Foram encontrados 77 registros para a palavra: saúde pública

São João de Petrolina é adiado e verba da festa será direcionada para saúde pública

O prefeito Miguel Coelho anunciou em pronunciamento nas redes sociais, nesta segunda (23), um conjunto de novas medidas por conta da crise provocada pelo coronavírus no Brasil.

Dentre as decisões publicadas em decreto municipal, está o adiamento do São João de Petrolina por prazo indeterminado. O prefeito também divulgou mudanças na rotina do transporte público e campanhas de voluntariado e doação de mantimentos...

Nova atualização H1N1 e COVID 19 desta sexta-feira, 20 de março, em Juazeiro.Confira

O Laboratório Central de salvador encaminhou para a Secretaria da Saúde de Juazeiro às 13h desta sexta-feira (20/03) cinco resultados de exames de H1N1 positivo. Com isso, a SESAU está atualizando os dados do dia.

Juazeiro possui 30 notificações, sendo 10 casos confirmados para H1N1 incluindo dois óbitos, oito casos ainda continuam em investigação e 12 casos suspeitos de H1N1 já foram descartados...

Sobradinho: Prefeito Luiz Vicente Berti decreta estado de emergência em saúde pública e adota medidas de prevenção ao Coronavírus, no município

Para fazer o enfrentamento à pandemia do Coronavírus, com aumento crescente no número de casos no Brasil e no Estado da Bahia, o Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, se reuniu com os secretários municipais na manhã da última segunda-feira (16) e montou uma força tarefa para adoção e cumprimento de algumas medidas de prevenção no município.

Mesmo sem registrar nenhum caso suspeito da doença, o gestor municipal se antecipou ao problema, que já causa impactos, também, nas cidades de Juazeiro/ BA e Petrolina/ PE, com diversas notificações em investigação...

Prefeito de Petrolina Miguel Coelho informa medidas preventivas para combater coronavírus

O prefeito Miguel de Petrolina, Miguel Coelho afirmou durante coletiva de imprensa na manha deste sábado (14),  que a prefeitura havia iniciado o plano de estratégia contra o novo coronavírus por meio de ações de caráter informativo e preparatório das equipes, mas que agora, diante da mudança do grau de transmissão da doença  a gestão está articulando medidas mais enérgicas contra o COVID-19. 

Em relação às aulas da rede municipal, o prefeito afirmou que não haverá mudanças no ano letivo, diferentemente de Juazeiro, Bahia que tem casos confirmados de H1N1 e suspeitos de conavírus. “Nós não estamos suspendendo as aulas de Petrolina e nós recomendamos que as escolas particulares não o faça”, finalizou o prefeito...

II Conferência de Saúde Pública da Bahia discute a Resistência Microbiana 

A Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e o Conselho de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), por meio da Comissão de Saúde Pública, realizam, entre os dias 20 e 22 de novembro, no auditório Senai-Cimatec, em Salvador, a II Conferência de Saúde Pública da Bahia.

Especialistas de diversos estados do país estarão em Salvador para discutir a “Resistência Microbiana e os impactos na saúde humana e animal”, Destinada a estudantes e profissionais da área da saúde, a Conferência vai debater ainda questões como o diagnóstico da raiva no estado; a esporotricose na Bahia e a experiência de Salvador para o controle da doença e as estratégias de controle da leishmaniose visceral.

“A Conferência pretende reunir profissionais das diversas áreas da saúde e acadêmicos de Medicina Veterinária, para discutir temas ligados à saúde única, união indissociável entre a saúde humana, animal e do meio ambiente, objetivando a atualização e a capacitação desses profissionais”, destaca o médico-veterinário e presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-BA, José Eduardo Ungar de Sá...

Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista assina termo de Adesão e Compromisso para fortalecimento da saúde pública municipal

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes, e a secretária de saúde Caroline Moraes participaram na última terça-feira(10), no  Grande Hotel de Juazeiro, da I Oficina de Pactuacão, Região Nordeste - PEBA, referente ao projeto Fortalecimento dos processos de Governança, Organização e Integração das Rede de Atenção à Saúde (Regionalização) - que tem por objetivo o desenvolvimento, implantação e execução de projetos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde(PROADI-SUS).
 
