Foram encontrados 727 registros para a palavra: mulheres

Carnaval: Hospital da Mulher realiza acolhimento às mulheres em situação de violência sexual

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe integralmente as mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual. Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, com funcionamento nas 24horas, todos os dias da semana, incluindo finais de semana, carnaval, feriados e demais datas comemorativas.

Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) o Serviço AME estará com unidade móvel de quinta (08/02) a terça-feira (13/02) no circuito Dodô, orientando e encaminhando, quando necessário, para o Hospital da Mulher. A ação é uma pactuação com representantes de diversos órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres durante o Carnaval de Salvador, com o objetivo de oferecer mais proteção às baianas e turistas. Desde o ano passado, o AME é referência em acolhimento no período do Carnaval...

CAMPANHA DA POLÍCIA CIVIL DE JUAZEIRO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRAS AS MULHERES NO CARNAVAL TEM HINO OFICIAL

Autor da música tema do Carnaval de Juazeiro este ano com o título: "O brilho da nossa gente em Juazeiro alegria é semente... o Carnaval da Bahia começa aqui” Carlos Maurício Dias (Mauriçola) compositor, foi convidado pela Polícia Civil a elaborar uma marchinha que pudesse fortalecer a campanha em defesa das mulheres e pelo fim da violência, especialmente no carnaval, contra as mulheres juazeirenses e visitantes. A letra é de autoria da Coordenadora Regional da Polícia Civil (17ª COOORPIN), a delegada Lígia Nunes, e foi musicada pelo compositor juazeirense Maurício Dias. A iniciativa da Polícia Civil tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro como explica o próprio autor no jingle. Confira o áudio:

..

Mulheres e jovens brasileiros que vivem no campo serão tema de pesquisa

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) vai coordenar este ano no Brasil uma pesquisa sobre as mulheres e os jovens que vivem no campo. A intenção é detectar as principais necessidades desses grupos e dar subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas.

A atenção a mulheres e jovens rurais nos países americanos será uma das prioridades do novo diretor geral do IICA, Manuel Otero, que tomou posse nessa segunda-feira (15). Serão feitos levantamentos em países representativos da América e o Brasil é um deles. Os demais ainda estão sendo definidos...

Projeto de Prevenção da Violência Doméstica vai garantir orientação de mulheres em situação de risco

A Lei no. 2.995 de Janeiro de 2018 publicada no Diário Oficial  do Município na edição desta quinta-feira (11), institui o Projeto de Prevenção da Violência Doméstica. A autora da lei é a Vereadora Cristina Costa do Partido dos Trabalhadores, única mulher parlamentar em exercício na Câmara Municipal de Petrolina.

De acordo com a Lei  sancionada pelo prefeito Miguel Coelho  a mesma  prevê combater as violências físicas, psicológicas, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres, promover serviços que garantam a proteção e a responsabilização dos agressores, acolhimento humanizado e orientação de mulheres em situação de violência por agentes comunitários de saúde capacitados...

Documentário "Donas do Mundo" fala sobre as mulheres do Semiárido brasileiro

A Articulação Semiárido Brasileiro apresenta um documentário que caminha pelos depoimentos de vida de algumas mulheres do Semiárido brasileiro, nos quais elas falam de suas liberdades, de suas experiências e de seus processos de empoderamento. É dedicado a elas, lutadoras históricas, que ano após ano, se desafiam a conquistar novos espaços e serem de fato "Donas do Mundo".

Este vídeo faz parte de uma série de três documentários sobre a convivência com o Semiárido que estão sendo disponibilizados nas nossas redes sociais (Facebook e Youtube). o video pode ser acessado no site da Asa-Articulação do Semiárido...

Cerca de 40% das mulheres relataram ter sido assediadas sexualmente, aponta pesquisa

Cerca de quatro em cada 10 mulheres já foram assediadas no Brasil é o que aponta pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha. Mais precisamente, 42% afirmaram já ter sofrido assédio sexual. Foram entrevistadas 1.427 brasileiras a partir dos 16 anos entre os dias 29 e 30 de novembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Desse total, 29% conta ter vivido a violência na rua e 22% no transporte coletivo. Na sequência, aparece o local de trabalho (15%), escola ou faculdade (10%) e em casa (6%). ..

A vergonhosa lista de feminicídios na Bahia em 2017, entre os casos, o de Daiane Reis, morta em Serrinha aos 9 meses de gravidez

Maria Vera, Andreza, Helem, Luana, Vanúcia, Janaína, Daniela. Agora, Daiane. Essas são apenas algumas das mulheres que, em 2017, foram vítimas de feminicídio. Não faltaram motivos; justificativas que tentassem explicar o inexplicável: ciúmes, discussão, traição, ameaça de expor a relação. Nenhum era o verdadeiro: elas morreram porque eram mulheres. 

