Secretaria de Saúde de Juazeiro participa do 2ª Fórum Comunitário do Selo UNICEF

17 de Jun / 2016 às 21h00 | Variadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro participou na última quinta-feira (16), do II Fórum Comunitário do Selo Unicef  Município Aprovado (edição 2013-2016). O evento teve como objetivo apresentar os resultados das ações, projetos e programas desenvolvidos no município em Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, direcionadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Nessa perspectiva, o Diretor de Vigilância Epidemiológica de Juazeiro falou sobre as ações prioritárias da saúde voltadas para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, com a iniciativa de promover ações educativas de prevenção de violências e acidentes com crianças e adolescentes nas famílias e nas instituições de atendimento.

Na ocasião, Farias trouxe também dados da redução da mortalidade infantil e materna em Juazeiro. "Em 2008 a taxa de mortalidade infantil e da primeira infância era de 22,9, em 2013, Juazeiro reduziu bastante esse número para 13,7. A taxa de mortalidade entre Crianças de 10 a 19 anos por causas externas em 2011 era 53,3. Em 2014, 30,3. Esses indicadores mostram que nossos programas estão tendo resultados positivos no município", destacou Farias.

Foi abordado também as ações desenvolvidas no município voltados para as crianças e adolescentes, com a priorização e articulação das ações de atenção integral a crianças de 0 a 6 anos, com base no plano Nacional da Primeira Infância;  expansão e qualificação de políticas de atenção integral a saúde de crianças, adolescentes e suas famílias;  criação da Lei Municipal, que regulamenta a execução da semana do bebê em Juazeiro e Implantação do cartório de registro civil, para pacientes em atendimento na maternidade;

A coordenadora da Semana do Bebê e Articuladora Pró Selo Unicef, Carla Lorena Pesqueira destacou a importância do Fórum. "Junto com as outras secretarias estamos hoje mostrando o resultado desses projetos que irão contribuir para que as políticas públicas continuem investindo em nossos jovens e elaborar o plano e enviar para o UNICEF. São cinco anos de selo e esse fórum é pra melhorar e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes", explicou Lorena.

Ascom/Juazeiro

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.