Foram encontrados 71 registros para a palavra: Combate ao Aedes aegypti

Secretaria de Saúde e PRF firmam parceria no combate ao Aedes aegypti em Petrolina

Nesta sexta-feira (18), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, firmou mais uma parceria para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação, que vai envolver a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PFR), foi firmada em reunião com o inspetor-chefe do órgão na região, Paulo Lima, e deve acontecer no início de abril.

A parceria visa capacitar os policiais e garantir a fiscalização dos espaços mantidos pela PRF, especialmente os locais de armazenamento dos veículos apreendidos pelo órgão. "Nosso objetivo é capacitar os nossos policiais para o combate ao mosquito Aedes e para identificação das doenças transmitidas por ele, além de buscar apoio técnico para evitar que os veículos apreendidos em operações possam se tornar um criadouro do Aedes", revela o inspetor-chefe, Paulo Lima...

Banco do Brasil realiza mobilização pelo combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira em todo o país

O Banco do Brasil mobiliza, nesta sexta-feira, sua rede de agências e dependências de todo o país, que passarão por vistorias durante o dia para erradicar focos do mosquito, com prioridade para os 223 municípios com índices mais críticos da epidemia. As vistorias passam a ser semanais, como parte de uma sensibilização sistemática sobre o tema. Além disso, o BB também realiza ação cultural em mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikyngunya nesta manhã nos CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, com a inclusão de informações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em todas as visitas realizadas nos Centros Culturais pelo Programa CCBB Educativo.  

Desde o dia 29 de janeiro, já foram 5.964 dependências do Banco do Brasil vistoriadas para buscar focos do mosquito. As inspeções ocorreram em ambientes internos e externos dos prédios, além de envolverem revisão de contratos de limpeza e jardinagem, de forma a garantir inclusão de cláusula sobre cuidados preventivos contra o mosquito.

Como parte da campanha, as telas dos Terminais de Autoatendimento do Banco também divulgam mensagens de conscientização durante todo o dia. As ações contra o mosquito em todo o país envolvem mutirões, inspeções em agências e aplicação de tecnologias sociais. Equipes de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, localizadas nas Gerências regionais de gestão de pessoas do Banco, também estão orientando e dando apoio a essas vistorias. O Banco capacita funcionários como multiplicadores e já conta com 168 comitês que trabalham nas suas comunidades, além de iniciativas de funcionários e aposentados voluntários do BB. As ações de vistoria também abrangeram instalações de 1,3 mil AABBs (Associações Atléticas Banco do Brasil) em todo o País.

Por parte da Fundação Banco do Brasil, o combate ao mosquito inclui ainda a alternativa de aplicação de tecnologias sociais – conjunto de técnicas e metodologias simples, de baixo custo, desenvolvidos em interações com comunidades. Uma das iniciativas é o Projeto Dengoso, que envolve tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, do Piauí. Consiste na utilização de peixes para o controle e redução de larvas do mosquito. A eficiência no controle das larvas dos insetos, nos locais povoados e com adaptação dos peixes, é de 100%...

Prefeitura de Jaguarari realiza mutirão de combate ao Aedes Aegypti no Distrito Pilar

A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão para eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, na quarta (02) e quinta-feira (03), no Distrito Pilar, intensificando as ações de enfrentamento ao transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

O objetivo é diminuir a quantidade de criadouros efetivos (com larvas) e potenciais do mosquito. A medida irá diminuir sensivelmente a população do mosquito de forma a diminuir a probabilidade de transmissão no Distrito Pilar. A ação foi realizada com a participação dos Agentes de Combate as Endemias, Agentes de Saúde, Setor de Limpeza Pública, Equipes de Saúde dos PSFs 1 e 2, CRAS, CDL, Rotary, EPC e alunos das escolas do Distrito Pilar.  ..

Caminhada de combate ao Aedes aegypti movimentou manhã de sábado em Petrolina

Uma caminhada educativa de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, movimentou as principais ruas do bairro Quilômetro 2, em Petrolina na manhã deste sábado (27). A iniciativa, coordenada pela Unidade do Sest Senat de Petrolina, começou logo cedo com um grupo de mais de 150 pessoas, entre funcionários e voluntários, visitando cada uma das famílias do bairro.

Em cada casa visitada e a cada pessoa abordada nas ruas, os integrantes da caminhada distribuíam panfletos, adesivos e davam orientações para vencer este mosquito que é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Segundo o diretor da Unidade do Sest Senat de Petrolina Marcílio Cavalcanti, a ordem é uma só: recolher todo tipo de lixo, inclusive aqueles utensílios que possam se transformar em criadouros do mosquito. “Combater o Aedes aegypti se tornou uma das prioridades da saúde pública no Brasil e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste (Fetracan), Newton Gibson deflagrou esta campanha através do Sest Senat em todo país”...

