Foram encontrados 782 registros para a palavra: Ong

Mudança de governo pode favorecer setor elétrico no longo prazo, diz Acend Brasil

Uma mudança de governo pode trazer frutos positivos para o setor elétrico no médio e longo prazo, porque pode propiciar uma alteração das diretrizes setoriais. A opinião é do presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, que considera que o direcionamento imposto pelo atual governo gerou efeitos negativos, como a elevação do risco regulatório e o uso político das estatais. "As diretrizes adotadas pelo governo atual levaram o setor elétrico a situações de profunda instabilidade regulatória e elevadíssima percepção de risco regulatório", diz o executivo.

Ele destaca a publicação da Medida Provisória 579, de 2012, sobre a renovação das concessões, que modificou o setor elétrico sem qualquer discussão prévia, sendo considerada como motivo para o aumento da percepção de risco setorial. "(A MP) deixou efeitos extremamente danosos, que teriam sido previstos se a discussão fosse feita com transparência antes (da sua publicação)", afirma, citando como exemplo a destruição de valor das empresas estatais, obrigadas a aceitar a renovação antecipada das concessões. Sales critica também o abandono da meritocracia na gestão dessas empresas. "A falta de respeito aos princípios básicos de governança corporativa nas estatais, que tem sido a tônica presente na quase totalidade delas, foi uma diretriz que, se modificada, poderá trazer bons resultados para as empresas e para o País", diz. Ainda sobre as estatais, ele comenta sobre a potencial privatização das distribuidoras federalizadas atualmente administradas pela Eletrobras, que poderia ser acelerada. Tais empresas acumulam prejuízos sucessivos, possuem baixos índices de qualidade de fornecimento de energia e precisam ser capitalizadas. Embora o atual governo tenha passado a falar da venda desses ativos recentemente, até agora muito pouco foi feito nesse sentido...

Inscrições abertas para Propostas de Trabalho para o II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar

Estão abertas as inscrições de propostas de trabalho para o II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI). Os trabalhos propostos poderão ser do tipo Mesa Redonda, Minicurso, Oficina, Palestra, Exposição artística, exposição de produtos científicos, Lançamento de livro, dentre outros. Não há cobranças de taxas para submissão de Propostas de trabalho e nem para desenvolvimento das atividades no evento.

As propostas aceitas deverão compor a programação do evento previsto para ocorrer nos dias 9, 10 e 11 de Novembro deste ano, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Juazeiro-BA. O tema central do evento é "Meio Ambiente: Nosso desafio comum". Não há exigência de titulação minima dos proponentes para apresentação de propostas...

Profissionais da Apami e convidados abrem primeira noite do Congresso de Oncologia do HDT

 
O I Congresso de oncologia do Hospital Dom Tomás foi aberto oficialmente na noite desta sexta-feira (15). O evento que acontece no Quality Hotel reúne profissionais de diversas áreas da oncologia onde fazem abordagem dos temas junto a profissionais e estudantes da região e outros estados. 
 
A noite de abertura contou com a presença do Diretor Presidente da Apami, Augusto Coelho, o Diretor Médico do Centro de Oncologia Dr. Muccini Gray Portela e da Professora Doutora chefe do departamento de pesquisa do Ceonco, Lidiane Régia. Além dos palestrantes da noite, aberta sob o tema Neoplasia de Mama, ministrado pelos médicos Carlos Eduardo Caiado,Chefe do serviço de mastologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Recife e Diego Resende, Radioterapeuta do Hospital Santa Águeda no município de Caruaru.
 
"É muito bom participar de um momento como este que a Apami consegue reunir tantas pessoas interessadas em abordar os temas da oncologia", afirmou o médico Diego Rosendo  que fez uma apresentação sobre  o tratamento radioterápico do câncer de mama. O palestrante Carlos Eduardo Caiado falou sobre o tratamento cirúrgico e o médico oncologista Gray Portela, também palestrante da noite fez uma explanação sobre o tratamento clínico. A mesa foi presidida ainda pelo mastogista da Apami Jomário Macedo.
 
