Foram encontrados 1047 registros para a palavra: chuva

Prefeitura vistoria áreas afetadas pela chuva e reforça serviços de drenagem e desobstrução de canais em Petrolina

Desde o início da madrugada desta quarta-feira (13), Petrolina recebe chuvas torrenciais em diversas partes da cidade. Em cerca de quatro horas, choveu entre 40 e 60 milímetros na Capital do Sertão pernambucano.

Desde as primeiras horas, as equipes de Serviços Públicos da prefeitura têm ido aos trechos mais críticos para atender as demandas de trabalho nos locais classificados como urgentes e de risco. ..

Prefeitura de Juazeiro cria ‘Plano Verão’ para atender demandas relativas às chuvas no município

A Prefeitura de Juazeiro iniciou o trabalho emergencial para atender demandas relacionadas às chuvas. Nesta manhã de segunda-feira (11), durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), foi criada uma Comissão Emergencial de Defesa Civil, com representantes de diversas secretarias, que deu origem ao ‘Plano Verão’.

Entre as deliberações, foi anunciado um novo contato para atender a população em casos de emergência. A comunidade poderá entrar em contato através do telefone (74) 9 9198-1233, por ligação ou mensagem no WhatsApp...

Juazeiro e Petrolina: Foto do engenheiro de minas viraliza na internet

Fotografar raios não é tarefa fácil, exige preparação e até um pouco de sorte.  A maioria das pessoas não pensa em fotografar raios, porque é algo que acontece tão rápido.

O engenheiro de Minas, Emerson Henrique de Medeiros de Souza Dias aliou o profissionalismo e a sorte com a dedicação e conseguiu um registro impressionante com a chegada de uma chuva (que sejamos sinceros é rara no sertão de Petrolina e Juazeiro). A foto capturada é de um grande raio. ..

Previsão de mais chuvas na região para esta semana

De acordo com as previsões do Instituto Clima Tempo, a região terá sol com chuva de manhã e diminuição de nuvens a tarde. Noite com pouca nebulosidade.  A temperatura vai variar entre 24° e 34°, enquanto unidade mínima pode atingir 29%.

Neste domingo, dia 10, Petrolina e Juazeiro presenciaram fortes ventanias, raios e chuva que chegaram a causar estragos em diversos pontos das cidades...

Prefeitura de Juazeiro trabalha para sanar problemas causados pela chuva

A Prefeitura de Juazeiro iniciou um plano emergencial para minimizar os efeitos do temporal que atingiu a cidade no início da noite deste domingo (10). As equipes iniciaram diversas ações para conter os danos, como a retirada de árvores que caíram em alguns pontos da cidade, por exemplo.

Com a previsão de mais chuvas ao longo da semana, a prefeita Suzana Ramos solicitou às equipes de governo prioridade às ações emergenciais e auxiliar a população. Uma reunião está acontecendo entre os setores envolvidos nesta manhã de segunda-feira (11) e mais detalhes serão repassados nas próximas horas...

Chuva com forte ventania, raios e trovões assustou Juazeirenses, derrubou árvores e provocou blackout de energia 

Foi por pouco tempo, mas chegou a assustar moradores de diversos bairros de Juazeiro, a chuva, acompanhada de ventos, raios e trovões, que caiu em Juazeiro neste início de noite (10).

Em praticamente toda a cidade houve queda de energia, com idas e voltas. ..

Probabilidade de chuvas abaixo da média no litoral de Pernambuco no 1º trimestre de 2021

Com base na missão da Apac, como órgão gestor dos recursos hídricos em Pernambuco, viemos destacar a importância de disciplinar o uso da água no âmbito do Estado, além de gerenciar o monitoramento hidrometeorológico dos rios e reservatórios, conforme previsto na lei de criação da Agência.

A Previsão Climática para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) em Pernambuco indica probabilidade de acumulados de precipitação abaixo da média climática em todo Estado, principalmente na região leste que inclui a Região Metropolitana e Zona da Mata norte e sul, que se encontram fora do período chuvoso...