Prefeitura Jaguarari intensifica combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Jaguarari vem atuando de maneira firme no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A palavra de ordem é intensificar as ações e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Combate as Endemias, está realizando diversas ações de combate ao mosquito em todas as regiões do município.

O Governo Municipal iniciou um trabalho de conscientização junto à população, reunindo as comunidades para alertar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Para a eliminação dos focos do mosquito, a prefeitura utilizou recursos próprios na compra de bombas costais, que são muito efetivas para o bloqueio de focos do mosquito...

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUAZEIRO LANÇA CAMPANHA PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Sensível ao momento que vive o Brasil quanto ao surto de Dengue, Chicunguna e Zika Vírus, a Assembléia de Deus em Juazeiro na Bahia. Igreja presidida pelo Pastor Wolmar Alcântara lança uma campanha de 30 dias contra o Mosquito Aedes Aegypti. Neste sentido, a capelania da Assembléia de Deus em Juazeiro tem como objetivo alertar fieis, sobre os perigos da Dengue, Zica, Chikungunya, especialmente nesta época de chuvas e temperaturas elevadas que levam à explosão populacional do mosquito.

Segundo o idealizador do projeto “Brasil em alerta contra o mosquito Aedes Aegypti! Eu AD me importo e você?”, o pastor Capelão José Carlos Pinheiro declara: “Não cuidamos somente do lado espiritual. Também temos que cumprir o papel de agentes transformadores do local onde vivemos. A intenção é desafiar nossas Congregações, espalhadas em toda zona Urbana e Rural, do nosso município, mobilizando-as a, realizar ações de conscientização ao combate ao o Mosquito Aedes Aegypti"...

1,5 mil leituristas da Coelba ajudarão no combate ao Aedes aegypti

Cerca de 1,5 mil leituristas da Coelba reforçarão o combate à dengue na Bahia. A parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde (SESAB), foi anunciada ontem, 23/02, em Salvador e será iniciada em março. A estratégia da empresa é utilizar estes profissionais, que diariamente coletam consumo mensal de energia elétrica dos mais de 5,7 milhões de clientes, para identificar focos do mosquito e informar as autoridades sanitárias sobre potenciais criadouros. Para isso, os leituristas receberão treinamento da SESAB. 

Ao identificarem áreas de risco de reprodução do mosquito, como pneus, vasos, tonéis, garrafas e demais locais de acúmulo de água parada, os leituristas irão repassar informações aos órgãos competentes. As anotações e indicações dos locais sob risco serão feitas nos próprios equipamentos de coleta de leitura que já estão configurados para receber os dados. As informações resultarão em um relatório que será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde para que sejam tomadas as medidas necessárias. A intenção é dar mais agilidade ao mapeamento dos focos de reprodução e auxiliar na eliminação do mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chicungunha...

Casa Nova: Prefeitura realiza dia D de combate ao Aedes aegypti

Como parte das ações para o extermínio do Aedes aegypti, a prefeitura municipal de Casa Nova, através da secretaria de Saúde, realiza o 'Dia D' de combate ao mosquito. A ação acontecerá nesta sexta-feira, 26, na sede do município e no dia 28 no distrito de Santana do Sobrado. A data foi instituída para reforçar a importância da luta no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.Para o secretário de Saúde, Luiz Rezende, o dia "D" é mais uma oportunidade de conscientizar a população para cuidados contra o mosquito.
 
Além de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias, o Exército também acompanhará os agentes neste trabalho. Entre as atividades previstas para esta sexta-feira, está uma caminhada com início às 8h, pelas ruas do centro, com do pátio de eventos. Os profissionais da saúde farão distribuição de material educativo (panfletos, cartazes e adesivos) emateriais informativos, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chinkugunya. ..

Trabalhadores rurais baianos participam do combate ao Aedes aegypti

Estado com maior número de famílias que vivem da agricultura familiar - cerca de 700 mil -, a Bahia passa a contar também com o apoio dos pequenos produtores no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, às doenças dengue, zika e chikungunya. O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab), apresentou o plano de ação que envolve os trabalhadores rurais baianos, na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Formação da SDR, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. 

