Cotação de Preços (R$)..
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou do ato de lançamento, em Salvador, do projeto Bahia Território Esportivo, que terá as suas atividades no município em dezembro. O Governador Rui Costa também esteve presente no ato. O prefeito eleito, Paulo Bomfim, acompanhou Isaac Carvalho.
O Projeto Bahia Território Esportivo é promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), com parceria do Ministério do Esporte. O prefeito Isaac Carvalho elogiou a iniciativa e manteve o compromisso de apoiar o projeto. “Essa atividade vai ajudar a estimular o fortalecimento do esporte nas escolas, buscando sempre integrar esporte e educação. Além disso, estamos disponíveis para colaborar com projetos que promovam o desenvolvimento do cidadão”, disse o gestor...
O deputado estadual Targino Machado, em uma Questão de Ordem nesta tarde de terça-feira (22), criticou a falta de produtividade da Assembleia Legislativa da Bahia. O parlamentar falou sobre o alto orçamento da Casa para o ano de 2016 – pouco mais de R$ 500 milhões – e alertou que a ALBA tem muitos projetos a serem aprovados que beneficiam a população do estado.
"Preciso dizer de forma incisiva que estamos jogando dinheiro fora. Essa Casa não quer trabalhar. O Poder Legislativo da Bahia vai custar ao estado pouco mais de meio milhão de reais. É o orçamento para 2016. E para quê? Para fazer o quê? Produzimos o quê? Isso virou casa de prima, casa de comadre, casa de compadres, casa de Noca. Ninguém quer trabalhar. A Casa está cheia de projetos que têm a ajudar os segmentos todos da população. Aqui o chá que se toma e que se dá aos projetos é o de gaveta"...
Nesta terça-feira (22), o prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado do prefeito Isaac Carvalho, participou do evento de abertura do Projeto Bahia Território Esportivo, no Estádio de Pituaçú, em Salvador. Juazeiro é um dos cinco municípios baianos contemplado com o projeto, que tem o objetivo de promover e disseminar a experimentação e a prática de oito esportes olímpicos: judô, tênis de mesa, badminton, handebol, luta olímpica, basquete 3×3, atletismo e o paradesporto. Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e Camaçari também realizarão o evento.
Paulo Bomfim destacou a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com a Prefeitura de Juazeiro e parabenizou a iniciativa do projeto. “O esporte é importante para a formação dos estudantes, e a escola é um espaço para desenvolver o potencial esportivo das crianças e adolescentes, além de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento de hábitos saudáveis da população em geral. Vamos continuar trabalhando em parceria com a Sudesb, para incentivar cada vez mais o esporte na nossa cidade”, afirmou o prefeito eleito de Juazeiro...
A senadora Lídice da Mata criticou o fechamento de 31 agências do Banco do Brasil na Bahia. Em discurso no plenário do Senado, nesta segunda-feira (21), a parlamentar baiana afirmou que o BB não é uma instituição monetária convencional, mas um organismo que tem compromissos e obrigações com o povo brasileiro.
"O governo está propondo na Bahia retirar agências de lugares que precisam muito de bancos. Não há porque fazer esse movimento de querer aumentar a lucratividade do BB. Vou lutar para manter essas agências abertas, pois elas contribuem para a economia da Bahia. Sou filha de funcionário do Banco do Brasil e estou assistindo um ato que meu pai sempre temeu", lamentou. ..
Bahia Território Esportivo é o nome do projeto que entre os dias 21 de novembro e 24 de dezembro irá levar a crianças e adultos de Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Camaçari e Juazeiro um pouco do clima olímpico vivenciado no Brasil até setembro, quando se encerraram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016.
O projeto é uma ação da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em parceria com o Ministério do Esporte. Na terça-feira, dia 22, às 9h, na Tribuna de Honra do Estádio de Putuaçu, a Sudesb reúne-se com diretores de escolas, representantes dos cinco municípios, imprensa e mais atletas beneficiados com o Programa FazAtleta para apresentar detalhes do projeto...
