Foram encontrados 1342 registros para a palavra: baiano

IBAMETRO PASSA A OFERECER NOVOS SERVIÇOS AO SETOR INDUSTRIAL BAIANO

Nesta terça-feira, dia 20, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, entregou à população baiana dois empreendimentos instalados na sede do Centro Industrial de Aratu (CIA): novo parque de laboratórios metrológicos e parque de verificação de caminhões-tanque, com capacidade duplicada. 

Participaram da solenidade o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, o representante do Inmetro, Daniel Ramos, os deputados Estaduais Roberto Carlos e Euclides Ferreira, além de outras lideranças políticas, sociais e empresariais. As autoridades percorreram, juntamente com o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, as instalações da unidade para conhecer de perto as atividades em funcionamento. 

Frutos de um investimento de aproximadamente R$2,5 milhões, os parques visam atender não só empresas baianas, notadamente indústrias, como também das regiões norte, nordeste e até mesmo sul e sudeste do país. Como resultado, o Ibametro passa a desempenhar um papel ainda mais expressivo na economia do Estado. ..

Confiante numa classificação Juazeirense trabalha em tempo integral e viaja quinta para Salvador

Juazeirense treina sexta e sábado no Barradão para jogo contra o Bahia

A Juazeirense iniciou, desde ontem (19) os preparativos para o jogo decisivo de domingo, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.

Com treinamentos divididos entre academia e campo, além de trabalhos de recuperação de atletas na fisioterapia, a Juazeirense tem uma agenda bem cheia durante toda a semana, incluindo treinamentos no Adauto Moraes até esta quinta-feira, quando se desloca para Salvador.

Na sexta-feira e sábado o Cancão de Fogo treina no Barradão, na capital baiana, visando últimos aprontos antes da partida contra o tricolor baiano...

EU PENSO ASSIM...AQUI, FOI SÓ O COMEÇO

Se eu perguntar ao torcedor, no futebol, qual é o placar mais chato, mais sem graça, mais insosso? Muitos irão responder que é o empate em 0x0, não tem gols, e ainda pode dar ao adversário certas vantagens, como foi o caso do 0x0 com o BAHIA, domingo.

O jogo de volta será no próximo domingo, 25, às 16h, na Fonte Nova. O tricolor da capital, em casa, perante sua torcida, que na certa será grande, recebe a JUAZEIRENSE que vai pra lá, com o pensamento fixo na vitória. É vencer ou vencer. Aqui foram mais de 5 mil expectadores...

Gramado e iluminação do Adauto Moraes entram na pauta de discussão

Reforma feita em 2016 entregou piso novo, mas reclamações sobre qualidade do piso voltaram à tona

A presença da Juazeirense no quadrangular final do Campeonato Baiano de Futebol colocou a cidade de Juazeiro na pauta do esporte no estado e no Brasil, com imagens e comentários sobre a boa performance do time local, mas, por sua vez, suscitou outra discussão, que está na pauta dos veículos de comunicação, principalmente da capital baiana: a qualidade do gramado do Estádio Adauto Moraes e a iluminação, considerado pela crônica, dirigentes e jogadores do Bahia, como de péssima qualidade.

Comentaristas esportivos das diversas emissoras da capital trataram da questão levando uma imagem negativa do Estádio Adauto Moraes para a prática do bom futebol. Não era de esperar o contrário, uma vez que isso é corriqueiro, mas desta vez as críticas acontecem também por aqui. O narrador Marcos Bastos, da Rádio Cidade, endossou: “O gramado não está bom, isso é fato. Tem vários tipos de gramas misturadas deixando o campo irregular e isso prejudica as duas equipes, inclusive a Juazeirense, que também tem bom toque de bola”, opinou.

Nas redes sociais o assunto prosperou. Para um torcedor local do Bahia, Ilson Nem, a grama prejudicou seu time: “Engraçado, né. Ninguém comenta da incapacidade da iluminação e do gramado. O verdadeiro jogo será jogado na Fonte. Nesse pasto de nossa cidade não existe a menor condição da prática do futebol. Em Salvador, quem for melhor ganha”, escreveu...

Juazeirense empata com o Bahia na primeira do mata-mata

Pouco mais de 5 mil pessoas acompanharam o empate em 0 x 0 entre a Juazeirense e o Bahia, neste sábado (17) no Adauto Moraes, em Juazeiro.

O jogo foi bastante disputado, com forte marcação e eficiência nas zagas,  não permitindo comemorações ao final do jogo. O torcedor da Juazeirense chegou a aplaudir pelo empenho e esforço dos jogadores...

