Foram encontrados 7094 registros para a palavra: BAHIA

Uso de alta tecnologia garante qualidade da água fornecida aos baianos

Após ser captada e passar por diferentes etapas de filtragem e tratamento, a água distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é submetida a um conjunto de testes laboratoriais por amostragem. Assim que chegam à unidade da Bolandeira, localidade que pertence ao bairro da Boca do Rio, em Salvador, as amostras coletadas em diversos pontos da capital e do interior são cadastradas e analisadas para verificar se a água está em condições de consumo. Os testes incluem desde a avaliação da cor, turbidez e Ph, até análise bacteriológica, de toxinas e metais.

O gerente do Departamento do Controle de Qualidade da empresa, Fabrício Tourinho, afirmou que as atividades estão em consonância com o que prevê a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. "Temos uma sistemática de coleta diária. Alguns dos parâmetros são analisados a cada duas horas nas estações de tratamento de água. Outros [parâmetros] são analisados semanalmente, mensalmente ou semestralmente, para que tenhamos informação sobre a qualidade e verificar se a água que a Embasa [vem] oferecendo à população está dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação"...

Pela democracia, mais de 150 mil trabalhadores ocupam as ruas em toda a Bahia

A Bahia parou em defesa da democracia. Este foi o sentimento que envolveu todos os trabalhadores e trabalhadoras que ocuparam as ruas sexta-feira (18) para dizer "não ao golpe". Diferente do dia 13, onde a direita foi as ruas e se mobilizou em alguns centros urbanos, as lutas da sexta mostraram força e articulação com o povo em diversas cidades do estado. Em Salvador, foram mais 100 mil pessoas mobilizadas e no interior do estado, cerca de 50 mil em cidades como Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itamaraju, Porto Seguro, Barreiras, Itabuna, Guanambi, Juazeiro, dentre outras.

Marchas, carreatas, intervenções, denuncias, fechamento de BRs e pontes, panfletagens, agitação e propaganda, foram algumas das atividades realizadas que cumpriram o papel de debater amplamente o atual cenário político brasileiro e apontar a necessidade de toda sociedade se mobilizar em defesa de seus direitos. De acordo com a Frente Brasil Popular, composta dos diversos movimentos e organizações populares, no atual cenário político está acontecendo um processo em que as forças das classes estão sendo medidas, "aparadas por um estado burguês que quer, a qualquer custo, derrubar a democracia brasileira"...

Juízes federais da Bahia declaram apoio à liberdade de atuação de Sérgio Moro

Os juízes federais da Bahia decidiram, na tarde desta quinta-feira (17), manifestar apoio à independência judicial do juiz Sérgio Moro e todos os magistrados que atuam nos processos da Operação Lava Jato. A manifestação foi provocada pela Associação dos Juízes Federais. “Nós, juízes federais aqui reunidos, juntamente com todos os juízes federais brasileiros que se encontram neste momento perante as sedes da Justiça Federal, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato”, afirmou a juíza federal da 14ª Vara, Cynthia de Araújo Lima Lopes.

Segundo a magistrada, a “construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente” e que isso, somente será possível se for “assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico”. A juíza ainda disse que a categoria está vigilante e “atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário”. Cynthia ainda destaca que o “sistema judicial prevê o modo como as decisões dos juízes podem ser impugnadas e modificadas”. Por fim, a magistrada pontuou que o Judiciário está “em constante aperfeiçoamento” e que “jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais”. O discurso da juíza foi acompanhado dos servidores, que estavam vestidos de preto para protestar contra a blindagem do ex-presidente Lula com transferência da competência para o Supremo Tribunal Federal (STF)...

Em meio a crise, Dilma estará hoje na Bahia

Em meio ao turbilhão político que toma conta de Brasília, a presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca hoje em Feira de Santana, onde vai entregar casas do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV).Esta é a primeira viagem oficial da mandatária brasileira desde que estourou as reações e protestos com a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro chefe da Casa Civil. A chegada da líder nacional está prevista para as 10h. Até o fechamento, não havia a confirmação da presença do ministro Lula, nem do chefe de gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner. Apenas o governador Rui Costa (PT) confirmou participação da solenidade que será realizada no bairro Conceição II, onde está localizado dois dos três conjuntos habitacionais que serão inaugurados na cidade.

