Manipulação de usuários na internet é tema da redação do Enem 2018
O
..
Mais de 5,5 milhões de estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil municípios. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para ser um importante instrumento de avaliação do ensino médio das escolas de todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem transformado a educação ao longo dos seus 20 anos.
Os participantes de Juazeiro e Petrolina devem ficar atentos ao relógio, pois as provas serão aplicadas de acordo com o horário de Brasília. Pernambuco e a Bahia mais uma vez não seguirão o horário de verão, que começou neste domingo 4...
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser mais exigente este ano, e os estudantes deverão estar atentos, sobretudo ao uso da língua portuguesa, segundo o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, que foi corretor da redação do Enem por três anos seguidos, de 2014 a 2016.
“O que aparece na correção do Enem é a gramática instrumental. O aluno tem que ser usuário do idioma. Não precisa ser especialista, não tem que saber nomenclatura, mas tem que saber usar”, diz...
Várias denúncias na tarde desta quinta-feira (23) contra o SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) que vão desde o desperdício de água ao extravasamento da rede de esgotamento sanitário em diversos bairros de Juazeiro. Jailson Barros disse que “Já tem quatro dias que a água limpa (potável) é desperdiçada aqui no Residencial Juazeiro II, do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Itaberaba e o Saae não faz nada”.
..
A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, através da Escola de Formação de Educadores – EFEJ está realizando a Oficina de Redação gratuita, com foco no Enem, ministrada pelo professor Adonilson de Souza, em Juazeiro. As aulas iniciaram na última terça-feira (05), no prédio da EFEJ, na Rua Agostinho Muniz, no Bairro São Geraldo. Estão participando da oficina 40 alunos, entre 15 e 50 anos. As aulas acontecerão todas as terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h.
“A Oficina de Redação se propõe a produzir textos com várias temáticas, classificá-los como produções narrativas ou dissertativas, trabalhar a clareza e a coesão. O objetivo é preparar os alunos para o ENEM, concursos e outros vestibulares, e eles consigam tirar boas notas e serem aprovados”, explicou o professor Adonilson. ..
Na última Sexta feira (04) os alunos da educação infantil e do ensino fundamental participaram da culminância do Projeto Caatinga, quando aconteceu o concurso de redação, com o tema: "No chão da Diversidade a Caatinga é a nossa Identidade". O projeto foi desenvolvido de forma multidisciplinar considerando a contextualização dos conteúdos escolares para a convivência harmoniosa com o semiárido, proposto pela Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.
As redações, dos três níveis de ensino, serão pré-selecionadas pelas escolas e encaminhadas à Secretaria da Educação, que selecionará o primeiro e segundo lugares. Os alunos vencedores serão premiados com o "Troféu Caatinga", no próximo dia 05 de junho, quando se comemora o dia do meio ambiente. No período que antecedeu a elaboração das redações, as escolas realizaram ciclos de palestras, danças, recitais, exposições de trabalhos, comidas e bebidas típicas...
Um rapaz de 27 anos, suspeito de plagiar a sinopse de um livro na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, confessou à Polícia Federal, em depoimento, que copiou na própria prova um texto que achou na internet através do celular. A informação é da Polícia Federal que, após anunciar o cumprimento de buscas e apreensão na casa do suspeito, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19), em Salvador, para dar mais detalhes do caso.
Na casa do suspeito, localizada no bairro Macaúbas, na capital baiana, além do celular, a polícia encontrou o rascunho da prova de redação, onde também constava o trecho do livro. O nome do rapaz não foi divulgado, mas a polícia detalhou que ele trabalha como vendedor e já é estudante de Engenharia Civil de uma faculdade particular de Salvador...
Participantes do Enem 2017 afirmam terem sido "pegos de surpresa" com o tema da redação da edição deste ano do exame. Os estudantes tiveram que escrever sobre os desafios da educação de surdos.