Reminiscências: Disputa do título em 2001, contra o Bahia, ainda está vivo na memória do torcedor

Matéria de 2001 lembra o jogo decisivo contra o Bahia no Adauto Moraes


O clima que antecede Juazeirense x Bahia, em Juazeiro, é de expectativa e otimismo por parte do torcedor da Juazeirense, que deve lotar o Estádio Adauto Moraes neste sábado (17).

Desde quarta-feira os torcedores movimentaram o setor de venda de ingressos e a expectativa é de grande público, maior ainda que o do jogo anterior, contra o mesmo Bahia, com placar favorável ao time da capital, que virou nos minutos finais e ganhou por 2 x 1.

“Desta vez será diferente”, já disse o treinador Zaluar e os torcedores acreditam num triunfo do Cancão de Fogo, que vem com força total para a partida...

Fósseis da “Era dos Dinossauros” são encontrados no nordeste baiano em atividade de campo da Univasf

Pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de outras instituições de ensino encontraram, no meio do sertão baiano, diversos fósseis de animais e plantas, incluindo formas aquáticas, que remeteriam ao ambiente marinho. A descoberta é fruto de uma atividade de campo realizada pelo projeto de pesquisa “Fósseis do nordeste baiano: aspectos sistemáticos e paleoecológicos de uma fauna pretérita”, coordenada pelo professor Estevan Eltink, do Colegiado de Ecologia do Campus Senhor do Bonfim. Entre as descobertas estão fósseis de peixes, insetos, crustáceos, restos de crocodilos e até dentes de tubarão que datam dos Períodos Jurássico e Cretáceo.

O trabalho de campo foi realizado no período de 21 a 27 de fevereiro deste ano, na Bacia Sedimentar Tucano, que fica localizada nos municípios de Euclides da Cunha, Tucano e Araci, região norte da Bahia. A pesquisa teve como objetivo a prospecção da área e a coleta de material fóssil de vertebrados da Era Mesozóica, conhecida como a “Era dos Dinossauros”...

Seculte traz para Juazeiro inédita etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo

Foto: Federação Baiana de Ciclismo

No próximo domingo (18), a cidade de Juazeiro estará integrada ao circuito baiano de ciclismo, com a realização da 2ª etapa do Campeonato Baiano de Speed, evento pioneiro no município. Organizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte em parceria com a Federação Baiana de Ciclismo, o circuito será disputado em percurso de 2.200 metros por volta, na Rodovia Salitre, no trajeto da rotatória do Bairro Quidé até o contorno da entrada do Porto Fluvial. Os atletas inscritos na Federação Baiana de Ciclismo (FBC) até o presente ano estão automaticamente habilitados a concorrer nas categorias oficiais...

Associações comunitárias do Médio São Francisco baiano recebem cerca de 25 mil alevinos de tambaqui

Três associações comunitárias dos municípios de Candiba, Paratinga e Serra do Ramalho – no Médio São Francisco baiano – receberam cerca de 25 mil alevinos de tambaqui produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade ligada à 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA). A ação deve atender diretamente a cerca de 90 famílias.

Os peixes reforçarão a produção em lagoas, represas, tanques-rede e tanques escavados dos três municípios. Em Candiba, os alevinos foram distribuídos em Lagoa do Mosquito, Barragem Poço Magro, Lagoa das Pedrinhas, Lagoa das Flores, Lagoa das Pedras I e II, Fazenda Jatobá I e II, Lagoa Felipe, Poço das Mulheres e Lagoa Grande...

Nixon, ex-atacante do Juazeiro e do Bahia, acredita na força da Juazeirense

Nixon, que atuou pelo Juazeiro Social Clube e pelo Bahia, acredita no potencial da Juazeirense

O ex-jogador do Juazeiro Social Clube e do Bahia, Nixon, foi o entrevistado do quadro Conversa ao Pé do Balcão, no programa Bodega do Brocoió, nesta quinta-feira (15) e contou detalhes da sua carreira no futebol profissional, especialmente no Juazeiro, clube onde atuou nos dois primeiros anos após o acesso à primeira divisão."Aquele time era muito bom, formado só com jogadores da terra e marcou história no futebol da região", lembrou.

O atacante, natural de Juazeiro e artilheiro nato, explicou que a carreira foi muita curta, de pouco mais de quatro anos, em função de uma contusão séria no joelh, que o afastou definitivamente dos gramados. “Me profissionalizei aos 24 anos e parei com 28, mas foi tempo suficiente para deixar uma marca no futebol, atuando por equipes como o Poções, Desportiva do Espírito Santo, Bahia, Juazeiro Social Clube,  dentre outros clubes”, relembrou.