Além dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (SDR), Fábio Vilas-Boas (Sesab) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente), o evento teve a participação de diversas entidades que representam o homem do campo, entre elas, a Frente dos Trabalhadores Livres (FTL) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA). De acordo com o titular da SDR, além dos técnicos que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), a mobilização terá apoio das 33 entidades de assistência técnica selecionadas via edital do governo estadual. "Teremos, neste primeiro momento, o envolvimento direto de aproximadamente 700 pessoas. São agentes de informação, de desenvolvimento, que poderão, com muita tranquilidade, ofertar informações [e] orientar as famílias".

Material informativo

Jerônimo Rodrigues afirmou que as secretarias municipais de agricultura e desenvolvimento rural, bem como os sindicatos e cooperativas, serão parceiros importantes no combate ao mosquito. "A ideia é que o apelo do governador Rui Costa e da presidenta Dilma possa chegar a cada canto da Bahia". A partir desta quarta-feira (23), com apoio da Sesab, a SDR dará início à distribuição de material informativo às entidades parceiras. "Teremos, no dia 1° de março, uma videoconferência pelo sistema do IAT [Instituto Anísio Teixeira] para que possamos informar, orientar e capacitar os técnicos. No dia 12, faremos uma grande limpeza nas áreas da SDR, nos prédios, nos Setafs, nas máquinas que estão paradas, etc”.

Segundo ele, no dia 19 de março, será realizada uma ação para verificar as cisternas. “Queremos [observar] se os sistemas de captação de água, os reservatórios em geral, estão recebendo a devida manutenção, se estão sendo devidamente cobertos para evitar a proliferação do Aedes aegypti", explicou o secretário de Desenvolvimento Rural.

Movimentos sociais

Para o secretário Fábio Vilas-Boas, a mobilização junto à população que vive na zona rural "é importante porque estamos buscando capilaridade. Precisamos levar informação aos locais mais distantes, à zona rural, às famílias das periferias. Portanto é muito importante envolvermos os movimentos sociais na difusão deste conhecimento". O presidente da Fetag-BA, Claudio Bastos, disse que os 410 sindicatos filiados à federação representam trabalhadores da agricultura de todos os municípios baianos. "Acho de fundamental importância esta parceria da Sesab [e] SDR com todos os órgãos ligados à agricultura familiar, aos movimentos sociais da área rural como um todo”.

Ele disse que “é uma grande realização esta parceria. É um trabalho que envolve toda a sociedade. Nós, da Fetag, vamos mobilizar todos os sindicatos, associações e cooperativas num ato de orientação, para que possamos de fato fazer este combate [ao mosquito] e conscientizar o nosso povo também". A coordenadora de Educação da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Mirla Duarte, avalia como fundamental a mobilização do meio rural na prevenção da dengue, zika e chikungunya. "Os trabalhadores são sujeitos que vivenciam a realidade estabelecida no campo. Eles precisam participar destas discussões. A troca de conhecimento é importante e necessária”. ..

Ação conjunta reforça combate ao Aedes aegypti em áreas rurais da Bahia

As secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab) anunciam nesta terça-feira (23), às 14h, o plano de ação conjunta para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em áreas rurais da Bahia, principalmente onde existem os Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs).

O plano vai ser apresentado pelos titulares da SDR, Jerônimo Rodrigues, e da Sesab, Fábio Vilas-Boas, no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizado na Avenida Dorival Caymmi, 15.649, bairro de Itapuã, em Salvador. Participam ainda do evento representantes de cooperativas, associações e federações de agricultores familiares...

Secretaria de Saúde realiza ação de combate ao Aedes aegypti em escola no João de Deus

Cerca de 500 crianças, de 6 a 11 anos, participaram de uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira (19), na Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva, João de Deus. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde de Petrolina, dentro da Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes aegypti.

"As crianças são grandes multiplicadoras da informação. Então, de maneira lúdica, nós procuramos orientá-las sobre cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes e sobre os sintomas das doenças transmitidas por ele, para que, em casa, essas crianças possam repassar as informações aos seus pais", pontuou a secretária de Saúde, Lucia Giesta, sobre o objetivo da ação...

Rotary Clube reúne instituições para luta de combate ao Aedes aegypti

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya ganha corpo em várias cidades do país. Em Juazeiro, Norte da Bahia, os Clubes Rotary Juazeiro e Rotary Juazeiro São Francisco se uniram e convocaram 45 instituições para reforçar a luta contra o mosquito.

Durante a primeira reunião na última segunda (15) na sede do Rotary Juazeiro São Francisco, entidades como Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Exercito, Marinha, Igrejas, Prefeitura Municipal, Irpaa, Agrovale, Codevasf, Dires, Policia Civil, Sebrae, Secretarias de Saúde, Educação, SAAE, lideranças comunitárias entre outras apresentaram sugestões e se comprometeram  para a elaboração de um  plano de trabalho...