Neste sábado (16), segundo dia do evento, serão abordados os temas sobre Tumores Sólidos (neoplasias da tireoide, crânio facial, gástrica, colo do útero, ovários, rim e próstata) e Hematologia (leucemias agudas e crônicas, linfomas, mieloma múltiplo e transplante de medula óssea).
..

I Congresso de Oncologia do HDT acontece neste final de semana

CLIQUE E AUMENTE

Neste final de semana acontecerá o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás em Petrolina reunindo renomados profissionais de saúde. O evento promovido pelo Centro de Oncologia Dr. Muccini/Apami será realizado no Quality Hotel a partir desta sexta-feira (15) tendo abertura às 19h.   ..

"O São Francisco agoniza da Nascente a foz", diz pescador

A vida do povo e do rio São Francisco foi foco da análise de conjuntura a partir da visão dos ribeirinhos/as e pescadores/as apresentada no II Congresso Nacional de Pescadores e Pescadoras da Bacia do São Francisco. O evento aconteceu de 1º a 03, na Ilha do Fogo, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), reunindo cerca de 500 pescadores/as de toda e extensão da Bacia, além de movimentos e entidades sociais ligada a atividades pesqueira.

"O São Francisco agoniza da nascente a foz... a realidade do rio vem piorando", diz o pescador e representante do Movimento dos Pescadores do Alto São Francisco, Josemar Durans. Foi nesse tom que a voz dos/as representantes dos/as pescadores/as de cada região da bacia ecoou a atual situação do Velho Chico e dos profissionais que vivem da pesca artesanal ao longo do leito do Rio. A conjuntura atual da região do Alto, apontada por Josemar, é de falta de investimento em Saneamento, já que o esgoto adentra o rio sem nenhum tratamento, o envenenamento do Rio por meio de agrotóxicos e resíduos das indústrias, além do avanço na implantação de projetos de irrigação. Outros impactos apontados são o avanço do agronegócio, e como o hidronegócio vem retirando os territórios dos ribeirinhos e da classe trabalhadora em nome de um modelo de desenvolvimento que não contribuem com a vida do rio e das pessoas. Uma realidade não somente do alto, mas de toda a bacia como apontaram, posteriormente, os/as pescadores/as...

Agenda Cultural: Ilha do Fogo será palco de música e poesia neste sábado

Neste sábado (02), durante a programação do Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco, que acontece na Ilha do Fogo, o artista Paulo Matricó fará uma apresentação da sua musicalidade e poesia ao público. O show começa às 21h e é aberto a comunidade. “Eu me identifico muito com a população rural. A minha música e a minha poesia são estremamente rural e eu tenho muito orgulho de dizer isso. Espero todos neste momento de cantoria”, disse o artista em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (01). 

CONHEÇA PAULO MATRICÓ..

Congresso de Oncologia do HDT pretende incentivar a pesquisa científica no Vale

Com data marcada para os dias 15 a 17 de abril, o Primeiro congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás tem ainda a meta de demonstrar a expertise dos profissionais do Centro de Oncologia da Apami que irão atender no Hospital Dom Tomás, além de promover a troca de experiências com os profissionais de grandes centros médicos oncológicos situados em Recife/PE e São Paulo/SP. 

O evento foi planejado para abordar as principais áreas da oncologia utilizando blocos de palestras, cada um com duração média de 15 minutos e ao final dos blocos, serão abertos mais 15 minutos para perguntas aos palestrantes. Os assuntos serão abordados de forma simples e objetiva de forma a atingir mais facilmente o entendimento do público-alvo que são estudantes e profissionais da área de saúde...