Em 2017, até 18 de dezembro, foram 39 casos – um levantamento feito pelo CORREIO identificou 33 dessas vítimas. Em comum, todas histórias com o mesmo nível de crueldade e que despertaram a mesma revolta. E histórias que parecem não ter fim. ..

Quase seis mulheres foram vítimas de estupro por dia em Pernambuco durante novembro de 2017

Quase seis pessoas foram vítimas de estupro por dia em Pernambuco durante novembro de 2017. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), neste final de semana, o estado registrou 171 casos de violência sexual no referido mês, o que corresponde a uma média diária de 5,7 estupros. De janeiro a novembro deste ano, Pernambuco contabilizou 1.961 casos de estupro.

Com 36 registros de estupros em novembro, Recife dispara na frente dos outros municípios. A capital pernambucana teve mais que o dobro do número de casos da segunda colocada, Paulista, onde houve 15 ocorrências. Em seguida, aparecem Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, com 12 casos; Caruaru, no Agreste, com oito; e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, com seis...

SecMulher-PE realiza o 1º Seminário Estadual Mulheres, Poder e Representação Política

A Secretaria da Mulher Pernambuco em parceria com a Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizam, nesta quarta-feira (13), o 1º Seminário Estadual Mulheres, Poder e Representação Política. O evento acontece no Auditório Sérgio Guerra da casa legislativa, das 8h às 13h.

O seminário tem o objetivo de produzir reflexões sobre a condição feminina e promover a ampliação e o fortalecimento da participação e representação das mulheres nos espaços de poder. Entre os temas a serem debatidos estão: a importância das políticas públicas para as mulheres e sua relação com o legislativo e desafios da participação das mulheres nos espaços de poder e na representação política.

Em Pernambuco, mais da metade da população é de mulheres que votam, porém há uma participação muito pequena dessas mulheres frente ao legislativo e executivo.  "Precisamos mudar essa realidade e estimular que cada dia mais mulheres sejam detentoras de poder. O Brasil em relação à América do Sul está em último lugar de mulheres que estão na política. Por isso, esse debate deve ser multiplicado, é esse o compromisso de todas as mulheres", reforçou a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro...

Violência faz expectativa de vida dos homens ser seis anos menor do que das mulheres

A expectativa de vida dos brasileiros ao nascer, calculada pelo IBGE com dados de 2016, é de 75,8 anos, mas por trás dessa média, estão diferenças regionais, de classe social e de gênero. A expectativa de vida das mulheres, por exemplo, é superior a dos homens em todos os estados brasileiros.

Para Alagoas e Bahia, a estimativa aponta que as mulheres vivem mais de nove anos a mais do que os homens. Essa diferença, no entanto, não é simplesmente porque as mulheres são mais saudáveis ou tem uma vida mais confortável. O IBGE explica a morte violenta de homens jovens reduz a esperança de vida ao nascer da população masculina. Quem explica é Leila Ervatti, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Juazeiro sedia seminário promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres

Aconteceu nesta terça-feira (05) no auditório da FASJ em Juazeiro o seminário “Novos Olhares, Novos Tempos”, realizado pela Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). O evento, que fez parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, possibilitou a capacitação de gestores dos municípios do Território do São Francisco para atuação com Políticas Públicas voltadas às mulheres.

‘Temos em Juazeiro uma gestão comprometida com a causa e isso torna viável a vinda de diversas atividades da secretaria para cá. Espero que todos tirem daqui o máximo de conhecimento possível com a troca de informações e experiências”, afirmou Uiara Lopes coordenadora da ação...

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher promove roda de conversa com mulheres com deficiência

Uma roda de conversa realizada na manhã desta segunda-feira (04), no CIAM, fez parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A ação envolveu mulheres com deficiência e foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O objetivo dessa roda de conversa foi mostrar a importância do diálogo. “Infelizmente existe violência contra mulheres com deficiência, apesar de muitas vezes o assunto parecer invisível. Então precisamos discutir a garantia dos direitos dessas mulheres promovendo o empoderamento delas e a conscientização de toda a sociedade”, destacou Emanuela Mariano, presidente do Conselho...

Medidas protetivas do Tribunal de Justiça da Bahia para mulheres já superam os dados de todo o ano passado

As medidas protetivas expedidas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para mulheres, na Bahia, de janeiro a novembro, já superam em 8,18% os dados de todo o ano passado. Neste intervalo, foram aplicadas 3.505 medidas, ante as 3.240 referentes a 2016.

Mais de 1.700 mulheres estão sob proteção direta da Ronda Maria da Penha – projeto da PM que tem como objetivo proteger mulheres que vivem sob ameaça – , nas cidades onde a especializada atua na Bahia, entre elas, Salvador, apontada como a capital nordestina líder no ranking de violência doméstica física divulgado pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres)...

