Foram encontrados 754 registros para a palavra: festival

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais...

Bahia discute mecanismos de fomento à música no Festival Lado BA

O compasso da música na Bahia está em andamento vivace [rápido e vivo], durante a quarta edição do Festival Lado BA, que começou nesta quinta-feira (17) e prossegue até este sábado (19), com mesas de discussão, rodadas de negócio e muita música, nos diversos espaços do Pelourinho/Centro Histórico de Salvador. 

Com o apoio do Governo do Estado, a programação prevê 21 shows nacionais e internacionais, 11 conferências sobre temas do mercado da música e rodadas de negócios entre artistas e 20 empreendedores do setor do Brasil e América Latina. Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site do evento. 

A diretora da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Fernanda Tourinho, participou da conferência de abertura, no Teatro do Sesc, no Pelourinho. "A gente está aqui para falar um pouco das políticas públicas do Governo do Estado voltadas para o segmento, e isso passa pelo Plano Setorial da Música, que nos embasa na hora de pensar as ações e a cadeia produtiva. Nós trabalhamos no fomento, na formação, no intercâmbio e no apoio ao empreendedorismo e ao empresariado, como está sendo discutido aqui"...

Festival de Tortas da Associação Proteger acontece nesse domingo (13), em Petrolina

Nesse domingo (13), a Associação Proteger - ONG que atua, em Juazeiro e Petrolina, desde 2012, em prol da defesa e do cuidado de animais de rua - fará mais um Festival de Tortas com o intuito de arrecadar dinheiro. O evento acontecerá na Praça da Catedral, em Petrolina, das 17 às 20 horas. 

O festival, que é realizado com frequência, pela ONG, é um dos eventos que a Proteger realiza com o intuito de arrecadar fundos, visto que o número de contribuintes e parceiros externos é pequeno, e os gastos mensais são altíssimos. ..

Paulo Bomfim parabeniza os finalistas e vencedores do Festival Edésio Santos da Canção

Neste final se semana, o prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), acompanhado do prefeito Isaac Carvalho, participou das eliminatórias e da final do Festival Edésio Santos da Canção 2016, que em sua 19ª edição reuniu artistas da região e de outros Estados.

"Quero parabenizar aos finalistas do Festival Edésio Santos, que emocionaram a mim e ao público no sábado, na Orla da cidade, e em especial, ao grande vencedor da noite, o rapper juazeirense, Euri Mania, com o rapper "Nordestinias", que levou os prêmios de Júri Popular e o de Melhor Música. Vamos continuar incentivando e apoiando a nossa Cultura, desenvolvendo ações do nosso Programa de Governo, que foi construído com sugestões de artistas do nosso município", evidenciou o prefeito eleito...

Rap "Nordestinias" é o grande vencedor do Festival Edésio Santos 2016

A noite de sábado, 5,  foi marcada por fortes emoções durante a finalíssima do Festival Edésio Santos da Canção 2016, que em sua 19ª edição continua revelando novos talentos e proporcionando grandes encontros entre diferentes gerações da música sanfranciscana e nacional.

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do prefeito eleito Paulo Bomfim e secretários municipais, prestigiou o evento. No palco montado ao lado do Vaporzinho e às margens do Velho Chico passaram intérpretes veteranos e estreantes. Defendida pela experiente cantora Raquel Wesley, a música "Meu Deus, Ai que Dó", do compositor Sérgio Murilo, ficou com o prêmio de Melhor Música Local, levando R$ 5 mil e o troféu Serpente da Ilha do Fogo...

2ª noite de eliminatórias do Edésio Santos define as finalíssimas

A segunda noite do 19º Festival Edésio Santos da Canção lotou o teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, nesta sexta-feira, 04, e definiu as 12 músicas que participarão da grande final que acontece hoje, 05 de Outubro a partir das 19h no palco montado na Orla II. 

Para o secretário de cultura Donizete Menezes, o Festival tem trazido para o público um ecletismo musical que anima e agrada mostrando a diversidade dos autores que mesclam ritmos, sons e sotaques de várias partes d Brasil. "Percebemos que essa mistura de baião, forró, rock e outros estilos agradou a todos que estiveram presentes ao Festival. A tendência é essa e a expectativa é que teremos mais uma noite com grande participação do público hoje com apresentação das 12 finalistas", ressaltou. ..

1ª eliminatória do Festival Edésio Santos é marcada por diversidade musical

Forró, rock, afoxé, pop e repente foram alguns dos ritmos apresentados no palco do teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto na primeira eliminatória do Festival Edésio Santos da Canção - FESC 2016, projeto realizado pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Cultura e Juventude, e que atraiu grande público na noite desta quinta-feira (3).