Nixon agradeceu durante a entrevista o apoio que recebeu da família quando descobriu que era preciso parar de jogar, por não aguentar mais as dores no joelho : “Não foi fácil, foi um momento difícil pra encarar, mas tive o apoio da minha esposa, Fátima, e dos familiares e isso foi o que me deu animo para enfrentar tudo”, relatou...

DAQUI A POUCO: Destaque do pagode baiano estará no Portal Zap Ao Vivo

Um dos cantores e instrumentistas mais talentosos da Bahia, estará no Portal Zap Ao vivo desta semana. Alisson Max, novo vocalista da banda Nosso Harém, de Petrolina, estará em nosso estúdio para mostrar sua nova fase aqui na região.

Alisson, que teve passagens de bastante sucesso nas bandas LevaNóiz e Caldeirão, é um dos cantores de mais recohecimento no cenário da música baiana. No programa, ele conversará com Carol Barros sobre esse novo momento em sua carreira e claro, muuuuuuito pagode...

Exclusivo: Zaluar, técnico da Juazeirense, conta tudo...

Zaluar, da Juazeirense no Conversa ao Pé do Balcão

O carioca Luiz Antonio Zaluar já passou por clubes no Brasil e exterior. Dos 26 estados federados, ele já passou por 13, só no Nordeste, esteve em 09, incluindo a Bahia, onde começa a fazer história dirigindo a Juazeirense. “Recusei duas propostas, uma para voltar para o Rio Grande do Sul, outra para dirigir o Macaé, no Rio. Me reuni com a família, com Carlos Flávio, preparador físico que me acompanha nesta temporada, resolvemos apostar nessa parceria e graças a Deus está dando certo”, explicou em entrevista concedida ao Blog Geraldo José, e ao programa Bodega do Brocoió, na Rádio Juazeiro.

Confira trechos dessa entrevista exclusiva:

O INÍCIO DA CARREIRA..

Primeiro lote de ingressos para Juazeirense x Bahia já está à venda no Adauto Moraes

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira (14), nas bilheterias do Estádio Adauto Moraes, a venda de ingressos para a primeira decisiva do quadrangular final do Campeonato Baiano, envolvendo Juazeirense x Bahia, jogo marcado para as 18h30 deste sábado (17).

Os ingressos estão sendo comercializados antecipadamente ao preço de R$25 e no sábado, dia do jogo, serão majorados para R$50...

EU PENSO ASSIM...JUAZEIRENSE, AGORA É A SUA VEZ.

Todos se recordam a decisão do Campeonato Baiano de 2001, quando o JUAZEIRO SOCIAL CLUBE decidiu o campeonato, em dois jogos com o E.C.BAHIA. Empatamos, na Fonte Nova, 1x1, e lamentável, inexplicavelmente, perdemos aqui, por 3x1. Portanto, agora as expectativas e responsabilidades se transferem para a SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE, o “CANCÃO DE FOGO”. Claro, que agora vamos fazer a primeira partida, pela semifinais do campeonato e o jogo é com o mesmo BAHIA, no próximo sábado, aqui no “ADAUTÃO”.

Anotem, essa já é, neste ano, a segunda vez que o BAHIA vem pra cá. No outro jogo, recentemente, dia 04/03/2018, após estarmos vencendo o 1º tempo por 1x0, infantilmente, deixamos o BAHIA virar o placar. A partida do próximo sábado, é muito mais importante do que o jogo passado, pois estamos nas semifinais e temos que fazer o outro encontro com o tricolor baiano, em Salvador...

Definido: Juazeirense x Bahia será no sábado, às 18h30

Já estão definidos o dia e horário da partida entre Juazeirense x Bahia pelo quadrangular final do campeonato Baiano de 2018. A primeira partida será às 18h30, deste sábado (17) no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O jogo de volta acontece no domingo (25) na Arena Fonte Nova. Para o treinador da Juazeirense, Antonio Carlos Zaluar,  isso é o que menos importa: “Estamos focados e o jogo pode ser sábado, domingo, à meia noite, estamos aguardando uma oficialização e trabalhando para enfrentar o Bahia e fazer diferente, desta vez”, disse em bate papo com os radialistas Wilson Duarte e Charles Gray.

De acordo com a informações colhidas pelo Blog Geraldo José, a mudança do domingo para o sábado atende a uma solicitação da parceria com a Rede Bahia, que pretende transmitir as duas partidas deste quadrangular final, incluindo Vitória e Bahia de Feira, marcado para o domingo (18). A Juazeirense, segundo o Zaluar, não tem nenhuma baixa e deve vir com força total. “Não temos ninguém cumprindo suspensão, estão todos aptos a jogar e vamos definir a escalação durante a semana de treinamentos”, explicou. ..