A presidente Dilma volta a pisar em solo baiano em um momento político complicado, com sua imagem afetada perante os baianos e nas antevésperas das eleições municipais. A última pesquisa do Instituto Paraná, divulgada em janeiro, apontou que três em cada quatro eleitores nordestinos não confiam na líder petista para tirar o país da instabilidade econômica. Conforme o levantamento, 77,7% dos entrevistados desconfiam da capacidade da presidente em encontrar saídas para a crise, contra 19,1% dos que acreditam nela. ..

Zó discute com reitor projeto de implantação da BahiaFarma em Juazeiro

O deputado estadual Zó (PCdoB) esteve reunido nesta segunda-feira (14) com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianeli Tolentino. Na ocasião, Zó explanou sobre o projeto de trazer com a parceria da universidade e do governo do estado, uma unidade da BahiaFarma para  Juazeiro.

A Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos) é um laboratório farmacêutico público e tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do país.  A fundação ainda visa diminuir a dependência de importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS)...

Rui volta da China com acordos para acelerar obras na Bahia

 
Importantes obras de infraestrutura, equipamentos e mobilidade urbana para a Bahia ganharão, nos próximos meses, um novo impulso como resultado da missão internacional liderada pelo governador Rui Costa em sua viagem à China. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador às 16h20 desta segunda-feira (14). 
 
Na bagagem, Rui traz diversos acordos firmados com empresários asiáticos que vão garantir, nos próximos meses, o aprofundamento dos estudos técnicos e negociações que possibilitarão o andamento de obras importantes de infraestrutura no estado, a exemplo do Complexo Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Subúrbio Ferroviário ao Comércio, e o novo Centro de Convenções da Bahia. 
 
Um dos resultados mais promissores da viagem do governador à China foi o acordo assinado com uma das maiores construtoras chinesas – a China Railway Engineering Group (Crec) – e o Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund) para construir e operar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação com o governo baiano e a Bahia Mineração (Bamin), que explora o minério de ferro em Caetité, na Bahia. 
 
Porto Sul e Fiol 
 
O Complexo Porto Sul será construído em Aritaguá, em Ilhéus, e já tem as licenças prévia e de implantação, além da autorização para supressão de vegetação, emitidas pelo Ibama. Com o início das obras, que o governador Rui Costa espera retomar agora com os chineses, o Porto Sul se transformará em um dos principais exportadores de minério de ferro, grãos, biocombustíveis e fertilizantes, transportados pela Fiol. 
 
"Os chineses possuem a tecnologia mais avançada e experiência de sobra para fazer essas obras avançarem na velocidade que a Bahia precisa. Nossos projetos entusiasmaram os dirigentes da Crec e Clai-Fund, e isso permitiu estabelecermos um acordo histórico, que vai viabilizar os investimentos e destravar de uma vez por todas essas obras importantes para a Bahia", comemorou Rui.
 
Obra do governo federal, a Fiol, que vai ligar Ilhéus, na Bahia, à Figueirópolis, no estado do Tocantins, formará um corredor de transporte, abrindo uma nova alternativa logística para os portos no Nordeste brasileiro. Com a atual crise econômica, as obras foram desaceleradas pelo governo federal. Mas o acordo com o grupo chinês prevê a inclusão de quatro trechos da Fiol no solo baiano, entre Ilhéus e Caetité, que estão em fase final de construção e serão concluídos. 
 
Para viabilizar o investimento chinês na ferrovia, o governo federal iniciou os estudos para a venda antecipada da capacidade operacional da ferrovia. Assim, os recursos obtidos serão usados na conclusão da obra e a empresa garante o direito de transportar suas cargas por determinado período de tempo.
 
O Clai-Fund atuará como principal investidor e captador de novos parceiros para o projeto, principalmente grandes siderúrgicas chinesas. A participação no complexo logístico baiano será a maior operação do Fundo na América Latina. Já a Crec é uma das maiores construtoras de ferrovias do mundo, responsável, dentre outras, pela construção da Transiberiana, a linha férrea que liga os extremos da Rússia e tem mais de nove mil quilômetros de extensão.
 
Centro de Convenções 
 
Dentre as oportunidades de negócios que apresentou aos investidores chineses, a exemplo das fontes alternativas de energia – eólica e solar –, Rui destacou o novo projeto do Centro de Convenções da Bahia. "Salvador é uma cidade de forte apelo turístico e estamos buscando parceiros para viabilizar, a construção desse novo empreendimento", que deve ser localizado na região do Comércio. 
 
