Foram encontrados 730 registros para a palavra: Profissionais

Secretária de Saúde de Juazeiro reúne profissionais médicos da Atenção Básica

Na quinta-feira (29), a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, acompanhada pelo coordenador médico do município, Álvaro Pacheco, participou de uma reunião com os profissionais médicos da Atenção Básica do Município. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com objetivo de alinhar a forma de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a secretária, a gestão está buscando mecanismos para que a população tenha melhor conhecimento sobre o que o posto de saúde está fazendo a cada dia. “Considero este momento o marco inicial da minha gestão, pois acredito que o diálogo é um grande instrumento de trabalho. Hoje tivemos a oportunidade de conversar, pude ouvir as demandas dos profissionais e conhecer um pouco das dificuldades que eles têm na ponta”, afirma Fabíola Ribeiro...

EVENTO MÉDICO REÚNE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS PARA FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL

Nesta sexta (09) e sábado (10), Petrolina recebe o III Simpósio Os Desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão, evento que reúne estudantes e profissionais da Medicina para falar sobre Saúde Mental. O encontro é realizado pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) e tem por objetivo promover a troca de conhecimentos, experiências e o contato entre médicos de diferentes especialidades e regiões do Estado. As palestras têm início às 19h30, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape).

“A SPP é uma entidade de caráter técnico-científico que busca contribuir com a formação e a capacitação dos profissionais da área de Saúde para o bem estar da população. Foi pensando dessa forma que criamos este Simpósio para que mais médicos saibam como identificar, encaminhar e tratar pessoas com transtornos mentais”, afirma o Dr Edésio Lira, vice-presidente da SPP e coordenador do evento...

Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP participam de reunião sobre Teste do Pezinho

Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina participaram esta semana (06) de uma videoconferência sobre a Linha do Cuidado e Monitoramento na Assistência, que comemorou e abordou o Dia Nacional do Teste do Pezinho. 

O evento, proposto pela Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente, por meio da Coordenação da Triagem Neonatal Biológica da Secretaria Estadual de Saúde, envolveu as 12 Regionais de Saúde do estado e teve como objetivo garantir o fluxo da assistência na triagem neonatal e ampliar o conhecimento das doenças diagnosticadas a partir do exame. ..

Petrolina sedia encontro sobre Plano de Carreira e Remuneração dos profissionais de educação

Servidores, representantes sindicais e agentes políticos de várias cidades do Sertão e do Araripe pernambucano participaram de uma reunião da Rede de Assistência para a Elaboração e Reelaboração do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) dos profissionais de educação. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, em Petrolina.

O objetivo da Rede, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é realizar processos formativos referentes à legislação, conceito e diagnóstico dos planos de carreira e remuneração dos municípios para elaboração ou adequação. A intenção das formações é o cumprimento da Meta 18 do Plano Nacional de Educação que prevê:"assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de Carreira para os profissionais da educação básica"...

Estado capacita gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social

O assessoramento técnico com gestores e profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da Bahia, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reuniu cerca de 360 representantes de municípios de todos os territórios de identidade do estado nesta terça-feira (23). O evento foi realizado no auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o tema 'Atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos'.

A assistente social Márcia Lopes, da Prefeitura de Cotegipe, no oeste baiano, comenta que "a gente, que mora a mais de mil quilômetros de distância, enfrenta essa viagem porque sabe que essa capacitação vai contribuir com nossas ações na ponta. Como eu sou técnica da secretaria municipal, cabe a mim passar o que eu absorvo aqui para os outros técnicos no Cras e no Creas. Além da orientação técnica, outra coisa importante é a troca de experiência com outros municípios, perceber o que está acontecendo e aproveitar experiências de sucesso, receber e oferecer sugestões". 

Já Cléa Malta, que assessora os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste, ressalta que "as reuniões têm contribuído de forma muito prática com as políticas de desenvolvimento social dos nossos municípios. A partir do momento em que o Estado sinaliza com o Pacto de Acompanhamento Familiar e estabelece o público, a gente desenvolve a estratégia, mapeia onde estão essas famílias e cumpre o que está no pacto. Estabelecemos campanhas de mobilização, ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, saúde, cultura, lazer, sem perder cada uma delas a sua identidade". 

Estrutura e atendimentos

Segundo a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Souza, a Rede Suas é formada por 616 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atuam na área preventiva, 219 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que fazem atendimento especializado para quem sofreu violência ou violação de direitos, e 15 Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop). "Contamos ainda com duas residências inclusivas, para pessoas com deficiência, e uma rede de 96 unidades de acolhimento para crianças, adolescentes e idosos que romperam o vínculo com a família e estão em vulnerabilidade social", explica. 

