RedeGN - Jornalista diz que a chuva não causa transtornos, o que causa transtornos à população é a ausência de saneamento básico

Jornalista diz que a chuva não causa transtornos, o que causa transtornos à população é a ausência de saneamento básico

As fortes chuvas que caem desde a madrugada de hoje, 22, tem provocando centenas de reclamações nos meios de comunicação devido o acúmulo de água e problemas causados pela falta de infraestrutura em Juazeiro, Petrolina e cidades vizinhas.

A jornalista Érica Daiane da Costa usou a rede social e fez um pronunciamento. Érica é especialista em Ensino da Comunicação Social (latu sensu) e Graduada em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios (Bacharelado) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Petrolina).

A jornalista tem experiência profissional em assessoria de comunicação a ONG's e movimentos sociais e  formação em crítica da mídia e educomunicação com públicos diversos (jovens, educadores/as, agricultores/as, estudantes universitários/as...). Erica também é militante pelo direito à comunicação, especialmente na luta pelo fortalecimento da comunicação popular e comunitária no Sertão do São Francisco.

Confiram texto:

"A chuva não causa transtornos, o que causa transtornos à população é a ausência de um #SaneamentoBásico adequado, que garanta o escoamento correto das águas pluviais, que se preocupe com o lixo acumulado o ano inteiro na cidade, que faça esgotamento respeitando a natureza.

Poucas horas de chuva e quem mora à beira dos riachos já sofre o medo da inundação, da invasão de insetos e doenças. É inadimissível!

Juazeiro possui hoje um Plano de Saneamento, inclusive construído com a participação popular e aprovado pela Câmara em 2017. Esse documento prevê ações com bases em estudos técnicos, a exemplo da revitalização dos #RiachosUrbanos, mas não vemos avançar e todo ano a cena se repete.

Gasta-se milhões em recapeamento asfáltico no centro da cidade mas não há preocupação em realizar um planejamento urbano responsável".

Jornalista Érica Daiane Costa

Facebook Jornalista Erica Daiane