Foram encontrados 68 registros para a palavra: sertanejo

Com forró e sertanejo, São João de Petrolina tem noite de 'sofrência' regada por Zé Neto e Cristiano

Depois de uma pequena pausa para o descanso dos forrozeiros, o São João de Petrolina voltou com uma dose extra de forró e sertanejo na quinta noite de festa nesta terça-feira (18). Numa noite fria, mais de 60 mil pessoas lotaram o arraiá do pátio Ana das Carrancas que foi embalado pelo som de Cavaleiros do Forró, Saia Rodada, Zé Neto e Cristiano e Jonas Esticado.

Com um repertório mesclando novas e antigas canções, a banda Cavaleiros do Forró foi quem abriu a noite de festa num verdadeiro esquenta para a segunda atração da noite: a banda Saia Rodada que fez todo mundo dançar e também abriu espaço para homenagens ao cantor Gabriel Diniz, falecido no final de maio...

Festival Sertanejo da Sanfona começa nesta quinta (16) em Salgueiro

Será realizado nesta quinta-feira (16), o 2º Festival Sertanejo da Sanfona de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Esta é a primeira etapa do evento, e começa a partir das 19h, na Casa do Sanfoneiro, localizada no Pátio de Eventos da Estação Ferroviária. A entrada é gratuita.

Participarão da competição, 20 sanfoneiros, entre adultos e crianças. Após o concurso, haverá shows do ganhador da primeira edição do festival, Zeca do Acordeon e de Danilo Pernambucano. O vencedor desta edição fará a abertura das festas juninas que começam no dia 23 de junho em Salgueiro. Confira a programação das etapas do festival:..

Lenda do sertanejo, cantor Marciano morre aos 67 anos

O cantor sertanejo José Marciano morreu na madrugada desta sexta-feira (18), aos 67 anos. Ele foi vítima de um infarto e não resistiu. A informação foi confirmada pela ex-assessora e amiga da família Mayla Tauany. Ele morreu dormindo em casa, em São Caetano, por volta das 2h da manhã. Aparentemente, o cantor não demonstrava nenhum problema grave de saúde.

Chamado de "O Inimitável", ele ficou famoso por dar voz a canções como "Fio de Cabelo", "Crises de Amor", "Paredes Azuis", "Menina Escuta Meu Conselho". Desde os 16 anos ele fez parceria com João Mineiro e já na década de 1970 começou a se destacar no cenário sertanejo. Em entrevista ao UOL, em 2016, Marciano relembrou o início da carreira. "Tudo era muito difícil para gente. Até o nosso sertanejo começar a se consolidar, no fim dos anos 1970, início dos 1980, só o circo nos dava espaço. É um tributo nosso a eles. O circo é nossa raiz", lembrou Marciano...

Morre radialista Zé Bettio um dos maiores nomes do rádio brasileiro

Considerado um dos maiores nomes do rádio brasileiro, Zé Bettio morreu nesta segunda-feira (27), aos 92 anos, em São Paulo. O radialista, que lançou nomes importantes da música sertaneja como Milionário e José Rico, morreu em casa enquanto dormia, segundo a rádio CBN.O corpo foi sepultado no Cemitério do Horto Florestal ainda na segunda-feira. De acordo com relatos, a família optou pela discrição nas cerimônias antes de divulgar a notícia para a imprensa.

Zé Bettio morreu na madrugada, em sua casa, no bairro Horto Florestal, zona norte de São Paulo. Depois de uma breve carreira na música, ele assumiu o microfone da rádio Difusora de Guarulhos, meio por acaso, e depois, na Rádio Cometa, tornou-se conhecido ao colocar para tocar músicas sertanejas raiz e criar bordões como “acorda, joga água nele” e “gordo, ô gordo”. Considerado o “radialista totem de todos os sertanejos”, ele também trabalhou na Rádio Capital e na Rádio Record, onde se aposentou em 2009 aos 81 anos. Em 2016, sofreu um AVC...

"Com investimentos, Paulo Câmara acaba com 'lata d'água na cabeça' do sertanejo", diz prefeito de Iguaracy 

A determinação do governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), em realizar cada vez mais investimentos na área de recursos hídricos foi destacada, neste sábado (18/08), pelo prefeito deste município, Zeinha Torres, durante o Prosa Política, evento organizado pelo PSB. O gestor local fez referência a uma marca de um dos maiores nomes da história da política pernambucana, o ex-governador Miguel Arraes, para elogiar o empenho de Paulo na sua política de universalização da água.