Comissão do Congresso que analisa MP da dívida rural defende novos parâmetros para demarcação do semiárido

Sob a presidência do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a comissão mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória 707/2015 (CMMPV 707) realizou, nesta quarta-feira (23), a terceira e última audiência pública, em Brasília, para o aprimoramento da MP. O debate de hoje teve o objetivo de discutir a redefinição dos critérios para a demarcação do semiárido nordestino. “Esta medida é muito importante para a implementação de políticas voltadas ao crédito rural”, afirmou o senador. “Especialmente, para os produtores do semiárido, que merecem ter condições especiais de prazos e juros em função das dificuldades que eles encontram para manter suas atividades na agricultura ou na pecuária”, defendeu Fernando Bezerra.

A expectativa do presidente da comissão é que o texto final da MP 707 esteja consolidado e seja apreciado na semana do próximo dia 12 de abril. Promulgada no final do ano passado, a medida provisória prorroga, até 31 de dezembro deste ano, o prazo para a renegociação das dívidas dos produtores rurais e dos contratos de financiamento dos transportadores de cargas. A MP beneficia, especialmente, os pequenos agricultores nordestinos, que perderam lavouras inteiras com a rigorosa seca iniciada em 2011...

Ilha do Fogo deve receber mais de 500 pessoas durante Congresso dos Pescadores Artesanais da Bacia do São Francisco

A Ilha do Fogo deve receber cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais durante um congresso sobre a atividade pesqueira artesanal da Bacia do São Francisco. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de abril. O tema do Congresso é  "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver!" O tema escolhido para o Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco deixa claro a proposta do momento: os povos querem o São Francisco vivo!

Em carta convocatória para o Congresso, os organizadores evidenciam o aceleramento do processo de morte do Velho Chico. O incentivo do governo ao agro e hidronegócio, as barragens, a transposição e a privatização dos corpos d'água são algumas das ameaças apontadas ao São Francisco. "Os peixes diminuem em quantidade e em qualidade e as comunidades pesqueiras vêm perdendo seus territórios tradicionais e direitos já conquistados. As nascentes do Rio São Francisco se encontram em processo crescente de extinção. Na sua Foz o mar avança para dentro do rio", denuncia a carta...

ANIVERSÁRIO DE GAVIÃO - Pedetista se congratulou com a população

Em homenagem ao aniversário de emancipação da cidade de Gavião, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulação a tão ímpar data para os gavionenses. De acordo com levantamento histórico feito pelo autor da matéria, a cidade surge a partir da Fazenda Gavião, de propriedade de um antigo fazendeiro que se estabeleceu a localidade no início do século XVIII.

Integrante da microrregião de Serrinha, o município tem atualmente cerca de 4.700 habitantes segundo censo realizado em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Gavião tem economia baseada a agricultura: plantio do sisal, capim, milho e feijão, e na pecuária de animais de pequeno porte como: caprinos, suínos, ovinos. Na criação do gado bovino destaca-se a produção de leite...

I Congresso Regional de Segurança em Saúde do Trabalho será realizado em Juazeiro

No dia 09 de abril acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) o I Congresso Regional de Segurança em Saúde do Trabalho. O tema do evento é “Risco Zero. Segurança Total” e será realizado das 08h às 17h30. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected] e pelo aplicativo What’s App no número 87-9-8157-1301. 

“Nossa região é carente dessa área. Temos muitas empresas que oferecem material de qualidade, atendendo as normas, só que muitas vezes não são conhecidas. O nosso intuito é reunir essas empresas em um ambiente, poder apresentar para os profissionais que já atuam e para os jovens profissionais que estão chegando. Hoje o Vale tem a capacidade de ter um bom desenvolvimento na área de segurança. O técnico de segurança no Vale não tem um piso salarial na região e por isso também é importante debater o assunto.”, ressaltou um dos coordenadores do congresso, Anderson Sá, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (21)...

Encerradas inscrições para Congresso de Oncologia do HDT

Com número de vagas limitado, o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás que tinha prazo para encerramento das inscrições nessa segunda-feira (14), preencheu essa tarde de sexta-feira (11) as últimas vagas para interessados em participar do evento. Com isso, não será mais possível realizar a inscrição. O I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás acontecerá nos dias 15 a 17 de abril no Hotel Quality em Petrolina. O evento que é realizado pelo Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) é voltado aos profissionais de saúde e estudantes. ..