PETROLINA: Secretaria de Saúde aposta em espetáculo sobre o combate ao Aedes aegypti

Com o objetivo de ampliar as ações de conscientização para o combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Secretaria de Turismo, está articulando a construção de um espetáculo teatral com os Agentes Comunitários de Saúde.

Em reunião, com atores e o secretário de Turismo, Iuric Pires, a secretária de Saúde, Lucia Giesta, definiu as primeiras ações. "Inicialmente serão selecionados 10 agentes que queiram e tenha afinidade com a dramaturgia para participarem. O objetivo é levar a mensagem de que todos devem se unir para enfrentar a proliferação do mosquito. Estamos lançando mão de todas as estratégias possíveis para atingir a população como um todo", explicou Lucia...

Sistema de tratamento de água de chuva também contribui no combate ao Aedes aegypti

O armazenamento inadequado da água proporciona o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. No norte baiano, uma tecnologia testada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), voltada para captação e tratamento de água de chuva, também é uma importante aliada para o combate ao mosquito.

O sistema foi desenvolvido por técnicos da superintendência regional da Companhia em Juazeiro. Segundo o analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Joselito Menezes de Souza, a tecnologia foi projetada com acessórios e dispositivos que impedem a entrada e proliferação de mosquitos...

Petrolina promove grande ação de combate ao Aedes aegypti

Quem andou pelas ruas do São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Alto da Boa Vista no último sábado (13), percebeu uma movimentação diferente. Os bairros foram invadidos por centenas de pessoas no Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O mutirão, com ações educativas, identificação e tratamento de focos e criadouros do mosquito, contou com a participação da secretária de saúde, Lucia Giesta, do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Aloísio Guapindaia, do comandante do 72° Batalhão de Infantaria Motorizada (72 BIMtz), tenente-coronel Welton Gomes Maia Junior, militares do Exército, Agentes de Combate às Endemias, servidores municipais e estaduais...

Rui participa de mobilização pelo combate ao aedes aegypti em Porto Seguro

Alegria da música de uma charanga atraiu os quatro mil moradores de Vila Valdete, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, para participar da ação de mobilização nacional, neste sábado (13), de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

A presença de autoridades como o governador Rui Costa, o capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos do município, Marco Aurélio Gatzenmeier, que representou as Forças Armadas, do secretário Nacional da Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e da prefeita Cláudia Oliveira, demonstrou a importância da iniciativa. Na ocasião, a prefeitura e a Veracel assinaram convênio para a construção de um Centro de Controle de Zoonose, com investimento da iniciativa privada. Rui disse que a mobilização está ocorrendo no País inteiro, liderada pela presidente Dilma. "É uma mobilização da cidadania para a saúde. O povo brasileiro está demonstrando que o mosquito não vai vencer o povo brasileiro. Todos precisamos nos proteger dessa doença e não deixar o mosquito nascer"...

Interior se engaja nas ações de combate ao aedes aegypti

Mais de 150 mil casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya foram notificados no estado da Bahia em 2015, com 41 municípios registrando epidemias das três doenças simultaneamente. Para tentar mudar esta realidade, foi realizado neste sábado (13) um esforço de sensibilização e mobilização da população para combater o mosquito aedes aegypti, com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e representantes dos governos federal, estadual e municipal em pelo menos 31 municípios baianos. 

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi um sucesso o saldo da operação, que contou com aproximadamente seis mil militares em operações na capital e interior, além do reforço de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, diversos profissionais de saúde, além de gestores estaduais e municipais. 

"Precisamos engajar a população nesta luta, que é de todos, sobretudo, quando cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, o que significa que cada um deve fazer a sua parte", afirmou o secretário. Além da capital, destaque para a mobilização que aconteceu em Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Feira de Santana, Ilhéus (sul), Alagoinhas (nordeste), Juazeiro (norte), Camaçari (RMS) e Barreiras (oeste), entre outros municípios. 

Em Feira de Santana e Ilhéus

Em Feira de Santana, a primeira visita foi na residência da pedagoga Mary Correia, na rua Manoel da Costa Ferreira, 630. Cada canto da casa foi observado pela equipe, que orientou os moradores sobre as precauções. "Nós achamos que já temos todas as informações, que sabemos tudo sobre o mosquito, mas, quando conversamos com profissionais de saúde, percebemos que sempre há o que aprender. Com essa visita, me sinto preparada para o combate e, principalmente, entusiasmada para orientar minha comunidade e participar como voluntária nesta guerra".