O gestor da SECJU, Donizete Menezes, abriu a 19ª edição do FESC destacando os avanços. “Desde 2009 a gestão Isaac Carvalho valoriza o Edésio Santos, por isso cada vez mais o Festival se notabiliza como o principal evento musical da região e um dos mais importantes do país, atraindo artistas de vários estados brasileiros”, frisou o secretário...

Petrolina receberá I Festival Afrocoletividade

O mês da Consciência Negra tem como proposta realizar eventos e atividades sócio educativa e de afirmação e valorização da identidade negra na cidade de Petrolina. As comemorações ocorrerão no mês de novembro devido a celebração da morte do líder negro, Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro. Representante mais conhecido da luta e resistência negra brasileira contra a escravidão, Zumbi foi morto em uma emboscada, em 1695, durante um dos muitos ataques ao quilombo de Palmares. Este dia se consolidou como um momento propício a reflexões sobre a situação do negro no Brasil, ganhando maiores proporções, apoio e, atualmente, em todos os lugares do país, são realizadas atividades relacionadas ao tema. Desse modo temos a intencionalidade de promover o I FESTIVAL AFROCOLETIVIDADE na cidade de Petrolina durante o mês de novembro.

Porque Consciência Negra?..

Uma das atrações do Edésio Santos fala sobre participação no Festival

A 19º edição do Festival Edésio Santos da Canção começa hoje (03) às 19h no Centro de Cultura João Gilberto com a apresentação da primeira eliminatória que vai levar ao público doze músicas. Esse ano, o festival homenageia o Rio São Francisco, as lendas e outros personagens que permeiam suas margens como as lavadeiras e os pescadores.  

O palco do evento estará localizado na Orla Nova de Juazeiro e contará com shows de atrações regionais e nacionais. Entre as atrações que animarão o Festival Edésio Santos este ano, um dos nomes da cultura regional, Maviael Melo. Ele juntamente com João Sereno, Maciel Melo e Xangai, promovem um dos mais esperados momentos do Festival...

Juliana Ribeiro será uma das atrações do encerramento do Festival Edésio Santos

Vai começar a décima nona edição do Festival Edésio Santos da Canção/Fesc 2016, que terá 24 músicos de várias partes do Brasil concorrendo a uma premiação total de R$ 33 mil, além de troféus com homenagens ao Rio São Francisco, suas lendas e outros personagens que permeiam as margens, como as lavadeiras e os pescadores. 

As eliminatórias com apresentações de 12 músicas em cada noite, acontecerão no teatro de Arena do Centro de Cultura João Gilberto nesta Quinta e Sexta, dias 3 e 4. Além das interpretações dos concorrentes, o público também será brindado com shows de artistas locais, a exemplo da notável cantora Andrezza Santos e do médico-cantor Rogério Leal...

Música, arte e exposições movimentam festival na Uneb

Entre músicas, poesias, repentes e exposições, o II Festival de Arte e Cultura da Uneb convida o público para conhecer os artistas locais e valorizar o que há de melhor na cultura do Vale do São Francisco. Ao todo, 21 atrações se apresentam nesta sexta (21), a partir das 15h, no Canto de Tudo, localizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade, em Juazeiro. 

Com o objetivo de incentivar e promover a cultura dentro do ambiente acadêmico, o festival traz ao público uma diversidade de apresentações e uma mistura musical que passa pelo rap, rock, forró e ainda pela mpb e música eletrônica. O lineup conta com atrações locais como Soda Solta, P1 Rappers, Banda Cajuhyna, Xerin de Xiqueiro e Dj Werson já estão confirmadas. ..

SECJU divulga ordem das músicas nas eliminatórias do Edésio Santos 2016

A Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) divulga a ordem das músicas que se apresentarão nas eliminatórias da 19ª edição do Festival Edésio Santos da Canção (FESC 2016). As 24 músicas concorrerão ao FESC nos dias 03 e 04 de novembro e as melhores das duas noites de eliminatórias se apresentarão na grande final do dia 05.

Foram desclassificadas as músicas Vela Verde (Samyr Cruz) e Blues e Baião (Pablo Moreno) e foram classificadas Minguante (Raianne Silva Souza / Agnilson Shade / Wadson Filho) e Quem visita Juazeiro (Valdir Lemos), que estavam respectivamente na suplência...

Mais de 10 mil pessoas curtem homenagem a Tim Maia e Jorge Ben no Festival de Lençóis

Os maiores sucessos de Tim Maia e Jorge Ben embalaram a última noite do 18º Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina. O 'Baile do Bem' colocou Sandra de Sá, Sérgio Loroza e Negra Li no mesmo palco e empolgou a multidão na praça Horácio de Matos. Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao principal show do evento, que manteve o retrospecto positivo de ausência de ocorrências de violência.