No último dia 08, o Blog anunciou em primeira mão que o ex-deputado Pedro Alcântara de Souza, atual Secretário Municipal de Relações Institucionais, teria sido nomeado Coordenador Regional de Saúde, em publicação divulgada no Diário Oficial (Veja aqui). Oficialmente, Pedro Alcântara toma posse na nova função nesta segunda-feira (21). Em contato com o Blog, Pedro Alcântara expressou motivação para esta nova missão como membro da estrutura funcional do governo do Estado.
“Nova função, novo desafio. Iremos coordenar a saúde em 27 municípios, da região de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Agradecemos ao governador Ruy Costa pelo convite e a confiança assim como nosso grupo político em Juazeiro capitaneado pelo prefeito amigo Isaac Carvalho. Um novo desafio, com a proteção Divina vamos ajudar a melhorar a saúde na região Norte do nosso Estado. Abraço amigo” concluiu Pedro Alcântara...
Desde 25 de novembro de 1986, durante os meses de novembro e dezembro, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio da sua campanha mundial "16 dias de ativismo", sempre com início no dia 25, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.
Mas, no Brasil, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e marcam o início dos 21 dias de atividades. Para marcar o período, o Instituto Avon, organização ligada a uma empresa privada que mais investe em ações pelo enfrentamento à violência contra a mulher, apoiará mais de 100 ações em todo o Brasil para promover o engajamento de mais pessoas em favor da causa...
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem incentivado o cultivo de mandioca no estado, garantindo o fortalecimento da cadeia produtiva da mandiocultura e o aumento da renda dos agricultores familiares baianos, através da distribuição de mudas de mandioca de variedades adaptadas a cada região.
Nesta semana, 120 famílias de agricultores do Território de Identidade Velho do Chico receberam 60 mil mudas. A ação foi realizada pelo Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf/SDR), localizado em Bom Jesus da Lapa.
A entrega beneficiou agricultores dos municípios de Paratinga, Bom Jesus da Lapa e Sitio do Mato, que contaram com também com a orientação de técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), sobre o manejo da cultura, colheita das sementes e plantio.
De acordo com a técnica Ivani Santos, os agricultores da região passaram por um período crítico de seca e a ação possibilita a revitalização do plantio. “Havia grande dificuldade de resgatar as plantações de mandioca e, principalmente, do tipo específico plantado por agricultores desse território, que é utilizada para fazer farinha. Essa ação possibilita fortalecer a mandiocultura desse território”.
Multiplicação de mudas
A distribuição faz parte do projeto Reniva, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, com apoio do IF Baiano e Bahiater, com o objetivo de promover a multiplicação de mudas de mandioca com qualidade genética e fitossanitária aos agricultores familiares, para que eles se tornem agentes multiplicadores na sua comunidade e região.
Os convênios do Reniva são realizados, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com associações e cooperativas, através de recursos oriundos da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), para a implantação de maniveiros, onde são produzidas as manivas-semente, que posteriormente são distribuídas para os agricultores familiares.
Entre os benefícios dessa ação estão a oferta de manivas-semente de mandioca com alta qualidade genética e fitossanitária, resistentes a pragas e doenças, com excelente produtividade, a articulação de políticas públicas para as famílias assistidas, o fomento à agroindustrialização da agricultura familiar da Bahia, a promoção da agregação de valor aos produtos dos sistemas de produção de mandioca e, consequentemente, o aumento de renda das famílias através da expansão da produtividade dessa cultura...
Com o objetivo debater o novo modelo do seguro rural (LEI 13.340/2016), o deputado estadual Zó (PCdoB) participou nesta sexta-feira (18) de uma audiência pública proposta pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. O evento aconteceu em um hotel na cidade de Juazeiro, região norte da Bahia.
A audiência foi conduzida pelo senador Roberto Muniz (PP/BA) presidente em exercício da comissão e contou com a participação de representantes dos bancos do Nordeste e do Brasil, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e Vitor Bonfim (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), além de deputados estaduais , prefeitos, sindicalistas e produtores rurais...
