Foram encontrados 833 registros para a palavra: eleitoral

Saiba onde votar e como consultar se o título de eleitor está regular

A contagem regressiva para as Eleições Municipais de 2024 segue a todo vapor. Falta apenas um mês para os mais de 11 milhões de baianos elegerem os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que estarão na disputa no pleito eleitoral deste ano.

No dia 6 de outubro (1º turno), e, caso necessário, no dia 27 de outubro (2º turno), a partir das 8h da manhã, os cidadãos estarão diante das urnas eleitorais para participar do processo democrático. Porém, é fundamental que os eleitores baianos se antecipem e estejam cientes do local onde votarão (zona e seção) e se estão com o título de eleitor em situação regular com a Justiça Eleitoral...

Justiça Eleitoral alerta sobre alteração em local de votação em Juazeiro

É bom estar atento desde já para evitar surpresas no dia 6 de outubro, porque a sessão eleitoral pode ser instalada em um lugar diferente da última votação. Entre uma eleição e outra, a Justiça Eleitoral pode mudar o local de votação, por isso a importância dessa conferência. 

A maior parte dos tribunais regionais eleitorais (TREs) vem alertando sobre alterações feitas nos locais de votação e reforçando a necessidade de o eleitor conferir a localização de sua seção antes de sair de casa, mesmo que sempre tenha votado no mesmo local...

Justiça eleitoral de Juazeiro capacita mesárias e mesários até a próxima sexta-feira (20)

A Justiça Eleitoral de Juazeiro-Bahia começou o treinamento das mesárias e mesários que irão atuar nas eleições municipais de 2024. Em Juazeiro são 1936 mesários. sendo 912 para atuar na Zona 047 e 1024 na Zona 48.

A convocação enviada informa a modalidade de treinamento de que a pessoa deve participar e a data ou prazo para a capacitação. O treinamento da zona 48 já aconteceu. O treinamento dos convocados da zona 47 começa nesta na terça-feira (17) e vai até a sexta-feira (20)...

App do TSE recebe 38 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular

O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já recebeu este mês 38 mil denúncias de propagandas eleitorais irregulares e desvios das campanhas eleitorais na internet.

A maior parte das suspeitas diz respeito ao cargo de vereador, com 20.358. No que se refere ao cargo de prefeito, há 10.141 apurações em andamento. Para vice-prefeito, constam 264...

Juazeiro e Petrolina: Justiça eleitoral treina mesárias e mesários até a sexta-feira (20)

A Justiça Eleitoral de Juazeiro-Bahia começou o treinamento das mesárias e mesários que irão atuar nas eleições municipais de 2024. Em Juazeiro são 1936 mesários. sendo 912 para atuar na Zona 047 e 1024 na Zona 48.

A convocação enviada informa a modalidade de treinamento de que a pessoa deve participar e a data ou prazo para a capacitação. O treinamento da zona 48 já aconteceu. O treinamento dos convocados da zona 47 terá inicio na terça-feira (17) e vai até a sexta-feira (20)...

Justiça eleitoral intensifica ações para tratar logística do transporte das urnas eletrônicas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo Paulo da Matta Neto, recebeu representantes dos Correios na Bahia para tratar da logística do transporte de urnas eletrônicas para as eleições de outubro.

O contrato firmado entre o Órgão e a instituição prevê que estará sob a responsabilidade dos Correios o recebimento, transporte, entrega e recolhimento dos equipamentos de votação, bem como de outros materiais utilizados pela Justiça Eleitoral baiana, tanto no primeiro turno quanto, se necessário, no segundo turno das eleições. A operação abrangerá 116 municípios do estado, organizados em oito pólos estratégicos: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Camaçari, Alagoinhas, Jequié e Cruz das Almas.              ..

Assédio eleitoral: mais de 150 casos já foram denunciados ao Ministério Público do Trabalho

Chamar a atenção da população sobre o que é e como prevenir o assédio eleitoral no trabalho é a missão do projeto MPT vai às Ruas contra o Assédio Eleitoral. O projeto teve início na Estação Nova Lapa, em Salvador.

 A iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) busca oferecer informações para que o trabalhador tanto do setor privado quanto do setor público possa identificar e denunciar caso esteja sendo pressionado a votar e a participar de atos de campanha por pressão de seu empregador. Além da abordagem das pessoas, a ação contará com banners, cartilhas e folhetos a serem distribuídos em pontos de grande circulação...

