Foram encontrados 840 registros para a palavra: escolas

Partiu Estágio lança edital para reforço escolar em escolas da rede pública

O Governo do Estado lança, nesta terça-feira (26), novo edital do Programa Partiu Estágio, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado. A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia. As inscrições podem ser feitas de 26 de março a 9 de abril, por meio do site do programa. O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb).  

Para participar do programa, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 16 anos e que tenha cumprido mais de 50% da graduação. Podem participar estudantes universitários residentes na Bahia e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais e EAD de instituições estaduais, federais e privadas com sede/pólo no estado. Alunos de cursos presenciais poderão concorrer a vagas ofertadas nas cidades onde residem ou estudam. Já estudantes de cursos EAD apenas poderão se candidatar a vagas alocadas na cidade onde moram...

Secretaria de Educação da Bahia envia nota sobre a falta de climatização nas escolas

Este Blog publicou ontem (20) reportagem exclusiva revelando a saga dos alunos de Juazeiro e Petrolina que enfrentam o calor abrasador em salas de aulas sem a climatização adequada. Em Juazeiro alunos da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada no bairro Santo Antonio enviaram fotos e video "ameaçando paralisar as atividades'. Eles acusam que nas salas de aulas os ventiladores estavam sem funcionar.

Na manhã desta quinta-feira (21), pais e alunos da Escola Moyses Barbosa, localizado no Bairro Areia Branca, Petrolina, acusaram que o calor na escola é insuportável. 'Nas salas de aulas só existem ventiladores. Avalio que no sertão o compromisso deveria ser todas as escolas terem ar condicionado...

Prefeitura de Juazeiro mantém agenda do ‘Março Mulheres’ e realiza palestras nas escolas do município

Dentro da programação do ‘Março Mulheres’ foi realizada nesta segunda-feira (18) no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP), mais uma palestra abordando o tema da violência contra a mulher, especialmente, a violência no namoro. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Muitos jovens lotaram o auditório do colégio e ouviram atentamente as palestras. Para a aluna S.H.S, que preferiu não se identificar, é importante que essas discussões estejam no ambiente escolar. “Eu achei bastante proveitosa a atividade, porque muitas vezes, nós mulheres estamos vivendo situações de relacionamento abusivo e não notamos. Eu mesma já passei por esse tipo de relacionamento e durante a palestra pude identificar isso. A partir de tudo que foi dito aqui, percebemos que temos direito de sermos livres sem sermos julgadas mesmo em meio a uma sociedade machista”, afirmou...

Projeto de Lei do Deputado Estadual Roberto Carlos prevê mais segurança nas escolas da Bahia

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, autor do Projeto de Lei que cria a Companhia de Polícia Escolar e Comunitária – CPEC - destinada a garantir segurança nas escolas, lamentou, com profundo pesar, a tragédia que ocorreu na escola, em Suzano, na Grande São Paulo, onde o ataque a tiros deixou dez mortos.

Para o Deputado Roberto Carlos “é de responsabilidade do poder público municipal, estadual ou federal a segurança dos alunos na rede pública de ensino no país. ..

Delegada escuta os suspeitos de simular uma convocação de ataque em escolas públicas de Juazeiro e Petrolina

A Polícia Civil continuará durante à tarde desta segunda-feira (18) ouvindo os suspeitos de simular uma convocação de ataque a duas escolas, sendo uma em Juazeiro e outra em Petrolina. As mensagens divulgadas através das redes sociais apontavam que os alvos dos supostos ataques seriam em Juazeiro o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, localizado no bairro João XXIII, e a Escola Humberto Soares, na Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina.

Durante entrevista na Rádio Jornal, a delegada Lígia Nunes, declarou que todas as providencias já foram tomadas e os suspeitos ouvidos. "As providências de polícia judiciária já estão sendo adotadas. Vou participar de reunião com os pais dos alunos, para esclarecer algumas situações e tranquiliza-los”, revelou a delegada...

