Foram encontrados 786 registros para a palavra: Santos

AURÍLIO SANTOS SOUZA RECEBE COMENDA MÉRITO TAMANDARÉ

O advogado e ex-Superintendente Regional da Codevasf em Juazeiro, Aurílio Santos Souza, que também presidiu a Soamar (Sociedade dos Amigos da Marinha) e Soapom (Sociedade dos Amigos da Polícia Militar) foi uma das personalidades condecoradas em recente solenidade realizada pela Marinha do Brasil com a Medalha Mérito Tamandaré.

A Medalha Mérito Tamandaré foi criada pelo Decreto 42.111, de 20 de agosto de 1957, e destina-se a autoridades, instituições e personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil...

ARTIGO – OS CONTRASTES ENTRE O ANTES E O DEPOIS

Esta crônica chega aos nossos estimados leitores sob o número 272, após um período de 5 anos e meio de edição semanal – no Blog Geraldo José atinge o NÚMERO 187, ou quase 4 anos -, vivenciando, nesta data da sua edição, talvez pela primeira vez, a hora da transição de ano, ou seja, de 2017 para 2018. Esse é um momento emblemático, em que as pessoas se confraternizam em abraços carinhosos e todas as emoções se revelam de forma intensa pelo sorriso ou mesmo pelas lágrimas! Cada qual tem a sua linguagem própria para expressar esse sentimento sempre revestido de um encantamento muito especial. Mesmo as mágoas, ainda que não perdoadas por algum motivo, recebem nessa hora o beneplácito do esquecimento e assim as tensões são amenizadas para dar lugar às alegrias do dia festivo.

A data de 31 de dezembro é única porque o ano não se repetirá, jamais. Nesse exato momento em que o leitor visita essa coluna, já se abriu a cortina de um novo tempo, em que as perspectivas futuras ainda se apresentam como uma incógnita para todos. No caso especial do nosso Brasil, cujas lideranças políticas nos últimos tempos declinaram na direção oposta à normalidade do interesse coletivo e do Estado, para priorizar os seus interesses pessoais, a nação passou a conviver com a expectativa de tempos nebulosos e o redesenho de toda uma trajetória histórica antes não pensada. Para completar, tem arbitrário querendo até ser absoluto, para mandar e desmandar! Que ridículo Brasil!..

ARTIGO - LIBERDADE DE EXPRESSÃO! CENSURA NUNCA MAIS.

À População de Juazeiro, aos abutres, às aves de rapina e aos energúmenos que se acham donos  da nossa querida cidade de Juazeiro. Sou Juazeirense nato, filho de duas pessoas de reputação ilibada, quais sejam: João Bosco dos Santos (subtenente aposentado) e de Maria de Lourdes Costa Santos (Maria de Bosco).

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em outubro de 1988 e denominada de Constituição cidadã, isto pelo simples fato de consagrar direitos e deveres aos residentes neste País. Pois bem, a CR-88, em seu capítulo I, inciso IV, diz que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, é a extirpação da censura no Brasil...

O encontro da família Santos com a irmã D. Lourdes em Juazeiro 60 anos depois!

O encontro da família Santos com a irmã D. Lourdes em Juazeiro. Hoje tive uma emoção diferente, fui convidado para este encontro. Há uns dois meses, uma amiga da D. Maria de Lourdes em Brasília, viu minha página no Facebook e me pediu ajuda para localizar a família dela aqui. Publiquei a foto durante uns quinze dias mandei para os "blogs”, já ia desistir quando uma sobrinha dela entrou em contato e dei telefone de Brasília, aí depois foi só alegria, Dona Maria de Lourdes depois de 60 anos encontrou os irmãos aqui. Esta história ela conta hoje na televisão (Ba-TV).

Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)..

ARTIGO – ANO NOVO, UM NOVO BRASIL!

