Foram encontrados 88 registros para a palavra: unicef

Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, diz Unicef

Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, de acordo com estudo inédito apresentado hoje (14) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). São crianças e adolescentes até 17 anos que são monetariamente pobres e/ou estão privados de um ou mais direitos, como educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil.

O levantamento, feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, mostra que 18 milhões de meninas e meninos, ou seja, 34,3% do total, são afetados pela pobreza monetária, vivem com menos de R$ 346 per capita por mês na zona urbana e R$ 269 na zona rural. Desses, 6 milhões, o equivalente a 11,2%, têm privação apenas de renda. Já os outros 12 milhões, ou 23,1%, além de viverem com renda insuficiente, têm um ou mais direitos negados...

Juazeiro realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef

O município realizou nesta quinta-feira (26), no auditório da UNEB, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento foi organizado pela Prefeitura através da Comissão Pro Selo Unicef 2017-2020 formada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), Educação e Juventude (SEDUC) e Saúde. 

O objetivo principal da realização do fórum é contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia. “A ideia é articular toda a rede de garantia dos direitos das crianças e adolescentes em prol da realização das ações voltadas ao público alvo e dessa forma fortalecer as políticas públicas no município”, afirmou a Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Fátima Carvalho. ..

1° Fórum Comunitário Selo Unicef acontece quinta-feira (26) em Juazeiro

Nesta quinta-feira (26) das 08h às 13h30 será realizado, no auditório da UNEB em Juazeiro, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento é organizado  pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Comissão Pro Selo Unicef 2017-2020, formada pelas Secretarias de Cultura,Turismo e Esportes, de Educação e Juventude, de Desenvolvimento Social, Igualdade e Mulher e da Saúde.

O Selo Unicef tem o objetivo de contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia. “A gente busca fortalecer a gestão municipal e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência no município, garantindo a mobilização social. A realização do Fórum é obrigatória para a continuidade de nosso município no programa”, explica a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fátima Carvalho...

Casa Nova: Novas ações para garantir conquista do selo UNICEF

A Prefeitura de Casa Nova está empenhada na conquista do selo UNICEF, edição 2017-2020, buscando cumprir todas as etapas e exigências, mobilizando a sociedade, envolvendo os diversos órgãos no município, professores, alunos e secretarias.

Na tarde desta segunda-feira (14/05) o Articulador do Selo, Cosme Coelho reuniu a Secretaria de Desenvolvimento Social, Maria Regina; a Presidente do CMDCA, Marinalva Oliveira, o Mobilizador de Jovens e Adolescentes, Jailson Santana, representantes de grupos de Jovens, professores e alunos para a criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA...

Petrolina: Secretaria de Saúde orienta equipe técnica para articulação do Selo Unicef

Com o objetivo de orientar a equipe técnica sobre as articulações em busca do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2017-2020, a Secretaria de Saúde de Petrolina apresentou o guia metodológico de trabalho na primeira reunião estratégica.

Durante o encontro, a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, expôs os indicadores da saúde do município e destacou as ações que deverão ser colocadas em prática para a obtenção do Selo. "Nós temos que buscar sempre a excelência em nossos serviços, e o Selo Unicef é um desafio que nos impulsiona a querer fazer um trabalho ainda melhor", destacou...

Unicef discute situação da infância e adolescência no semiárido

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) deu início nesta terça-feira (12), ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios de Pernambuco. Equipes do Unicef e parceiros estarão reunidos em três municípios-polo com gestores públicos dos 123 municípios pernambucanos participantes desta edição do Selo UNICEF.

Serão polo os municípios de Salgueiro, Arcoverde e Caruaru. Os encontros terão a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens...

Casa Nova: Município avança na busca da conquista do selo UNICEF

Desde que se inscreveu para obter o Selo UNICEF Município Aprovado, Casa Nova, através do articulador designado pelo Prefeito Wilker Torres, Cosme Coelho, tem se esforçado para organizar, estabelecer rotinas, programas e metas capazes de trazer esta conquista importantíssima para o Município.  

“Na edição 2013/2016 em todo o Brasil apenas 312 municípios conseguiram o Selo UNICEF e na Bahia apenas 28 municípios. Nesta edição, 2017/2020, Casa Nova entra na disputa para valer” – garante Cosme Coelho, que nesta segunda-feira (27/11), acompanhado de Jailson da Silva Santana, Mobilizador de Jovens e Adolescentes e da Presidente do CMDCA, Marinalva Oliveira, participou de um Ciclo de Capacitação reunindo 27 cidades baianas da região que também buscam a certificação. ..