"Se foi o Doutor Arraes quem tirou o candeeiro das casas dos pernambucanos, é, com investimentos, que o governador Paulo Câmara acaba com 'lata d'água' na cabeça do povo sertanejo. São sistemas simplificados, poços e outras ações que ajudam a mudar a realidade de quem depende ou dependia de carro-pipa", afirmou zeinha...

Armando e Mendonça presenciam a força da fé do sertanejo na Missa do Vaqueiro de Serrita

O pré-candidato ao governo do Estado pela frente "Pernambuco Vai Mudar", senador Armando Monteiro (PTB), marcou presença neste domingo (22) a uma das mais tradicionais demonstrações da cultura popular pernambucana, a Missa do Vaqueiro. A 48ª edição do evento ocorreu, como de costume, no Parque Estadual João Câncio, na zona rural do município de Serrita, no Sertão Central.

Armando chegou ao parque acompanhado do pré-candidato ao Senado, deputado federal Mendonça Filho (DEM), do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Bezerra Coelho (DEM) e do pré-candidato a deputado estadual Antônio Coelho (DEM). Também integraram a caravana da mudança o prefeito Erivaldo Oliveira (PSD) e o ex-prefeito de Serrita, Carlos Cecílio, além dos ex-prefeitos Eudes Caldas (Cabrobó), Guilherme Coelho (Petrolina) e Neguinho (Cedro), do vice-prefeito de Salgueiro, Chico Sampaio, e lideranças de vários municípios da região. ..

Missa do Vaqueiro encerra ciclo junino de Petrolina com renovação da fé e tradição do sertanejo

Pela 77ª vez, os vaqueiros de Petrolina celebraram a fé e a tradição do homem e da mulher mais simples da caatinga. Na manhã deste domingo (24), foi realizada na orla petrolinense a Missa do Vaqueiro. A solenidade religiosa e cultural reuniu mais de 8 mil pessoas às margens do Rio São Francisco para acompanhar as celebrações de fé e os shows artísticos.

O ritual começou logo cedo, quando montados em cavalos, os sertanejos saíram do Estádio Paulo Coelho em direção à Avenida Cardoso de Sá, na Orla. Após o trajeto, cerca de 800 vaqueiros chegaram à estrutura montada às margens do "Velho Chico" para acompanhar a missa celebrada pelo padre José Guimarães. ..

Segunda noite do São João de Petrolina teve forró, sofrência e sertanejo de Zezé Di Camargo e Luciano

O fim de semana começou com uma mistura de ritmos e muita emoção no 'Melhor e mais forte São João do Brasil'. No Pátio Ana das Carrancas, milhares de petrolinenses tiveram uma noite inesquecível marcada por ritmos musicais que foram do autêntico forró, à sofrência e ao sertanejo romântico de Zezé Di Camargo e Luciano que encantou o público.

O arraiá  de Petrolina começou cedo e dançante: por volta das 19h o cantor Césio Tenório abriu as apresentações e aqueceu o público com um repertório diversificado que fez todo mundo dançar no Pátio Ana das Carrancas. Logo após, foi a vez do sanfoneiro Targino Gondim subir ao palco e trazer o clima junino com o autêntico forró e sua sanfona que encanta os corações nordestinos. A noite também foi de recordação para os corações forrozeiros que foram embalados com as canções antigas da banda Magníficos...

Deputados irão pressionar Paulo Câmara para cumprir promessa de campanha feita aos sertanejos

Os deputados estaduais abraçaram o movimento em defesa da pavimentação da rodovia PE-630, que interliga as cidades de Petrolina e Trindade, no Sertão de Pernambuco, para cobrar do Governo Paulo Câmara (PSB) o cumprimento da promessa feita em palanque durante as eleições de 2014. Na eleição passada, Paulo Câmara prometeu aos sertanejos pavimentar a rodovia, no entanto, passados quase quatro anos a proposta não saiu do papel.