De acordo com a a superintendente, nos Cras, em 2016, foram atendidas 2,8 milhões de pessoas. Nos Creas, 1.855 casos de violência sexual de crianças e adolescentes foram registrados e estão em acompanhamento. "Além disso, nós registramos quatro mil casos de violência psicológica e física a crianças e mulheres. São dados significativos e importantes, já que o estado tem 1,7 milhão de famílias beneficiárias do Bolsa Família, que são acompanhadas nos Cras e Creas. A Bahia tem 100% de cobertura de Cras e é um dos estados que melhor cofinanciam a assistência social no País", acrescenta. ..

HU-Univasf comemora Dia do Enfermeiro promovendo palestras e cursos para seus profissionais

Foram iniciadas, na manhã de hoje (09), as atividades da III Semana de Enfermagem do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), com o tema “Segurança e qualidade no exercício da enfermagem”. As atividades acontecem de 09 a 12 de maio e contarão com palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos, voltados para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O evento de abertura contou com a participação da superintendência e gerências do HU-Univasf, que ressaltaram a importância desses profissionais no processo de cuidado com o paciente e agradeceram à dedicação empregada, diariamente, no desenvolvimento das atividades assistenciais. Em seguida, ocorreu a palestra sobre o “Olhar Humanizado em Saúde”, ministrada pela psicóloga e Superintendente da Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro Carla Lorena Pesqueira...

Bahia tem 39% de aumento na inserção de profissionais no mercado de trabalho

Os investimentos do Governo do Estado para a redução do desemprego na Bahia já apresentam resultados positivos no primeiro trimestre de 2017. De janeiro a março deste ano, a administração estadual inseriu 4,6 mil trabalhadores no mercado de trabalho por meio do Sinebahia, 39% a mais do que foi registrado no mesmo período de 2016. De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), cerca de nove mil candidatos foram encaminhados para processos seletivos em empresas cadastradas no sistema, 2,2 mil a menos do que no ano passado. 

Para o superintendente do Trabalho da Setre, Alexandre Reis, a melhora da inserção no mercado profissional é resultado de um conjunto de estratégias dedicadas ao candidato, promovidas pelo serviço de intermediação de mão-de-obra. Fluxo de informação mais eficiente, capacitação e reforço da captação de vagas junto a empresas parceiras são algumas das ações. 

“O Sinebahia tem feito uma ação importante de informar o trabalhador de que as nossas unidades têm as condições de recebê-los e de fazer o encaminhamento. Ofertamos orientações e capacitação para os candidatos, além de fazermos um trabalho de convencimento e de articulação com as empresas, oferecendo o espaço para o recrutamento e seleção do profissional”, afirma Reis. 

O Serviço de Intermediação para o Trabalho do SineBahia é um serviço gratuito destinado aos trabalhadores que buscam a inserção ou retorno ao mercado formal de trabalho. Presente em 109 municípios em todo o estado baiano, possui 125 unidades, sendo 3 unidades modelo, 31 unidades SAC, 25 unidades Ponto Cidadão, 19 unidades de Documentação, 46 unidades SineBahia em parceria com as prefeituras e 1 unidade móvel para atendimento itinerante. 

A qualificação profissional é um fator decisivo para a melhoria do nível dos candidatos. Por meio da Setre, programas como o Qualifica Bahia e o Trilha oferecem cursos profissionalizantes para quem deseja conquistar uma vaga de emprego. Criado em 2012, o Qualifica Bahia já atendeu cerca de 15 mil trabalhadores até 2016, com cursos de 240 horas em categorias como alimentos, têxtil, beleza e estética, construção civil, entre outras. 

O Trilha tem como público-alvo jovens com faixa-etária entre 16 e 29 anos. Os cursos são mais extensos, com 400 horas. Os requisitos dependem da capacitação escolhida pelo pretendente. São ao todo, 100 cursos divididos em dezoito categorias, que já formaram 12 mil jovens, de 2007, quando o programa foi criado, até este ano. Anualmente, o Governo do Estado investe em torno de R$ 6 milhões nos dois programas, sendo R$ 4 milhões para o Qualifica Bahia e R$ 2 milhões para o Trilha. ..

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão profissionais do HDM e UPAE fazem alerta

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) é um marco de luta contra a doença que mata 300 mil brasileiros por ano (820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos). A data sugere um alerta e propõe um momento de conscientização, visto que na última década o número de pessoas com hipertensão no país cresceu 14,2%. 

