Foram encontrados 8403 registros para a palavra: fé

Mercado de trabalho em Juazeiro fecha 2015 com cenário positivo, diz Caged

Contrariando a crise que ceifou milhares de empregos (1,5 milhão no Brasil), Juazeiro fechou 2015 com mais contratações que demissões, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada no último dia 21, aponta saldo de 595 empregos, entre dezembro e janeiro. Mais da metade das cidades brasileiras (54%) encerrou o ano no vermelho, ou seja, com mais desligamentos que admissões.

“Num cenário econômico tão adverso como o atual, criar novas vagas com carteira assinada já é tarefa e mantê-las também. O saldo positivo de 2015 comprova que temos uma economia forte e consolidada”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, ao comentar as estatísticas do Cadastro...

4° Encontro Renascer será realizado de 7 a 9 de fevereiro em Juazeiro

De 7 a 9 de fevereiro, feriado de carnaval oficial, acontecerá em Juazeiro o 4° Encontro Renascer. O evento é gratuito e será realizado no Colégio Municipal Paulo VI, sempre às 8h. O encontro é promovido pela comunidade católica Shalom de Juazeiro e oferecerá aos participantes momentos de Adoração, Missas, Louvores, Adoração ao Santíssimo, apresentações teatrais e palestras.

“É um encontro com Deus. É um encontro com a pessoa de Jesus. O Renascer é um evento que todo ano, além de aumentar o número de participantes, ele nos surpreende. Com certeza será mais uma grande experiência com Deus para aqueles que participarem”, afirmou um dos participantes do grupo Shalom, Raimundo Nonato, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (25)...

Ivete Sangalo fecha carnaval de Juazeiro e foliões aproveitaram ao máximo o último dia de festa

A alegria e a energia dos milhares de foliões, entre turistas e moradores movimentaram a última noite do carnaval antecipado de Juazeiro. A mistura de ritmos contagiantes fez os foliões dançarem ao som dos mais variados estilos musicais no Circuito Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana – Orla 1)...

Prefeito de Lagoa Grande reforça convite de título de cidadania ao deputado Fernando Filho

Nesta segunda-feira, 25, o deputado federal, Fernando Filho, estará em Lagoa Grande, sertão Pernambucano, para receber das mãos dos vereadores e da população o título de cidadania. A cerimônia será realizada ás 03 da tarde (15h), no auditório da Câmara de Vereadores. O prefeito Dhoni convocou a presença de secretários, gestores, diretores e coordenadores para prestigiarem o mais novo cidadão Lagoagrandense.

O proponente do título foi o vereador Erasmo de Farias, que foi colocado em votação pelo presidente da câmara, vereador Ítalo Ferreira, sendo aprovado por unanimidade. Para o Prefeito Dhoni, o título é mais do que merecido pois, retrata a veracidade do propósito da honraria. "Receber título de cidadania é para pessoas que se destacam em alguma área contribuindo para o desenvolvimento da cidade e Fernando Filho merece, por que tem comprometimento com nossa população. Fernando Filho tem colocado diversas emendas aqui na cidade para calçamentos, compra de trator e caminhão para melhorias das estradas vicinais no interior, entre outras, que beneficiam diretamente o produtor rural" enalteceu o Prefeito...

A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR

A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.

A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano. 

A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia. 

É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final. 

A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.

Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.

Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.

A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.

É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio. 

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista..

Saulo Fernandes arrastou a maior multidão desta sexta de carnaval

O cantor Saulo Fernandes foi o responsável pela maior pipoca do Carnaval de Juazeiro. Saulo consiguiu levar consigo a maior número de pessoas vistas até agora no carnaval. Veja o registro abaixo:

..

Garota Marília será sepultada ás 10 horas desta Sexta-Feira, em Juazeiro

Está previsto para as 10 horas desta manhã de sexta-feira, 22, o sepultamento da garotinha Marília Ferraz Medrado, de apenas 7 anos de idade, que veio a óbito ontem em Recife, vitima de um linfoma.

O corpo da garota chegou ontem à noite no aeroporto de Petrolina e foi deslocado para o SAF, em Juazeiro, onde está sendo velada...

Kannário carregou multidão atrás de seu trio elétrico fechando a primeira noite de carnaval

A primeira noite do carnaval de Juazeiro teve de tudo. Chuva, apagão e claro, uma multidão de fãs do Igor Kannário atrás de seu trio no bloco Batata. O príncipe do Guetto como é apelidado, passou agitando na avenida Adolfo Vianna cantando seus sucessos.

..

Faleceu em Recife, garota Marília Ferraz Medrado

Faleceu nesta quinta-feira (21) a pequena Marília Ferraz Medrado de apenas 7 anos. A criança lutava contra um linfoma na capital pernambucana e não resistiu.

O linfoma que vitimou a garota Marília Ferraz foi diagnosticado no Hospital UNIMED, em Juazeiro, a pouco mais de 10 dias, que recomendou a remoção dela para Recife, onde veio a óbito na manhã desta quinta-feira. A garota foi transferida para Recife, em UTI aérea, na ùltima terça-feira (19) e familiares estavam muito otimistas com sua recuperação...

Casa dos Conselhos e Comad recebem veículo da Policia Federal em Juazeiro

Fruto do esforço concentrado do Prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e do trabalho persistente do Secretário de Saúde Dalmir Pedra foi realizada na manhã desta terça feira (20),  a solenidade de entrega de um Carro Celta, doado pela Policia Federal para  uso exclusivo da  Casa dos Conselhos e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD.

O evento aconteceu na sede da Policia Federal, no bairro Santo Antonio e contou com a presença do Delegado Enzo Ricardo Laborda Rebelo representando Rodrigo Motta de Andrade, chefe da delegacia da Policia Federal de Juazeiro, Roosevelt Duarte Motta, Assessor de Articulação Interinstitucional da Prefeitura de Juazeiro e Coordenador da Casa dos Conselhos, Luzânia Barreto Rodrigues e Marcos Antonio de Carvalho, presidente e vice presidente do COMAD, respectivamente...

SESP garante a limpeza do carnaval de Juazeiro após cada dia de festa

Garantir a limpeza e a conservação dos espaços públicos após cada dia de apresentação no carnaval de Juazeiro. Este é o intuito da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) que vai executar a partir das 5h as ações de varrição e recolhimento de lixo de todo o circuito da festa momesca. Diariamente, cerca de 70 agentes organizados em equipes irão realizar os trabalhos visando assegurar que a cidade esteja limpa nas primeiras horas da manhã sem atrapalhar as atividades cotidianas.

O gerente de Limpeza da Sesp, Jorge Medrado, destaca que a grandiosidade da festa exige estratégias de limpeza bem definidas para garantir a organização do evento e principalmente a continuidade dos serviços na cidade. “Para manter a eficiência dos trabalhos de limpeza pública, a SESP irá atuar diariamente nos Pólos Ivete Sangalo(Adolfo Viana/Orla) e Luiz Galvão(Rua da 28). Esse trabalho não vai permitir o acúmulo de lixo no circuito do carnaval”, explicou contou Jorge...

GOVERNO FEDERAL VAI VENDER 12 IMÓVEIS NA BAHIA, INCLUINDO UM HOTEL

O Ministério do Planejamento divulgou uma lista de 239 imóveis pertencentes à União que estão à venda entre eles doze estão localizados na Bahia. Entre os imóveis localizados na Bahia existem salas na Avenida Tancredo Neves e até um hotel, o Grande Hotel de Paulo Afonso na cidade de Paulo Afonso.  
 
Na lista publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União aparecem dois imóveis  usados como residências oficiais dos ministros da Casa Civil e da Fazenda. A venda será feita pela Caixa Econômica Federal, que realizará vistorias e avaliação dos lotes e lançará os editais de licitação para os compradores. Recursos próprios, empréstimos, financiamentos, cartas de crédito ou quaisquer linhas de crédito serão aceitas como pagamento. Veja a lista dos imóveis na Bahia.
 
1.     Fazenda Engenho Vitória do Paraguaçu, S/Nº, Engenho da Vitória - Cachoeira          
2.     Avenida Ayrton Senna da Silva, 556, Alagoinhas Velha - Alagoinhas     
3.     Loteamento Vila Nobre, Quadra 9, S/Nº, Grande Hotel de Paulo Afonso, Centro - Paulo Afonso
4.     Rio Utinga, S/Nº, Usina, Povoado São José - Lençóis
5.     Rua Aloísio Souza, 516, Centro - Aureliano Leal   
6.     Rua Distrito Guapirá, S/Nº, Guapirá - Maragogipe           
7.     Rua Dr. Artur Neiva, 154, Centro – Ipirá
8.     Rua Ceará, S/Nº, Santo Antônio do Monte - Itamaraju
9.     Avenida Feira de Santana, S/Nº, Centro - Anguera          
10.   Rua Oscar Santana, S/Nº - Barra de Água Fria - Água Fria         
11.   Avenida Tancredo Neves, 274, Bloco A, Sala 510, Caminhos das Árvores - Salvador   
12.   Avenida Tancredo Neves, 274, Bloco A, Sala 511, Caminho das Árvores - Salvador  ..

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti despacha em Brasília com o Ministro da Casa Civil Ricardo Berzoini

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti antecipou as suas férias parlamentares e esteve em Brasília nessa terça-feira(19), despachando com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República Ricardo Berzoini.

O encontro foi na Presidência da República e Adalberto foi acompanhado do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro e da ex-deputada Petrolinense Isabel Cristina...