Mais de 80% das crianças brasileiras temem a violência, revela Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, realizou uma pesquisa em 14 países para marcar o Dia Mundial das Crianças, neste 20 de novembro. No levantamento, as crianças falaram de suas preocupações e apontaram terrorismo, violência e pobreza como os maiores males da atualidade.

No Brasil, no México e na Nigéria mais de 7 em cada 10 crianças ouvidas pelo Unicef disseram que a violência é o que mais as inquieta. Este número foi mais alto no Brasil, onde 82% dos menores estão preocupados com o tema. No Japão, apenas 23% das crianças pensam na violência da mesma forma...

Campo Formoso ganha selo Unicef município aprovado

O Município de Campo Formoso recebeu a confirmação de adesão ao 'Selo Unicef Município Aprovado', que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Após a adesão, o município se compromete com um conjunto de responsabilidades que fazem parte da metodologia do Selo, que incluem Ações Estratégicas, ou seja, o que o município precisa realizar, comprometendo-se em melhorar Indicadores de Impacto Social relativos aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Assim, o município será acompanhado pelos próximos quatro anos da edição por profissionais do Selo UNICEF, em coordenação com um articulador no município que será a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Carla Guimarães e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para informar sobre os ciclos de capacitação, atualizações metodológicas, dicas de implementação de programas e outras atividades do Selo. Cabe ao articulador no município mobilizar as pessoas para participarem de cada atividade ou ação...

Unicef: violência mata uma criança e um adolescente a cada 7 minutos

A cada 7 minutos uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos de idade, morre em algum lugar do mundo, vítima de homicídio ou de alguma forma de conflito armado ou violência coletiva. Somente em 2015, a violência vitimou mais de 82 mil meninos e meninas nessa faixa etária. Os dados são do relatório Um Rosto Familiar: A Violência na Vida de Crianças e Adolescentes, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A América Latina e o Caribe têm os mais altos índices de homicídios. Em 2015, dos 51,3 mil homicídios de meninas e meninos de 10 a 19 anos – não relacionados a conflitos armados –, mais da metade, 24,5 mil, aconteceram nessa região. “Esses números se mostram desproporcionais considerando que tal conjunto de países abriga pouco menos de 10% da população nessa faixa etária”, diz o Unicef...

Municípios do semiárido tem até hoje quinta-feira (31) para fazer as inscrições Selo Unicef

Termina nesta quinta (31), as inscrições para o Selo Unicef – Edição 2017-2020. Mais de mil municípios brasileiros do semiárido e da Amazônia já participam da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que estimula a gestão municipal a implementar política públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes. 

Aderindo ao selo, os municípios devem investir em ações que melhorem a oferta e a qualidade dos serviços de saúde, educação, assistência social e participação. A iniciativa também capacita gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações...

Casa Nova busca certificação do selo UNICEF

Indicado pelo prefeito Wilker Torres para Articulador no município, Cosme Coelho, garantiu que “realizaremos todas as ações possíveis para conseguir a certificação de Município Aprovado. Já estamos encaminhando contatos com as secretarias que vamos envolver diretamente nas ações, com o Poder Legislativo e Judiciário. Vamos conversar com as associações e clubes de serviço. Encaramos esta tarefa que nos foi dada pelo prefeito Wilker Torres como um desafio que vamos vencer”.

Cosme Coelho foi designado articulador na data da assinatura do termo de adesão de Casa Nova à Articulação do Selo UNICEF, Edição 2017/2020. Assinaram o termo o prefeito Wilker Torres e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Na mesma data, Jaílson da Silva Santana foi designado Mobilizador de Adolescentes e Jovens...

Bahia sedia 1ª Feira de Soluções para a Saúde e Seminário Internacional da Unicef

A capital baiana sediará, entre os dias 8 e 10 de agosto, a 1ª edição da Feira de Soluções para a Saúde, onde serão apresentados produtos e serviços voltados para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya. A Bahia foi escolhida por concentrar experiências exitosas, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico das três doenças, que são produzidos e distribuídos pela Bahiafarma para todo o Brasil, permitindo assim o diagnóstico em até 20 minutos.