Rui apresentou a proposta de projeto arquitetônico do equipamento e destacou que a proximidade do empreendimento com o Centro Histórico de Salvador e a localização em frente ao mar ampliam as possibilidades de retorno para as empresas interessadas em se associar ao projeto.
 
VLT 
 
No último dia da missão comercial na China, na sexta-feira passada (11), Rui Costa também garantiu a evolução das conversas sobre o investimento chinês no sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), interligando o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, que substituirá os atuais trens que operam até o bairro da Calçada, em Salvador. 
 
Foi assinado memorando com uma das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, a China Tiesiju Civil Engineering (CTCE). O principal executivo da companhia, Chuanlin Wang, se comprometeu a enviar uma delegação à Bahia já em abril, para viabilizar a implantação do VLT de Salvador. Além do VLT, os técnicos da CTCE, empresa que já construiu mais de 13 mil quilômetros de ferrovia, aprofundarão os estudos sobre projetos de água e saneamento para Salvador.
 
A licitação do VLT sai ainda este ano e a expectativa, na avaliação de Rui Costa, é que a CTCE possa executar o projeto na capital baiana no mesmo ritmo que realiza obras na China e em outros países onde possui investimentos. "A tecnologia da empresa impressionou nossa comitiva e faremos todos os esforços para garantir a parceria", afirmou Rui. 
 
O executivo da CTCE, Chuanlin Wang, também demonstrou interesse em investir no projeto da Ponte Salvador-Itaparica e na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Para o executivo, a segurança proporcionada pela modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), apresentado pela Bahia em diversos outros empreendimentos, é interessante para novos investimentos da empresa. 
 
"Nós temos grande interesse em iniciar nossos investimentos no Brasil e sentimos segurança na modelagem proposta pelo governador. Vamos buscar essas duas primeiras ações (VLT e água e saneamento) como teste para investir em projetos maiores na sequência, já com a experiência aprovada", disse Wang. Outro interesse dos chineses na Bahia é a criação de jumentos no semiárido baiano para exportação. O consumo chinês de carne de jegue anual é da ordem de 4 milhões de animais.
..

Governo garante vinda de empresa chinesa à Bahia para construção do VLT

Um das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovia construídos, garantiu que vai enviar uma delegação à Bahia, visando viabilizar a implantação do VLT de Salvador. A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, nesta sexta-feira (11), último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.

Além do VLT, que vai ligar o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, contribuindo para desafogar o trânsito de toda capital, os técnicos do CTCE também vão aprofundar os estudos sobre os projetos de água e saneamento para Salvador. A seleção das ações aconteceu após apresentação de todas as obras de infraestrutura que o governador Rui Costa negociou  com grupos chineses, ao longo dos últimos cinco dias...

MANIFESTOS EM TODA BAHIA SÃO REALIZADOS EM DEFESA DE LULA

Vários grupos de manifestantes realizaram protesto a favor do governo federal durante a manhã desta sexta-feira (11), na Avenida Paralela, em Salvador, e nas diversas estradas federais e estaduais por toda a Bahia. Movimentos sociais, entre eles o MST-Movimento dos Sem Terra, interditraram as BRs 101 Wenceslau Guimarães, Ba 052 do Feijão, 242 Oliveira dos Brejinhos, 242 Luiz Eduardo Magalhães, Sobradinho 210, Casa Nova em frente à CHESF, Paulo Afonso BA 110, Eunapolis e Teixeira de Freitas todas fechadas neste momento em atos na defesa do ex-presidente Lula e da democracia. ..

O PSDB DA BAHIA VAI INVESTIR PESADO EM SUZANA RAMOS E LEONARDO BANDEIRA

Desde que comecei por aqui, não afirmo nada, ouço entre Juazeiro e Salvador e amplifico!

O deputado federal João Gualberto - PSDB( mais de 3.500 votos em Juazeiro) tem afirmado, - segundo pessoas próximas- que vai apostar pra valer na candidatura da vereadora Suzana Ramos para prefeita de Juazeiro. Já o deputado estadual Adolfo Viana - PSDB(mais de 4.500 em Juazeiro) apoia literalmente o nome do advogado e ex-vereador Leonardo Bandeira, filho de Joseph Bandeira, dito maior liderança da oposição.
 
"Campanha se faz com estrutura financeira, discurso e nomes, o PMDB já escolheu Wank Medrado, o DEM Márcio Jandir e nós vamos com Leonardo e Suzana" dizem os tucanos.
 
Vamos esperar e podem apostar: Leonardo, Suzana, Wank, Jandir... unida ou não é por aí o caminho da oposição em Juazeiro - o resto é mesmo "selfie"???
 
E Bandeira isolado, usado e desprezado no dividido PDT (onde todos dizem que ele é inelegível) vai apoiar o filho? Será que Bandeira indica alguém para os cargos do partido no governo do PT?
 
Enquanto isso o prefeito vai na "caravana" surfa na "sexta feira" e agora vai ter uma "quinta" também, adiando sua escolha, angustiando Neiva, Joaquim, Bonfim... O martelo bate prego em sabão e a foice decepa capim?
 
Marco Moreira - meu nome é Mano Macondo - 138 anos de solidão.
..

Cancão perde para o Bahia pela Copa do Nordeste

A Juazeirense entrou para jogar com o Bahia já sem chances de classificação à próxima fase da Copa do Nordeste. Mesmo assim, não faltou empenho do time ainda comandado por Janílson Silva. O técnico Evandro Guimarães, que assume hoje a equipe, observou a partida da arquibancada do estádio Paulo Coelho, em Petrolina, e viu o Cancão sair derrotado por 2×1.

A Juazeirense foi surpreendida no contra-ataque logo no início da partida. Após afastar uma cobrança de escanteio, o Bahia saiu em velocidade. O meia Mayron saiu na cara do goleiro Guido, que nada pôde fazer para evitar o gol tricolor...

Ministro Eduardo Braga lança primeira usina solar flutuante do mundo no reservatório da Chesf na Bahia

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, inaugura, no próxima sexta-feira (11), a primeira série de usinas solares flutuantes no Brasil, projeto pioneiro no mundo. Serão 5 megawatts (MW) de energia fotovoltaica instalados no reservatório da Chesf em Sobradinho, na Bahia. O empreendimento será construído pela Sunlution, empresa brasileira de geração distribuída – solar e hibrida e geração em usinas solares de médio e grande porte, em parceria com a fabricante de equipamentos WEG.   
 
Trata-se do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Chesf para captação de projeto de geração complementar de energia solar de 5 megawatts (MW). O escopo do projeto incluí o fornecimento pela Sunlution de flutuadores com placas fotovoltaicas para o reservatório de Sobradinho e estudos da otimização da operação de duas fontes de energia (Hidroelétrica e Solar) utilizando a mesma infraestrutura. ..

Evandro Guimarães chega amanhã em Juazeiro e já comanda o Cancão contra o Bahia

Após pouco mais de duas semanas na busca por um novo técnico, o presidente da Juazeirense e Deputado Estadual Roberto Carlos, confirmou, agora há pouco, a contratação do técnico Evandro Guimarães para comandar o Cancão na sequência da Copa do Nordeste e Baiano, além da Copa do Brasil, competição que a equipe estreia dia 13 de abril diante do Cuiabá, no Adauto Moraes, em Juazeiro.

Evandro chega em Juazeiro amanhã à tarde, se apresenta ao elenco e já comanda a Juazeirense diante do Bahia, quarta, às 21h45, em Petrolina, pela Copa do Nordeste. Ex-Vitória da Conquista, onde se destacou principalmente na campanha do vice campeonato estadual em 2015, Evandro também acumula passagens por Coruripe-AL e Barueri-SP...

Consumidor terá acesso on-line às suas notas fiscais com a NFC-e, que tem cronograma obrigatório na Bahia

Se dar conta de ter perdido a nota fiscal bem na hora de exigir o cumprimento da garantia ou de solicitar a troca de um produto é uma situação ainda comum que está com os dias contados com a implantação, pela Secretaria da Fazenda do Estado, da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). A novidade vai oferecer ao consumidor acesso on-line às suas notas fiscais e a possibilidade de aferir, também on-line, a autenticidade das notas recebidas. A NFC-e, que também traz economia de tempo e dinheiro para as empresas, já tem cronograma obrigatório de implantação na Bahia: as empresas com faturamento superior a R$ 3,6 milhões têm até 1º de julho para se cadastrar.

Depois dessa data, a emissão da NFC-e por esses contribuintes será obrigatória. A partir de janeiro de 2017, a obrigatoriedade valerá para todos os novos estabelecimentos inscritos no cadastro do ICMS da Bahia, com exceção das microempresas, que terão até o final de 2019 para se cadastrarem. Enquanto isso, qualquer estabelecimento inscrito no ICMS pode se cadastrar espontaneamente e começar a operar com o documento, como já fizeram 1.034 empresas de todos os portes que já emitiram 3,8 milhões de notas nos últimos meses.

A experiência na fase de adesão espontânea tem sido avaliada positivamente pelas empresas participantes. A gerente de Impostos da Adidas, Adrielli Souza, afirma que a utilização da NFC-e tem sido "muito tranquila e eficiente, bem melhor do que o antigo processo". Ela destaca as vantagens identificadas pela empresa, incluindo a redução de custos com a diminuição do uso de papel, otimização de tempo de trabalho na retaguarda "com processo de escrituração automatizado" e, de modo geral, um "processo mais veloz e eficiente, aumentando a rapidez no atendimento e, com isso, a satisfação do cliente".

A NFC-e tem sido bem recebida também entre as empresas de menor porte. O gerente da Casa da Agricultura Ltda., de Jacobina (BA), Magnos Barreto, conta que a empresa já consegue economizar com a utilização piloto da NFC-e. "Deixamos de utilizar duas máquinas de impressão de cupom fiscal e uma de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), e já estamos passando as informações diretamente para a Secretaria da Fazenda", afirma.

Entre os emissores da NFC-e na Bahia estão grandes empresas, como Adidas e Wal-mart. Para aderir, basta fazer a configuração on-line: o link http://www.sefaz.ba.gov.br/especiais/como_se_tornar_emissor_nfce.html traz o passo-a-passo do processo.

Economia e apelo ecológico

A NFC-e, de acordo com a Sefaz-Ba, traz para as empresas agilidade e significativa redução de custos ao substituir o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), equipamento que chega a custar R$ 2 mil a unidade, por um software que permite o uso de impressora não fiscal, trazendo flexibilidade de expansão de ponto de venda.

Outras vantagens são a simplificação de obrigações acessórias, a exemplo do Mapa de Caixa, a transmissão em tempo real ou on-line das notas, a integração de plataformas de vendas físicas e virtuais, o uso de novas tecnologias de mobilidade e a redução significativa dos gastos com papel, o que confere apelo ecológico à nova tecnologia...

Juazeirense perde para o Jacobina e diretoria anuncia substituição de Janilson

 


O treinador Janilson deixa o comando da equipe

Numa tarde para esquecer, hoje no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina,  a Juazeirense perdeu para o Jacobina por 2 a 0, com gols de Caio, no início do segundo tempo e João Neto, nos minutos finais. ..

CBF altera local de jogo entre Juazeirense e Bahia

A partida entre Juazeirense e Bahia, marcada para a próxima quarta-feira (9), terá seu local alterado. Segundo comunicado divulgado neste final de semana, a Federação Baiana de Futebol (FBF) confirmou que o estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, não será inaugurado até a data do jogo válido pela Copa do Nordeste. Ainda de acordo com a FBF, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve oficializar a mudança do local da partida para a cidade de Petrolina, em Pernambuco, no estádio Paulo Souza Coelho. O Secretário Municipal de Educação e Esportes Clériston Andrade acaba de manter contato com o Blog, informando que conversou hoje (06) com o presidente da Federação Baiana de Futebol Edinaldo Rodrigues e este confirmou que os jogos só serão escalados para o Estádio Adauto Moraes a partir do dia 13.

FBF ESCLARECE SITUAÇÃO DO ESTÁDIO ADAUTO MORAES

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) esclarece, nesta sexta-feira (4), a situação do Estádio Adauto Moraes. A entidade explica que a praça esportiva de Juazeiro já possui todos os laudos técnicos (Engenharia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária).
 
Porém, em vistoria realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro, o Coronel Inácio Diniz, assessor da FBF para vistorias e segurança em estádio, ficou constatado que o gramado, totalmente trocado durante a reforma, ainda contém falhas, poucas, mas que impedem que o campo esteja 100% apto a receber jogos oficiais. Segundo o Coronel Diniz, seria preciso mais um período de 15 dias, a contar da data da vistoria, para que o gramado chegue à condição ideal para a prática do futebol...

FETAG BAHIA EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE COLABORADORA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CASA NOVA

Recebemos com profunda tristeza a notícia trágica da morte da Senhora Margarida Rodrigues da Mata (Ex-Colaboradora) do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Casa Nova - BA.

Nesse momento de dor irreparável que as palavras perdem o sentido, solidarizamo-nos com a dor dos familiares e amigos; Acreditando que o tempo seja um bálsamo em vossos corações!..

