), em São Paulo, após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais expedir mandados de prisão, no último domingo (27) - dois dias depois do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). A detenção foi cumprida pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Civil do estado. Em Minas, foram cumpridos outros três mandados de prisão.

De acordo com informações do G1, os homens foram presos no bairros de Moema e Vila Mariana, localizados na Zona Sul da capital paulista. As ações estão sendo coordenadas por promotores do núcleo da capital do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP de São Paulo, e pelo Departamento de Capturas (Decade) da Polícia Civil paulista...

Queiroz aceita assumir culpa no caso Coaf, mas impõe condição a Flávio

Fabrício Queiroz, ex-assessor e ex-motorista do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), vai assumir a culpa de tudo no âmbito do caso Coaf, segundo informou o colunista Lauro Jardim na edição deste domingo (27) do jornal “O Globo”. Neste sentido, o ex-assessor tentará livrar o filho do presidente Jair Bolsonaro de qualquer responsabilidade acerca de movimentações bancárias apontadas como suspeitas pelo órgão que controla atividades financeiras.

Jardim ressalta ainda que “não foi à toa” que o filho do presidente jogou um “pepino” na costas de Queiroz, na semana passada, quando divulgou uma nota informando que "A funcionária que aparece no relatório do Coaf foi contratada por indicação do ex-assessor Fabrício Queiroz". Mas Queiroz impôs a apenas uma condição a Flávio para assumir a responsabilidade. Ele não quer que sua mulher, sua filha e sua enteada sejam encrencadas com a Justiça...

Rejeitos da Barragem, em Brumadinho (MG), “chegarão até a Bacia do Rio São Francisco de qualquer forma”, afirma especialista 

Os rejeitos de minério de ferro da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, “chegarão até a Bacia do Rio São Francisco de qualquer forma”, afirma especialista. A afirmação foi dada pelo geólogo e professor doutor em Geografia Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles, em entrevista exclusiva à Agência Eco Nordeste. A barragem, que pertence à mineradora brasileira Vale, rompeu no início da tarde de sexta-feira (25).

“A lama contaminada com minério de ferro já atingiu o Rio Paraopeba, que deságua no Rio São Francisco. Então, mesmo que eles tentem conter o seguimento da lama de rejeitos na barragem da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, quando houver precipitações acima da média na região, a barragem vai precisar sangrar e os rejeitos vão sair misturados à água. E essa água vai seguir o fluxo do rio, que deságua no São Francisco e em outros, até chegar ao mar. A contaminação irá se espalhar”, explica o professor. ..

"A Vale quer é lucro e não a vida das pessoas", critica Valmir sobre novo rompimento de barragem em Minas

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) lamentou a nova tragédia ambiental envolvendo outra barragem de rejeitos da Vale do Rio Doce. Dessa vez foi a barragem da Mina Feijão, no município de Brumadinho em Minas Gerais, que deixou ao menos 200 pessoas desaparecidas e dezenas de feridos. Dados apontam que os rejeitos de minério de ferro podem sedimentar o rio, matar animais e vegetação. O caso foi registrado na sexta-feira (25) e mobilizou ambientalistas e militantes da área.

"É uma vergonha para o país. Desde a tragédia em Mariana nada foi feito pela empresa para melhorar a segurança das barragens. O que a Vale quer é o lucro e não a vida das pessoas e o meio ambiente. São pelo menos 200 desaparecidos e um caos ambiental na região. Processos como o de Mariana levam anos na justiça, e isso não ajuda em nada. Para acabar de completar a tragédia, temos um presidente [Bolsonaro] que acha que o Ibama é apenas uma fábrica de multas, é uma vergonha sem tamanho", dispara Valmir...

Alerta máximo: Rejeito de Brumadinho deve chegar à hidrelétrica de Furnas nesta segunda-feira, 28

A estatal Furnas, do grupo Eletrobras, monitora a chegada dos rejeitos da barragem de Brumadinho (MG) em sua hidrelétrica Retiro Baixo, que funciona no Rio Paraopeba, afluente de Rio São Francisco, podendo comprometer as operações da usina.

O membro do Comitê da Bacia do São Francisco, gestor ambiental, especialista em recursos hídricos, saneamento e residência agrária em tecnologias sociais e sustentabilidade, Almacks Luiz Silva, avalia que "ainda é pré-maturo falar sobre o real risco que o rio São Francisco corre. O Rio Paraobepa ainda tem uma grande barragem e esta deve segurar, fazer um filtro dos rejeitos que chegam com a água. O impacto dos  contaminantes é muito pesado"...