2021: Profeta da chuva prevê o melhor inverno dos últimos 20 anos

A escritora cearense, Rachel de Queiroz, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, ficou famosa ao escrever seu primeiro romance O Quinze, sobre a seca que assolou sua terra. Mesmo morando no Rio de Janeiro, ela voltava sempre à Quixadá, para sua fazenda (“Não me deixes”). 

Sobre os profetas da chuva, dizia a autora: “Vá, por exemplo, ao sertão nordestino, nos meses de novembro e dezembro. O povo, lá não tira os olhos do céu, em procura dos prenúncios. Pequenas nuvens ao poente… pequenas, claro, ainda não é tempo das grandes, mas, se elas se juntam para o sul, quer dizer uma coisa; se aparecem ao poente, a coisa muda. Só o que elas não dizem é que a coisa será essa: como todos os adivinhos do mundo, gostam de se envolver em mistério…” ..

Expectativa é de chuva neste início de janeiro para manter situação do Rio São Francisco confortável

O nível de água do Rio São Francisco deve aumentar consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais. A expectiva é dos especialistas em recursos hidrícos. A maior parte da água que aumenta a vazão do Rio São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas.

O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. Ano passado o acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET)...

Meteorologia prevê chuvas na Bahia no início do ano 2021

O verão tem como característica ser o mais chuvoso do ano na faixa norte do Nordeste do Brasil, região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Também é época de aumento de chuva em algumas áreas pelo interior do Nordeste como no sul do Maranhão, sul do Piauí, no sertão do Pernambuco e também nas áreas a oeste da Bahia. O leste do Nordeste tem pouca chuva nos meses de verão.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores médias de chuva para janeiro no Nordeste do Brasil variam de 150 mm a 300 mm. Esses valores são encontrados no Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia. Na faixa leste do Nordeste, por exemplo, entre Natal e Salvador, a média de chuva para janeiro não passa de 100 mm...

Apac apresenta Balanço Hídrico de Pernambuco de 2020, chuvas no sertão acima da média

Apac informa que o balanço da situação hídrica de Pernambuco durante o ano de 2020, a partir da análise das chuvas ocorridas no período de janeiro a novembro de 2020 e da situação de acumulação de água nos principais reservatórios resultou em acumulação abaixo da média na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.

Apesar do acumulado de chuvas durante o período de inverno ficar próximo do volume esperado, o acumulado médio foi de 1.458 mm, representado um desvio de -27% abaixo da climatologia...

Encontro dos Profetas da Chuva acontece em janeiro de 2021

Como vem ocorrendo a vários anos no mês de janeiro, o Encontro dos Profetas da Chuva 2021 já tem seu cronograma de realização em planejamento pelo Centro de Formação Mandacaru, o primeiro encontro nos tempos de pandemia.

Justo por conta da pandemia, o evento será realizado no formato vídeo conferência, pois sempre reuniu além dos profetas e profetizas, convidados e um público bem fiel que se identifica com o movimento de prever as chuvas observando os sinais enviados pela natureza...

Leitor denuncia esgotos represados no bairro Monte Castelo em Juazeiro

Preocupado com a possibilidade de chuvas na região, o leitor Sérgio Cerqueira Rios entrou em contato com a RedeGN, via email e encaminhou fotos de esgotos represados no bairro Monte Castelo, chamando à atenção dos órgãos competentes para uma solução urgente. 

Segundo o leitor esses esgotos ficam no contorno Av. Lula com Monte Castelo. "O acumulo é da última chuva e se chover novamente será uma tragédia para os moradores daquela região”, expôs cobrando uma providência...

Sobradinho está com 60% de armazenamento de água e a atual vazão não representa cheia do Rio São Francisco, afirma Diretor da Chesf

O Nordeste está exportando cerca de 5.000MW de energia elétrica para as regiões Sul/Sudeste, através do Sistema Interligado Nacional – SIN, principalmente com a produção de energia hidráulica, na Bacia Hidrográfica do São Francisco, e dos parques eólicos instalados na Região.

Foi o que explicou, hoje (9), o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista à Rádio Rural FM, de Petrolina (PE), ao ser indagado sobre os aumentos de vazão no Rio São Francisco, a partir do Reservatório de Sobradinho (BA)...