Cemafauna devolve 58 aves para natureza em Reserva Ambiental em Juazeiro

Na última quinta-feira (03) 58 periquitos-da-caatinga que estavam sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foram devolvidos à vida livre numa reserva ambiental localizada no distrito de Juremal em Juazeiro.

As aves chegaram ao Cemafauna através de apreensões realizadas por órgãos fiscalizadores a exemplo do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e, segundo a médica veterinária do Centro, Adriana Alves, estavam aptas para voltarem à natureza já que algumas delas passaram cerca de um ano recebendo cuidados médicos e nutricionais. Em relação à reserva ambiental, trata-se de uma área legal, sob fiscalização da Codevasf, IBAMA e Inema, contendo uma área de 1.800 hectares de vasta beleza e rico bioma da caatinga...

Pedetista luta para evitar desperdício de água na Bahia

Para evitar o desperdício de água na Bahia, o deputado Roberto Carlos apresentou Projeto de Lei que proíbe a lavagem de calçadas e carros com água potável fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). As infrações deste projeto estão passíveis de advertência escrita e multa com valores em dinheiro para reincidentes.

“A principal função desse Projeto de Lei é evitar o desperdício de água, nosso bem mais precioso e cada vez mais escasso no mundo. É sabido por todos que a água é fundamental para o funcionamento da vida, pois ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas”, reitera o parlamentar...

Fórum discute política de crédito e implantação de agroindústrias na Bahia

O fórum de assistência técnica e extensão rural da Bahia promoveu debate sobre as políticas de assessoria técnica, crédito e implantação de agroindústrias, dia 1º de março, no auditório do Incra, em Salvador.

O encontro reuniu representantes do Instituto, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência de Reforma Agrária e Política Territorial (Sutrag), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ambas ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, dos movimentos sociais e sindicais do campo.

Os encontros do fórum acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês. O superintendente regional do Incra na Bahia, Gugé Fernandes, destacou que esse diálogo mensal com os órgãos públicos, movimentos sociais e sindicais permite uma aproximação maior, para debater e decidir em conjunto os rumos da assessoria técnica no estado.

Crédito

De acordo com o perito federal agrário do Incra/BA, Victor Fernandes, o convênio da assessoria técnica que tem a CAR como executora, possibilitará a concessão do Crédito Instalação para 10 mil famílias assentadas.

Durante o Fórum, os movimentos sociais apresentaram as demandas das atividades produtivas por região. “Eles têm até a próxima terça-feira (08) para atualizar e apresentar suas prioridades, para assim, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional lançar o edital que possibilita a contratação dos serviços de elaboração de projetos para aplicação desses créditos”, frisou.

Agroindústrias

A equipe da CAR apresentou, no encontro, os resultados do mapeamento da aptidão produtiva e técnica de assentamentos baianos, que serão beneficiados com as 171 agroindústrias, resultado de convênio entre Incra e Governo do Estado.

Victor Fernandes, que também fez parte da apresentação, informou que foram 124 áreas rurais visitadas em todas as regiões do estado. “As equipes verificaram as capacidades produtivas dos assentamentos e também foram apuradas as condições de eletrificação, água potável e espaço adequado para a instalação dos equipamentos. Estamos aguardando os representantes dos movimentos mandarem o complemento das demandas deles para iniciarmos a última etapa das visitas”, afirma o perito agrário.

As ações de assistência técnica do Incra na Bahia fazem parte da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). ..

EU PENSO ASSIM...JUAZEIRENSE PERDE, JUAZEIRO JÁ TEM CANDIDATO A PRESIDENTE E O BAHIA JOGA AQUI DIA 9

Começamos um final de semana muito movimentado para o futebol profissional da nossa cidade.

O que não foi nada agradável, foi  a derrota da Juazeirense, ontem para o SANTA CRUZ, em Senhor do Bonfim, diante de um público de um pouco mais de mil torcedores. Foi um primeiro tempo equilibrado, mas, acredito que ao sofrer um gol aos quatro minutos da segunda etapa, esse gol afetou o emocional da equipe que de todos as maneiras tentou reagir, mas não conseguiu. Até essa quarta rodada o “CANCÃO DE FOGO” só somou dois pontos, o que lhe afasta da possibilidade de classificação para a próxima fase da COPA DO NORDESTE, embora ainda tenhamos mais dois jogos. Dia 09, próximo 4ª feira, aqui no Adautão contra o BAHIA, e no dia 23 faz seu último jogo da tabela. Vamos aguardar...