Foram encontrados 96 registros para a palavra: bossa

LUIZ GONZAGA E O COMPASSO DO DIA QUE JOÃO GILBERTO SINCOPOU O BAIÃO

Na madrugada fria de Paris, França,  o telefone toca. Do outro lado a reclamação: Ninguém lembra do fuso horário, só pode ser do Brasil. A ligação era do músico João Gilberto cuja voz sussurrou triste e informa: Luiz Gonzaga morreu!!. Foi neste tom que a pesquisadora, jornalista e cineasta Dominique Dreyfus, soube do falecimento de Luiz Gonzaga, numa quarta-feira 02 de agosto de 1989. Francesa, Dominique é autora do livro “A Vida do Viajante: A saga de Luiz Gonzaga”,  livro que considero a mais completa biografia do sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Dominique foi professora em Letras e Literatura pela Universidade Paris I (Sorbonne), trabalhou como repórter, editora e diretora de revistas e programas especializados em música, colabora para conceituadas publicações de arte sul-americanas e é doutora em música popular brasileira. Além desse gabarito acadêmico e profissional, ela passou a infância e parte da adolescência entre Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Olinda e Recife. Mudou-se com a família da França para o Brasil para ficar longe da 2° Guerra que assolava a Europa. ..

Memorial casa da "bossa nova" em Juazeiro Bahia

A ‘berlota' do Memorial Casa da Bossa Nova foi plantada em Juazeiro (BA), onde nasceu João Gilberto. O Casarão da família fica na praça da catedral. O Memorial também homenageia Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O mundo vem aí!

Maurício Dias..

Repercussão da morte de João Gilberto comprova sua genialidade

A repercussão da morte do Juazeirense João Gilberto, ontem (6) aos 88 anos, mostram o tamanho da sua genialidade, pouco percebida pelas novas gerações, incluindo os conterrâneos da sua cidade natal, onde ele pouco andou depois da partida. 
Grandes nomes se pronunciaram através das redes sociais.

Confira alguns:..

Rui Costa decreta luto oficial de três dias por morte de João Gilberto

Com a morte do músico baiano João Gilberto, o governador Rui Costa (PT) decidiu decretar luto oficial de três dias na Bahia. O artista, que há anos morava no Rio de Janeiro, é natural de Juazeiro, no interior baiano.

A causa do óbito ainda não foi divulgada, mas a morte de João Gilberto foi confirmada nesse sábado (6) por um dos filhos do artista...

Maurício Dias lamenta morte de João Gilberto

O músico, poeta e compositor Mauricio Dias, recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento do juazeirense João Gilberto, o Papa da Bossa Nova. Ele gravou um vídeo exclusivo para o Blog GJ Notícias.

Confira o vídeo:..

Morre João Gilberto, lenda da bossa nova, aos 88 anos

Responsável por uma revolução na maneira de cantar e tocar violão que mudou tudo na música brasileira, João Gilberto morreu neste sábado, 6, aos 88 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele deixa três filhos, João Marcelo, Bebel e Luisa.

Nos últimos dez anos, aquele João Gilberto ícone da bossa nova foi aos poucos perdendo espaço para um personagem complexo. A decadência física, as questões de família, os problemas de dinheiro, os contratos mal feitos, enfim, um conjunto de episódios graves acabou soando mais alto do que o talento de um artista tão grande...

Sofia, a neta de João Gilberto publica foto do músico, o mestre da bossa nova vive recluso desde 2008

Fãs do músico João Gilberto que quiserem matar as saudades do ídolo podem começar a seguir a neta dele, Sofia Gilberto, nas redes sociais.  Nessa terça-feira, a menina, que tem apenas três anos, publicou mais uma foto do avô. Desta vez ao lado da mulher dele, Céu Harris. Na legenda, o texto: "Vovô e vovó Maria do Céu hoje pela manhã. Sempre lindos. Amo muito vcs". A foto foi compartilhada por dezenas de juazeirenses e fas do músico.