Ao participar da mesa de abertura, o prefeito de Juazeiro(BA),  Paulo Bonfim, destacou o percentual investido na saúde pública de seu município que extrapolou os limites previstos, considerando as dificuldades nos processos de trabalho, tendo em vista os números de atendimento nos hospitais. A presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Bahia Stela Souza, observou  a falta de investimentos pelo MS na rede de saúde PEBA e que está no enfrentamento com outros colegas para reversão do atual quadro.

O presidente do Conselho de Secretário Municipais de Pernambuco, Orlando Lima, ao criticar o "desfinanciamento" no sistema, argumentou que por conta da situação há  entraves em toda rede. A Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Ana Paula Pinho, por sua vez, falou do projeto e dos investimentos, além de apresentar a equipe executora em âmbito nacional e regional. ..

PRTB DEBATE SAÚDE PÚBLICA EM JUAZEIRO NESTA SEGUNDA (15)

Nesta segunda-feira, dia 15, quando Juazeiro comemora 141 anos de elevação à categoria de cidade o PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, diretório local aproveita o feriado municipal para debater com seus filiados, pré-candidatos e a sociedade de uma maneira em geral o tema: Saúde Pública.

A palestra ocorrerá a partir das 08:30h, no Espaço Show, localizado na Avenida Cristalina, bairro Malhada da Areia. O Palestrante convidado é o Engenheiro Agrônomo e especialista em consórcios Valdemar Borges que foi candidato a deputado federal pelo MDB no último pleito...

Espaço do leitor: Ausência de Limpeza Urbana e Saúde Pública no Country Clube.

No dia 24 de maio passado, duas respeitáveis senhoras moradoras do bairro Country Club se dirigiram a diversos órgãos da imprensa de Juazeiro para relatar sobre a situação de abandono em que se encontra o bairro onde residem. A odontologista Bernadete Rocha e a professora Wilma Rosa, se fizeram porta-vozes de uma população que está realmente desassistida e sem ter a quem recorrer, senão aos meios de comunicação para que divulguem a ausência de serviços básicos como capina, limpeza, iluminação e segurança. Como resposta, até o momento nenhuma ação foi efetivamente realizada no bairro pela gestão municipal, ou, sequer uma nota foi publicada, e permanecemos com os mesmos problemas.

A situação de abandono do bairro Country Club é agravada pela grande quantidade de lixo e mato existentes nos terrenos totalmente descuidados pelos proprietários e sem a necessária fiscalização dos órgãos públicos.  De acordo com a Lei Orgânica da cidade, postada no site da prefeitura (Veja AQUI) especifica que compete ao município:  “fiscalizar os  quintais  e  terrenos  baldios,  notificando  os  proprietários  a mantê-los  asseados,  murados  e  com  as  calçadas  correspondentes  a  suas testadas  devidamente  construídas,  sob  pena  de  execução  direta  pela administração e sem prejuízo de sanções previstas em lei e cobrança do custo respectivo ao proprietário omisso”.  ..

Alex Tanuri quer unidade na Câmara em favor da saúde pública de Juazeiro

Ao final da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta segunda-feira (20/05), toda dedicada à questão das dificuldades da saúde pública na cidade de Juazeiro, o Presidente Alex Tanuri conclamou vereadores a unir-se ao Executivo Municipal e à população, "seja essa daqueles que são a favor ou aqueles que são contra o governo" para buscar soluções para o momento que "a saúde passa no Brasil, na Bahia e lógico que em Juazeiro também".

Pediu ainda que "os que são contra o governo não aproveitem o momento de dificuldades, de sofrimento das pessoas... Não tirar proveito de um familiar, de um parente, que está no leito precisando de ajuda. Vamos ter idéias juntos, buscarmos soluções juntos"..