O marido de uma servidora terceirizada do Estado da Bahia enviou e-mail ao Blog indignado com o atraso salarial dos trabalhadores, fato que vem se registrando desde a gestão passada do ex-governador Jaques Wagner. Confira: “Geraldo, por conta da confiabilidade que tenho neste blog é que estou fazendo este desabafo. Minha esposa trabalha em uma escola estadual aqui de juazeiro, onde está ocorrendo uma total falta de respeito pelo governo atual. Ela e mais alguns colegas estão há aproximadamente quatro (04) meses sem receber salários, alguns até seis meses. Antes a desculpa era que eram as empresas terceirizadas que não pagavam os salários, aí todos passaram para o REDA que seria a salvação da lavoura, continua do mesmo jeito ou pior, porque alguns recebem e outros não recebem gerando um total desconforto entre os contratados. Por esta razão solicito a este conceituado blog que faça esta denúncia para ver se alguém ouve este clamor, pois eu acho um total descaso e falta de respeito com um ser humano” relata o munícipe que pede para não ser identificado temendo represálias à companheira.
..
A informação foi dada pelo Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na quarta-feira (16) através da observação dos mapas que mostram a distribuição de chuvas no Brasil produzidos pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. De acordo com o Laboratório, na região Sudeste e região Centro-Oeste da Bahia ocorreram índices razoáveis de chuvas e boa parte dessas chuvas caíram consequentemente na bacia do Rio São Francisco.
Diante disso, parte das águas dessas chuvas já está se deslocando dos riachos para os rios que compõem bacia e destes para o Rio São Francisco. Em breve o volume de água estará chegando a barragem de Sobradinho...
O resultado da análise de mérito dos projetos inscritos no Edital de Eventos Calendarizados da Secretaria da Cultura da Bahia foi divulgado, tendo sido selecionadas 15 propostas com validade para o próximo triênio (2017-2019). O detalhe é que foi liberada uma suplementação de recursos de pouco mais de R$ 219 mil, anuais, além dos R$ 3 milhões/ano já investidos. A linha de fomento tem o objetivo incentivar a realização de atividades culturais consolidadas, com a formação de um calendário que contemple os diversos segmentos da cultura do Estado.
Os projetos vencedores contarão com o apoio do Fundo de Cultura da Bahia. A análise de mérito foi realizada por uma comissão formada por especialistas nas diversas áreas da cultura e analisou 66 propostas que envolvem iniciativas culturais consolidadas. O teto de investimento é de R$ 300 mil por edição de cada projeto. São considerados eventos calendarizados as iniciativas realizadas por pessoas jurídicas, com temática cultural específica ou diversificada, sob a forma de bienais, colóquios, conferências, painéis, festivais, entre diversos outros formatos com periodicidade anual e duração superior a um dia...
No primeiro dia de participação na maior feira mundial de artigos de saúde, a Medica Trade Fair, realizada em Dusseldorf (Alemanha), o estande da Bahiafarma recebeu centenas de visitantes de diversos países, atraídos pelos testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika vírus, apresentados pelo laboratório público baiano no evento. É a primeira vez que um laboratório oficial brasileiro participa da feira como expositor.
Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o maior interesse partiu de representantes de países que já sofrem com surtos da doença. “Foi notável a presença de visitantes do sudeste asiático, em especial da Malásia e da Tailândia, em busca de informações sobre o teste e sobre possíveis acordos comerciais”, afirma. “Nosso objetivo no evento é iniciar parcerias internacionais que possam trazer benefícios para a Bahia e para o Brasil.”
Além do secretário, integram a comitiva que participa do evento o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e o diretor de Operações do laboratório, Felippe Rebouças. Nesta segunda-feira (14), eles também receberam as visitas do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Sctie) do Ministério da Saúde, Marco Fireman, e do diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis) do MS, Rodrigo Silvestre.
(Foto: Divulgação)..
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.
|