Roberto Carlos, autor do Projeto de Lei que prevê mais segurança nas escolas, lamenta a tragédia em Suzano – SP

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, autor do Projeto de Lei que cria a Companhia de Polícia Escolar e Comunitária - CPEC- destinada a garantir segurança nas escolas, lamentou, com profundo pesar, a tragédia que ocorreu na escola, em Suzano, na Grande São Paulo, onde o ataque a tiros deixou dez mortos.

De acordo com o parlamentar, é lamentável que ocorram tragédias, como essa, nas instituições onde as famílias confiam seus filhos. “Precisamos aprovar o Projeto de Lei de minha autoria, no Estado, para garantir ações preventivas de segurança em nossas escolas, instalando bases comunitárias de segurança, onde existe um alto índice de violência evitando tragédias como a de Suzano. Além disso, combateria o tráfico e o consumo de drogas nas escolas, o crime contra o patrimônio escolar, minimizando os gastos com a reposição de equipamentos, máquinas e até alimentação”, disse o deputado Roberto Carlos...

Parceria entre Município e Estado garante 2 novas escolas estaduais para Casa Nova

Além de inaugurar os 39 quilômetros da estrada que dão acesso ao distrito de Pau a Pique e nove sistemas integrados de abastecimento de água, o governador Rui Costa anunciou que Casa Nova terá duas novas escolas estaduais. Os novos equipamentos serão construídos nos distritos de Santana do Sobrado, o maior do município, e Pau a Pique. A confirmação das obras vem após reuniões e requerimentos feitos pelo deputado estadual Tum e pelo prefeito Wilker Torres. 

De acordo com o governador, somente a unidade de Santana do Sobrado representa um investimento de R$ 4,5 milhões de reais, gerando também emprego e renda em sua fase de construção. Além disso, Rui anunciou a retomada das obras para conclusão do módulo com duas salas multifuncionais e sanitário, no Colégio Estadual Getúlio Vargas, na sede do município.  ..

Escolas do grupo especial prontas para a grande batalha nesta noite, no Rio

Começa nesta noite de domingo o desfile das escolas de samba do grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro. A primeira escola a desfilar será a Imperio Serrano que entra daqui a pouco na avenida, exatamente às 21h15. Na sequencia entram Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca, que tem desfile previsto para começar ás 03h45.

Amanhã, segunda-feira (4), São Clemente começa o desfile da noite, às 21h45, e a partir daí entram Unidos de Vila Isabel, Portela, União da Ilha do Governador, Paraíso do Tuiuti, Estação Primeira de Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel, nessa ordem. A última escola, a Mocidade, termina o desfile às 04h18 da terça-feira...

Após polêmica, MEC produz nova carta às escolas e mantém filmagem de alunos

Após a polêmica acerca da carta na qual pedia às escolas que uma mensagem que continha o slogan do governo fosse lida ao alunos antes da execução do Hino Nacional, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que enviará, uma carta atualizada do ministro Ricardo Vélez Rodríguez aos colégios. No novo texto, o slogan Brasil acima de tudo, Deus acima de Todos será retirado da mensagem a ser lida aos alunos. O pedido para que a cena seja filmada será mantido.

Segundo a pasta, a mensagem a ser lida foi "devidamente revisada a pedido do ministro, após reconhecer o equívoco, tendo sido retirado o trecho também utilizado durante o período eleitoral". A versão atualizada da carta tem a seguinte redação: "Brasileiros! Vamos saudar o Brasil e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração"...

Ministro da Educação pede que escolas toquem hino nacional e crianças sejam filmadas

O Ministério da Educação (MEC) mandou nesta segunda-feira (25/2), para todas as escolas do país um e-mail pedindo que as crianças sejam perfiladas para cantar o hino nacional e que o momento seja gravado em vídeo e enviado para o governo.

O e-mail pede ainda que seja lida para elas uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan do governo "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos."..