Vereadores de Juazeiro discutem UPA e a crise na saúde pública

Os discursos na Câmara de Juazeiro, na noite desta segunda-feira (20), foram relacionados à saúde. No último final semana foi divulgada nas redes sociais a informação que a Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro iria encerrar as atividades. Os vereadores se posicionaram e o presidente Alex Tanuri (PSL) pediu união de todos.

Neguinha da Santa Casa ..

Região do Rio São Francisco terá um raio X para atender a demandas em quesitos como manutenção e até saúde pública

A região do Baixo São Francisco deverá receber, pela primeira vez, o maior e mais profundo levantamento das condições de sua vida lacustre. A partir desta semana, de 15 a 19 de outubro, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), juntamente com empresas relacionadas às questões ambientais e secretarias governamentais farão uma expedição, que se estenderá pelos municípios alagoanos de Traipu, Igreja Nova, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e Penedo.

O trabalho tem o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e contará com a presença de um barco robótico, capaz de oferecer informações precisas suficientes para traçar um “raio-x” do Velho Chico em diversos aspectos. O objetivo é atender a demandas existentes em quesitos como manutenção do rio, a sua preservação e até mesmo problemas de saúde pública...

Cepam: Número de acidentes com uso de motos em Petrolina é uma questão de saúde pública

Mais uma vez os números divulgados pelo Hospital Universitário de Petrolina (Univasf), com o objetivo de chamar atenção da sociedade para os dados alarmantes relacionados a acidentes envolvendo motocicletas é alarmante. Entre o dia 30 de setembro a 06 de outubro, 143 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 102 envolvendo motos.

O Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), avalia que estes números precisam ser encarados de frente, como uma questão de saúde pública, não só de trânsito, envolvendo educação e conscientização. É preciso reduzir esse número de acidentes para que os hospitais possam se voltar a outros problemas...

Prefeitos discutem fiscalização agroindústrias para promover saúde pública e segurança alimentar

Ontem  quinta-feira (23), os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reuniram-se em assembleia para discutir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Estavam presentes o Prefeito de Canudos e Presidente do Constesf, Genário Rabelo (Geo), o Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, a Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, representantes dos municípios de Sobradinho, Uauá e Campo Alegre de Lourdes e representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O SIM é o serviço sanitário voltado para produtores familiares e tem a atribuição de inspecionar e fiscalizar agroindústrias que produzem e comercializam seus produtos a nível local. O objetivo do SIM é promover a saúde pública e a segurança alimentar de produtos de origem animal e seus derivados...

Miguel anuncia plataforma de ações e investimentos para melhorar a saúde pública

A Prefeitura de Petrolina anuncia, nesta terça-feira (31), uma plataforma de ações orçada em R$ 22 milhões para melhorar a assistência médica e odontológica para a população. Intitulado como “Petrolina Cuida”, o conjunto de iniciativas, que passa pelo aumento de postos de saúde à construção de novos equipamentos, será apresentado pelo prefeito Miguel Coelho, a partir das 10h, no estacionamento do Igeprev, no Centro da cidade. Ainda na solenidade, serão entregues novas ambulâncias para atendimento na capital do Sertão do São Francisco. 

Lançamento do Petrolina Cuida
Data: Terça (31/07)
Horário: 10h..

Artigo - Corrupção e descaso na Saúde Pública

Costuma-se dizer em Direito que “contra fatos não há argumentos”. E agora, ao sentirmos o inverno chegando, podemos afirmar que nem sempre nosso sistema imunológico está preparado para enfrentar o frio. Com a nova estação, nasce também um temor na população pobre e nos idosos. É claro que as doenças não escolhem idade, mas lotam hospitais nessa época do ano. Esta semana, por exemplo, recebemos a notícia de que nossa secretária do lar, ou assessora doméstica – até porque não gosto do termo “empregada doméstica” –, foi vítima de uma tremenda gripe, que a impeliu a ir à procura de um posto de saúde.

Bem, não preciso contar a maratona que nossa querida doméstica enfrentou para ser atendida na periferia de São Paulo. Horas de espera, corredores lotados, falta de médicos...

