Foram encontrados 1214 registros para a palavra: uva

Jornalista diz que a chuva não causa transtornos, o que causa transtornos à população é a ausência de saneamento básico

As fortes chuvas que caem desde a madrugada de hoje, 22, tem provocando centenas de reclamações nos meios de comunicação devido o acúmulo de água e problemas causados pela falta de infraestrutura em Juazeiro, Petrolina e cidades vizinhas.

A jornalista Érica Daiane da Costa usou a rede social e fez um pronunciamento. Érica é especialista em Ensino da Comunicação Social (latu sensu) e Graduada em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios (Bacharelado) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Petrolina)...

Chuvas: Leitor reclama de falta de infraestrutura e diz que comunidade já solicitou na Justiça as providencias

Boa tarde Geraldo José, Obséquio divulgar em seu conceituado blog, a seguinte nota:

Os moradores da Rua Sebastião Pereira Paulo, no bairro Santo Antonio ,aqui em Juazeiro continuam indignados com o descaso da Prefeitura Municipal de Juazeiro, vez que há mais de 08 anos, os mesmos vêm sofrendo com as constantes inundações das suas casas, mesmo quando acontece uma chuva de menor precipitação, devido ao precário sistema de escoamento das àguas pluviais daquela artéria. Nas fotos anexas fica patente o grau das inundações, não só daquela rua, bem como das ruas adjacentes. Cansados de esperar pelas providencias da Prefeitura Municipal de Juazeiro, que nunca chegam, os moradores ingressaram na Justiça solicitando as providencias que o caso requer, mas, infelizmente, até o presente momento, já decorridos 05 anos, o processo ainda continua sem uma solução.
 
Aguardamos a divulgação da nota, pelo que antecipadamente agradecemos.
 
Cordialmente.
 
RAIMUNDO DOS SANTOS..

Lojas e casas ficam inundadas após forte chuva em Lagoa Grande, Pernambuco

A chuva que começou na madrugada desta quarta-feira (22), no município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, trouxe transtornos e prejuízos para os moradores da área urbana. No Centro, várias casas ficaram alagadas.

O construtor Everaldo Francisco Coelho disse que estava saindo de casa, por volta das 4h, quando a água invadiu a residência onde ele mora com a esposa, dois filhos e a mãe. "Nunca imaginei passar por isso, é desesperador", afirma Everaldo, que mora na rua Leste, há 37 anos...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador da Itaberaba relata problemas de estrutura após chuvas

O leitor do blog, Fernando Gomes, relatou através de e-mail, problemas de estrutura após a chuva que cai desde a madrugada em Juazeiro. Segundo ele, a falta de pavimentação no segundo maior bairro mais  populoso de Juazeiro, Itaberaba, deixou as ruas cheias de buracos e água represada por suas irregularidades. Veja foto abaixo:

..

Artigo - Ou as vacas de Bolsonaro na Amazônia, ou as uvas dos gaúchos no Sul

O governo Bolsonaro vai enviar projeto para liberar a pecuária, extrativismo mineral e cultivo de soja em territórios indígenas. O pretexto é sempre o desenvolvimento, geração de renda e emprego, essa trilogia mortal que é a permanente bandeira do mundo capitalista, inclusive o mais predador.

Estudos comparativos já demonstram com absoluta solidez que a floresta amazônica em pé gera mais riqueza que as monoculturas empobrecedoras da população e da biodiversidade. O açaí gera mais riqueza que a soja por hectare, assim como no caso da pecuária...

FLUXO DE ÁGUA NA NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO AUMENTA APÓS CHUVAS EM MINAS GERAIS

O volume de água da nascente do Rio São Francisco, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, tem apresentado um aumento. Segundo a coordenação do local, o fluxo chamou atenção e o motivo é a chuva na região desde o inicio desta ano 2020.

A consequência disso foi registrada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Abaeté, onde o rio apresentou um índice recorde no nível da água neste período, se comparado a anos anteriores. O monitoramento é feito na estação Porto das Andorinhas. A situação é contrária à mostrada em 2014, quando funcionários do parque registraram uma seca na nascente devido à estiagem na região...

Após chuvas, prefeitura faz levantamento das demandas na área rural de Petrolina

As chuvas são motivo de muita esperança para o povo sertanejo, mas também ocasionam alguns problemas para quem mora na zona rural da cidade. Em Petrolina, equipes da prefeitura começaram no domingo (12), vistorias em localidades de Rajada para verificar a situação das estradas vicinais de maior fluxo que no ano de 2019 receberam serviços de patrolamento, como também, de outras demandas apontadas pelas comunidades.

Lajedo, Baraúna, Barra Franca, Baixa da Babosa, Caldeirão, Satisfeito I e II, Sítio Oliveira, Sítio Altinho, Baixa Rasa, Baixa das Pedrinhas, Santo Antônio, Sítio São Manoel, Tabuleirinho, Lagoa de Heraldo e Poço da Onça foram as localidades visitas nesta primeira vistoria...