Na medida em que cada ano se aproxima do seu final, os mesmos sentimentos sempre se repetem, tanto voltados para o desejo de avaliar os acontecimentos que mexeram com a vida de cada um, como traçar novos planos para o novo ano que se aproxima. Por melhor que tenha sido o ano em curso, os desejos sempre expressam uma expectativa nunca igualitária, mas que o novo ano seja melhor que esse que está entrando para a história. E olha que 2017 teve coisa...! À parte os graves problemas institucionais que o país atravessa, e que não podem ser esquecidos ou minimizados em nenhuma hipótese, um momento muito especial tem de ser reservado à notável carga de otimismo, carinho e afeto que empolga a todos nessa época, expresso com grande energia em cada aperto de mão, cada mensagem e cada abraço, não importa se há vínculo familiar ou não.

Mas, mesmo com tantos fatos registrados no percurso de doze meses, ainda que muitos tenham afetado materialmente e de forma direta a vida de cada cidadão, existem outros que trouxeram consequências danosas de maior significado e profundidade, porque atingiram a personalidade, o caráter e a estrutura moral do homem brasileiro, e repercutiu de forma negativa no seu conceito como cidadão! Ao que parece, as premissas ditas por Ruy Barbosa nunca foram tão reais e presentes como agora, quando disse que: [...] “de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Impossível não recordar e repetir esse memorável pensamento do ilustre baiano!..

ARTIGO 270 – AGULHA NO PALHEIRO

Diante da proximidade do importante pleito eleitoral de 2018, em que cada vez mais se robustece a convicção de que será a decisiva oportunidade que o eleitor terá de determinar as necessárias e imperiosas mudanças de que o país tanto reclama, através do voto livre, tenho recebido mensagens de alguns leitores, questionando se identifico entre os prováveis candidatos algum nome com esse potencial para a grande virada. Não só tenho expressado a minha opinião de que os nomes ora em evidência não passam essa confiança, seja da Esquerda, Direita ou Centro, como tenho dito que a busca do nome ideal é como procurar uma AGULHA NO PALHEIRO! Será que é uma tarefa difícil? E como...!

Obviamente que para aqueles vinculados ideologicamente com esse ou aquele nome ou presos por razões de sectarismos partidários, a visão da análise está comprometida para enxergar com clareza as enormes mazelas que envolvem alguns candidatos e suas corrompidas siglas partidárias. E, como dizem, tudo e todos juntos e misturados, em muito dificulta um posicionamento do eleitor...

ARTIGO – “A GERAÇÃO DE CRISTAL”

Esta semana estou acometido por uma dúvida atroz: se dou uma folga ou não aos nossos políticos e a corrupção que o acompanha como uma inseparável amante apaixonada, para, então, derivar na direção de outro tema...! Ainda que o faça, abandonando-os como o tema central do artigo, acredito que, certamente, ao final concluirei que eles têm uma parcela de culpa nas consequências que marcam os fatos aqui analisados, e que estão ligados às fortes imagens da ilustração acima. E não é pouca a culpa!

Como os tempos mudaram, caro leitor! Faz bem recordar um tempo vivido em que a tecnologia avançada de hoje ainda dava os primeiros passos; quando as geladeiras eram à querosene; o rádio era à bateria Rayovac ou Eveready; o fogão era à lenha e o telefone pendurado na parede tinha uma manivela para produzir a chamada; quanta coisa mudou! Faz-me rir a lembrança de quando estive fazendo um curso na Itália em 1973 e, surpreso, via as pessoas com um grande aparelho telefônico nas mãos falando pelas ruas; era o Motorola Dynatac 8000X, que media 25 cm de comprimento, 7 cm de largura, pesava um quilo e a bateria só durava 20 minutos! O equivalente brasileiro foi aqui lançado em 1990, o Motorola PT-550, que muitos apelidaram de “tijolão”. Hoje, o celular adquiriu um aperfeiçoamento fantástico e tudo se faz através dele, até mesmo operações bancárias! ..

Sobre a Canção de Fatel no Festival Edésio Santos

Imagino que Fatel esteja se divertindo com toda essa polêmica em torno de sua música. Eu também. Pelo menos assim me parece, pois ele ainda não meteu as caras no meio desse tiroteio todo, e faz bem. Infelizmente não vi ao vivo sua defesa no palco. Mas em vídeo. E a música é muito legal, divertida e em sua performance... não é que o caba se saiu bem!? Parabéns. A simbiose, o enroscamento, a misturação do artista com o público é sempre algo a se comemorar. Massa. 