Este é o primeiro evento do país desse gênero e será realizado no Senai-Cimatec, com a expectativa de reunir um público de 800 participantes por dia, com destaque para pesquisadores nacionais e internacionais, laboratórios, representantes de organizações sociais, além de gestores governamentais e sociedade civil...

Selo Unicef promove primeira oficina do NUCA em Juazeiro

O Selo UNICEF Município Aprovado promoveu nessa terça feira, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, a Oficina "Adolescência e Participação" destinada aos participantes do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.  O evento foi realizado pela ONG 'Cipó Comunicação Interativa' - parceira do Selo Unicef com apoio da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é uma das ações de participação social do selo 'UNICEF Município Aprovado', espaço onde os adolescentes se reúnem para refletir e debater temas atuais sobre a diversidade e as desigualdades do município. Juazeiro foi o primeiro município a receber essa oficina com objetivo de discutir a participação dos adolescentes no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti...

BA: Prefeituras do PSB recebem selo Unicef por políticas voltadas para jovens e adolescentes

Os prefeitos do PSB Wilson Cardoso (Andaraí); Karina Silva (Amargosa); José Barreira (Caetité) e Fredson Souza (Mulungu do Morro) foram agraciados sexta-feira (9) com o Selo Unicef, por conta do desempenho das políticas voltadas para a criança e o adolescente nos municípios que administram. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na sede do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, e contou com a presença da presidente do partido, senadora Lídice da Mata, e do primeiro-secretário da legenda, Rodrigo Hita.

Na Bahia, 28 municípios receberam a certificação. “É importante que os prefeitos do nosso partido contem com esse reconhecimento. Presidi a CPI dos Assassinatos de Jovens do Senado e lá constatamos que das mais de 50 mil pessoas que morrem assassinadas por ano no Brasil, 33 mil são jovens e a maioria negros. Isso quer dizer que falta oportunidade e a infância representa a primeira oportunidade que é a do acesso à escola”, disse a senadora...

Petrolina é reconhecida com o Selo Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef),  entregará a comenda " Selo Unicef Município Aprovado" para diversos municípios de Pernambuco em  solenidade  que acontecerá no dia 12 de dezembro  de 2016. 

Petrolina não ficou de fora e receberá o reconhecimento internacional por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes, na edição 2013 - 2016.

A solenidade reunirá  gestores municipais e estaduais, técnicos e adolescentes na cidade do Recife. O evento faz parte do encerramento da edição 2013 - 2016 do Selo UNICEF Município Aprovado no Semiárido, que acontece entre 1º e 19 de dezembro em 10 estados.  No Semiárido, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Os 308 municípios certificados integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF. Em Pernambuco apenas 35 municípios foram aprovados com a comenda Selo UNICEF edição 2013 - 2016.


Petrolina tem lugar de destaque  no Semiárido, por ter sido o município que sempre  buscou  fortalecer as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deu especial atenção a ações integradas entre as áreas de saúde, educação, proteção e assistência social na gestão  municipal para se alcançar  resultados.
Programas como o Nova semente e Anjo da guarda somados aos  projetos voltados para a criança através da Rede de sustentabilidade com os Centros de Referencia em assistência Social (CRAS), elevaram o patamar de melhorias dentro do município quando o assunto é criança e adolescente.
 
As atividades desenvolvidas no município chamaram a atenção do UNICEF pela seriedade como todos os processos foram conduzidos. A realização da Semana do Bebê, a criação e instituição como Lei da semana voltada para o bebê , foi um dos grandes marcos da gestão do prefeito Julio Lossio. Não contente ainda, o município criou e instituiu o Plano municipal para infância e Adolescência (PMIA), que fecha com chave de ouro o apoio às crianças de Petrolina, garantindo seus direitos respaldados por uma Lei que assegura o melhor para crianças e adolescentes do município.
 
O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia desta edição inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.
O Unicef capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.
  
Relação do 35 municípios Aprovados em Pernambuco

Águas Belas – PE
Arcoverde – PE
Bezerros – PE
Bonito – PE
Brejinho – PE
Cabrobó – PE
Caruaru – PE
Casinhas – PE
Cedro – PE
Flores – PE
Ibimirim – PE
Itacuruba – PE
Itambé – PE
João Alfredo – PE
Lagoa Grande – PE
Limoeiro – PE
Orobó – PE
Panelas – PE
Petrolândia – PE
Petrolina – PE
Poção – PE
Salgueiro – PE
Santa Cruz da Baixa Verde – PE
Santa Maria da Boa Vista – PE
Santa Terezinha – PE
São Bento do Una – PE
São Caitano – PE
São José do Egito – PE
Serra Talhada – PE
Sertânia – PE
Surubim – PE
Tacaimbó – PE
Tacaratu – PE
Tuparetama – PE
Venturosa – PE..

