Participantes do Enem 2017 afirmam terem sido "pegos de surpresa" com o tema da redação da edição deste ano do exame. Os estudantes tiveram que escrever sobre os desafios da educação de surdos.
Em Petrolina, Maria José Silva foi uma das primeiras participantes do Enem. Ela disse que o tema foi difícil. "Não esperava esse tema. Não foi fácil. Tema difícil".
Em Juazeiro, o estudante Gabriel Batista, também avaliou o tema difícil, apesar de creditar as outras provas de "traquila". "Não esperávamos este tema e sim algo relacionado aos acontecimentos internacionais, principalmente a intolerância".
O tema da redação deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também surpreendeu professores que trabalharam na preparação dos alunos. Na prova os candidatos escreveram sobre os desafios para formação e ducacional de surdos no Brasil.
O professor de redação Márcio Calixto, disse que esse não era um tema esperado. "Apesar de muito ter se falado sobre inclusão, mas principalmente dos portadores de necessidades especiais de uma maneira ampla, não dos surdos de forma específica. Não é um tema tranquilo de ser escrito, o aluno vai teve que se dedicar para poder encontrar os argumentos", disse.
O tema da redação deste ano segue a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil. Violência contra a mulher, publicidade infantil, Lei Seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.