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Sobradinho: Diretor Militar visita instalações da Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira

Em visita as instalações da Escola de Gestão Compartilhada com a Polícia Militar da Bahia, o Diretor Tenente Roberto Lima de Brito, conheceu as instalações da instituição que era do Governo do Estado e fez explanações sobre o sistema que será implantado. Acompanhado do Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Moacir Torres, da Diretora Pedagógica Francilene Oliveira e da equipe administrativa da Secretaria de Educação, o prédio foi inspecionado e relacionadas as melhorias e reparos que deverão ser feitos. O Tenente Roberto Lima de Brito avaliou as atuais condições da escola e enfatizou a expectativa para o início das aulas.

"O objetivo da nossa visita foi verificar as instalações. Será preciso realizar alguns ajustes para se enquadrar nos padrões da escola militar, mas estamos em um prédio bem estruturado. A expectativa é a melhor possível, porque a Escola Militar vem dando certo em todo o Brasil e com essa gestão compartilhada, estamos para dar o máximo. Ficarei na parte da coordenação da disciplina, juntamente com mais três militares. Tenho certeza que esse projeto dará certo, assim como deu em outros municípios", afirmou Roberto de Lima...

Sobradinho ganhará escola de gestão compartilhada com a PM/BA

Com vistas ao processo de transição para gestão compartilhada da Escola Maria José de Lima Silveira, em Sobradinho, fruto de uma parceria da Secretaria de Educação de Sobradinho com a Polícia Militar de Bahia, a Secretária Dulcilene Kestering visitou, na última quinta feira (7), as instalações da instituição.

Acompanhada da equipe pedagógica do município, a gestora conheceu a unidade escolar, que era do Governo do Estado e conversou com a ex-diretora da escola, Evanilma de Luna sobre documentação e condições em que se encontra o prédio...

Atenção básica avança com ações e investimentos da gestão municipal em Juazeiro

Na terça-feira (05), a secretária de saúde Fabíola Ribeiro e sua equipe técnica participaram de uma reunião com o Prefeito Paulo Bomfim. Os encontros tema finalidade de apresentar ao chefe do executivo os avanços na Secretaria Municipal da Saúde e ações futuras. Também participaram o secretário de governo Clériston Andrade e a assessora de planejamento Lindsai Amaral.

A partir do comparativo dos dois primeiros anos de governo foi elaborado um planejamento para o 3º ano da gestão municipal. A atenção primária em Juazeiro conta atualmente com uma cobertura de 96,4%, ou seja, quase toda a cidade tem acesso à Unidade Básica de Saúde que conta com 56 UBS, 47 consultórios odontológicos, dois Centros de Especialidade Odontológica (CEO). Na parte técnica são 64 equipes de saúde da família, 412 Agentes Comunitários de Saúde e quatro equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)...

SEDUC realiza o I Workshop de Gestão para equipes escolares da rede municipal de Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) iniciou na segunda-feira (28), o I Workshop de Gestão – 'Aprender, Praticar e Ensinar', que reuniu mais de 300 gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da secretaria, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. O evento acontece até a próxima sexta-feira, 1º de fevereiro.

De acordo com a secretária da SEDUC Lucinete Alves, durante toda semana será oferecida uma extensa programação com temas importantes para as equipes gestoras da rede municipal. "Com a orientação do prefeito Paulo Bomfim, estamos iniciando as atividades do ano letivo de 2019 oferecendo uma formação direcionada para nossos gestores, vices e coordenadores. São esses profissionais que lideram e cuidam das equipes escolares e dos alunos, e neste momento estão aprimorando seus conhecimentos para que desempenhem melhor suas funções e a Educação de Juazeiro continue avançando. Quero parabenizar e agradecer todas as equipes gestoras e técnicas da SEDUC que realizam um trabalho de excelência no município", ressaltou Lucinete...

Governador define maior parte do secretariado para nova gestão; Isaac Carvalho não foi nomeado

No #PapoCorreria desta semana, transmitido ao vivo nas redes sociais do governador excepcionalmente ao meio-dia desta terça-feira (29), Rui Costa anunciou os nomes de mais dez secretários para compor o Governo do Estado nesta segunda gestão. Ao longo das últimas semanas, o governador já havia confirmado a permanência dos secretários da Fazenda, Manoel Vitório; de Comunicação Social, André Curvello; da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e da Casa Civil, Bruno Dauster.

