Foram encontrados 1101 registros para a palavra: MEI

Cemafauna comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com vernissage "Meu Ambiente que você respeita"

Na tarde da última segunda-feira, 05, data em que todo o mundo celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e um dos Programas Básicos Ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) – Ministério da Integração Nacional, comemorou com o vernissage da exposição 'Meu Ambiente que você respeita' e palestra sobre o combate ao tráfico de animais silvestres. A mostra segue até o dia 23 desse mês e tem entrada gratuita.

São 50 desenhos que representam o cuidado e o alerta de crianças de cinco escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o museu no mês de maio e suas experiências vivenciadas durante as palestras e apresentação de alguns animais silvestres que estão em reabilitação no Centro. Na ocasião, 60 crianças de turmas do 3º, 4º e 5º anos do Colégio Manancial de Petrolina-PE, puderam conferir uma palestra especial sobre o combate ao tráfico de animais silvestres e ações realizadas pelo Centro em prol da conservação da fauna da caatinga...

Secretário municipal participa de mesa redonda com discussão ambiental em Juazeiro

Nesta segunda-feira (05), o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza, participou na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus III Juazeiro de uma mesa redonda que teve como tema: Ações e questões do meio ambiente no Vale do São Francisco.

As discussões tiveram como foco os impactos do descarte incorreto dos resíduos sólidos e como isso afeta diretamente a vida dos seres vivos na terra. Alguns dados foram apresentados pelos componentes da mesa, a exemplo de uma empresa privada com sede em Petrolina que informou já ter sido realizado o acompanhamento do descarte correto de 40 milhões de toneladas de resíduos sólidos...

Sento-Sé: Plantio de mudas na entrada da cidade marcam o Dia do Meio Ambiente

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR, deu início nesta segunda-feira, 05, a ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, plantando de 23 mudas de ipês (roxo, amarelo e branco) e duas jabuticabas em área verde da Avenida Raul Alves. 

Participaram da ação a Prefeita, Ana Passos, o Secretário de Meio Ambiente, Izamar Reis, as crianças do serviço de convivência da Secretaria de Ação Social, os alunos do Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé e da Escola João Paulo II.

O Secretário de Meio Ambiente, fez uma avaliação desta ação, "é importante conscientizar nossas crianças para a necessidade de arborizar, preservar o meio ambiente e assegurar os recursos naturais para as futuras gerações", afirmou Izamar Reis.

A Prefeita, falou do bioma caatinga, "este é um bioma único, com espécies somente encontradas aqui, nós sertanejos devemos cuidar e preservar nossa vegetação", disse Ana Passos. ..

SAAE desenvolve ações na Semana do Meio Ambiente

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE/Juazeiro intensificou as ações voltadas à preservação do Meio Ambiente com atividades que começaram no domingo (4) na Ilha do Rodeadouro, onde foram colocadas lixeiras em todas as barracas e feito trabalho de conscientização com barraqueiros e visitantes do principal ponto turístico do município.

O barqueiro Antônio Laurindo aprovou a iniciativa e disse que são ações como essas que minimizam os efeitos dos problemas que afetam o Rio São Francisco. “Estamos vivenciando uma das piores crises e precisamos do apoio de todos para preservar nossa ilha e nossos costumes. Nos últimos dias observamos que já houve uma melhora na coleta do lixo que passou a ser feita diariamente. Agora vamos lutar também por água potável na ilha”, enfatizou...

No Dia do Meio Ambiente, Rio São Francisco recebe 20 mil peixes

A Prefeitura de Petrolina e a Codevasf promoveram, nesta segunda-feira(05), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação para garantir mais vida ao principal cartão postal da capital do Sertão. Cerca de 20 mil peixes da espécie nativa piau foram lançados no "Velho Chico". A iniciativa faz parte do projeto Nossa Orla, que tem realizado uma série de atividades, desde março, para a revitalização do rio.