João Gilberto nasceu em Juazeiro Bahia e vive recluso desde 2008, quando fez sua última turnê. Considerado o mestre da bossa nova t Joao Gilberto tem aparecido somente nos registros feitos pela família e compartilhado nas redes sociais. No mês passado, o músico também apareceu no Facebook de Sofia, quando comemorou seu aniversário de 88 anos...

Prefeitura de Juazeiro homenageia João Gilberto com aula-show ‘Bossa Nova Para o Futuro’

No dia 10 de junho de 1931 nascia em Juazeiro, na Bahia, o criador da Bossa Nova, João Gilberto. Para homenageá-lo, a Prefeitura Municipal de Juazeiro – através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – organizou nesta segunda-feira, uma aula-show ‘João e a Juventude: Bossa Nova para o Futuro’, na Orla II. Estudantes de escolas públicas municipais participaram do evento.

Os músicos Edésio César, Marcos Brasil, Soneca Martins e Nandinho formaram uma banda e acompanharam o cantor, compositor e superintendente de Cultura e Turismo Maurício Dias em músicas e histórias sobre João Gilberto e a Bossa Nova. “A ideia da gestão do prefeito Paulo Bonfim é celebrar os 88 anos de João Gilberto fazendo Bossa Nova para crianças, para gerações futuras, com músicos geniais da nossa terra, mostrando a essência da Bossa Nova. Juazeiro é a terra de grandes estrelas, mas João Gilberto é o pai da música brasileira no mundo”, disse Maurício...

Hoje, sexta-feira (25), é Dia Nacional da Bossa Nova

Esta sexta-feira (25) é Dia Nacional da Bossa Nova. A data também é aniversário de Antônio Carlos Jobim, que se fosse vivo completaria 92 anos. A Bossa Nova surgiu no final dos anos 50 como um movimento da música brasileira, com influências do samba e do jazz e lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros compositores e cantores da zona sul do Rio de Janeiro.

Para o pesquisador da música brasileira Zuza Homem de Mello, de 85 anos, o compositor de Águas de Março, ao lado do pianista norte-americano Duke Ellington, é a maior personalidade musical do século 20, o “século da canção”, como diz...

Luiz Caldas homenageia Bossa Nova no Festival Edésio Santos 

O Festival Edésio Santos da Canção começa na próxima quinta-feira (29), no Centro de Cultura João Gilberto às 20h, e o cantor baiano Luiz Caldas fará o show de encerramento, numa homenagem aos 60 anos da Bossa Nova. Império Afro, Camilla Yasmine e Deijane Dieh também irão se apresentar no FESC.

O Festival Edésio Santos da Canção tem 24 canções que concorrem ao prêmio total de R$33 mil. Na quinta-feira (29) 12 canções são apresentadas; na sexta-feira (30) mais 12 músicas serão interpretadas. “Dessas 24, doze serão classificadas pelos jurados e irão se apresentar no sábado”, explica o Superintendente de Cultura Maurício Dias. ..

21º Festival Edésio Santos da Canção homenageia 60 anos da Bossa Nova

A 21ª edição do Festival Edésio Santos da Canção, que acontece entre 29 de novembro e 1º de dezembro, vai homenagear os 60 anos da Bossa Nova. As inscrições para o Festival Edésio Santos da Canção são gratuitas e devem ser feitas até o dia 26 de outubro pessoalmente ou pelos Correios. Cada inscrição deverá ser encaminhada em envelope lacrado contendo dez cópias impressas da letra da música (com título) e o CD com as músicas gravadas na íntegra. O FESC é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

De acordo com informações do Gestor da SECULTE Sérgio Fernandes, no caso de inscrição presencial, os interessados deverão se dirigir à Secretaria de Cultura - situada na Praça da Bandeira, nº 20, Centro, Juazeiro-BA, das 08h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. “Na inscrição pelos Correios, os interessados deverão adquirir o regulamento e ficha de inscrição através do site www.juazeiro.ba.gov.br e depois de preenchida, enviar com aviso de recebimento (AR) para o seguinte endereço: Praça da Bandeira nº 20, Centro, Juazeiro-BA, CEP: 48903-490”, explica...