Com o anúncio desta terça (29), dos atuais 24 secretários de Estado, além dos quatro já anunciados, mais 11 nomes foram confirmados para compor o secretariado de Rui. Permanecem no cargo os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa; da Administração, Edelvino Góes; da Administração Penitenciária, Nestor Duarte; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; além do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno. ..

FIEPE realizará oficina 'Gestão de Compras e Estoque'; inscrições abertas

Realizadora de alguns dos programas de capacitação mais demandados pelo setor empresarial de Petrolina, com palestras, seminários e workshop, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) inicia no próximo dia 26 de fevereiro, sua grade 2019. A oficina 'Gestão de Compras e Estoque' ocorrerá das 8h às 17h, no SENAI, e deve atrair gestores, supervisores, técnicos e universitários.

Durante o evento, serão abordados pelo menos 10 aspectos estratégicos para o bom funcionamento das áreas de compra e estoque de uma empresa. Intimamente relacionados, os dois setores são responsáveis por manter em equilíbrio a quantidade de materiais que sai e entra da instituição, assim como os volumes necessários para atender todos os departamentos da companhia...

UPAE e HDM comemoram Dia do Farmacêutico e explicam como a boa gestão da farmácia gerou uma economia de mais de 60%

No Brasil, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro e, nesta data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan (ambos geridos pelo IMIP em Petrolina) não poderiam deixar de parabenizar os seus profissionais e toda a categoria. Nestes serviços os farmacêuticos são responsáveis pela gestão das farmácias, por todo o fluxo de medicamentos e por prestar assistência farmacêutica aos pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia/segurança da terapêutica e a redução de custos – que no caso dos medicamentos é um dos mais altos para os serviços de saúde.

O destaque do setor é tão grande que um projeto do Dom Malan já foi premiado no Seminário de Práticas Exitosas do IMIP e uma iniciativa da UPAE foi responsável por minimizar a perda de medicamentos por validade. "No Dom Malan fazemos o somatório de doses de medicamentos prescritos para pacientes pediátricos, que na grande maioria das vezes não faz uso de um frasco todo, e essa medida foi bastante eficaz, pois diminuiu o desperdício, gerando uma economia de 68% para o hospital", relata a coordenadora de farmácia, Denise Brecci...

Sobradinho: Secretaria de Educação abre matrículas para a Escola de Gestão compartilhada com a PM/BA

A Secretaria de Educação de Sobradinho abriu nesta segunda-feira (14) as matrículas do ano letivo de 2019 para a Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira, sistema Colégio da Polícia Militar. As matrículas devem ser realizadas na Secretaria de Educação até o dia 24 de janeiro, das 7h às 13 horas. A Secretária de Educação Ducilene Kestering ressaltou que essa é uma grande conquista para a educação de Sobradinho, que contará com uma escola do sistema da Polícia Militar.

"Está sendo um grande avanço para a educação do nosso município, ter a uma escola com a chancela da Polícia Militar. Pedimos aos pais que tenham interesse em matricular seus filhos, que se programem quanto a documentação e ao período de Matrículas. Receber uma escola de gestão compartilhada é uma grande conquista, estaremos ofertando um modelo ímpar e que nem todas as cidades têm acesso. Tenho certeza que essa adesão da gestão municipal foi acertada e será muito produtiva para a formação dos nossos jovens", afirmou Ducilene...

Campus Floresta disponibiliza 25 vagas em curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação para ingresso no 1º semestre de 2019

O IF Sertão-PE divulgou o edital nº 59/2018, referente à seleção de candidatos para provimento de vagas em cursos de graduação, com ingresso no 1º semestre de 2019.  São 442 vagas disponíveis em 10 cursos de nível superior (entre licenciaturas, bacharelados e cursos de Tecnologia), distribuídos entre seis campi do Instituto: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. A seleção utilizará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2018.

De acordo com o cronograma oficial da seleção, as inscrições serão realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Para o campus Floresta são disponibilizadas 25 vagas para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, para o período noturno. O curso tem duração de 3 anos.   ..