Os deputados Lucas Ramos (PSB), Tereza Leitão (PT), Odacy Amorim (PT) e Socorro Pimentel (PTB), assinaram um ofício para tentar marcar uma audiência com o governador, para cobrar a pavimentação da estrada de terra, que tem dificultado a vida dos agricultores e motoristas do Vale do São Francisco. A partir deste documento, os parlamentares passaram a integrar a frente que defende a pavimentação da rodovia estadual...

Concerto reverencia músicos sertanejos no parque Josepha Coelho

Neste domingo (15), o parque Josepha Coelho, em Petrolina, recebeu a orquestra Novos Talentos, da Fundação Nilo Coelho. Com um concerto que homenageou o sertanejo, o repertório trouxe sucessos como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Lamento Sertanejo, de Dominguinhos. 

O evento faz parte do projeto Parque Sonoro da Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte)...

AGRICULTOR SERTANEJO APOSTA MAIS UMA VEZ A ESPERANÇA DE CHUVA NO DIA DE SÃO JOSÉ, 19 DE MARÇO

O 19 de março é celebrado com esperança em todo o Sertão nordestino. Neste dia, a fé por São José se renova na forma de orações e pedidos de chuva. Reza a tradição que, se chover na data, a colheita será farta. Apesar da estiagem em quase toda a região, o sertanejo segue inabalável e investe na plantação.

A crença sertaneja de que a chuva no dia de São José é um prenúncio de bom inverno está diretamente ligada a um fenômeno meteorológico. Neste momento do ano, os raios solares estão mais próximos da Linha do Equador, atingindo o Nordeste com maior intensidade, o equinócio, fenômeno astronômico que leva dia e noite a terem a mesma duração, ocorre entre os dias 19 e 21 de março. Neste ano, a previsão de chuvas está dentro da normalidade, com água suficiente para a lavoura...

Sertanejos continuam cobrando a adesão da UNIVASF ao sistema de bônus regional

Estudantes sertanejos enviaram para este Blog, sugestão de pauta sobre o sistema de bônus regional, que já acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru e Vitória de Santo Antão e também na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó e Belém do Pará. Nestas instituições a bonificação está em vigor, sendo 10% na UFPE e 20% na UFRN. Os estudantes do Vale do São Francisco voltar a pedir um valor no bônus na região.

De acordo com os estudantes a aprovação do bônus trará benefícios, pois esse desconto poderá favorecer quem reside na região a se formar e trabalhar onde mora, sem precisar migrar para outra cidade e essa bonificação deixa para quem vem de fora e quem também mora na região, uma concorrência igualitária, onde ambas as partes serão favorecidas...

Emendas de deputados e senadores incluem mais de R$ 5 milhões em pagamentos de shows com sertanejos e bandas eletrônicas

As emendas parlamentares são indicações feitas por deputados e senadores de como o governo deve gastar parte dos recursos previstos no Orçamento. Os parlamentares costumam privilegiar seus redutos eleitorais. Embora impositivas – o governo é obrigado a pagá-las –, a prioridade dada a algumas emendas ainda é fruto de negociação política. Por isso, são usadas para barganhar apoio em votações importantes no Congresso.

Os meses seguintes à divulgação da delação premiada da J&F, que implicaram o presidente Michel Temer, concentraram os maiores valores liberados aos projetos dos parlamentares. Foram R$ 2,02 bilhões em junho e mais R$ 2,24 bilhões em julho...

Sertanejos festejam chuvas na manhã desta terça-feira (14)

Sertão é terra-mãe, com todas as delicadezas deste relacionamento. Pouca chuva. Sol abrasador. Sertanejos que na fé e com menos água, comida e sonhos vão atravessando o presente. São 7 anos sem chuva no sertão do norte da Bahia e Vale do São Francisco. 

Todavia nesta terça-feira (14), a chuva voltou a cair no sertão. Do município de Casa Nova, a redação do blog recebeu uma foto do empresário Marcelo das Baterias. Marcelo representa o sentimento de milhões de sertanejos: festejar com o banho de chuva a esperança, o batismo da felicidade da chuva no sertão...