Os peixes foram lançados pelo prefeito Miguel Coelho, o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e por pescadores da região. "O rio estava doente, com nível crítico de poluição e tomado por baronesas. Hoje, essa realidade está mudando, mas é necessário continuar defendendo o rio, não apenas a prefeitura e os parceiros, mas toda a população, pois é um patrimônio de toda a sociedade e que deve ser preservado todos os dias", defendeu o prefeito no ato ambiental.

Antes do início do projeto Orla Nossa, o rio, no trecho margeado por Petrolina, estava tomado por mais de 4 mil toneladas de baronesas. Os técnicos da Prefeitura e Codevasf constataram um nível crítico de oxigênio, pH, salinidade entre outros indicadores. Com o fechamento de parte das ligações clandestinas de esgoto e remoção de mais de 1 mil toneladas de baronesa, os índices tiveram melhoria significativa. A oxigenação do rio subiu 500%, saindo 1,0 mg/L para 8,1 mg/L. Os indicadores de pH, salinidade, turbidez e transparência também melhoraram.

Com o avanço da qualidade da água, foi possível dar início a nova etapa do projeto, que é o repovoamento com os peixes. "Ainda não é o momento de comemorar, mas de conscientizar. Com o nível de oxigênio melhor, pudemos fazer esse peixamento e dar um grande passo para revitalizar nosso rio", ressaltou Victor Flores, gerente de Projetos da Agência Municipal de Meio Ambiente.

O projeto Orla Nossa é encabeçado pela Prefeitura de Petrolina e envolve ainda o IF Sertão, Exército Brasileiro, Compesa e Codevasf. As ações permanecem durante o resto do ano, com a retirada das baronesas, fechamento de outras ligações de esgoto e o processo de oxigenação das águas do Velho Chico...

II Seminário de Meio Ambiente da OAB/Petrolina: Aspectos Legais, Economia e Eficiência Ambiental

O segundo Seminário de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil em Petrolina, neste ano, debaterá os aspectos jurídicos e econômicos deste setor, pensando o meio ambiente como um campo de oportunidades para o desenvolvimento regional.  Contará com suporte da OAB estadual, através da Caixa de Assistência dos Advogados de PE e mais uma vez com o importante parceiro a AMMA – Agência de Meio Ambiente de Petrolina -, além do apoio de empresas privadas que demonstram preocupação com questões ambientais e o uso de energias renováveis, como é o caso da energia solar.  Neste segmento tende a crescer, uma vez que nossa região é uma das mais propícias do mundo com quase 3 mil horas de incidência de luz solar por ano.

No ano passado o Seminário contou com palestrantes convidados de Recife e abordou as áreas de preservação permanente que margeiam nosso Rio São Francisco - as construções dentro das APP´s - e questões relacionadas às competências legais para a proteção ambiental (união, estados e municípios)...

Bicicletada reunirá comunidade e alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE em abertura da Semana do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (5), a partir das 15h30, ciclistas percorrerão as principais ruas do município de Floresta durante a Bicicletada ambiental organizada pelo Campus Floresta do IF Sertão-PE, em parceria com a Prefeitura Municipal, e Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O evento dará início ao calendário da Semana do Meio Ambiente de Floresta e será aberto ao público.

O campus Floresta do IF Sertão-PE será o ponto de concentração e de partida da Bicicletada, que tem por objetivo divulgar aos participantes conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um nessa missão. Durante o trajeto haverá paradas em pontos estratégicos para ações de conscientização, explanações sobre reciclagem, descarte correto de resíduos, arborização, consumo responsável de água e outras temáticas ligadas à preservação ambiental. Uma dessas paradas será na rua das Tamarineiras, ponto histórico da cidade no qual, ha mais de cem anos, dezenas de árvores da espécie Tamarindus indica foram plantadas, e deram à Floresta o apelido de "Terra dos Tamarindos"...

Peixamento promovido pela Codevasf no Velho Chico marca Dia Mundial do Meio Ambiente em Petrolina (PE)

Nesta segunda-feira (05), às 09h, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 3ª Superintendência Regional, em Petrolina, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza mais uma ação de repovoamento do rio São Francisco. Serão lançados no rio cerca de 20 mil alevinos da espécie Piau verdadeiro.