UPB qualifica 6500 prefeitos e técnicos nos primeiros dois anos de gestão de Eures Ribeiro

As principais dúvidas na administração pública, desde a gestão de recursos, prestação de contas junto aos órgãos de controle, planejamento, até a elaboração e aprovação de projetos de captação de recursos foram sanadas nos eventos de capacitação realizados pela UPB, durante os primeiros dois anos de gestão do presidente da entidade Eures Ribeiro. Neste período, somaram-se cerca de 30 eventos realizados em cidades polo da Bahia, qualificando mais de 6.500 prefeitos e técnicos municipais nas áreas de administração, planejamento, financeiro e controle. 

O UPB Itinerante, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) orientou os técnicos municipais a respeito de licitações, índices, contratos e prestações de contas, favorecendo uma administração mais legalista e responsável por parte de quem apoia os prefeitos nas tarefas cotidianas da gestão. Já o UPB Debate trouxe a posição de órgão e entidades na busca por soluções para saúde, educação, meio ambiente e transporte escolar...

Secretaria de Gestão de Pessoas informa que Porta do Servidor está online

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro informa aos servidores que nesta terça-feira (08), o Portal do Servidor teve problemas técnicos e ficou offline (fora do ar). Entretanto, os problemas já foram sanados e o portal já pode ser acessado para que o servidor possa consultar seu contracheque, dentre outros serviços disponibilizados. ..

MPPE recomenda ao prefeito de Araripina, exoneração de funcionários que possuam parentesco com líderes da gestão

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou ao prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, que exonere, em até 30 dias, todos os funcionários que ocupam cargos comissionados e tenham relação de parentesco com ele, com o vice-prefeito ou qualquer outro servidos com cargo de chefia, direção ou assessoria.

De acordo com o MPPE, a medida é para evitar que o município mantenha funcionários em situação de nepotismo, já que a prática é considerada inconstitucional e proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão orientou ainda que o município passe a exigir alguns requisitos para que as nomeações possam ser feitas...

Desde o dia 1º, quase 4 mil pessoas foram exoneradas na gestão Bolsonaro

Já se aproxima de 4 mil o número de servidores exonerados e dispensados de cargos de confiança do Executivo. O Diário Oficial da União (DOU) esteve mais grosso que o normal nos últimos dias, dada a recente mudança de governo e a vontade do presidente Jair Bolsonaro de demitir pessoas ligadas às gestões passadas. Até agora, 3,7 mil funcionários tiveram que empacotar os pertences e deixar a Esplanada dos Ministérios, o que, segundo especialistas, pode gerar economia e ampliar o apoio popular.

Os ganhos financeiros não serão grandes para resolver os problemas fiscais, mas agradam, principalmente, os eleitores de Bolsonaro. Sexta, 45 páginas do DOU — já contando com a edição extra — confirmaram que as exonerações continuaram, como havia garantido o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. ..

Petrolina: Miguel reduz secretarias e investe em cargos técnicos, Plinio Amorim assumirá o Planejamento e gestão administrativa

O prefeito Miguel Coelho sancionou a lei que redefine a gestão administrativa da Prefeitura de Petrolina. O chefe do executivo reduziu de 11 para 9 secretarias, além de extinguir a empresa Vale Digital. As mudanças foram motivadas para melhorar o desempenho de setores estratégicos e facilitar a captação de recursos junto a órgãos federais e outras entidades.

Com a reforma administrativa, fica criada a Secretaria de Governo e Agricultura, sob o comando de Simão Durando. Cultura e Esportes serão vinculados à Educação, gerida por Margareth Zapponi. Já a pasta de Planejamento absorverá o setor de Gestão Administrativa, ficando sob o comando de Henrique Guerra em janeiro, e depois disso, assumirá Plínio Amorim. Por fim, Desenvolvimento Econômico e Turismo foram anexadas e serão conduzidas por Emício Junior...

3° BEIC de Juazeiro ganha o 1° lugar no Prêmio de Gestão de Qualidade da PM-BA

O 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação venceu na noite de ontem, 27 de dezembro, em primeiríssimo lugar entre todas Unidades da Polícia Militar do Estado da Bahia, o 1º Prêmio de Gestão da Qualidade.