Então, como disse alguém sobre toda essa polêmica toda... talvez o autor nem quisesse tanto. Mas isso não vem ao caso. Pra isso também serve a arte: despertar no outro o que outro tem dentro de si. E essa de desafeto entre as duas  belíssimas cidades... coisa briguenta, ciumenta - tem, viu, ora se tem! Coisa das antigas, meu véi. Noutro momento entro nesses pormenores. (Seria essa uma de nossas riquezas... culturais?).

Mas, como disse, a música O Quintal diverte. E por si só isso já é de bom tamanho, ora! Segundo Bertolt Brecht, pode se tirar todos os elementos da arte (ele falava em teatro, seu terreiro), mas se ficar o elemento "diversão", tudo bem, ele ainda sobreviveria...

FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO: A LINHA TÊNUE ENTRE A “DERROTA” E A “INJUSTIÇA”!

Ainda sobre o festival Edésio Santos da Canção, duvidas assolam e assombram a cidade. Entre murmurinhos e silêncios de estupefação, paira sobre a cabeça do fiel público do questionável festival a dúvida cruel: Como uma triagem feita em Salvador, coloca um compositor em primeiro lugar, tendo atingido 92 pontos e nos dois dias do evento, sendo novamente o primeiro colocado entre as 12 composições selecionadas pode de uma noite para outra, simplesmente nem ser citado?

Sumiu... Mais um ano... Ok, vamos respirar fundo, pegar a "viola" e seguir rumo às interrogações que insistem em nos perseguir nessa cidade chamada Juazeiro, terra de João Gilberto, aquele que não foi reconhecido enquanto aqui estava, e que talvez ainda não tenha esquecido dessa terra árida, distante que esconde por traz do vapor quente que oriunda do chão, a injustiça... Sabor amargo esse... Terra de tantos poetas, artistas, compositores, tantos que vivem por entre becos e vielas a gritar sua arte para os poucos que as entendem...

Meu amigo Fatel, feliz nas suas palavras, esqueceu de dizer que aqui também mora a desigualdade, o famigerado apadrinhamento, aquele ajeitadinho que vivemos há décadas!!!..

ARTIGO – O PESO DESIGUAL DA BALANÇA

Se existe um poder da nossa República que sempre mereceu o respeito e a simpatia da população em geral, este é o Poder Judiciário, pela natural e histórica sintonia com os princípios fundamentais de honestidade, correção e justiça. Quando um processo passa pelo julgamento da Primeira Instância ou Juízes Monocráticos de cada Comarca espalhada pelo Brasil, que compõem a Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho, e ocorre um recurso ao julgamento da segunda Instância, este segue à apreciação dos Tribunais Regionais Federais, Eleitorais e do Trabalho. Embora tecnicamente a Terceira Instância seja composta pelo Supremo Tribunal Federal-STF, Superior Tribunal de Justiça-STJ, Tribunal Superior do Trabalho-TST e Tribunal Superior Eleitoral-TSE, na prática o STF funciona no sistema como uma quarta e última Instância.

Quando nesse introito ao texto usei a expressão “sempre mereceu”, não há a intenção, em absoluto, de colocar esse conceito como coisa do passado, e que o Poder Judiciário esteja sob qualquer demérito ou falta de respeito aos nossos juízes responsáveis por todas as Instâncias, que continuam a merecer de cada cidadão a confiança e a certeza de que na competência e imparcialidade dos seus julgamentos estão depositadas todas as esperanças deste povo hoje totalmente desencantado com o seu futuro...

CONHEÇA OS VENCEDORES DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS QUE FOI GRAVADO E SERÁ LANÇADO EM CD MUITO EM BREVE

Foram conhecidos na noite deste sábado, dia 02, os vencedores do Festival Edésio Santos da Canção que em sua vigésima edição homenageou os 80 anos do poeta e compositor juazeirense Luiz Galvão. Acompanhado de familiares Galvão prestigiou a última noite do festival e recebeu o carinho dos artistas e do público juazeirense...

SEM ÁGUA HÁ 04 DIAS POPULAÇÃO DO BAIRRO DOM JOSÉ RODRIGUES SOFRE COM O CALORÃO

Domingo, 03 de novembro, dia nublado, abafado, umidade relativa do ar baixa 34% e os moradores do bairro Dom José Rodrigues em Juazeiro sem uma gota de água. Inconformado com a situação o morador e advogado Utamar dos Santos Gonçalves resolveu entrar em contato com a redação do Blog Geraldo José para expor a sua insatisfação que é a mesma da maioria dos moradores.