Parlamento baiano destaca Campanha da Fraternidade com sessão especial

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai promover uma Sessão Especial alusiva à Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema 'Fraternidade e a Superação da Violência'. A atividade será no próximo dia 23 de março, às 09h, no Plenário da ALBA, no CAB, em Salvador. A mobilização é uma tradição da Igreja Católica desde 1964. O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre qual modelo de país desejamos para o futuro.

Para o evento, foram convidados o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; o coordenador do Programa Estadual Pacto Pela Vida, César Lisboa; padre José Carlos Santos Silva, pároco da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e coordenador da Ação Social Arquidiocesana (ASA); dentre outras autoridades e movimentos sociais organizados...

TORCIDA DA JUAZEIRENSE ESPERA ANSIOSA O INÍCIO DAS VENDAS DOS INGRESSOS PARA A PRIMEIRA PARTIDA DA SEMIFINAL

A torcida do Juazeirense com a classificação para a semifinal do campeonato baiano 2018, agora é só expectativa para o inicío das vendas do ingresso para o jogo contra o Bahia. O  ‘Cancão de Fogo’ recebe o Bahia em casa e com a força da torcida no dia 18 de março, no Estádio Adauto Moraes. O jogo de volta está marcado para o dia 25 de março, na Arena Fonte Nova. “É um jogo de 180 minutos e agora é tentar fazer um bom jogo em casa para depois decidir de igual para igual na Fonte Nova. Vamos com tudo para tentar chegar à final“, disse o técnico da Juazeirense, Zaluar.

A Juazeirense confirmou a vaga na semifinal do Campeonato Baiano ao vencer o Atlântico por 3 a 1, na noite da última quarta-feira (7), pela nona rodada. Classificado na terceira colocação ao somar 19 pontos. O Tricolor é justamente o adversário que bateu a equipe na penúltima rodada. ..

V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa) será realizado em julho na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediará pela primeira vez o Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa). O evento, que está em sua quinta edição, é organizado pelo Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf juntamente com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES - Seção Bahia). O Cobesa acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro, e tem como público-alvo estudantes universitários, professores, empresários, consultores e representantes de entidades governamentais.

As inscrições já estão abertas pelo site e seguem até o dia do evento. Os valores até o dia 30 de abril são os seguintes: estudantes autores R$ 75,00 e não autores R$ 90,00. Já os profissionais autores pagam R$ 150,00 e não autores R$ 180,00. Para participar dos minicursos a taxa é de R$ 20,00. O prazo de submissão de trabalhos também vai até dia 30 de abril. Os dez melhores trabalhos serão publicados na edição especial da revista eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais (Gesta), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). ..

Modernização do projeto de irrigação Ceraíma beneficia agricultores familiares no semiárido baiano

A recuperação e modernização da infraestrutura do Projeto Público de Irrigação de Ceraíma, em Guanambi (BA), vai possibilitar a retomada das atividades irrigadas de 112 agricultores familiares no semiárido baiano. Os serviços já foram iniciados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação consiste, principalmente, na implantação de um novo sistema de fornecimento de água que busca alta eficiência no uso de recursos hídricos. O total do investimento é de R$ 12,5 milhões – parte dos recursos é proveniente do Orçamento Geral da União, destinada à empresa por meio de emenda parlamentar.

As obras contemplam a substituição dos antigos canais abertos de condução de água por estruturas fechadas (tubulação), consideradas mais eficientes, em conjunto com o sistema de irrigação por microaspersão. "Trata-se de mudança de paradigma no fornecimento de água em projetos públicos, pois reduz a praticamente zero as perdas na condução hídrica do reservatório de Ceraíma até os lotes dos produtores. Além disso, a condução da água vai ocorrer por gravidade, dispensando o uso de energia elétrica na captação principal", explica o gerente de Irrigação da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Hudson Faria...

Juazeirense classificado para quadrangular final. Que venha o Bahia, de Novo!

A Juazeirense venceu o Atlântico no Estádio Pituaçú, nesta noite de quarta-feira (07), em Salvador e garantiu a classificação para o quadrangular final do Campeonato Baiano de 2018.  Com a vitória de 3 x 1 sobre o Atlântico a Juazeirense garantiu o terceiro lugar e volta a enfrentar o Bahia, em duas partidas, a primeira no Adauto Moraes. 

Nas demais partidas o Bahia goleou o Jequié, na Arena Fonte Nova, por 6 x 1;  O Vitória venceu o Fluminense de Feira por 2 x 1; Bahia de Feira venceu a Jacuipense por 1 x0; O Jacobina venceu o Conquista por 2 x 0...