Em Petrolina, Maria José Silva foi uma das primeiras participantes do Enem. Ela disse que o tema foi difícil. "Não esperava esse tema. Não foi fácil. Tema difícil". ..
"Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, divulgado agora há pouco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta edição do exame é a primeira na qual a redação é aplicada no primeiro dia. Além da redação serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.
Ainda segundo o Inep, a redação deve ser dissertativa argumentativa, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. As provas começaram às 12h30 (13h30 nos locais em que vigora o horário de verão) e vão durar cinco horas. Estudantes com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a videoprova traduzida em libras, novidade desta edição, terão duas horas a mais de prova...
O ministro da Educação José Mendonça Filho reafirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será o "mais seguro da história". A prova está marcada para os dias 5 e 12 de novembro. "Nenhum programa é imune a tentativas de fraudes, ainda mais com quase 6,5 milhões de inscritos. É impossível ter uma blindagem absoluta. A ação do MEC vai na direção de um combate cada vez mais rigoroso e o Enem 2017 será o mais seguro da história ", disse o ministro.
Para a edição deste ano, o MEC informou que irá utilizar aparelhos que detectam a utilização de pontos eletrônicos. O ministro não informou quantos equipamentos do tipo estarão disponíveis nos locais de prova. "Não será de forma ampla e não podemos revelar, até mesmo por orientação da Polícia Federal, o número de equipamentos. O importante é que os candidatos saibam que, se utilizarem o ponto eletrônico para fraudar a prova, serão pegos"...
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu a decisão judicial que impede nota zero na redação do Exame Nacional do Ensindo Médio (Enem) para quem desrespeitar os direitos humanos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 2, pelo Ministério da Educação (MEC), que pretende recorrer.
Mesmo impedido de anular a prova, o MEC ressalta que uma das competências da redação prevê que o candidato deve apresentar uma solução, que não desrespeite os direitos humanos, para o problema apresentado. Portanto, mesmo que não tenha a nota zerada, o aluno será prejudicado. Cada item da redação vale 200 pontos, de um total de 1000...
ME APRESENTANDO...
Ao leitor em geral, vestibulandos e demais, antes que danadinhos duvidem que não é de Euzinho Gondim, aviso que o modo de escrever esse texto vai ser desenvolvido de forma protocolar ,burocrática e em conformidade com a norma-padrão que a REDAÇÃO do Enem requer, cobra e exige. O meu ímpeto como pretenso a simples- metido -escritor tem.o peculiarismo nato de sempre utilizar-se-me da inspiração, pouca ainda, neologismos, colóquios, gírias, citações, figuras de linguagens à beça, poemas, diálogos, humor negro e branco, palavreado de alto e baixo calão quando me invoco, erudição e pontos de vistas um tanto pessoais e ortodoxos . Mas, nesse específico texto, comprometi-me aos preceitos técnicos da língua portuguesa, sua indução programática e o respeito aos conceitos formais exigidos. O faço com a experiência de inúmeros vestibulares em que , pelo menos em sete, tive, sorte ou sei lá o quê, nota máxima: DEZ. Estas redações, inclusive, estão à disposição dos senhorios , caso se interessem em lê-las e analisá-las...
Faltando pouco mais de uma semana para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos precisam controlar a ansiedade, para não deixar o nervosismo atrapalhar seu desempenho. A professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Regina Pedroza diz que a concentração é muito importante para o bom desempenho na prova, mas o candidato deve tentar manter seu cotidiano nos últimos dias antes do Enem.
“Ele tem que continuar estudando, tem que estar concentrado e focado. Mas essa concentração não pode ser algo que vai consumir todas as energias do candidato. Ele tem que continuar com o seu cotidiano, tem que estudar, mas tem que dormir bem, se alimentar bem e se divertir também. Ficar focado não significa que ele deve abrir mão de tudo que faz normalmente”, diz...
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou a suspensão da regra prevista no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero. A prova de redação do Enem será aplicada a mais de 6 milhões de candidatos no dia 5 de novembro.