Educação: prefeitura amplia número de escolas em tempo integral em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está avançando na ampliação do ensino integral no município. A partir deste ano, duas novas unidades serão entregues à comunidade com ambientes pedagógicos adequados para atender às atividades dessa modalidade. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI) que integra o pacote de ações da plataforma 'Petrolina Educa', lançada no início do mês, pelo prefeito Miguel Coelho.

Dentro do cronograma de implantação, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está promovendo uma semana de formação para os profissionais que atuarão na gestão; coordenação e em sala de aula nas escolas em tempo integral. Dentro das questões abordadas: protagonismo estudantil; dados da educação integral no país; educação interdimensional; experimentação e ludicidade...

Secretária de Educação visita escolas municipais no início das aulas em Juazeiro

Nesta terça-feira (19), a secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves acompanhou o primeiro dia de aula em algumas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro. Mais de 34 mil alunos, matriculados este ano até o momento, na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciaram as atividades do ano letivo de 2019, nas 134 unidades escolares da sede e do interior do município.

Na escola CAIC, no bairro Malhada da Areia, os pais e alunos foram recebidos pela equipe gestora e professores no pátio da unidade escolar, decorado especialmente para o início das aulas. “Estamos muito felizes em receber os alunos no primeiro dia de aula. As equipes gestoras e os professores preparam tudo com muito carinho para esse dia especial e nós da SEDUC nos dividimos e visitamos algumas unidades nos dois turnos, para desejar um ano letivo produtivo e também oferecer apoio no que for necessário. Será mais um ano de muito trabalho para melhorar ainda mais a Educação da nossa cidade”, afirmou a secretária. A gestora, Geanete Barbosa ficou feliz quando a secretária informou que a escola Caic passará por uma reforma...

Fortes chuvas alagam ruas e escolas são fechadas em Jacobina; Defesa Civil confirma casos de deslizamento

A forte chuva que cai desde a madrugada desta quinta-feira (14) em Jacobina, no norte da Bahia, deixa várias ruas da cidade alagadas. De acordo com a Defesa Civil, já foram registrados casos de deslizamentos de terra e desabamento de teto de um imóvel no município, entretanto ainda não há um balanço com a quantidade.

De acordo com Vitor Gantois, Superintendente Adjunto da Superintendência Estadual de Proteção de Defesa Civil (Sudec), o teto de uma clínica particular desabou e algumas escolas foram fechadas, por conta da chuva. Ainda segundo o superintendente, uma mulher que não teve a identidade revelada foi arrastada pela água. Ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade e foi liberada sem ferimentos...

Aulas nas escolas municipais de Andorinha não começaram nesta segunda-feira dia 11

A Secretaria de Educação de Andorinha está informando que as aulas na rede municipal não começaram nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro. Segundo a Secretaria de Educação, uma nova data será anunciada nos próximos dias referente ao início do ano letivo 2019. Andorinha tem, atualmente, cerca de 3 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal, são crianças e jovens na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). ..

COM APOIO DA APLB PROFESSORES DA REDE ESTADUAL REALIZAM HOJE (05) MANIFESTAÇÃO CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS

Professores da rede estadual de ensino em Juazeiro, mais precisamente dos colégios Hildete Lomanto (centro), Cecílio Matos (Alagadiço), Helena Celestino (Castelo Branco) e Antonílio da França Cardoso (Dom José Rodorigues) vão participar de manifestação na manhã desta terça-feira (05) pelas ruas da cidade protestando contra o processo de municipalização dos referidos estabelecimentos de ensino.

A decisão da manifestação foi adotada durante assembleia realizada nesta segunda-feira (04) na sede da APLB – Sindicato, em Juazeiro. Na tarde desta segunda-feira, o Coordenador da APLB em Juazeiro Gilmar Nery participou do Programa Geraldo José (Transrio FM) quando reclamou da falta de diálogo com a comunidade escolar. “O Governo do Estado não dialogou com a comunidade escolar, com a sociedade e empurra essa decisão goela abaixo com graves consequências aos servidores. Então convidamos a sociedade a se unir aos servidores nesta manifestação contra este pacote oferecido pelo governo a nós trabalhadores”...