Nesta sexta-feira tem mais uma edição do Vapor do Sol é Bossa

Andrezza Santos e Fatel serão as atrações que vão levar MPB e Bossa Nova para o público nesta sexta-feira (14), a partir das 17h30 no Vaporzinho em mais uma edição do Vapor do Sol é Bossa Nova. Uma ação da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

O lançamento do Vapor do Sol é Bossa Nova aconteceu no final do mês de Agosto e homenageou os 60 anos da Bossa Nova. “Foi um grande sucesso com presença de grande público que interagiu com a ideia do evento. Alem da homenagem aos 60 anos da Bossa divulgamos uma mensagem da cantora e compositora Miúcha, que foi casada com João Gilberto e tem com ele a filha Bebel Gilberto. Ela agradeceu por Juazeiro valorizar, reconhecer e se apropriar da Bossa Nova”, conta o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias...

Primeiro 'Vapor do Sol é Bossa Nova' é realizado com sucesso

Na última sexta-feira (31) foi realizada no Vaporzinho a primeira apresentação do projeto Vapor do Sol é Bossa Nova da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Paulo Soares & a Terceira Cidade e Edésio César & Banda foram as atrações do evento, que recebeu elogios da platéia presente.

Para o artista plástico Antônio Carlos Coelho de Assis (Coelhão) a iniciativa do município em realizar o projeto foi louvável. “Isso é muito bom, porque a gente sempre carece de ter acontecimentos que promovam a música local, que a gente sabe que tem uma produção riquíssima e numerosa. E juntamos duas coisas: o local onde se tem a maior figura representativa da Bossa Nova que é João Gilberto, no momento em que se comemora os 60 anos da Bossa. Possibilita que o público esteja cada vez mais próximo e interativo ao mesmo tempo em que você remete a algo que é histórico e referencial da música brasileira e mundial, é um privilégio ter essa oportunidade”, disse Coelhão...

Na próxima sexta (31) tem Vapor do Sol é Bossa Nova em Juazeiro

O programa Vapor do Sol é Bossa Nova da Prefeitura Municipal de Juazeiro, realizado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, vai ser lançado nesta sexta-feira (31) às 17h, no Vaporzinho. Edésio César & grupo Edésios e Paulo Soares & a Terceira Cidade serão as atrações principais com participações especiais de Andreza Santos, Rogério Leal e Maurício Dias. Na oportunidade haverá exposição de artesanatos.

Nesta primeira apresentação, o programa vai homenagear os 60 anos da Bossa Nova. “Juazeiro é a capital mundial da Bossa Nova porque foi aqui que ela nasceu com João Gilberto, então nada mais justo que fazermos uma homenagem com os músicos dessa terra que fazem Bossa Nova. Temos certeza de que esse projeto será um grande sucesso e vai receber o apoio de toda a comunidade”, afirma o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias...

Filme lançado em circuito nacional 'Onde está você, João Gilberto', revela árduo caminho do compositor

Onde Está Você, João Gilberto?, documentário do francês Georges Gachot, lança a pergunta que todo fã de música brasileira se faz há vários anos. À luz das mais recentes notícias envolvendo o pai da bossa nova – interdição pela família, contas bloqueadas, dívidas, despejo, processos na Justiça –, o filme tenta elaborar um mítico retrato da ausência de um ídolo.

Longe há quase uma década dos holofotes, João Gilberto, que nunca foi muito chegado a exposição, tornou-se alvo da obsessão de Marc Fischer, um alemão que veio ao Brasil obstinado a ouvir do próprio músico a canção Ho-ba-la-lá. Não conseguiu. Relatou a experiência no livro À procura de João Gilberto, publicado em 2011...

