Foram encontrados 725 registros para a palavra: guarda

Formação da Guarda Municipal de Petrolina acontece no auditório do Sindsemp

Agentes da Guarda Municipal de Petrolina participaram de uma capacitação para o uso de armas não letais nesta semana no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemp). Com esta formação, o efetivo da Guarda Municipal está qualificado para operar dispositivos incapacitantes. De acordo com o Comandante da Guarda, Diniz Lopes, o objetivo do encontro foi capacitar o efetivo para que seja usado de forma adequada. Segundo Diniz, a corporação já detém o armamento conseguido através de convênio com o Governo Federal.

“É Importante que o Guarda esteja capacitado, preparado para todas as situações e saber usar o equipamento da melhor maneira possível para solucionar o problema”, pontua. José Mário Gomes, membro da guarda e instrutor da formação, ressaltou que o momento é uma boa oportunidade para os companheiros terem conhecimento dos procedimentos inerentes ao uso das armas. “Existem leis que determinam que o agente de segurança porte dois armamentos, um letal, arma de fogo e um não letal...

“Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz agricultor do sertão baiano

O ano de 2016 começou com muitas chuvas no sertão da Bahia e, mesmo de forma irregular, chovendo mais em uns locais e em outros menos, a vinda da chuva é motivo de muita alegria, principalmente para as comunidades rurais, pois estas têm o costume de armazenar a água da chuva, além da chegada dela garantir a renovação da Caatinga e favorecer o plantio e o pasto para os animais.

Para captar e armazenar a água que cai, as famílias e comunidades contam com as tecnologias de captação e armazenamento da chuva. São as cisternas de consumo e de produção, os barreiros trincheiras, os tanques de pedras, barragens subterrâneas, açudes, etc. Em todo Semiárido, estas tecnologias são construídas por mais de três mil organizações reunidas na Articulação do Semiárido – Asa, o que já possibilitou a construção de 669.243 tecnologias até janeiro deste ano. 

 Em Juazeiro (BA), famílias da comunidade de Cipó, no distrito de Juremal, estão incluídas nesse dado. A região é contemplada com projetos executados pelo Irpaa e que hoje garante o armazenamento da água em cisternas calçadão, as quais encheram logo com as chuvas da primeira semana de janeiro.

Mas, além de guardar a água, é preciso atentar para a importância de armazenar também o pasto. “Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz o agricultor Rafael Nunes, se referindo ao ano de 2015 e citando a silagem e fenação como práticas adotadas nos últimos anos após a assessoria de organizações como o Irpaa. Ele conta que quando começa a sair o “broio” das plantas na Caatinga, os animais são logo soltos na área, mas como o verde não dura o ano todo, é preciso armazenar a forragem. “A gente agora é esperar que saia bem comida na área de Fundo de Pasto que a gente vai trabalhar no sistema de guardar a ração pra quando chegar o mesmo período a gente ter a ração para os animais, porque comprar não dá certo não, é muito caro”, confirma.

 São ações simples como estas, asseguradas às milhares famílias por meio das políticas públicas voltadas para o Semiárido, que diferenciam estes últimos anos de estiagem das secas de algumas décadas atrás. “Antigamente a gente esperdiçava muito, ninguém guardava nada não”, lembra Seu Rafael, destacando a importância tanto da estocagem de alimentos quanto da água.

Medição da chuva para planejar a produção..

Sindsemp discute formalização do decreto que regulamenta o auxílio fardamento da Guarda Municipal

Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), membros da Guarda Municipal e agentes de Segurança Patrimonial sentaram na última quinta-feira (14), para decidir sobre a formalização da proposta para decreto que regulamenta o auxílio fardamento.

O diálogo aconteceu no Quartel da Guarda Municipal, com o Secretário-Executivo de Segurança Cidadã, J. Santos, o Comandante da Guarda Municipal, Diniz Lopes, com presidente Associação dos Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina  (AASPP), Edson Santos e com o diretor de Esporte, Cultura e Lazer, Ernuí Dantas. ..

Guarda Municipal apreende homem com 88 gramas de maconha na Ilha do Fogo

Domingo (03), a equipe da Guarda Municipal de Petrolina, ao realizar rondas e abordagens pela área da Ilha do Fogo - prática constante da segurança do local abordou e apreendeu um homem que portava 88 gramas de maconha. Durante a abordagem houve resistência, sendo necessário o uso de dispositivo elétrico incapacitante para deter a ação do abordado. Logo após comprovação do porte da droga, o rapaz foi apreendido pela Guarda Municipal, que acionou uma viatura da corporação, conduzindo desta forma o indivíduo, identificado como Davi Martins do nascimento, 25 anos, da Av. Edésio Santos, Juazeiro-BA para a Delegacia de Polícia Civil, que estava de plantão para as devidas providências.

De acordo com o secretário Segurança Cidadã, e gestor da Guarda Municipal, Jenivaldo Santos, "Todas as ações da Guarda, vem amentando a quantidade de entorpecentes apreendida no local, assim como a condução de indivíduos encontrados em condutas ilegais a Delegacia de Polícia Cívil", pontuou. "Essas ações também vem proporcionado aos frequentadores da ilha um espaço mais saudável, seguro e livre das drogas. Prova disso, é que a quantidade de frequentadores só tem aumentado o que eleva mais ainda mais a responsabilidade e o desafio para a corporação da GM.", concluiu o secretário."..

Moradores da Rua Jovem Guarda comemoram chegada da chuva depois da obra que extinguiu canal

Os moradores da Rua Jovem Guarda (antiga Rua Canal), no bairro Padre Vicente (Codevasf) acordaram na manhã desta terça-feira (05) comemorando a chuva que caiu em Juazeiro na noite e madrugada passada. 

"A nossa comemoração hoje aqui na Rua Jovem Guarda é dupla: comemoramos a chuva tão esperada para a nossa região e principalmente a obra que transformou o canal de esgotos que aqui existia em uma rua pavimentada com asfalto, saneamento, drenagem, calçadas e tudo mais que uma rua tem direito", enfatiza o comerciante e morador da rua há 18 anos, Antonio Miguel Feitoza, acrescentando que antes das obras na rua acontecerem, nunca tinha pagado um boleto de IPTU e esse ano fez questão de pagar. "Aqui antes não tinha nada e agora temos tudo, então temos que reconhecer e ajudar o prefeito a melhorar nossa cidade", acrescentou...