Esta é a situação do bairro Dom José Rodrigues estamos há quatro (04) dias que não sobe água para as caixas. Ontem a caixa secou tive que ir na casa de meus pais no Castelo Branco para encher algumas garrafas de refrigerante. Está complicado. Baldes cheios através de diversas garrafas de água que trouxe do Castelo Branco” lamentou...

GRANDE HOMENAGEADO DA 20ª EDIÇÃO DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO, LUIZ GALVÃO JÁ ESTÁ EM JUAZEIRO

Na noite deste sábado (02) serão conhecidos os vencedores do Festival Edésio Santos da Canção que vai premiar com valores em dinheiro e troféus, as três melhores composições: melhor música local; melhor intérprete, e júri popular. 

São os seguintes os homenageados que emprestam seus nomes aos troféus da 20ª Edição do Festival Edésio Santos da Canção:..

CONHEÇA AS DOZE FINALISTAS DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO

A grande final da 20° edição do Festival Edésio Santos da Canção 2017 acontece na noite deste sábado (02) após dois dias de apresentação dos classificados em uma triagem procedida por uma comissão contratada pela Seculte.

O Festival, que esse ano homenageia os 80 anos de Luiz Galvão, é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes...

Abertura do Festival Edésio Santos 2017 atrai grande público

A abertura da 20° edição do Festival Edésio Santos da Canção 2017, nesta quinta-feira, 30, no Centro de Cultura João Gilberto, contou com a participação do público, que interagiu entusiasmada a cada apresentação. O Festival, que esse ano homenageia os 80 anos de Luiz Galvão, é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. O Secretário Sérgio Fernandes, acompanhado do deputado estadual Roberto Carlos, prestigiou o evento representando o Prefeito Paulo Bomfim.

Serão apresentadas 24 canções na fase preliminar, 12 músicas por dia. O júri dá as notas e então são escolhidas as 12 que irão disputar a final no sábado (02). “Também abrimos ontem a votação para o júri popular. Tivemos uma primeira noite com a presença de centenas de pessoas, que participaram efetivamente do Festival aplaudindo suas canções prediletas. Momentos cheios de emoção para todos nós. Hoje a festa continua e convidamos a comunidade juazeirense para continuar a prestigiar o Festival”, disse o gestor da SECULTE, Sérgio Fernandes...

SUPERINTENDENTE DE CULTURA DIZ QUE CRISE FINANCEIRA IMPEDE CONTRATAÇÃO DE GRANDE ATRAÇÃO PARA ENCERRAMENTO DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS

Em mensagem ao Blog Geraldo José o Superintendente de Cultura e Turismo da Prefeitura de Juazeiro Carlos Maurício (Mauriçola) informa que artistas regionais vão fazer o show de encerramento do Festival Edésio Santos da Canção que começa hoje e se estende até sábado, 02 de dezembro, quebrando a tradição do evento que sempre contou com um artista de renome nacional ou estadual para fechar com chave de ouro. Confira:

“Amigos & amigas da minha lista de transmissão no mundo inteiro. Com esta crise financeira avassaladora que assombra o Brasil, os repasses federais reduzidos, o governo do prefeito Paulo Bomfim reduzindo salários de secretários e cargos comissionados e o seu próprio, estamos realizando a vigésima edição do Festival Edésio Santos da Canção. Um esforço de todos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, com apoio direto de setores da administração municipal. Homenageamos o poeta, parceiro e amigo Luiz Dias Galvão, juazeirense, respeitado e querido compositor e líder do lendário grupo "Os Novos Baianos" que inaugurou 80 anos de existência de transcendental vida musical. Uma luta exaustiva do deputado Roberto Carlos, Samuel Bezerra, Vera e nossa também junto a Bahiatursa para trazer um grupo. Quase deu certo, fica para um futuro próximo. O festival tem brilho próprio e estrelas da terra. João Gilberto, pai planetário da hermética harmonia, criador da bossa nova, faz 87 anos em 2018, ano 60 da Bossa Nova - 140 de Juazeiro. Vamos aí festival”...