De acordo com o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Elson Marques, é crescente também o número de pessoas que procuram as urgências e emergências por conta das síndromes hipertensivas descontroladas. ..

Profissionais da UPAE e HDM alertam sobre surto de gripe e resfriado

Com o aumento do número de casos de gripe que tem chegado à UPAE e ao Hospital Dom Malan, profissionais das duas unidades de saúde geridas pelo IMIP em Petrolina vêm à público tirar dúvidas da população sobre esse surto sazonal endêmico, típico dos meses de abril, maio e junho. Nessa época do ano, adultos e crianças ficam mais vulneráveis à contaminação pela influenza, até pelo próprio clima ameno que favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados, facilitando a disseminação do vírus.

Para começar, o coordenador médico da UPAE, Elson Marques, explica a diferença entre a gripe e o resfriado comum. “O resfriado pode ser causado por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem coriza, espirros, congestão nasal e, geralmente, não comprometem o estado geral de saúde do paciente. Normalmente, o resfriado é diagnosticado pela própria pessoa, pode ser tratado em casa e não requer cuidados mais específicos”, informa...

Profissionais da atenção básica de Petrolina recebem treinamento para a realização de testes para HIV/AIDS e Sífilis

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu um treinamento de atualização com cerca de 50 profissionais das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs), para a realização de testes rápidos para a detecção do HIV/AIDS e Sífilis na atenção básica.

A oficina que ocorre durante todo o dia, tem o objetivo de passar conhecimento teórico e prático em relação ao serviço oferecido no município. A psicóloga, Sâmara Paes, ressaltou a importância do treinamento dos servidores para a eficiência e condução adequada do procedimento...

Rede Tutores abre vagas de trabalho para profissionais da educação em todo país

Tutores, franquia voltada para a educação multidisciplinar, anuncia a abertura de 500 vagas de trabalho para profissionais da educação. As oportunidades são para atuação na área de reforço escolar, aula particular e tutoria para as mais de 100 unidades da Tutores espalhadas em todo o país. Os salários variam entre R$ 1.000,00  e R$ 3.500,00.

Os candidatos devem ter mais de 21 anos e formação em psicopedagogia, psicologia, pedagogia ou áreas afins, além de experiência comprovada em lecionar. O profissional irá atuar nas disciplinas Português, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio...

6º BPM DÁ CONTINUIDADE À QUALIFICAÇÃO DOS SEUS PROFISSIONAIS

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar em Senhor do Bonfim, participaram de treinamento de tiro e técnicas policiais, nos dias 5 e 6 de abril. 

O curso, ministrado pelo Tenente PM Cordeiro, Aspirante PM Lauro e pelo Aspirante PM Wanderlito, tem o objetivo de desenvolver as capacidades e melhorar, ainda mais, o desempenho de todo o efetivo da Unidade...

Ação em Petrolina irá capacitar profissionais para tratamento de Hanseníase

A Secretaria Estadual de saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia irá promover a Ação Hanseníase Pernambuco que visa capacitar na 4ª Macrorregião de Saúde os profissionais médicos em uma abordagem teórica e prática. A programação ocorrerá no período de 03 a 07 de abril de 2017 no município de Petrolina, abrangendo as regiões de Salgueiro, Petrolina e Ouricuri. Serão distribuídas quatro vagas para cada município, 

A aula teórica será realizada no Auditório da Biblioteca do Campus da UNIVASF – Petrolina com carga horária de 08h, e no período de 04 a 07/04/2017 ocorrerão as aulas práticas. Maiores informações pelo telefone: (87) 3866-6572...

6º BPM QUALIFICA SEUS PROFISSIONAIS COM INSTRUÇÃO DE TIRO

Em continuidade à capacitação dos policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar, nos dias 14 e 15, foram ministradas aulas teóricas e práticas de tiro policial pelo Tenente PM Cordeiro e pelos Aspirantes PM Wanderlito e Lauro.

Desta vez, com o efetivo da administração, que, frequentemente, atua nas ruas, na preservação da segurança e da ordem pública...

SEST SENAT lança nesta quinta (16) em Petrolina projeto Simulador de Direção Veicular para capacitação de motoristas profissionais

O Sest Senat lança nesta quinta (16) em Petrolina o projeto de Simulador de Direção Veicular destinado à capacitação profissional, voltado para aperfeiçoamento de motoristas profissionais do setor de transporte. O equipamento vai simular a direção de 13 tipos de veículos, entre eles caminhão de carga, carreta biarticulada, caminhão de carga perigosa, micro-ônibus e ônibus biarticulado (BRT). O lançamento acontece às 17 na Unidade Sest Senat Petrolina, localizada na Rua Zito de Souza Leão, nº. 10 - Km 02.