Ministério Público do Trabalho faz recomendação à Prefeitura de Juazeiro contra o assédio eleitoral

O Ministério Público do Trabalho (MPT) enviou na quarta-feira (11) para a Prefeitura de Juazeiro recomendação para que sejam adotadas  medidas visando combater o assédio eleitoral a servidores e terceirizados do município.

A iniciativa foi tomada após o registro de denúncia de que trabalhadores ligados ao Executivo municipal estariam sendo coagidos a participar de atos de campanha. Antes mesmo da instauração do inquérito, foi expedida a recomendação com o objetivo de alertar os gestores municipais sobre a ilegalidade e sugerir que todos os servidores e terceirizados sejam comunicados pela Prefeitura sobre a ilegalidade de qualquer conduta que possa representar interferência sobre o livre direito de voto e expressão política do cidadão. Também foi encaminhado ofício ao Ministério Público do Estado para medidas relativas ã lei eleitoral. Confira MPT..

Justiça Eleitoral recebe prestação parcial de contas de candidatos e partidos a partir desta segunda-feira

A Justiça Eleitoral começa a receber, a partir desta segunda-feira (9) as prestações parciais de contas de campanhas de partidos e candidatos a prefeito e vereador nas eleições de outubro. Quem disputa cargo eletivo terá até o dia 13 de setembro para apresentar os relatórios.

A medida vale para todos que concorrem no pleito de outubro, mesmo que ainda não estejam com os registros de candidatura aprovados...

Todas cores políticas: campanha eleitoral é intensificada na manhã deste sábado (07) na orla de Juazeiro

A campanha eleitoral teve como tema nos programas gratuíto de Rádio o Dia da Indepenência. Nas ruas e avenidas Uma verdadeira "Festa da Democracia" invadiu na manhã deste sábado (07) de setembro a orla de Juazeiro, um dos espaços usados pelos candidatos e simpatizantes dos candidatos nesta eleição 2024. Um verdadeiro espetáculo de cores, de todos os partidos na disputa eleitoral fizeram questão de mostrar a intensidade da campanha.

Conforme já destacado na REDEGN, a tradição em ano eleitoral e este ano não foi diferente, os candidatos à prefeitura de Juazeiro aproveitaram o tempo para intensificar as campanhas neste feriado da Independência, 07 de setembro. O detalhe é que os simpatizantes dos candidatos usaram as cores da campanha para demostrar o afeito e a busca da conquista de votor do eleitor...

Juazeiro e Petrolina: Nas ruas, candidatos usam 07 de Setembro como vitrine eleitoral

Já é tradição em ano eleitoral e este ano não é diferente, os candidatos à prefeitura de Juazeiro e Petrolina vão aproveitar o tempo para intensificar as campanhas de rua neste sábado, feriado da Independência, 07 de setembro. 

Entre eventos oficiais e caminhadas em bairros, os prefeituráveis estarão nos quatro cantos da cidade ao longo do dia, ampliando a comunicação com o eleitor, e, em mais de um agenda, candidatos devem se encontrar...

Faltam 30 dias: Justiça Eleitoral realiza em 2024 a maior eleição municipal de todos os tempos

Com a proximidade do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, a Justiça Eleitoral (JE) trabalha para garantir que 6 de outubro fique marcado como um dia de pleno exercício da cidadania. O objetivo é proporcionar uma votação tranquila, organizada, segura e confiável aos 155.912.680 eleitoras e eleitores, distribuídos em 5.569 cidades, aptos a votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas 571.024 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Um eventual 2º turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores está marcado para o dia 27 de outubro. 

Esses dados revelam que, em relação a 2020, houve um aumento de 5% no número de votantes, tornando a eleição deste ano a maior municipal de todos os tempos no país. As estatísticas mostram também que as mulheres constituem a maioria do eleitorado. Levando-se em conta a faixa etária, predominam as idades entre 25 e 44 anos. Entre os jovens de 16 a 24 anos, houve um aumento em relação a 2020.  ..