A ação será realizada por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB), em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina. Acompanham as atividades, o superintendente regional da Companhia em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, além de secretários municipais, técnicos da Codevasf, pescadores, ambientalistas e alunos da rede municipal de ensino...

Cemafauna celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente com abertura de exposição

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inaugurará no próximo dia 05 de junho, às 14h no Museu de Fauna da Caatinga a exposição 'Meu Ambiente que você respeita' em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. São 50 desenhos de autoria de crianças de cinco escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o museu somente este ano. A mostra segue até o dia 23 de junho desse ano. Durante a vernissage haverá visita de turmas de algumas escolas que participaram dessas atividades no Museu, contando com a presença dos 'artistas mirins'.

Com o propósito de incentivar o sentimento de cuidado para a conservação da fauna e da flora, o Cemafauna, durante as visitas de diversas escolas, realizou atividades de educação ambiental envolvendo o que as crianças aprenderam e o olhar delas sobre os animais da caatinga. Como resultado disso, lindos desenhos estarão expostos para apreciação fazendo parte da mostra 'Meu ambiente que você respeita', valorizando a temática da natureza...

Atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente serão realizadas na sede e distritos de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano promoverá de 05 a 21 de junho ações educativas em alusão ao Dia Mundial de Meio Ambiente. As ações terão início na sede com várias apresentações e dará prosseguimento nos distritos com cinema itinerante, mostra da Caatinga, do Rio São Francisco, Rio Salitre e a importância de preservar a fauna e flora da região.

Para a Gerente Ambiental da SEMAURB, Josefa Galdino,  é notório o crescimento dos problemas ambientais. “Com o aumento da população e a constante evolução da tecnologia que tem levado a um consumo exorbitante, têm contribuindo para o crescimento dos problemas ambientais. Com isso, é preciso ser repensado por governantes e população um modelo estratégico de crescimento econômico e social pautado na sustentabilidade do planeta” explicou..

"Rui Costa se especializou em não obedecer a lei", alerta Meireles

O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), voltou a alertar sobre as transgressões da lei que vem ocorrendo no governo Rui Costa e cita como mais um exemplo: a utilização do crédito orçamentário das emendas impositivas para outros fins.

"O republicano Rui Costa se especializou em não obedecer a Lei e, ainda como se não bastasse, transgride de forma absurda, pois usou o crédito orçamentário das emendas impositivas para outros fins. Isso é grave, porém, infelizmente, esse procedimento, tem sido rotina. Na LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) aprovada no ano passado, uma emenda da bancada de oposição, fruto de acordo das lideranças, aprovada por unanimidade, que tratou da divulgação das contas das empresas públicas foi sancionada pelo Governo, que simplesmente não cumpriu até hoje. Ou seja, o Poder Legislativo baiano, para Rui Costa não tem nenhuma importância", criticou, cobrando um posicionamento por parte do executivo estadual...

Plano Nascente São Francisco será apresentado na Semana no Meio Ambiente em Bom Jesus da Lapa

O Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do rio São Francisco – ou Plano Nascente São Francisco – será tema de palestra de técnicos da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Bom Jesus da Lapa (BA) durante a programação da Semana do Meio Ambiente organizada pelo município. O evento acontece nesta quarta-feira (31), no auditório do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A palestra, que deverá acontecer a partir das 15h, será ministrada por Izis Alves e Maurício Nascimento, da Unidade de Meio Ambiente da Superintendência Regional da Companhia. Após a apresentação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberá um exemplar do Plano Nascente São Francisco...

SEDUR responde sobre poste no meio do caminho em trajeto de Cegos

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que a fiscalização da execução da obra do Residencial Dr. Humberto Pereira é de responsabilidade do Banco do Brasil, instituição responsável pelo repasse dos recursos que viabilizam a obra.