Artistas sobem ao palco do Centro de Cultura nesta primeira noite do Festival Edésio Santos da Canção

A realização do Festival Edésio Santos que faz parte do calendário municipal de eventos tem acontecido regularmente nos últimos nove anos. Sua 20ª edição começa hoje e segue até o dia 02 de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h. O Edésio Santos é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Esse ano homenageia os 80 anos de Luiz Galvão e acontece os três dias na arena do Centro de Cultura João Gilberto.

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, quinta e sexta-feira, respectivamente, acontecem as eliminatórias do Festival, a partir das 20h, com 12 músicas sendo apresentadas por dia. No sábado acontece a final, com 12 músicas escolhidas das 24 apresentadas nos dias anteriores. ..

ARTIGO – O “DNA” DA PILANTRAGEM

Da maneira como as coisas estão evoluindo no país no campo das avaliações negativas dos políticos e gestores públicos, em decorrência do vasto universo de atitudes e desvios éticos que somente emporcalham as imagens e a credibilidade de todos eles, o eleitor e a sociedade em geral vivem extasiados diante da elevada responsabilidade que recai sobre os seus ombros de encontrarem as soluções alternativas para a recuperação desta Nação.

Tenho repetido, incansavelmente, que os partidos e seus representantes, bem como a prática da boa política são fatores inerentes e fundamentais no funcionamento do Sistema Democrático, em qualquer parte do mundo. Aqui no Brasil, criminosamente, vem sendo confundido o direito à justiça e à liberdade, e o exercício dos princípios democráticos, com a permissividade para usar o poder como um feudo particular e familiar. Albert Camus, escritor e filósofo francês, assim se expressou a respeito: “Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo”...

Artistas já ensaiam para o Festival Edésio Santos da Canção

Os ensaios para a 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção começaram no dia 20 de novembro no estúdio de Casa Azul, no Bairro Country Club. O Edésio Santos que acontece de 30 de novembro a 02 de janeiro no Centro de Cultura João Gilberto, é um projeto da Prefeitura Municipal de Juazeiro, realizado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

Há três anos à frente da Direção Musical do Festival, o músico Soneca Martins está empolgado com as canções. “Estamos dirigindo musicalmente o festival e os ensaios estão bem desenrolados. As músicas de Juazeiro e região já estão bem passadas e as canções estão lindas. Algumas músicas já chegaram com arranjos prontos, feitos pelo compositor, outras estamos preparando com dedicação e cuidado, primando pela qualidade, além de auxiliar o que já estava previamente pronto. Está bem equilibrado”, afirma...

ARTIGO – Esquerda - BRASIL - Direita

Ao aproximar-se o ano das eleições (2018), acentua-se a motivação na tentativa de identificar as tendências político-partidárias-ideológicas daqueles que se interessam por participar do pleito, com ênfase muito maior quando se trata das eleições para o futuro Presidente da República. Ainda que seja muito importante um mínimo de conhecimento da ideologia dos pretendentes ao cargo maior da República brasileira, num contexto mais abrangente, parece muito evidente que ao povo hoje esse detalhe pouco importa, visto que são graves os seus problemas mais fundamentais ligados às questões básicas de sobrevivência, educação, segurança e saúde pública, além da expectativa natural de que esse comando nacional a ser escolhido esteja imbuído dos melhores propósitos de integridade e honestidade, coisa rara de se encontrar no meio deles nos últimos tempos...

O radicalismo político insano, seja de qual ideologia for, não trará qualquer contribuição positiva ao país, visto que historicamente os fatos aí estão para comprovar. Optaria pela variável mais representativa para superar o impasse atual, que seria priorizar a Pátria Amada como o CENTRO de todo o processo seletivo de escolha pelo eleitor, desprezando os sectarismos de ESQUERDA ou DIREITA que nada constroem em benefício do bem-estar da sociedade ou da PÁTRIA, mas simbolizam o apanágio daqueles que querem o exercício do poder ainda que pela força, mesmo que para isso, às vezes, possam ultrapassar as raias das lutas fratricidas e, sinceramente, tomara que isso não venha a acontecer por aqui...