Chuvas na região garantem ânimo novo à população da zona rural de Petrolina

Notícia boa no Sertão pernambucano é aquela que envolve mais acesso à água. Na última semana, o município de Petrolina recebeu um considerável volume de chuvas, o que alegra e dá esperança às comunidades rurais, principalmente, as que sofrem com o longo período de estiagem, já que têm seus barreiros reabastecidos ajudando na criação de animais e irrigação de pequenas lavouras.

Foram registrados generosos índices pluviométricos a exemplo da comunidade de Cristália, que marcou 70mm de água. Para Seu Paulo de Terezinha que mora em Poço Dantas, região de Cristália, a emoção de vivenciar dias chuvosos é uma bênção e motivo de gratidão. “É muito importante assim porque a gente passa o ano todinho pra poder ver essas chuvas que vêm. Eu estou muito feliz porque eu já estava queimando o mandacaru para minha criação, a palma que eu tinha estava se acabando também essa chuva veio na hora certa!”, celebrou seu Paulo...

Morador do Castelo Branco reclama de situação no bairro, após chuvas desta semana

A chegada das chuvas na região, ao tempo que trazem alento para o homem do campo, que espera ansioso por essa benção, traz também consequências para que mora na sede do município, principalmente nos bairros.

Um leitor, que pediu sigilo da fonte, cobrou uma providencia da municipalidade no sentido de resolver um problema ocasionado pelas chuvas no bairro Castelo Branco:..

Juazeiro e Petrolina: Meteorologia alerta para previsão de chuvas e ventos fortes até quarta, 08

O Sertão pernambucano deve ter chuvas fortes até a manhã desta quarta-feira (8). É o que diz alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (7). Segundo o aviso - válido ainda para regiões da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba -, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h. O alerta prevê atenção até 9h da quarta 8.

De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as cidades sertanejas de Parnamirim, Petrolina e Dormentes registraram a maior incidência de chuvas nas 24 horas contabilizadas até as 10h30 desta terça, com 52,3; 37,7 e 17,01 mm, respectivamente. A temperatura na região deve ficar entre 21º C e 35º C nestes dois dias, segundo previsão da Apac...

Com previsão de mais chuvas, prefeitura intensifica operação em bairros de Petrolina  

Em menos de 24 horas, Petrolina registrou locais com mais de 40 milímetros de chuva, que começou na noite desta segunda-feira (6) e se estendeu até a madrugada. Com a previsão de novos temporais, a prefeitura do município está acompanhando de perto as localidades mais afetadas pela água. A vice-prefeita, Luska Portela, acompanhou a operação, juntamente com os secretários executivos de Segurança Pública, Cícero Dirceu, e de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, além da equipe de assistência social.

Para minimizar os transtornos, a prefeitura mobilizou cerca de 50 técnicos e máquinas em diversas frentes de trabalho, realizando monitoramento, serviços de desobstrução em canais, drenagem, retirada de lixo e areia dos canais, entre outras medidas...

SESP recolhe árvores caídas em diferentes pontos de Juazeiro após chuvas dos últimos dias

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro intensificou o trabalho nesta terça-feira (07) em vários pontos da cidade para recolher árvores que foram derrubadas durante as chuvas dos últimos dias. Equipes que estão percorrendo a cidade identificaram até o momento, a queda de oito árvores de médio e grande porte.

O secretário da SESP Celso Leal informa que o recolhimento de árvores começou desde a semana passada e pede que a população colabore no sentido de manter a Secretaria informada quanto a este assunto ligando para o número 3612-5411, deixando sempre o endereço e um ponto de referência, que o serviço será realizado...

CHUVAS CASTIGAM JUAZEIRO (BA) E PETROLINA (PE). FORRO DA BIBLIOTECA DE JUAZEIRO DESABA

Poucas horas de chuva e os velhos problemas se repetem em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Foram pouco mais de 15 milímetros de precipitação, mas o suficiente para promover alagamentos em diversos setores de Juazeiro e também na vizinha cidade.

..

Petrolina: Cuidados com o lixo ajudam a evitar problemas na época da chuva

O verão é marcado pelo início do período chuvoso em Petrolina e toda região do Vale do São Francisco. Essa mesma chuva que traz alegrias ao sertanejo, ameniza o calor e alivia a seca, também é a que pode trazer prejuízos, principalmente, na área urbana. O descarte em local inadequado de lixo e resíduos sólido pode gerar transtornos no período chuvoso, como inundações e represamento de água em vias de maior fluxo.

Jogar lixo no chão, em terrenos baldios e canais de água pluvial, são exemplos de ações que podem causar prejuízos à drenagem da água água da chuva. Segundo o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, a prefeitura já faz um trabalho preventivo durante todo ano, mas a população precisa fazer sua parte para que não haja danos materiais e a segurança dos petrolinenses. ..