Congresso de Oncologia do HDT prioriza aspectos científicos e educacionais

 
Com a meta de reunir profissionais de saúde de todas as áreas e estudantes, o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás, evento elaborado considerando o aumento da complexidade dos serviços na região, tem ainda o objetivo de atender a necessidade da expansão da educação e pesquisas clínicas, visando a criação de protocolos próprios que tracem o perfil epidemiológico do câncer na região.
 
O evento é organizado pelo quadro profissional do Centro de Oncologia/Apami. O oncologista e diretor médico do Ceonco, Gray Portela responsável pela coordenação geral do evento explicou que o primeiro congresso tem a preocupação com a qualidade e linguagem que deve envolver de maneira próxima tanto profissionais quanto estudantes.
 
"A oncologia não é só assistência, mas é também a pesquisa científica e educação, que nos possibilita mapear a doença em nossa região e a partir de um perfil epidemiológico, tenhamos condições de trabalhar com dados que nos permitam dar o atendimento que cada paciente precisa. O congresso faz parte deste momento que o Ceonco/Apami vive, onde estamos construindo o Hospital Dom Tomás e abrindo portas para a pesquisa e uniformização do serviço", afirmou Portela. 
 
O primeiro Congresso de Oncologia acontecerá nos dias 15 a 17 de abril. As inscrições são realizadas exclusivamente no Centro de Oncologia das 14h às 17h, e seguem abertas até o dia 14 de março, próxima segunda-feira. A taxa de inscrição é de R$ 25 para estudante e R$ 50 para profissionais.
..

Inscrições para I Congresso de Oncologia do HDT abrem hoje

Estão abertas a partir de hoje (01) as inscrições para o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás. As inscrições para as vagas que são limitadas serão realizadas presencialmente e exclusivamente no Centro de Oncologia Dr. Muccini, localizado na Rua da Paz no bairro Gercino Coelho.

Para o evento, voltado aos profissionais de saúde e estudantes, as inscrições deverão ser pagas à vista e serão realizadas do dia 01 até 14 de março no período da tarde. O valor da inscrição custa R$ 25 para estudantes e R$ 50 para profissionais...

Ceonco/Apami realizará primeiro congresso de oncologia no Vale do São Francisco

Direcionado a profissionais e estudantes da área de saúde da região do Vale do São Francisco, o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás acontecerá em abril. O evento é promovido pelo Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami).

O congresso será realizado como forma de atender a demanda clínica especializada da região, além de estudantes oferecendo atualização sobre assuntos como transplante de medula óssea, leucoses agudas e crônicas, linfomas e tumores sólidos que serão tratados dentro dos seguintes temas: oncologia clínica, cirurgia oncológica, oncologia pediátrica, hematologia e transplante...

UTILIDADE PÚBLICA: CONGREGAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS COMEMORA ANIVERSÁRIO EM JUAZEIRO

A congregação da Assembléia de Deus, na pessoa do seu Pastor – Presidente Wolmar Alcântara, representada pelo presbítero Isaías Alves, dirigente da Congregação do Juazeiro Velho, convida toda a comunidade do bairro São Geraldo e bairros vizinhos a participarem do 3º aniversário da congregação à rua São Francisco, bairro São Geraldo, a realizar-se dia 13, a partir das 19hs.

Confira a programação:

..

Prefeitura de Petrolina dispõe espaço da Ilha do Fogo para Congresso dos Pescadores da bacia do Rio São Francisco

 
Segunda-feira (1), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, reuniu-se com conselheiros e representantes da Pastoral dos Pescadores,  para discutir  a realização do II Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco no espaço na Ilha do Fogo.
 