A decisão foi tomada em caráter de urgência a pedido da Associação Escola Sem Partido. No pedido feito ao TRF1, a entidade diz que a regra é uma “punição no expressar de opinião”. “Ninguém é obrigado a dizer o que não pensa para poder ter acesso às universidades”, argumentou a Associação Escola Sem Partido...
Alunos da Uneb-Universidade do Estado da Bahia, visitaram a redação do Blog Geraldo Jose, na manhã desta quarta-feira (25). Os estudantes, que cursam o primeiro semestre de jornalismo, fazem um trabalho para a disciplina Introdução ao Jornalismo, ministrada pelo professor Anaelson Leandro.
A visita fez parte das atividades dos alunos Jéssica Lima e Gabriel Filliph. Dentro do projeto, eles questionaram sobre o dia a dia dos jornalistas e perguntaram sobre a rotina das pautas e os detalhes a respeito das redes sociais. ..
Entre as regras a serem seguidas pelos candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na elaboração da prova de redação está o respeito aos direitos humanos. Quem defender ideias avaliadas como contrárias aos direitos humanos poderá receber nota zero na redação.
De acordo com a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), algumas ideias e ações serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos, como: defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de “justiça com as próprias mãos”, isto é, sem a intervenção de instituições sociais devidamente autorizadas...
São inúmeras as ocorrências de assaltos e depredações nos ônibus da frota do município de Petrolina, especialmente na avenida principal de acesso aos Residenciais Nova Petrolina e Brasil, bem como dentro desses residenciais também. Apenas segunda e terça-feira, quatro veículos foram apedrejados, um grande risco para os usuários e um prejuízo considerável para as empresas. As linhas "A-14 Cohab VI" e "A-13 Jardim Guararapes" são as que vêm sofrendo mais. Já foram contabilizados 07
assaltos nelas, desde o mês de junho. E o apedrejamento dos veículos vem acontecendo de um a dois por dia. Foram encaminhados Ofícios para a Secretária de Defesa Social - 5° BPM, a AMMPLA e todas as ocorrências estão sendo registradas na delegacia Civil, localizada no Ouro Preto...
A Marinha do Brasil tem a missão de preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria. Possui, dentre suas diversas atribuições, a Operação “Cisne Branco” que busca despertar nos jovens, seus pais e professores, o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval e Poder Marítimo. Nessa operação, os alunos participam de um concurso de redação e, em sendo selecionados, recebem prêmios e certificados.
No decorrer desses dez anos de existência, o CPM Juazeiro tem participado ativamente desta campanha, sendo condecorado em anos anteriores, sendo, novamente contemplado com o recebimento do certificado pela sua participação e contribuição na divulgação da mentalidade marítima...
Apenas 115 escolas de quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Dessas, a maior parte é particular e quatro são públicas. Os dados do Enem por Escola foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A nota é equivalente ao nível 5, o mais alto de proficiência calculada para os estudantes. Nessas escolas, mais da metade dos alunos está nesse nível, ou seja, eles obtiveram uma nota acima de 800 na prova - a nota da redação vai até mil pontos. Apenas uma das escolas têm 45,45% dos estudantes no nível 5, o Instituto Presbiteriano Gammon, em Guanhães (MG). A maior porcentagem, 94,12%, é do Instituto Educacional São José - Unidade Mocambinho, em Teresina...
A 3ª edição do Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação bate recorde superando as edições de anos anteriores com a soma 582 inscrições computadas. Ao todo são 40 cidades participantes, distribuídas entre 15 Territórios de Identidade. O Concurso é uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e tem como objetivo principal a sensibilização de estudantes para o universo da escrita criativa.
Voltado para estudantes do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, cada candidato teve a oportunidade de se inscrever com obras inéditas - poema e/ou uma redação – ficcional. Por ora, as inscrições estão sendo validadas quanto à documentação exigida em regulamento, para seguir até a próxima fase, que é a avaliação dos conteúdos. ..
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.