Seminário discutiu A VIOLÊNCIA SOFRIDA POR MULHERES QUE EXERCEM A PROSTITUIÇÃO

Centenas de mulheres estiveram reunidas em juazeiro participando de um debate sobre a violência que atinge as mulheres que trabalham como prostitutas na cidade. O seminário com o tema violência no exercício da prostituição: invisibilidades e contradições, foi realizado na noite da última quarta-feira (22) e durante todo o dia de ontem (23) no Centro de Cultura João Gilberto.

A iniciativa foi da Pastoral da Mulher da Diocese de Juazeiro, com o objetivo de sensibilizar e dialogar com a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres que exercem a prostituição. Durante o seminário foi exibido um vídeo documentário produzido pela pastoral com depoimentos de quem passou por violência no exercício dessa profissão...

Representante da Rede de Mulheres Negras diz que Petrolina é intolerante e racista

O Dia da Consciência Negra foi celebrado na Casa de Vereadores Plínio Amorim, em Petrolina, no  dia (21) e continua sendo um dos assuntos mais comentados na região e nos meios de comunicação. Representantes do candomblé comemoraram e debateram as dificuldades encontradas pela população negra.

Ao avaliar as conquistas e os preconceito, ocupação de espaço nos poderes, apoio cultural, atendimento a saúde, a representante da Rede de Mulheres Negras, Viviane Costa Santos disse: "Petrolina é uma cidade extremamente intolerante e racista. Não tem visão de comunidade"...

Pesquisa inédita mostra violência contra as mulheres no Nordeste

Será lançada hoje (23), às 14h, na Casa da ONU, em Brasília a pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher). O trabalho inédito faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O estudo mostra a realidade de 10 mil mulheres, entre 15 e 50 anos, moradoras das capitais nordestinas (Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Teresina)...

Lei determina multa de R$ 2 mil para quem assediar mulheres em Fortaleza

Quem ofender, assediar, intimidar ou constranger uma mulher, seja com palavras, gestos ou comportamentos, vai pagar uma multa de R$ 2 mil em Fortaleza, no Ceará. A Câmara Municipal aprovou, um projeto de lei que assegura a dignidade, a liberdade e a livre circulação das pedestres a fim de protegê-las dos abusos sofridos em lugares públicos e privados no estado.
 
O texto do projeto explica quais atitudes e comportamentos se encaixam na determinação. O termo "palavras" se relaciona a proferimentos verbais, ou seja, comentários abusivos, insinuações, sons e expressões de cunho sexista alusivas ao corpo, ao ato sexual ou a uma situação sexual humilhante contra outra ou outras pessoas.

Como "gestos", entende-se como "atos não verbais, que reproduzam gestuais obscenos, formas fálicas, insinuações de atos de natureza sexual" e, por fim, "comportamentos", que são "abordagens intimidadoras, exibicionismo, masturbação e contato corporal nas vítimas"."..

Cerca de 205 milhões de mulheres têm diabetes no mundo, alerta OMS

No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de 8% das mulheres - ou 205 milhões - vivem com diabetes em todo o mundo. O tema da campanha deste ano é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”, que tem como foco promover o acesso a medicamentos e tecnologias essenciais para todas as mulheres com diabetes e com risco da doença, além de levar informações qualificadas para que elas fortaleçam sua capacidade de prevenir o diabetes tipo 2.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes, Márcio Krakauer, o diabetes afeta a mulher em vários aspectos, o principal deles é o gestacional. Além disso, as mulheres passam pela menopausa, que é um momento em que a doença precisa ter um controle diferenciado. Elas também estimulam os homens a cuidar da própria saúde...

BOLA DA VEZ: AS MULHERES E AS CRIANÇAS...

Os números são estarrecedores da violência contra as mulheres e as crianças. Esta semana vou juntar as palavras na direção de um assunto que está se tornando insuportável e, sem medo de errar, podemos afirmar que as mulheres e as crianças se tornaram a bola da vez da violência...

Se abrimos um jornal, lá está uma manchete estampada com tamanha selvageria contra a mulher. Se folheamos uma revista, lá estão crimes contra as crianças das formas mais perversas, alguns, por incrível que pareça, praticados até mesmo por certos pais ou mães se assim podemos chama-los.....

Bahia: Secretaria de Política para as mulheres fará treinamento com delegados, investigadores e policiais para atendimento de feminicídio

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) assinará neste mês um termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para treinar delegados, investigadores e outros policiais civis para atendimento de casos de violência contra a mulher e para o reconhecimento de feminicídio.

“Quando nós vimos aumentar o homicídio de mulheres, sempre devemos estar alertas para a possibilidade de a tipificação não estar ocorrendo”, explica a titular da SPM, Julieta Palmeira. A secretaria salienta que é importante que os policiais civis, “que estão na ponta, que recebem as mulheres”, recolham dados suficientes para a tipificação do crime. “Porque a pena é maior e o feminicídio é um crime de lesa-humanidade. Ou seja, não é um crime só contra uma pessoa, é um crime contra a humanidade”, aponta Palmeira, acrescentando que o feminicídio é um crime hediondo e inafiançável. ..