Após tragédia em Brumadinho, ministro diz que governo quer mudar regras para barragens

O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, afirmou que o governo federal tem a intenção de mudar o protocolo do licenciamento de barragem. "Parece que há alguma coisa que está falhando nesse licenciamento", disse o ministro. A declaração foi feita após reunião neste sábado (26) de um gabinete de crise montado para acompanhar o desastre vivido após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), na sexta (25). Já foram encontrados 34 corpos e há mais de 250 desaparecidos.

O ministro não soube especificar, contudo, se o governo já identificou quais os problemas que levaram ao rompimento da barragem. Segundo ele, na reunião deste sábado foi concluído que é "importante e urgente" fazer novas vistorias a barragens por todo o Brasil. Heleno não disse que locais passarão por análise governamental nem quando isso deverá ter início. "Existe uma qualificação de risco, um escalonamento", afirmou. "A ideia é que isso aconteça no mais curto prazo. [Brumadinho] estava fora dessa relação de mais risco — não se esperava que isso acontecesse, até pela ausência de chuvas na área"...

As ameaças que levaram Jean Wyllys a sair do Brasil: ‘Estuprar sua mãe’

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) recebeu inúmeras ameaças de morte nos últimos dois anos. Com medo de ser morto, o parlamentar decidiu abrir mão de seu terceiro mandato no Congresso, para o qual foi eleito com pouco mais de 24 mil votos, e deixou o Brasil. As ameaçadoras chegaram a Jean pelas redes sociais, pelo telefone do gabinete dele em Brasília e pelos e-mails pessoal e profissional. O parlamentar as encaminhou para a Polícia Federal, que abriu cinco inquéritos sobre as ameaças e determinou que o psolista se deslocasse com escolta armada desde março de 2018.

Nesta sexta-feira (25), o jornal “O Globo” revelou o conteúdo de algumas mensagens ameaçadoras contra Jean Wyllys. São palavras de ódio e preconceito. Na quinta-feira (24), logo após a informação sobre o autoexílio do deputado ser noticiado, um e-mail ameaçador foi enviado aos assessores de Jean, com destaque para o trecho abaixo:..

Barragem de Retiro pode evitar que rejeitos de Brumadinho atinjam Rio São Francisco, avalia governo

Relatório repassado por técnicos do governo ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles , nesta sexta-feira, mostra que os rejeitos da barragem da Vale , que se rompeu na região de Brumadinho , devem atingir nas próximas horas o reservatório da Hidrelétrica de Retiro Baixo, a 150 quilômetros do local do desastre.

Segundo os técnicos, os rejeitos poderão chegar ao Rio Paraupebas e serem canalizados até Retiro Baixo, que serviria como uma espécie de barreira de contenção para evitar que os rejeitos de minério atinjam o Rio São Francisco. Segundo o corpo técnico do ministério, a barragem de Brumadinho está situada na Bacia do São Francisco, o que, em primeira análise, sugere que a primeira estrutura receptora dos impactos seria a Barragem de Retiro Baixo, a mais de 150 km do ponto de rompimento...

Técnico do Bahia comemora 7x1, mas pede que time tenha pés no chão

O técnico Enderson Moreira ficou muito satisfeito com a goleada de 7 a 1 sobre a Juazeirense, na noite de ontem quarta-feira (23), pela segunda rodada do Baianão. Em entrevista coletiva após a partida, o treinador valorizou a atuação e a larga margem no resultado, mas pediu humildade neste momento e avisou que ainda há pontos para evoluir.

"A gente fica feliz de poder entregar para o nosso torcedor, além do triunfo, muitos gols, mas acima de tudo uma boa atuação da equipe. Só que a gente precisa ter os pés no chão, não se entusiasmar. Tem muita coisa para ser melhorada. Acima de tudo a gente respeitou muito a equipe adversaria. Em momento algum houve qualquer lance que tivesse qualquer topo de provocação com eles", disse. O comandante tricolor valorizou a postura da equipe em respeitar o adversário ao não fazer firulas e buscar os gols. O Esquadrão de Aço volta a atuar no próximo sábado (26), contra o Santa Cruz, no estádio do Arruda...