Petrolina é contemplada com o Selo Unicef

Pela terceira, desde que o projeto se iniciou em 2004, o Município recebe a importante comenda Selo Unicef – Município Aprovado. Um reconhecimento internacional concedido a municípios do semi-árido brasileiro.

A comenda é concedida para as cidades  que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescente. Este resultado é reflexo de uma ação positiva e prioritária com trabalho focado, sobretudo para a assistência social, saúde e educação do Município.

O recebimento do título é tão importante para o órgão municipal quanto para a população de crianças e adolescentes. A prefeitura que aderiu ao selo se comprometeu para que a criança e o adolescente fossem prioridades em seu município. Além disso, a população é quem ganha com o pacote de medidas públicas que foram implantadas para que o município ganhasse o selo.



O selo foi conquistado pelos municípios que melhoraram em, pelo menos, 15 indicadores num total de 33, relacionados a três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. A metodologia combina capacitação de gestores municipais, melhoria dos mecanismos de gestão local e ampla mobilização social.

\" É muito gratificante ver os avanços de nosso município e como a administração, teve empenho em manter os indicadores que favorecem as crianças e os adolescentes. E agora o município renova essa comenda  que deverá ser usado em projetos coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o que irá melhorar ainda mais a qualidade de vida destas pessoas e consequentemente, do próprio município\",  disse Julio Lossio, prefeito de Petrolina.

O prefeito ainda agradeceu pelo empenho das equipes, e destacou o trabalho  da articulação municipal  que esteve à frente do trabalho. \" Quero em especial agradecer a Célia Regina, a Adinair Viana e toda Comissão do Selo Unicef em Petrolina, que foram de uma sensibilidade e empenho impar! Sabemos que não foi fácil realizar as conferencias, os encontros,fazer o NUCA ser o que é, uma referencia. Parabéns ao município\",concluiu...

Lagoa Grande prepara-se para receber o Selo UNICEF Município Aprovado

A prefeitura de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, através das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho do Direito da Criança e do Adolescente, aderiu a atual edição do Selo Unicef, com inscrições no ano de 2013, juntamente com mais de 1.740 municípios.

O UNICEF informa que os municípios que se inscrevem no projeto são organizados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado...

Secretaria de Saúde de Juazeiro participa do 2ª Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro participou na última quinta-feira (16), do II Fórum Comunitário do Selo Unicef  Município Aprovado (edição 2013-2016). O evento teve como objetivo apresentar os resultados das ações, projetos e programas desenvolvidos no município em Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, direcionadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Nessa perspectiva, o Diretor de Vigilância Epidemiológica de Juazeiro falou sobre as ações prioritárias da saúde voltadas para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, com a iniciativa de promover ações educativas de prevenção de violências e acidentes com crianças e adolescentes nas famílias e nas instituições de atendimento...

Juazeiro Realiza 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

O município de Juazeiro sediou na manhã dessa quinta-feira (16) o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, com a finalidade de compartilhar com a sociedade os resultados das ações estratégicas implementadas durante a edição do selo 2013/2016, que fará com que o município permaneça com o título de Prefeito Amigo da Criança. O 2º Fórum Comunitário é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro através das Secretarias de Igualdade e Desenvolvimento Social (SEDIS), Educação e Esportes (SEDUC) e Saúde (SESAU).

O evento contou com a participação do Vice - prefeito Francisco Oliveira, Vereador Tiano Félix, dos Secretários Municipais Lindsai Amaral, Clériston Andrade e Plínio Amorim, da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fátima Macedo, da Articuladora do Selo em Juazeiro, Rosinéia Rodrigues e da Mediadora do Selo UNICEF, Ana Lúcia. Uma feira das ações estratégicas da Educação, Saúde, Social, NUCA e ONGs foi montada no saguão do auditório. Houve apresentações culturais feitas por alunos da rede municipal de ensino, além de apresentações sobre avanços, conquistas e desafios do Plano Municipal da Criança e do Adolescente de Juazeiro...