A SEDUR informa ainda que entrou em contato com a equipe de engenharia da empresa Nossa Casa, responsável pela execução das obras no residencial, solicitando providências e a mesma comunicou que está sendo providenciada uma solução para corrigir o problema, bem como disse que nos próximos as calçadas já obedecem ao padrão de 2 m de largura, para que quando os postes forem colocados o piso tátil não seja prejudicado.

-- ..

TRAJETO DE CEGOS TEM POSTE NO MEIO DO CAMINHO NO RESIDENCIAL DR. HUMBERTO PEREIRA EM JUAZEIRO

As obras do Residencial Dr. Humberto Pereira do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida parece que não contaram com o acompanhamento ou a fiscalização da Prefeitura de Juazeiro, caso contrário, como explicar um poste de energia no meio do caminho do piso tátil de alerta (em vermelho), usado como sinalização para guiar deficientes visuais com bengala.

O fato foi enviado ao Blog Geraldo José pelo leitor Enoque Rodrigues que ironizou no facebook do Blog: “O deficiente visual está em péssima situação no Residencial Dr. Humberto Pereira”...

Secretário de Meio Ambiente representa Juazeiro em Consulta Pública na cidade de Jacobina

Na última sexta-feira (26), o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano Agenor Souza, esteve representando o município de Juazeiro na segunda consulta pública do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre que aconteceu em Caatinga do Moura Distrito de Jacobina-BA. 

O encontro teve como objetivo a elaboração dos Planos de Bacias Hidrográficos, uma vez que são planos diretores de natureza estratégica e operacional e têm por finalidade fundamentar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos. Com isso,  compatibiliza os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas de modo a assegurar as metas e usos neles previstos, na área da bacia ou região hidrográfica considerada. ..

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano se pronuncia sobre denúncia de morador do bairro Quidé

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informa que o procedimento ocorreu conforme a Lei Complementar 018/2016. Por três vezes consecutivas a fiscalização esteve tentando notificar e não encontrou o responsável, o mesmo havia construído uma meia parede de muro obstruindo por completo o passeio público.

O art. 469 descreve que: Nos casos em que não seja possível identificar o responsável pela obra irregular, passível de demolição, o fiscal competente tentará notificar o proprietário ou responsável pela obra por três (03) vezes consecutivas, caso não o encontre, o órgão competente elaborará relatório fundamentado com as especificações necessárias e procederá com o ato de demolição...

Comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce recebem oficinas de capacitação

A Secretaria do Meio ambiente está realizando, durante este mês de maio, oficinas de Sustentabilidade Ambiental nas comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce (PAD) com o objetivo de sensibilizar e capacitar os beneficiários quanto aos procedimentos para manutenção da qualidade da água fornecida pelos sistemas de dessalinização. As atividades contemplam 16 comunidades em 11 encontros, que acontecem entre os dias 16 e 24 de maio, em cinco municípios do semiárido baiano.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural. O programa tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o componente Sustentabilidade Ambiental é de grande relevância e inclui cinco dimensões (ambiental, social, econômica, espacial e cultural) à ação.

Na Bahia, o PAD é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), e recursos do Ministério do Meio Ambiente, além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas.

Oficinas - As oficinas foram iniciadas no último dia 16 de maio, em Itiúba (comunidades de Ponta Baixa e Caldeirã) e Monte Santo (Lagoa Bonita e Salgado). Dia 17, foram contempladas as comunidades rurais de Manuel Patrício, Cruz II do Salitre e Pateiro, no município de Juazeiro. 

Em Juazeiro, a atividade será realizada ainda nos dias 18 (Veneza), 19 (Bargado) e 20 (Juvenal e Campo Grande). Dia 22, será contemplada a comunidade de Caldeirão do Almeida, em Uauá. Dia 23, Poço do Cavalo, em Quijingue. E dia 24, também em Quijingue, a atividade será para as comunidades do Poço da Pedra e Jurema.