Chuvas de verão aumentam os riscos de quedas de energia: Saiba como proteger aparelhos eletrônicos e evitar acidentes

Apesar das altas temperaturas que a estação mais quente do ano apresenta, existem outros transtornos ligados ao Verão, como é o caso das fortes chuvas que acontecem em boa parte do Brasil.

Além dos perigos causados por alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, que resultam em mortes e na perda de bens materiais, bem como as dificuldades de transporte, as fortes chuvas de Verão também podem afetar a rede elétrica e, por consequência prejudicar não só aparelhos eletrônicos, como causar acidentes. De acordo com Pedro Al Shara, CEO e engenheiro elétrico da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, este é um momento que todos devem tomar muito cuidado. “As fortes chuvas podem causar tanto apagões como choques elétricos provenientes dos raios, dessa forma, além dos aparelhos elétricos e telefônicos correrem riscos, os seus consumidores também são um alvo”, comenta...

CHUVA DEIXA AGRICULTORES DE JUAZEIRO E PETROLINA ANIMADOS COM A POSSIBILIDADE ANO BOM DE LAVOURA

O calor escaldante deu uma trégua aos moradores de Juazeiro e Petrolina e região. As duas últimas semanas foram de temperaturas altas acima de 36 graus e sensação ainda maior. A previsão da chegada da chuva foi confirmada na madrugada da terça-feira dia 31 de dezembro. A expectativa é de que a chuva seja prenuncios de uma virada do ano seja de muita chuva. 

Em Juazeiro e Petrolina apesar da chuva ter deixado vários pontos de alagamentos e transtornos em dezenas bairros, a chuva provoca principalmente esperança aos moradores da zona rural. ..

Prefeitura mobiliza mutirões para minimizar efeitos da chuva em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho acompanhou de perto a operação mobilizada, nesta terça (31), em decorrência das fortes chuvas na cidade. O município recebeu em menos de 24 horas cerca de 30 milímetros de chuva, o que provocou alagamentos em alguns bairros. Para minimizar os transtornos, a Prefeitura mobilizou cerca de 40 técnicos e máquinas em diversas frentes de trabalho, realizando monitoramento, serviços de desobstrução em canais entre outras medidas.

A vistoria foi acompanhada também pelo senador Fernando Bezerra, o deputado Fernando Filho, secretários municipais e técnicos. Foram visitados os bairros com mais pontos críticos de alagamento como Dom Avelar, São Jorge, São Joaquim, Padre Cícero, Santa Luzia, José e Maria, Vila Eulália, Pedro Raimundo, Rio Corrente, São Gonçalo, Fernando Idalino e Ouro Preto. Nessas localidades, os mutirões estão trabalhando em caráter emergencial para agilizar o escoamento das águas...

METEOROLOGISTA PREVÊ MAIS CHUVAS COM INTENSIDADE DE MODERADA A FORTE PARA A CHEGADA DE 2020

Os pernambucanos que vão curtir a chegada de 2020 devem ficar atentos para as chuvas que vão atingir algumas regiões do Estado. Segundo a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Zirludes Lopes, a previsão para o Recife e Região Metropolitana durante a virada do ano é de chuva isolada com intensidade fraca, especificamente para a Capital e as cidades de Paulista e Ipojuca. O céu deve estar parcialmente nublado, e a temperatura máxima ao longo do dia é de 30º C, com mínima de 22º C. 

Para Agreste e Sertão, a previsão é de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte no período da tarde e noite, se estendendo para a chegada de 2020. A temperatura máxima é de 29º C, com mínima de 20º C para o Agreste, e de máxima de 30º C e mínima de 21ºC para o Sertão. ..

Chuvas em Juazeiro e Petrolina mostram velhos problemas de falta de infra-estrutura, bairros ficam alagados e causam transtornos

Petrolina e Juazeiro amanheceram com chuva nesta terça-feira (31), último dia do ano de 2019. Em pontos da cidade, foram registrados alguns transtornos, como nas ruas Tchecoslováquia e do Jasmim, no bairro Areia Branca, em que as vias ficaram alagadas e um carro atolou. Em Juazeiro bairros mostraram a falta de infraestrutura.

Segundo a Prefeitura de Petrolina, equipes já iniciaram um mapeamento das áreas atingidas pelas chuvas que começaram a cair na cidade e profissionais da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) e da Defesa Civil estão em campo vistoriando alguns pontos considerados críticos...

CHUVA NO ÚLTIMO DIA DO ANO EM JUAZEIRO E PETROLINA. SEMAURB EMITE NOTIFICAÇÕES PARA DONOS DE CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

31 de dezembro, último dia de 2019, amanhece com a benção das chuvas em Juazeiro, Petrolina e sertão do São Francisco. Já são mais de cinco horas de uma chuva intermitente amenizando o calor dos últimos dias.

Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo já choveu em Juazeiro (BA) mais de 35 mm e a previsão é que a chuva seja intensificada no período noturno, durante a virada do ano...