Com o tema "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver", o evento acontecerá  do dia 01 a 03 de abril de 2016. Na programação do congresso haverá 10 oficinas com temáticas voltadas aos pescadores sobre a preservação e revitalização ao Velho Chico e a conscientização sobre a legalidade da pesca artesanal, discutindo o período de pesca e o tamanho dos peixes.
 
A conferência possui a contribuição do prefeito, Julio Lossio, Secretaria Executiva de Turismo e entidades de apoio. Estima-se que o evento contará com mais de 500 pessoas como pescadores, ONGs e convidados pelo Conselho Pastoral.
 
 Para a conselheira  da Pastoral dos Pescadores, Rizoneide Gomes de Queiroz, o encontro apresentará – aos pescadores – uma nova forma de olhar para a  bacia do Rio São Francisco. "Precisamos dar atenção ao rio que proporciona geração de renda aos pescadores que vivem da pesca artesanal", alerta Rizoneide Gomes. 
 
Para o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o objetivo do congresso é válido e necessessário. "Será um evento de grande importância para os pescadores. Somos agraciados pela beleza do Rio São Francisco e é a nossa obrigação cuidar do nosso Velho Chico", expõe o secretário Iuric Pires.
..

Pelegrino e Josias Gomes são exonerados para participar da sessão solene do Congresso Nacional

Os secretários Nelson Pelegrino (Turismo) e Josias Gomes (Relações Institucionais) foram exonerados dos seus respectivos cargos, neste sábado (30), conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Eles ficarão fora da função por cinco dias para que possam assumir o mandato parlamentar e participar da sessão solene do Congresso Nacional de terça-feira (2), quando começa o ano legislativo.

As mesmas exonerações foram publicadas no início de 2015, quando os dois secretários foram ao Congresso Nacional tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos em outubro de 2014. Posteriormente, foram publicadas as nomeações, como vai se repetir desta vez. Na próxima quarta (3), Pelegrino e Josias reassumem os cargos no Governo do Estado. ..

Águas das chuvas começam a mudar cenário dos reservatórios ao longo do Rio São Francisco

O Blog Geraldo José acompanha diariamente o nível da Barragem de Sobradinho. Na segunda-feira (25), o reservatório atingiu a marca de 5,1%, o que já se torna um motivo de alegria para os moradores que vivem entorno do lago e que vinham sofrendo as consequências da grande estiagem. No mês de dezembro a Barragem de Sobradinho atingiu a pior marca da sua história que foi o valor de 1%.

O Blog Geraldo José recebeu, por e-mail, informações sobre as chuvas que caíram na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, que fica a 4km das nascentes do Velho Chico em Minas Gerais. Somente no período de 02 a 20 de janeiro choveu 333mm. No ano passado, nesse mesmo período, o volume de chuvas foi de 109,6mm...

Salvador é a 14ª cidade mais violenta do mundo em ranking de ONG mexicana

A ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz divulgou nesta segunda-feira (25) um ranking com as cidades mais violentas de todo mundo, que considera a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. O Brasil é o país com maior número de municípios na lista: 21 das 50 cidades listadas são brasileiras. Deste montante, três cidades baianas aparecem no levantamento, incluindo Salvador e Região Metropolitana, em 14ª posição, com 60,63 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Feira de Santana (27ª) e Vitória da Conquista (36ª) estavam fora do ranking em 2014, mas entraram para a lista de 2015, com 45.50 e 38.46 assassinatos por 100 mil habitantes, respectivamente. A primeira cidade brasileira na listagem é Fortaleza, em 12º lugar, seguida de Natal (13º); Salvador e região metropolitana (14º); João Pessoa em 16º; Maceió (18º lugar); São Luís (21º); Cuiabá (22º); Manaus (23º); Belém (26º); Goiânia e Aparecida de Goiânia (29º); Teresina (30º); Vitória (31º); Recife (37º); Aracaju (38º); Campina Grande (40º); Porto Alegre (43º); Curitiba (44º); e Macapá (48º). O levantamento considera dados oficiais e fornecidos por ONGs. ..