Além dos moradores das comunidades, participam, prefeituras municipais, professores, profissionais de saúde (Agentes Comunitários de Saúde, médicos, enfermeiros) e lideranças locais.

Desde a implantação da primeira etapa do programa na Bahia, o PAD totalizou 145 sistemas de dessalinização, em 26 municípios. O programa tem previsão de implantar mais 150 unidades, contemplando 48 municípios. A previsão total de investimento é em torno de R$ 62 milhões, com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Sistema de dessalinização - O sistema é, basicamente, composto pelo poço, de onde é puxada a água salobra, que vai para o dessalinizador, equipamento que tem uma tripla membrana com microporos que filtram a água, retendo o excesso de sais minerais, além de retirar totalmente o flúor, o nitrato, bactérias e vírus. O resultado é uma água purificada e com quantidades ideais de sais minerais para o organismo, com qualidade superior à água pluvial. 

O efluente (concentrado das substâncias e sais retidos) é canalizado para um tanque com lona, onde a comunidade pode criar tilápias, ou irrigar culturas resistentes aos sais, como a erva-sal, que serve para alimentar caprinos e ovinos, entre outros...

Projeto Teatro Lambe Lambe defende meio ambiente e ecologia

Lambe-Lambe é apelido dado no Brasil, aos antigos fotógrafos de praça pública. Uma ideia através do Lambe Lambe promove a defesa do meio ambiente e ecologia. Trata-se do Teatro Lambe Lambe Interativo e Ecológico. O projeto é experimental e desenvolvido com o objetivo de mostrar e despertar as pessoas para uma avaliação critica sobre os efeitos das ações e atitudes sobre os ecossistemas.  

Segundo o arte educador Tiago da Silva Carvalho, idealizador do projeto, a modalidade artística busca  valorizar a estrutura da fotografia lambe lambe, onde, no interior da caixa as peças elétricas e eletrônicas dão espaço a criatividade. "O antes fotografado se torna espectador de diversas historias que podem ser contadas dentro da caixa. Voltado ao publico infanto-juvenil, também é ótima oportunidade de sensibilização aos adultos", explica Tiago. ..

Em Petrolina, bicicleta vira meio de transporte para servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente irem trabalhar

Três servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina tiveram uma ideia divertida e saudável para contribuir com a diminuição da emissão de poluentes e a mobilidade na cidade. Em vez dos carros, que agora passam mais tempo nas garagens, eles adotaram bicicletas como meio de transporte no trajeto de casa para o trabalho.

O objetivo dos amigos Wagner Linhares, Salomão Pereira e Marcos Victor, idealizador do projeto Cidade Humanizada, é apresentar para os petrolinenses uma solução inteligente para resolver alguns problemas de mobilidade urbana, comuns às grandes cidades. "Hoje é inviável sair de casa com o carro logo cedo e perder um tempão procurando onde estacionar. Considerando também os altos custos com combustível e manutenção do veículo e visando contribuir com a redução da poluição, comecei usar a bicicleta como meio de transporte", lembra...

Semana do MEI orienta cerca de 500 empreendedores em Juazeiro e região

A microempreendedora individual (MEI) Francimara Carvalho resolveu apostar no setor de confecções e perfumaria para abrir um negócio. Há oito meses, ela deixou para trás a carreira administrativa e decidiu ser dona do próprio negócio. Buscou a formalização no Sebrae e mesmo com pouco tempo na atividade já conquistou uma renda superior a de quando era empregada do setor público.

Além da dedicação ao negócio, a empreendedora sabe que é preciso buscar conhecimento sobre o setor que atua e implantar constantes inovações na empresa. Por isso, participou ativamente das capacitações da Semana do MEI, realizada de 8 a 12 de maio em Juazeiro e outros municípios do Norte baiano. "No total, foram cinco oficinas e muito aprendizado. Minha principal necessidade era o planejamento das finanças, obtive muitas dicas de como organizar planilhas e caixa e já estou praticando na empresa", revelou Francimara. Ela estava entre os 500 empreendedores que receberam orientação durante o evento na região...