Secretaria de Cultura divulga programação do programa Vapor do Sol é Bossa

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro divulga a programação da primeira etapa do programa Vapor do Sol é Bossa Nova. O programa vai acontecer durante uma sexta-feira de cada mês (com exceção do mês de outubro que terá duas apresentações), no Vaporzinho, sempre no final da tarde. A primeira apresentação acontece dia 31 de agosto, às 17h, e contará com os artistas Paulo Soares e a Terceira Cidade e Edesinho.

De acordo com o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias, essa primeira apresentação vai homenagear os 60 anos da Bossa Nova. “Nós estamos muito felizes por conseguirmos realizar esse projeto, pois devemos isso a Juazeiro. Abrimos edital de credenciamento e fizemos tudo de forma muito democrática. Agora é continuar caminhando para o grande sucesso que será o Vapor do Sol é Bossa Nova”, disse...

60 anos da "bossa nova " hoje!

Mesmo que eu cante sozinho no deserto
Sem sequer uma alma penada por perto
Para me ouvir?
Não fui eu que fechei 
A fenda do coração concreto..
Não fui eu que fiz o país ruir 
Que deixei a "peteca cair "
Eu votei mas não elegí
O "mordomo " e os mórbidos de Brasília
Não sou de fugir   
Eu apenas entristeci
Disfarcei dor 
Minha "bossa nova " e o meu "rock n'roll"
Não fui eu que desisti
Foi um Brasil que acabou!

Maurício Dias (Mauriçola)..

SECULTE prorroga prazo para credenciamento de projeto ‘Vapor do Sol é Bossa Nova’

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes prorroga prazo de inscrição para credenciamento ao projeto Vapor do Sol é Bossa Nova. As inscrições seguem até o dia 13 de julho, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na sede da SECULTE (Praça da Bandeira, 20, Centro, Juazeiro), com apresentação de formulário contido no edital (www6.juazeiro.gov.br). Os gêneros musicais que poderão participar do edital de credenciamento serão  Música Popular Brasileira, Jazz, Samba, Choro e Bossa Nova.

De acordo com informações do Coordenador de Cultura, Márcio Ângelo, até agora houve apenas três inscrições. "O objetivo do Edital de Chamamento Público é credenciar artistas, bandas e grupos musicais, de renome local ou regional, para compor a programação artística musical do projeto Vapor do Sol é Bossa Nova. Estamos oportunizando espaços culturais e, infelizmente, os artistas ainda não se atentaram para esse momento. Adiamos o prazo na expectativa de que os artistas façam sua adesão ao edital e ocupem seus espaços.", disse Márcio...

Secretaria de Cultura realiza reunião sobre programa ‘Vapor do Sol é Bossa Nova’

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, convoca artistas e grupos musicais que tocam e cantam Jazz, MPB e Bossa Nova a comparecerem SECULTE - Praça da Bandeira, n°20, Centro, dia 21 de junho, às 15h, para participar de reunião sobre Edital de Credenciamento para o programa Vapor do Sol é Bossa Nova.

O objetivo do Edital de Chamamento Público é credenciar artistas, bandas e grupos musicais, de renome local ou regional, para compor a programação artística musical do projeto. Os artistas se cadastram, passam pela avaliação da comissão e ficam à disposição para contratação e participação do projeto. Não haverá contratação de nenhuma atração que não tenha passado pelo edital de credenciamento...

Juazeiro: SECULTE lança credenciamento de projeto ‘Vapor do Sol é Bossa Nova’

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Jauzeiro lança edital de credenciamento para o projeto Vapor do Sol é Bossa Nova. As inscrições, que devem ser feitas através de formulário contido no edital, serão realizadas até dia 18 de junho, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na sede da SECULTE (Praça da Bandeira, 20, Centro, Juazeiro).

O objetivo do Edital de Chamamento Público é credenciar artistas, bandas e grupos musicais, de renome local ou regional, para compor a programação artística musical do projeto. Os gêneros musicais que poderão participar do edital de credenciamento será Música Popular Brasileira, Jazz, Samba, Choro e Bossa Nova...