"Vamos aguarda a decisão da Justiça Eleitoral outra vez, mas acreditamos que a vaga é do PSOL", diz membro diretoria do PSOL

A vereadora de Petrolina Lucinha Mota (PSDB), ex-secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, perdeu o mandato por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na quinta-feira (5), por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, sua antiga legenda. Da decisão cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Porém o questionamento é quem assume a vaga agora de vereador em Petrolina pelo PSol ? A resposta não se tem no momento e vai mais uma vez caber a Justiça Eleitoral a dcisão Detalhe: o suplente pelo PSOL seria Erivanildo Amâncio, que reclamou o direito mas já não permanece no PSOL e isto é "um nó" que terá que ser desatado...

Justiça eleitoral manda recolher bandeiras irregulares de Julio Lossio e Odacy Amorim

As campanhas dos candidatos Julio Lossio (PSDB) e Odacy Amorim (PT) sofreram mais um revés na Justiça Eleitoral. Ambos foram condenados, nesta quinta (05), por irregularidades em materiais de campanha. A Justiça Eleitoral determinou a retirada imediata de todas as bandeiras que Julio e Odacy espalharam em Petrolina nas últimas semanas. Caso não sejam removidos os materiais ilegais, ambas as campanhas pagarão multa diária de R$ 2 mil.

A ação contra a irregularidade foi movida pela coligação Petrolina Seguindo em Frente. Todas as bandeiras de Julio e Odacy apresentavam os nomes dos seus candidatos a vice em tamanho inadequado, na tentativa de esconder ambos os vices. A lei determina que os letreiros dos vices da chapa majoritária devem ser legíveis e, pelo menos, 30% do tamanho do candidato a prefeito...

Candidatos e partidos devem apresentar prestação de contas parcial das eleições 2024 à Justiça Eleitoral

Entre os dias 9 e 13 de setembro, candidatos e partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial referente às Eleições 2024.

A exigência, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclui todos os concorrentes, independentemente de seus registros terem sido deferidos ou não. A entrega das informações deve ser realizada por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE)...

Em busca de votos Partidos políticos de Juazeiro e Petrolina iniciam a "guerra" eleitoral no Rádio e TV

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão teve início nesta sexta-feira (30). As eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.

Até o dia 3 de outubro, a programação dos veículos terá horários reservados para que candidatos a prefeito e vereador nas eleições apresentem suas propostas de campanha...

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começou. Veja os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro, nesta sexta-feira (30)

 

Fotos na sequência de apresentação na TV nesta sexta-feira (30)


A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE...

Presidente do TSE destaca início do horário eleitoral gratuito nesta sexta (30)

A partir desta sexta-feira (30) terá início o horário eleitoral gratuito nas emissoras de Rádio e Televisão. Nesta primeira etapa, o horário eleitoral vai até 03 de outubro.

De acordo com a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, são exatamente 36 dias para os brasileiros irem as urnas nas eleições 2024. "Por meio do horário eleitoral se dá ciência, cada vez se informando mais, como é própio de um processo eleitoral"...

Ministério Público Eleitoral recorre de decisão que considerou Ednaldo Barros elegível, em Sento Sé

O Ministério Público Eleitoral do Estado da Bahia, através do promotor eleitoral Raimundo Moinhos, da 96ª Zona, encaminhou recurso à justiça ao TRE-BA solicitando reforma na decisão que deferiu o registro de candidatura de Ednaldo dos Santos Barros, candidato a prefeito de Sento Sé.

Diante do exposto, o MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL requer a este Colendo TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA se digne JULGAR PROVIDO O RECURSO, reformando a sentença recorrida de ID nº
123594951, para indeferir o registro de EDNALDO DOS SANTOS BARROS, para disputar ao cargo de PREFEITO DA Cidade de Sento Sé/BA, por estar enquadrado na inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “g” da Lei Complementar n.º 64/90, reconhecendo a sua inaptidão para ser candidato e receber votos
”, anotou...

Candidatura de Ednaldo Barros à Prefeitura de Sento Sé é deferida pela Justiça Eleitoral

Ednaldo Barros (PSDB) teve sua candidatura à Prefeitura de Sento Sé, localizada no norte da Bahia, deferida pela Justiça Eleitoral para as Eleições 2024.

Com essa decisão, a coligação "Por uma Sento Sé forte, humana e promissora" está oficialmente habilitada a participar das eleições municipais, concorrendo aos cargos pleiteados...