Heber Santana apóia vereador e cobra solução para o caos na saúde pública de Barreiras

Fila na madrugada.

"Saúde é direito básico do cidadão, e a prefeitura de Barreiras precisa com urgência eliminar os gargalos e garantir atendimento digno à população desse importante município do Oeste Baiano", afirma o deputado estadual Heber Santana, solidarizando-se com o vereador Dr. José Barbosa (PSC), que vem denunciando o caos na saúde do município, e anuncia que vai acionar o Ministério Público...

Liga Acadêmica de Saúde Pública Veterinária da Univasf seleciona novos membros

A Liga Acadêmica de Saúde Pública Veterinária (Lavesp), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com processo seletivo aberto para entrada de novos membros. São ofertadas dez vagas direcionadas a estudantes do curso de Medicina Veterinária da Univasf. As inscrições são gratuitas e acontecem até 18 de janeiro.

Para se inscrever, é preciso encaminhar a ficha de inscrição e a carta de intenção, presentes em anexo no Edital, para o e-mail [email protected]. O processo seletivo vai acontecer em duas etapas: avaliação da carta de intenção e entrevista presencial, que acontecerá nos dias 22 e 23 de janeiro, a partir das 19h, em local a ser definido posteriormente...

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes estão na fila de espera por cirurgias eletivas

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes de zero a 19 anos esperam por uma cirurgia eletiva, que é aquela onde é possível escolher a melhor data para a operação. Esses meninos e meninas estão na fila para corrigir, por exemplo, o estrabismo, problemas nas amígdalas, na adenoide – que obriga a criança a respirar pela boca -, e postectomia, que é a cirurgia de fimose – para retirar o excesso de pele do pênis. A informação é da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Entre a população infanto-juvenil, as áreas que mais recebem demandas para cirurgias eletivas são ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Do total de crianças que estão na fila de espera, 36 mil têm menos de 10 anos e quase mil ainda não completaram um ano de idade...

Hospital Universitário-Univasf enfrenta desafios da rede pública de saúde

Enquanto maior unidade de atendimento em média e alta complexidade de traumato-ortopedia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral para trauma, cirurgia vascular e neurocirurgia da região, o Hospital Universitário vem assumindo o protagonismo na rede pública interestadual de saúde PEBA (Pernambuco e Bahia). Operando com 129 leitos e atendendo a uma população de mais de 2 milhões de pessoas, divididas entre os 53 municípios que integram a rede, o HU tem enfrentado grandes desafios relacionados à extrapolação da capacidade de atendimento da unidade.

Para amenizar os problemas causados por altas taxas de ocupação (com médias de 150%) e conduzir a rede PEBA ao funcionamento satisfatório, o HU-Univasf tem adotado medidas firmes. Internamente, investimentos em equipamentos de alta tecnologia e performance, reformas estruturais e mutirões de atendimento têm sido realizados...

Petrolina recebe R$ 13,8 milhões para obras e ações na saúde pública

Em visita a Petrolina, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou a liberação de R$ 13,8 milhões para diversas ações de atenção à saúde da capital do Sertão. O anúncio ocorreu, na tarde desta sexta-feira (07), com a presença do prefeito Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra e do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.

Parte dos recursos será empregada na construção de unidades básicas (UBS), um laboratório de exames e um centro municipal de diagnósticos por imagem. Também estão previstos investimentos para aquisição de ambulâncias, consultórios de odontologia, manutenção de postos de saúde, compra medicamentos entre outras ações para a rede básica. "Esses recursos garantem a realização de novas estruturas para melhorar o atendimento médico da cidade. São investimentos importantes resultado da força política que tanto falamos, pois, quase todo esse recurso vem de emendas do senador Fernando Bezerra e dos deputados Fernando Filho e Adalberto Cavalcanti. Agora vamos acelerar o planejamento para antecipar ao máximo o uso dessa verba tão essencial à saúde básica", explicou o prefeito...