MEC apoiará militarização de escolas municipais, O ministro da Educação disse que a experiência tem sido bem sucedida

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército.

À reportagem, Vélez disse que a experiência tem sido bem-sucedida em Goiás, onde cerca de 50 escolas estaduais são administradas pela PM, que implantou uma disciplina parecida à de quartéis e uniformes militares...

Alvo de secretário de assuntos Fundiários, escolas do MST são consideradas referência em alfabetização no campo

O secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, afirmou que pretende fechar as escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), chamando-as de “fabriquinhas de ditadores”. Em entrevista à revista Veja, Nabhan Garcia disse que o movimento de luta pela reforma agrária é uma “organização criminosa” e defendeu o direito de os fazendeiros utilizarem armas de fogo quando tiverem propriedades improdutivas ocupadas.

Segundo a assessoria de imprensa do MST, cerca de 1,5 mil escolas do movimento são responsáveis pela educação de crianças e jovens de 7 a 14 anos. Destas, 1,1 mil são reconhecidas pelos conselhos estaduais de educação e cultura. Mais de 200 mil estudantes têm acesso à educação graças ao MST. As escolas somam cerca de 4 mil professores, além de 250 educadores que trabalham nas Cirandas Infantis – onde é realizada a educação de crianças de até seis anos ou na faixa da alfabetização. São 320 cursos divididos em 40 instituições de nível fundamental, médio, técnico, superior e educação de jovens e adultos (EJA)...

Operação Volta às Aulas 2019: Procon-BA fiscaliza escolas particulares

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), iniciou, nesta semana, a fiscalização junto às instituições particulares de ensino, com o objetivo de apurar a legalidade dos reajustes aplicados e os materiais escolares solicitados. No ato fiscalizatório, os agentes do órgão verificam a disponibilização da planilha de custo ao consumidor, o seu conteúdo e as respectivas justificativas para o aumento da mensalidade, se houver.

O Procon-BA realiza ainda a vistoria das listas de materiais escolares exigidos e o plano de execução didático pedagógico, que deverá, obrigatoriamente, acompanhar a lista de material escolar. No final de 2018, o órgão se reuniu com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e o Sindicato das Escolas Particulares para realizar uma capacitação aos empresários do ramo...

Na Bahia há bolsas de estudo em escolas pelo Educa Mais Brasil

Muitos pais e responsáveis já começaram a pesquisar por escolas para matricular os filhos. A maior preocupação é com a mensalidade escolar, seguida de outros itens que também apertam o orçamento familiar como a lista de material escolar, transporte, alimentação. Uma opção para economizar sem interferir na qualidade do ensino é inscrever o estudante em uma das mais de 23.370 mil bolsas de estudo disponibilizadas para a educação básica na Bahia pelo Educa Mais Brasil. 

O programa contempla todos os níveis da educação básica: Berçário, Ensino Infantil, Fundamental e Médio. As bolsas de estudo são de 50% de desconto nas mensalidades para creches e escolas particulares parceiras na capital, região metropolitana e interior. Com esse auxilio, mais de 900 mil pessoas, entre elas crianças e jovens, já foram beneficiadas. ..

Novo ministro da educação crítica ideologia marxista e defende ampliação de escolas militares

A prioridade do Ministério da Educação (MEC) será a educação básica, que vai da educação infantil ao ensino médio, segundo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Ele comprometeu-se a combater a ideologização nas escolas e disse que dará ênfase ao combate ao analfabetismo.

O ministro faz duras críticas à esquerda e defende a ampliação das escolas militares. Ele reiterou o combate à "ideologia marxista" nas escolas, o que tem sido ressaltado pelo próprio Bolsonaro...