O clima de tranquilidade prevaleceu ao longo de toda a noite de sábado (15), quando também se apresentaram a cantora baiana Ju Moraes e as bandas locais Família Grão de Luz e Griô e Zion. No palco principal, também passaram Mart'Nália e Russo Passapusso, entre outras atrações locais. O Festival de Lençóis tem o patrocínio do Governo do Estado e, por mais um ano, garantiu 100% da ocupação hoteleira da cidade, movimentando a economia da região. 

O evento teve abertura na quinta-feira (13), quando o Governo lançou a edição deste ano do programa Bahia sem Fogo, que busca fortalecer e promover ações de combate aos incêndios florestais na Bahia. Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou o monitoramento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina. ..

Festival na Uneb movimenta a cena cultural da região

Manifestações culturais, exposições de arte e uma diversidade de sons vão movimentar a segunda edição do Festival de Arte e Cultura da Uneb. Aberto ao público, o evento acontece no próximo dia 21 de outubro (sexta), a partir das 15h, no Canto de Tudo, localizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade, em Juazeiro. 

Com o objetivo de incentivar e promover a cultura dentro do ambiente acadêmico, o festival traz ao público dança, teatro, poesia e uma mistura musical que passa pelo rap, rock, forró e ainda pela mpb e música eletrônica. Atrações locais como P1 Rappers, Banda Cajuhyna, Xerin de Xiqueiro e Dj Werson já estão confirmadas. O lineup oficial do evento, com todas as apresentações, será divulgado na próxima semana...

Nilton Freittas é atração no Festival de Integração Cultural que acontece na praia do Forte

O cantor Nilton Freittas é uma das atrações do Festival de Integração Cultural, que acontece nesse final de semana na Praia do Forte, a 80 km de Salvador. O Festival tem uma programação com muitas atividades culturais e esportivas integrando as pessoas, artistas e visitantes de uma das mais famosas praias do litoral baiano.

A apresentação de Nilton Freittas acontece na Praça da Alegria, no sábado (15), a partir das 21 horas e o cantor, como sempre, prepara um repertório marcante da com composições autorais e sucessos de outros artistas, abrangendo todos os estilos da boa música brasileira...

Festival na Uneb movimenta a cena cultural da região

Manifestações culturais, exposições de arte e uma diversidade de sons vão movimentar a segunda edição do Festival de Arte e Cultura da Uneb. Aberto ao público, o evento acontece no próximo dia 21 de outubro (sexta), a partir das 15h, no Canto de Tudo, localizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade, em Juazeiro. 

Com o objetivo de incentivar e promover a cultura dentro do ambiente acadêmico, o festival traz ao público dança, teatro, poesia e uma mistura musical que passa pelo rap, rock, forró e ainda pela mpb e música eletrônica. Atrações locais como P1 Rappers, Banda Cajuhyna, Xerin de Xiqueiro e Dj Werson já estão confirmadas. O lineup oficial do evento, com todas as apresentações, será divulgado na próxima semana...

Lançamento da edição 2016 do Programa Bahia Sem Fogo ocorre durante 18º Festival de Lençóis

A fim de fortalecer e promover novas ações de combate aos incêndios florestais, a edição deste ano do Programa Bahia Sem Fogo será lançada, em Lençóis, na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (13), dia em que começa o 18º Festival de Lençóis. No mesmo dia, será lançado, na Câmara de Vereadores do município, o livro 'Unidades de Conservação da Bahia'. A obra organizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) reúne 14 Unidades de Conservação da Bahia, por meio do olhar dos fotógrafos Rui Rezende e Sérgio Cedraz.

Durante toda a programação do festival, que prossegue até domingo (16), várias ações serão realizadas pelo Governo do Estado no município. Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anuncia o patrulhamento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina e fará a entrega de 400 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as brigadas treinadas pela Sema e Inema que atuam no combate aos incêndios. Parte desse material inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento.

Para Spengler, o festival é uma forma de valorizar a cultura local, mas este ano, em especial, pretende intensificar ainda mais as ações efetivas de combate ao fogo, com oficinas de educação ambiental realizadas em toda Chapada Diamantina. Por meio de visitas às comunidades, representantes da Sema, do Inema, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Corpo de Bombeiros, orientam professores, agricultores, estudantes e demais cidadãos.Ainda como parte das ações do Bahia Sem Fogo, 30 homens do Corpo de Bombeiros de diversas cidades fizeram o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, realizado entre 25 de setembro e 9 de outubro, em Lençóis. Até o final do ano, uma nova turma com mais 30 bombeiros deve participar do curso.