O Simulador de Direção Veicular do SEST SENAT possui um cockpit equipado com banco, controles como volante, pedais e painel interligados, onde o condutor é colocado sentado e pode conduzir por cenários projetados a sua frente em telas, através de softwares específicos. A visão que o condutor tem da via dentro do veículo virtual é projetada em tempo real, sendo os cenários criados a partir de mídias digitais (árvores, placas, topografia)...

MPF recomenda à Ordem dos Músicos que não obrigue inscrição de profissionais atuantes na Bahia

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) recomendou à Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) – Seção Bahia que não obrigue os músicos atuantes no estado a inscrever-se perante o órgão e que não cobre taxa de inscrição ou anuidade desses profissionais, como necessário para o desenvolvimento da atividade de músico. Documento foi enviado na última sexta-feira, 17 de fevereiro.

A procuradora da República Vanessa Previtera, autora da recomendação, levou em consideração portaria do Ministério do Trabalho, editada em 2015, a qual expõe que a atividade de músico não está condicionada a inscrição na Ordem dos Músicos do Brasil. Esse entendimento segue jurisprudência do STF, de que a atividade de músico é manifestação artística protegida pela garantia na liberdade de expressão, sendo a exigência de registro profissional e o pagamento de anuidade para o exercício da profissão incompatíveis com a Constituição Federal...

Curso de ACLS capacita profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina e melhora o atendimento na urgência e emergência

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram neste final de semana (18 e 19) do Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), promovido pelo Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães, de Recife. A iniciativa tem como objetivo padronizar (nos prontos-socorros de Pernambuco) o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE).

A oportunidade foi considerada excelente pelos profissionais da UPAE. “Recebemos no ano passado um curso de simulação de casos clínicos sobre a Síndrome Coronariana Aguda e já estamos articulando a vinda de outra capacitação para o segundo semestre. O ACLS contemplou os nossos médicos do pronto atendimento, mas também foi aberto ao público externo. Portanto, toda a região foi beneficiada e não só os nossos clínicos e usuários”, avalia o coordenador médico da UAPE, Elson Marques...

JORNADA PEDAGÓGICA PREPARA PROFISSIONAIS PARA INÍCIO DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL EM ABARÉ

Com o tema: "Relação Humana e sua relevância no Processo Educacional", a gestão do Prefeito Fernando Tolentino, através da Secretaria de Educação de Abaré realizará no próximo sábado (18), a abertura da Jornada Pedagógica 2017. O evento acontecerá a partir das 15h, no Colégio Estadual Santo Antônio e Colégio Walter.

Professores, secretários, auxiliares de secretaria e gestores, além de profissionais de apoio, como merendeiras e motoristas poderão participar da Jornada Pedagógica 2017 e efetuar as suas inscrições até a próxima quinta-feira (16) através do site...

Profissionais da rede municipal de saúde participam de seminário sobre psicopatologia

A educação permanente tem sido uma das principais ferramentas utilizadas pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, vislumbrando a qualificação dos profissionais da rede. Nesse sentido, parcerias estão sendo fortalecidas, especialmente com instituições de ensino, como é o caso da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Sendo assim, profissionais da rede municipal participaram na quarta-feira (8), de um seminário sobre psicopatologia que compõe o programa pedagógico da Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

De acordo com a coordenadora da residência, Bárbara Cabral, esse trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde é um projeto piloto. "Estamos fazendo um momento de processo formativo para os profissionais da rede de Juazeiro, dentro de um módulo que já é da residência", pontua...

Profissionais da rede municipal de saúde participam de seminário sobre psicopatologia

A educação permanente tem sido uma das principais ferramentas utilizadas pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, vislumbrando a qualificação dos profissionais da rede. Nesse sentido, parcerias estão sendo fortalecidas, especialmente com instituições de ensino, como é o caso da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Sendo assim, profissionais da rede municipal participaram na quarta-feira (8), de um seminário sobre psicopatologia que compõe o programa pedagógico da Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

De acordo com a coordenadora da residência, Bárbara Cabral, esse trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde é um projeto piloto. "Estamos fazendo um momento de processo formativo para os profissionais da rede de Juazeiro, dentro de um módulo que já é da residência", pontua...