O Prêmio criado pelo Comando Geral da Corporação através da Portaria n. º 038 do ano de 2017, visa certificar e reconhecer publicamente as Organizações policiais militares que obtiveram pontuação destacável nos índices e fundamentos de excelência da instituição militar, entre eles: pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor...

Com gestão eficiente, Prefeitura de Petrolina fecha ano com as contas em dia e cumpre antecipação salarial

A crise financeira vivida em vários municípios brasileiros não interrompeu um compromisso feito pelo prefeito Miguel Coelho em Petrolina: pagar, antecipadamente, os salários dos servidores municipais. E como o gestor já havia anunciado, o salário do mês de dezembro também foi antecipado para esta quinta-feira (27) contemplando mais de 7 mil servidores. A nova antecipação nas vésperas do Réveillon injeta cerca de R$ 17 milhões na economia petrolinense.

O prefeito Miguel Coelho, lembra que a Administração Municipal conseguiu acompanhar o cronograma de liberação dos vencimentos do funcionalismo, sem qualquer atraso, graças à eficiência da gestão que vem mantendo o equilíbrio financeiro na cidade. ..

Sobradinho: Prefeito Luiz Vicente Berti faz balanço da gestão em reunião de secretariado

"Estamos conseguindo cumprir as metas. Tivemos cortes na receita, o que nos obrigou a cortar gastos, mas as contas do município estão em dia. O salário dos servidores está sendo pago dentro do mês, estamos com algumas obras em execução, outras já planejadas e os serviços públicos estão assegurados. 2018 foi um ano desafiador, mas conseguimos superar a crise e vencer. 2019 será de mais conquistas para o nosso povo e nossa equipe está empenhada em fazer uma cidade cada dia melhor", declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti, no fechamento da reunião de avaliação e planejamento com os secretários municipais.

O gestor agradeceu a sua equipe de trabalho e parabenizou pelo empenho e dedicação " Os nossos secretários e suas equipes de servidores estão de parabéns. O trabalho vem sendo realizado com austeridade e criatividade, e estamos conseguindo cumprir as metas estabelecidas", declarou Luiz Vicente...

Palestra aborda construção e gestão de carreira com concluintes de cursos profissionalizantes

Uma palestra voltada para os concluintes dos cursos profissionalizantes realizados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), aconteceu na noite da segunda-feira (17), na sede da Associação de Moradores do bairro Vila Tiradentes. Com o tema ‘Apresentando minha realidade e construindo mudanças’ a palestra foi conduzida pela consultora em gestão de pessoas e carreiras, Daise Lucy Lima e contou com a participação de 54 concluintes.

“O principal objetivo da nossa palestra foi conscientizar os concluintes sobre o conhecimento adquirido e como colocar em prática, ou seja, a construção de uma carreira a partir da área de formação escolhida por cada um deles”, destaca Daise Lucy, acrescentando que tópicos como “passos e etapas que devem ser seguidos, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, gestão financeira e de tempo, autoconhecimento e plano de desenvolvimento pessoal foram abordados durante a palestra”, acrescenta a consultora...

Planos de Gestão Ambiental são formulados pelo Programa Univasf Sustentável

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está formulando planos de gestão ambiental, que são um conjunto de diretrizes que terão como objetivo organizar o direcionamento das ações da instituição nos próximos anos acerca da sustentabilidade.

A iniciativa é do Programa Univasf Sustentável, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Ao todo, são sete planos e o primeiro a ser lançado será o Plano de Gestão de Resíduos Gerados, cujo lançamento está previsto para abril de 2019...

SEMAURB avalia positivamente as ações na gestão em 2018

Com o objetivo de garantir a segurança e o ordenamento no município, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) fecha o ano de 2018 de forma positiva, tendo realizado 2.916 notificações e aplicado 582 autos de infração. A fiscalização atendeu durante o ano 353 denúncias e, por descumprimento das notificações e autuações, 68 mercadorias foram apreendidas e 06 estabelecimentos de médio e grande porte foram interditados.

A meta da secretaria é implantar e desenvolver políticas públicas pertinentes ao meio ambiente, ordenamento urbano e ao uso, ocupação e parcelamento de solo urbano e à fiel observância do Código de Polícia Administrativa, sem prejuízo de outras atribuições que lhe sejam atribuídas por ato administrativo...