Anualmente, ocorrem incêndios florestais em biomas do estado da Bahia, mais especificamente nas regiões oeste e Chapada Diamantina, devido à baixa umidade durante o período de estiagem. "A cada ano, o programa Bahia sem Fogo vem se aperfeiçoando, com o intuito de garantir a efetividade das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais. Todo este trabalho é feito em conjunto, com parcerias firmadas entre o Estado e, principalmente, a população", destacou o secretário Eugênio Spengler.

Lançamento do Livro

A publicação conta com textos que apresentam cada Unidade de Conservação (UC) em português, inglês e espanhol. O principal objetivo é trazer os encantos e curiosidades coletadas em cada UC. A obra de grande relevância para a área ambiental na Bahia é importante não somente para os ambientalistas, historiadores e comunicadores, mas para todos os cidadãos.

A elaboração do texto expressou um olhar regional, com trechos em cordel, onde apresenta cada lugar que foi fotografado, juntamente com as imagens de cada espécie de animais e plantas catalogadas. O livro mostra que a Bahia possui muitas riquezas naturais e uma vasta área para se praticar o turismo, aliado à sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Oficinas de Educação Ambiental

Com o objetivo de proporcionar o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis e educativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais no território da Chapada Diamantina, o programa realiza oficinas de educação ambiental, por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais para formar multiplicadores dessas ações. Já foram realizadas oficinas nos municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Iraquara, Seabra, Barra da Estiva e Rio de Contas. As ações de educação ambiental têm continuidade até o mês de dezembro deste ano. 

A missão da Educação Ambiental é promover sempre esses espaços de debate e de formação, onde cada participante pode expressar as problemáticas e experiências vividas em suas comunidades. Com esse trabalho, espera-se que o tema seja disseminado em outros espaços e públicos, sensibilizando sobre a necessidade de adotar práticas que evitem os incêndios e preservem a biodiversidade...

Complexo Luz festeja dia das crianças com Festival de Cachorro Quente

O Complexo Social Luz para Libertação vai comemorar o dia das crianças promovendo um Festival de Cachorro Quente nesta quarta-feira, 12, às 17h, na sede do Complexo, Rua das Baraúnas, 541, Bairro Argemiro. O bilhete do cachorro quente, acompanhado de um copo de refeigerante, custa dois reais. A entrada é gratuita.

Com mais de 30 projetos sociais funcionando normalmente, o Complexo Luz, instituição não-governamental sem fins lucrativos, sempre promove eventos com o objetivo de conseguir recursos para manter os projetos e continuar ajudando as pessoas. No Festival do Cachorro Quente não será diferente, toda a renda será destinada às obras sociais do Complexo...

Festival Edésio Santos da Canção 2016 divulga músicas classificadas

A Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) divulga o resultado da triagem da 19ª edição do Festival Edésio Santos da Canção (FESC 2016), ocorrida entre os dias 04 a 06 de outubro. Realizada na capital baiana por músicos com experiência na área musical e literária, as 24 músicas previamente selecionadas concorrerão ao FESC nos dias 03 e 04 de novembro. As melhores das duas noites de eliminatórias se apresentarão na grande final do dia 05. Esse ano, o festival homenageia o Rio São Francisco, suas lendas e outros personagens que permeiam suas margens como as lavadeiras e os pescadores.  

O Festival Edésio Santos da Canção de 2016 recebeu inscrições de artistas profissionais e amadores de Juazeiro e de outras regiões do Brasil e premiará com 33 mil reais em dinheiro e troféus intitulados com figuras características e lendas do velho Chico. O palco do evento estará localizado na Orla Nova de Juazeiro e contará com show de atrações regionais e nacionais.  ..

Últimos dias para inscrições no Festival Edésio Santos da Canção

O prazo das inscrições para o 19º Festival Nacional Edésio Santos da Canção (FESC) está se encerrando. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, dia 30, para efetuarem as suas inscrições gratuitas, que podem ser feitas presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) entregando a ficha de inscrição preenchida, disponível juntamente com o edital, no site www.juazeiro.ba.gov.br/EdesioSantos.

As inscrições também podem ser feitas pelos Correios, que devem ser encaminhadas à Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro, situada à Avenida Carmela Dutra, Nº 683, Centro, Juazeiro-Bahia, CEP – 48.903-530. Os interessados deverão adquirir o regulamento e ficha de inscrição através do site, e depois de preenchida a ficha, enviar com aviso de recebimento (AR) para o endereço da secretaria. ..