Sertanejos de Juazeiro e Petrolina e uma quarta feira (08) de esperanças de chuvas

De forma isolada, a chuva voltou, mesmo que tímida, em algumas cidades sertanejas: Exu, Trindade, zona rural de Ouricuri. Os sertanejos de Juazeiro e Petrolina, até este momento, findou o dia na esperança de chuva. Fé é a palavra que traduz o desejo de chuva. É o que se ouviu nos rádios locais. 

A imagem do Satélite mostra a presença de uma frente fria no sul da Bahia, e muitas nuvens no interior do estado. Popularmente batizada como ‘Chuvas do Caju’, as chuvas que ocorrem no período de agosto a dezembro são semelhantes as que ocorrem após a estação chuvosa...

Forró e sertanejo se misturam e encantam as mais de 80 mil pessoas que lotaram a quinta noite do São João de Petrolina

A quinta noite de festas em Petrolina foi mais uma confirmação de que a cidade faz o melhor São João do País. Nessa terça-feira (20), o Pátio de Eventos Ana das Carrancas esteve novamente lotado para as apresentações de grandes nomes da música regional e nacional. De acordo com a Polícia Militar, o pátio de eventos teve o seu dia de maior público desde o início desta edição.

No palco, o que se viu foi um mix de atrações que agradou uma plateia de diferentes gostos. A noite de shows foi aberta com o forró pé-de-serra de Targino Gondim, seguido pelo arrocha dançante de Ciel Rodrigues. Por volta das 22h, Dorgival Dantas subiu ao palco e fez todo mundo dançar e cantar suas músicas...

Petrolina: Penúltima noite do São João dos Bairros tem sertanejo e forró no arraiá do Rio Corrente

De volta ao circuito junino de Petrolina, o São João dos Bairros chegou ontem (09) ao Rio Corrente onde um grande público aproveitou as três atrações que animaram a noite. Depois de passar pelos bairros José e Maria, Avenida dos Tropeiros e Areia Branca, a festa que reuniu um público de mais de 5 mil pessoas por noite, chegou ao seu penúltimo dia com muito forró e sertanejo.

Quem abriu a programação foi a dupla ítalo e Maciel que levou um clima romântico ao arrasta pé do bairro Rio Corrente. A cantora Hanna foi a segunda a subir ao palco e agitou o público que gosta da mistura rítmica de seus shows, com direito a muito forró percussivo...

Elba Ramalho e Flávio José reclamam de excesso de sertanejos em festas de São João

"Eu não quero ir a uma festa (de São João) que não tenha forró", avisou Elba Ramalho. A cantora paraibana reclamou da presença excessiva de sertanejos nas agendas das festas juninas, antes de subir ao palco da noite de abertura do calendário oficial de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

"Não tenho nada contra os sertanejos. No céu cabem para todos as estrelas, ninguém atropela ninguém. Porém, eu não canto na Festa de Barreiros, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos, e eles têm bem esta coisa: essa área é nossa", opinou a cantora...

Grávida, mulher do sertanejo Victor acusa o cantor de agressão em MG

A esposa do cantor Victor, da dupla Victor & Leo, foi à polícia e prestou queixa contra o cantor nesta sexta-feira (24), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Poliana Bagatini Chaves, de 29 anos, teria sido agredida pelo marido. Ela está grávida.

De acordo com o G1, Poliana disse à polícia que o sertanejo, de 41 anos, a jogou no chão e golpeou com chutes. De acordo com os policiais, a briga teria acontecido por motivos fúteis e a vítima teria sido impedida pela cunhada e por um segurança de sair do apartamento do casal após as agressões. Uma vizinha teria ajudado Poliana a sair do local...

Escritor serra-talhadense ganha prêmio em concurso literário e exalta escritores sertanejos

Na última sexta-feira, 25, o escritor serra-talhadense Paulo César Gomes, participou da solenidade de entrega da premiação do 6º. Concurso Literário, realizado pela Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes. O escritor foi um dos finalistas no concurso com o conto “A Garota da Casa da Frente”.

O evento ocorreu na Biblioteca Pública Francisco Augusto e contou com participação dos vencedores nas categorias Raimundo Carrero, João Cabral de Melo Neto, Alberto da Cunha Melo e Lenice Gomes. Também marcaram presença o prefeito Marcones Libório de Sá, o secretário de Cultura e Esportes Marcos Kleube Pereira Cruz e a deputado federal Creuza Pereira (PSB)...