JOSEPH BANDEIRA VAI RECORRER DA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL QUE O CONDENOU A TRÊS MESES DE PRISÃO

Leonardo Bandeira, advogado, ex-vereador e filho do ex-prefeito Joseph Bandeira (PDT) em nota enviada ao Blog na manhã desta quarta-feira (20) disse que a Assessoria Jurídica, integrada por vários advogados gratuitos de Juazeiro, Petrolina e até de Salvador, irá recorrer da decisão da Justiça Federal que por meio da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida, o condenou em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública.

A decisão é da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida. O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil...

Agricultores de Lagoa Grande receberão 17 toneladas de sementes: Milho, feijão e sorgo para reforçar a plantação

Aconteceu dia passado,19, o lançamento dos programas 'Terra Pronta' e 'Distribuição de Sementes' no centro de produção e comercialização do IPA na parceria do governo do Estado com seis prefeituras do Sertão Pernambucano (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), o Prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, foi o único prefeito representante dos municípios presente ao evento, demonstrando alinhamento com o Governo Paulo Câmara.

A previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 2000 famílias produtoras em Lagoa Grande com sementes e aração de terras. Dhoni Amorim, em conversa com Nilton Mota, secretário de Agricultura e Reforma Agrária, pediu também mais recursos para perfuração de poços, construção de barragens e para silagem. "Nossos produtores irão receber: 17 toneladas de sementes (10 toneladas de milho, 05 de feijão e 02 de sorgo). As 'horas máquina' do programa Terra Pronta, ainda iremos definir com o escritório do IPA e a previsão é de que a Prefeitura, busque já esta semana as sementes aqui no IPA e na próxima 2ª feira (25), já comecemos a distribuição. Reforcei com a secretário outras reivindicações pois, não dá para ficar esperando só por chuvas, precisando buscar outras alternativas para ajudar o homem do campo" declarou...

Começa na próxima sexta-feira a 8ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes em Petrolina

A exposição Máscaras, do autor, ator e diretor de teatro Sebastião Simão abre na próxima sexta-feira (22), a partir das 16h no Sesc Petrolina - PE, a programação da 8ª edição do festival Janeiro Tem Mais Artes.  As máscaras, inspiradas nas artes Kathakali, Commedia Dell Arte e tradições ritualísticas, dão as boas vindas ao público no Hall do Teatro Dona Amélia.

Depois, às 19h, na Biblioteca o convite é uma viagem pela literatura de cordel e a cantoria com o lançamento do livro Claranã, da poeta pernambucana Cida Pedrosa, seguido de um recital com poesias  da autora apresentado pelo grupo Pé Nu Palco. E concluindo a noite de abertura do festival, as cantoras Camila Yasmine e Carol Guimarães fazem a primeira apresentação do ano no Teatro Dona Amélia, às 21h, com o show Dolores Drinks, musical inspirado e ambientado em um bordel...

DADAU POSTOU NOVO VÍDEO CONFIRMANDO A FEIJOADA. CONFIRA

..

Vai ter Feijoada do Dadau. Abertura dos portões a partir das 19 horas

feijoada_dadau_2015_pate1_246

Para quem estava na expectativa, pode comemorar, vai ter a Feijoada do Dadau, sim. Dadau Barbosa, promoter do evento, confirmou agora a pouco através de vídeo que a feijoada vai acontecer com todo o glamour e segurança que já são características do seu evento. Por conta dos contratempos, o evento agora terá seus portões abertos a partir das 19 horas na Chácara Bougainville. Veja o vídeo:

..

“Vão se arrumar, já já encontro com vocês” disse Dadau confirmando a festa mesmo com a chuva que cai em Juazeiro

Em contato com o Blog a Assessoria da Feijoada do Dadau acaba de confirmar que o evento vai acontecer mesmo com a forte chuva que cai em Juazeiro neste momento. De acordo com a produção do evento, é possível que haja atrasos, porém a festa irá acontecer com todo seu brilho e seguindo a programação.

Dadau falou agora a pouco e mandou o recado: “Vão se arrumar, já já encontro com vocês”. O promoter disse que em relação a fotos que estão circulando nas redes nada o preocupa: “Nossa estrutura está 100% segura e o toldo que desceu, já está sendo recolocado no local com toda segurança” completou...

Prefeito Isaac Carvalho pede a Ministro que mande Polícia Federal investigar caso Beatriz

Em ofício encaminhado ao Ministério da Justiça, o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho pede providências ao Ministro José Eduardo Cardozo no sentido de autorizar a participação da Polícia Federal nas investigações sobre o assassinato da menina Ana Beatriz Angélica Mota, ocorrido no último dia 10 de dezembro.

Confira na íntegra o ofício enviado pelon prefeito:..