Previsão de chuva do Cemaden para a bacia do Rio São Francisco aponta risco de inundações em Juazeiro e Petrolina

Mediante a situação de aumento da vazão liberada pelo reservatório de Sobradinho e a retirada da população ribeirinha em Juazeiro (BA), e considerando que haja a manutenção das altas vazões liberadas nos próximos dias, a sala de situação do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) compreende que há risco de inundação nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) nas regiões à margem do rio São Francisco.

A previsão de chuva para a bacia do Rio São Francisco, observada na imagens acima, indica a continuidade da chuva nos próximos 3 dias para o oeste da Bahia. Nessas condições, há a possibilidade de novas contribuições do rio São Francisco para o reservatório de Sobradinho e a manutenção das vazões mais altas, contribuindo para um possível cenário de inundação...

Suzana Ramos se solidariza com os moradores do Alto da Aliança que sofrem as consequências das chuvas

A candidata a Prefeitura de Juazeiro, Suzana Ramos, visitou nesta quinta-feira (05) o Alto da Aliança. Os moradores sofrem com os transtornos causados pelas chuvas. Suzana conversou com os moradores do local, que sofrem com a realidade da falta de saneamento e pavimentação nas ruas.

As chuvas desta semana, provocaram muitas dificuldades para quem mora no bairro Alto da Aliança, alagando as casas e deixando ruas intransitáveis, trazendo sujeira e lixo com a falta de saneamento do bairro...

Suzana Ramos se solidariza com os moradores do Alto da Aliança que sofrem as consequências das chuvas

A candidata a Prefeitura de Juazeiro, Suzana Ramos, visitou nesta quinta-feira (05) visitou o Alto da Aliança. Os moradores sofrem com os transtornos causados pelas chuvas. Suzana conversou com os moradores do local, que sofrem com a realidade da falta de saneamento e pavimentação nas ruas.

As chuvas dessa semana, provocaram muitas dificuldades para quem mora no bairro Alto da Aliança, alagando as casas e deixando ruas intransitáveis, trazendo sujeira e lixo com a falta de saneamento do bairro. Suzana ouviu os moradores e prestou sua solidariedade à toda população da cidade que está sofrendo com os problemas de infraestrutura, que agora com as chuvas, se torna maior e mais preocupante...

Quarteis dos bombeiros recebem donativos para as vítimas da chuva que atinge a Bahia, Juazeiro adere à campanha

Roupas em bom estado para uso, alimentos não perecíveis e água já podem ser doados para as vítimas da chuva que atinge o interior do estado. Os donativos podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) da capital e interior. É importante que as roupas estejam limpas e os alimentos sejam verificados o prazo de validade.

“Como serão levados para as cidades mais atingidas do interior, é imprescindível que as pessoas observem os prazos de validade, se estiverem muito próximos do vencimento não é aconselhável que sejam entregues nas nossas unidades. Com isso, queremos minimizar o sofrimento daquelas pessoas que perderam bens materiais com a precipitação”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles...

Chuva: Bolsonaro cita falta de visibilidade para o pouso em Paulo Afonso (BA) e piloto desvia voo para Sergipe

O avião que levava o presidente Bolsonaro e comitiva para Paulo Afonso (BA) teve que aterrissar no aeroporto de Aracaju (SE) por causa do mau tempo no destino na manhã desta quinta-feira (5). Ele tem agenda prevista em Piranhas (AL), na divisa com a Bahia.

Apesar do imprevisto, que resultou na alteração da rota, Bolsonaro disse em uma rede social que aguardará melhoras meteorológicas para retomar a agenda inicial, que está mantida. Segundo o aeroporto de Paulo Afonso, não havia visibilidade para o pouso...

Chuvas: Juazeiro tem 25 famílias abrigadas em escolas públicas municipais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta para o perigo de chuvas intensas para várias cidades da Bahia nesta quinta-feira (5). O aviso chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. De acordo com o Inmet, o perigo é para as áreas da Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano, a região do São Francisco e para as regiões norte, nordeste, oeste, sudoeste e sul da Bahia.

A previsão de volume de chuva é entre 30 e 60 mm por hora. Ventos intensos entre 60 e100 km por hora também devem ser registrados. No interior da Bahia, o governo declarou situação de emergência em nove cidades por causa das chuvas. Os municípios são: Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão...