Foram encontrados 262 registros para a palavra: INDUSTRIA

Setor de serviços fecha 2022 com alta de 8,3% e bate recorde no Brasil

Estimulado pelo fim das restrições da pandemia, o setor de serviços fechou o ano de 2022 em alta no Brasil e com desempenho superior ao de indústria e varejo. O crescimento acumulado de serviços foi de 8,3%, informou na sexta-feira (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado colocou o segmento no patamar recorde da série histórica, iniciada em 2011. O setor também ampliou a distância em relação ao nível pré-pandemia. Ficou 14,4% acima de fevereiro de 2020, período anterior à crise sanitária...

Em reunião com empresários da indústria, Simão Durando destaca investimento de mais de R$ 450 milhões em Petrolina

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, participou, nesta sexta-feira (10), de um encontro de planejamento estratégico com o Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/ FIEPE). A reunião contou com a presença do presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, e do diretor regional, Albânio Venâncio. Este foi o primeiro encontro institucional do chefe do executivo municipal com os representantes do setor industrial.

Durante a conversa, o prefeito ressaltou o novo momento de crescimento e pujança em Petrolina, destacando o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal e fazendo uma projeção para 2023. Simão reforçou que somente no ano passado foram investidos mais de R$ 450 milhões na cidade. ..

No começo de 2023, confiança do empresário da indústria começa com o pé no freio

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco deu sinais de estremecimento no começo deste ano. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em janeiro a percepção recuou 2,7 pontos e atingiu 54,8 pontos. Apesar do resultado se encontrar no cenário positivo, essa é a terceira queda consecutiva e tem a ver com as incertezas com relação ao novo cenário político.

Segundo o economista da FIEPE, Cézar Andrade, é natural que a cada transição de governo esse índice apresente alguma oscilação. "Desta vez, não foi diferente. Se analisarmos os dados mais profundamente, observamos que o índice relacionado ao Brasil foi o que mais despencou, na comparação com os dados do Nordeste e de Pernambuco", disse...

Faturamento da indústria cresce 1,4% em novembro, diz CNI

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 1,4% em novembro de 2022 em relação ao resultado de outubro, segundo a pesquisa Indicadores Industriais, produzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O crescimento foi 9,9% em comparação com o mesmo mês de 2021. De acordo com os dados, divulgados nesta quarta-feira (18), o faturamento acumula o segundo mês de crescimento e atinge o ponto mais alto desde 2015. ..

Seagri realiza visita técnica em unidade responsável por maior indústria de piscicultura de Paulo Afonso

Com a finalidade de articular saberes sobre uma das maiores produtoras de tilápia da Bahia, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia realizou uma visita técnica ao Grupo Netuno, localizado na região de Paulo Afonso, no Território de Identidade de Itaparica.

A visita aconteceu na terça-feira (29), juntamente com a equipe de piscicultura da etapa de campo da Fiscalização Preventiva Integrada, em ação demandada pelo Ministério Público da Bahia, está no seu 9º dia de atuação e seguiu em ação combativa até esta sexta-feira(02)...

Corpo carbonizado é encontrado no Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro (BA);Veja o vídeo

Informações de leitores da Rede GN dão conta de que um corpo carbonizado foi encontrado no interior de um veículo Onix de cor branca no DISF – Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro (BA).

O corpo do sexo masculino foi encontrado na madrugada deste sábado (26) por populares que logo em seguida comunicaram à Central de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública em Juazeiro...

Empresário defende reforma urgente na malha asfáltica do Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro (BA)

Há muito tempo o Disf – Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro carece de uma grande reforma. A mesma já foi reivindicada pelos empresários que constituem o complexo de empresas e, por moradores do entorno. Ela nunca veio!

O Disf passou grande parte dos anos desde a sua fundação sendo administrado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial que posteriormente, por meio de comodato entregou a responsabilidade para o município, e este, posteriormente repassou para os empresários...

Câmara aprova marco legal para a indústria de jogos eletrônicos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em sessão virtual nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei 2796/21, do deputado Kim Kataguiri (União-SP). Conhecido como Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, o PL  regulamenta a fabricação, a importação, a comercialização e o desenvolvimento de jogos eletrônicos no país.

O texto segue para análise do Senado. Pela proposta, jogo eletrônico é um “software executável em microcomputadores ou consoles dedicados [videogames] em que o usuário controla a ação e interage com a interface [jogo]”. A proposta exclui expressamente dessa definição as máquinas de caça-níquel e outros jogos de azar semelhantes. As medidas deverão alcançar:..

Nutricionista do SESI Saúde esclarece sobre mudanças nos rótulos de alimentos industrializados a partir de 9 de outubro

A partir deste dia 9 de outubro, os consumidores poderão ter um maior poder de escolha sobre os alimentos encontrados nas prateleiras dos supermercados. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novas regras de rotulagem nutricional para alimentos industrializados.

Embora ainda haja um prazo de 12 a 36 meses para as marcas se adaptarem, a partir dessa data, as informações que constam na embalagem dos novos produtos passarão a ser mais claras e simples, garantindo que o consumidor entenda o que irá consumir e se leva ou não para casa. Além de facilitar na escolha, a mudança também deve impactar diretamente na saúde...

Nutricionista esclarece sobre mudanças nos rótulos de alimentos industrializados a partir de 9 de outubro

A partir do próximo dia 9 de outubro, os consumidores poderão ter um maior poder de escolha sobre os alimentos encontrados nas prateleiras dos supermercados. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novas regras de rotulagem nutricional para alimentos industrializados. Embora ainda haja um prazo de 12 a 36 meses para as marcas se adaptarem, a partir dessa data, as informações que constam na embalagem dos novos produtos passarão a ser mais claras e simples, garantindo que o consumidor entenda o que irá consumir e se leva ou não para casa. Além de facilitar na escolha, a mudança também deve impactar diretamente na saúde.

"O objetivo não é impedir o consumo, mas fazer com que o consumidor entenda o que está levando. É o direito de escolha do consumidor, além de poder comparar com alimentos da mesma categoria para não ficar preso sempre às mesmas marcas", afirma a nutricionista do SESI Saúde, Lídia Bandeira. Na prática, Lídia esclarece que a rotulagem nutricional estará na parte frontal da embalagem, e não no verso, como costuma ser. Outro ponto, de acordo com a nutricionista, é que a cor do fundo da rotulagem deverá ser branca com as letras pretas. "Atualmente, a tabela nutricional acaba se camuflando com a embalagem, por terem as mesmas cores. Essa nova regra dará um destaque maior às informações", pontua...

Artigo - O Brasil precisa de uma política industrial

A indústria de transformação no Brasil, que era de 34% do PIB na década de 1980, recuou para 11% em 2021. Essa queda foi acompanhada de menor participação da produção de bens de alta intensidade tecnológica e da redução do nível de produtividade da economia, colocou o País mais dependente do suprimento de matérias-primas e produtos intermediários procedentes do exterior.

As últimas crises como a Pandemia de COVID 19 e mais recentemente a Guerra na Ucrânia, mostraram a importância da indústria nos aspectos econômico e social do País. Setores estratégicos como saúde, máquinas e equipamentos, fertilizantes, componentes eletroeletrônicos entre outros, foram os mais afetados...

Homem morre atropelado por caminhão no Distrito Industrial, em Petrolina

Um homem foi atropelado por um caminhão nesta segunda-feira (5), no Distrito Industrial, em Petrolina, sertão de Pernambuco. A vítima, que não teve a idade revelada, se chamava Genival dos Santos e estava em uma bicicleta a caminho do trabalho quando foi atingido pelo caminhão. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda não há informações sobre as causas do acidente. ..

Tabagismo: interferência da indústria no combate ao contrabando é tema de campanha

O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/Ensp/Fiocruz) lançou uma campanha informativa nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) sobre como a indústria interfere no combate ao contrabando de derivados de tabaco. O objetivo é mostrar a relação da indústria do tabaco com o contrabando e como ela se utiliza do problema para disseminar sua agenda, que busca a diminuição de impostos para manter seu lucro a custas da saúde de seus consumidores.

O contrabando de cigarros é um problema que gera enormes prejuízos para economia e para saúde pública do país. É importante salientar que essa é uma questão de extrema relevância e deve ser combatida e que o esclarecimento dos fatos é imprescindível para tomadas de decisão que gerem benefícios para toda a sociedade...

Faturamento, emprego e salários da indústria têm maior valor de 2022 em junho, diz CNI

A indústria de transformação brasileira atingiu os maiores níveis de faturamento, emprego, massa salarial e rendimento médio de 2022 no mês de junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a associação, os resultados indicam um “ambiente econômico mais favorável à indústria”.

Na comparação com maio, o faturamento do setor subiu 0,9%, enquanto o emprego avançou 0,4%, a massa salarial, 2,4%, e o rendimento médio, 1,9%. O faturamento e o emprego no setor tiveram o segundo aumento mensal consecutivo...

CNS propõe aumento da capacidade industrial para combater falta de remédios

Há meses, farmácias e unidades básicas de saúde de todo o país têm enfrentado um apagão de alguns remédios, como dipirona, antibióticos, soro e diuréticos.

O desabastecimento de medicamentos afeta prefeituras, hospitais públicos e também a rede privada, pacientes têm relatado dificuldades na aquisição de medicamentos e a rede de atendimento não consegue suprir a demanda...

Artigo - Colaboração é a chave para mitigar impactos da inflação na cadeia de suprimentos das indústrias

Durante a primeira fase da pandemia, entre o início de 2020 e meados de 2021, a inflação não foi um tema importante para a sociedade e para o mundo empresarial.

Os reajustes de insumos, fornecedores e mão de obra, até então, eram de 1 dígito baixo e o foco das empresas estava em garantir disponibilidade para manter as fábricas e os mercados abastecidos, além de investir em tecnologia, inovação e na agenda de sustentabilidade...

Motoristas e industriais continuam apreensivos com o desabastecimento de gás natural em Petrolina

Conforme divulgado pela REDEGN, os Motoristas de aplicativos, taxistas realizaram uma manifestação na terça-feira (28) em Petrolina. O protesto foi devido o anúncio da suspensão do fornecimento do gás natural, em Petrolina. 

A interiorização do gás natural foi instalada pela Companhia Pernambucana de Gás – Copergás que inaugurou em Petrolina, ano passado, a rede de distribuição do combustível que atende clientes industriais, comerciais, residenciais e veiculares (GNV)...

Produção industrial baiana cresce 22%, maior resultado do Brasil

Em abril de 2022, a produção industrial da Bahia registrou na comparação do mês do ano anterior aumento de 22,0%, o maior resultado do País. A indústria baiana (na série ajustada sazonalmente) assinalou aumento com taxa de 3,0% frente ao mês imediatamente anterior, terceira taxa positiva consecutiva, após ter avançado 2,0% e 0,2% em fevereiro e março.

No período acumulado de janeiro a abril de 2022, o setor industrial acumulou taxa positiva de 5,2% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses, houve declínio de 6,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações divulgadas nesta quinta-feira (9) fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento...

Artigo - As práticas anticorrupção da agroindústria brasileira

A agroindústria é um dos mais importantes ramos de produção da economia brasileira, responsável por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e aproximadamente 50% das exportações brasileiras.

Com a alta representatividade e importância do setor, cada vez mais se exige das empresas e cooperativas do agronegócio a responsabilidade de serem modelos de conduta contra a corrupção, práticas ilícitas de lavagem de dinheiro e ações que vão de encontro à livre concorrência...

Sebrae em Juazeiro realiza workshop para empresários da indústria de alimentos nesta terça-feira (7)

A unidade Sebrae em Juazeiro realiza, nesta terça-feira (7), no auditório do Rapport Hotel, às 10h, um workshop com o tema “Estratégias para enfrentar a (F)Alta de Insumos, garantindo a Lucratividade na Indústria de Alimentos”, destinado a micro e pequenos empresários do segmento de alimentação. As inscrições gratuitas, com vagas limitadas, podem ser feitas pela internet.

O evento, que tem o apoio do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (SIPACEB) e faz parte do programa Indústria 360, tem como objetivo discutir a escassez de insumos e apresentar soluções para aumentar a lucratividade dos negócios em época de crise. O conteúdo será ministrado pelos consultores Patrícia Marques, Emerson Amaral e Alécio Guerra...