A receptividade da população foi destacada pelo comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, Tenente Coronel Cláudio. Segundo ele, sempre que os militares batem na porta de uma residência, são “bem recebidos pelos moradores. Notamos uma consciência e uma vontade grande da população em vencer a guerra contra o mosquito". 

Em Ilhéus, além dos militares, cerca de 150 equipes de agentes de endemias e de saúde, além de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e profissionais do Corpo de Bombeiros, visitaram os bairros de Malhado e Teotônio Vilela, os mais populosos do município, onde se concentra a maioria dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Foram feitas visitas domiciliares para combate ao foco do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção.

As atividades de conscientização também foram realizadas em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, a Central de Abastecimento do Malhado e as imediações do Aeroporto Jorge Amado. De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Sul, Marize Eduane Pinheiro, as ações conjuntas vão continuar na próxima semana, com a identificação e tratamento de focos, buscando a redução de notificações na região.

Jequié e Alagoinhas 

Em Jequié, "além de 28 equipes realizarem ações educativas, um mutirão de limpeza está ocorrendo em diversos bairros", ressaltou o superintendente da Assistência Farmacêutica da Sesab, Gilmar Vasconcelos. Em Alagoinhas e Juazeiro, os servidores dos Hospitais Dantas Bião e Regional de Juazeiro, respectivamente, se uniram ao mutirão de mobilização, onde além de orientar, conseguiram sensibilizar pessoas como Maria de Fátima Silva, que é dona de casa e mora no Centro de Alagoinhas.

“Em minha casa, eu e meus dois filhos já tivemos dengue, e sempre tive cuidado em deixar minha casa limpa. Infelizmente, alguns no bairro não tem essa preocupação. Estou fazendo minha parte e espero que com essa ação, outras pessoas se comprometam em manter seus quintais limpos, precisamos nos manter unidos nessa causa”, disse Maria de Fátima.

Juazeiro e Barreiras

No município de Juazeiro, o diretor do hospital regional, Lucas Chaves, destacou que a informação aliada à conscientização é essencial ao combate ao mosquito. “A melhor forma de evitarmos a dengue é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, e este é um compromisso de todos. Essa missão se sustenta na atuação firme de todos, na conscientização popular, no papel disseminador da mídia ao informar e educar e na atuação de empresas, cada vez mais cientes do crescente papel da responsabilidade social”.

Em Barreiras, distante 870 quilômetros de Salvador, o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, falou sobre a importância da mobilização, enfatizando ser fundamental que todo cidadão tire, pelo menos, 15 minutos do seu dia para procurar possíveis focos em suas residências. “Já temos muitos exemplos de locais que, por meio da população, reduziram seus índices de infestações. Tenho certeza que com o engajamento de todos, teremos plenas condições de vencer esta batalha. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos um efeito imediato na cidade e, com isso, Barreiras estará no topo das cidades que eliminaram o Aedes”.

Também presente à ação, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Oeste, Maria Raquel Aurora, explicou que o objetivo desse trabalho é mobilizar toda a cidade no controle ao mosquito. “Convocamos a população de Barreiras para que consigamos alcançar, pelo menos, 98% dos domicílios vistoriados e livre de focos". ..

Codevasf participa do Dia Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti no Piauí

 
O governo federal promoveu neste sábado (13), o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia foi mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participou do mutirão no Piauí, na cidade de Parnaíba, litoral do estado.
 
Cerca de 220 mil militares das Forças Armadas visitaram cerca de três milhões de residências em 356 municípios. O grupo esteve nas ruas de todo o País para intensificar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito.
 
Para diminuir a proliferação do Aedes aegypti, a melhor maneira é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito. Mantenha as caixas d'água, cisternas e outros depósitos de água bem tampados; Troque a água de plantas por terra ou areia; Guarde garrafas sempre com a boca para baixo; Faça sua parte.
..

Estado e Forças Armadas se unem no combate ao aedes aegypti

Seis mil e seiscentos militares das Forças Armadas e agentes de saúde pública realizam até às 18h deste sábado (13), uma série de ações de combate ao aedes aegypti na Bahia, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. As atividades integradas fazem parte da segunda etapa da Operação Força Amiga, que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. Ao todo, mais de 220 mil militares estarão mobilizados para o enfrentamento do inseto.

Esta fase da operação é focada na conscientização a respeito dos riscos da proliferação do mosquito e dos efeitos negativos das doenças provocadas pelo inseto. Os voluntários vão visitar residências e estabelecimentos comerciais e orientar a população por meio do diálogo e da entrega de material gráfico...

Aleluia: "Dilma lança campanha de combate a mosquito mas não entrega larvicida a prefeituras"

"A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública", afirma o deputado federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais.

Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika.  Depois de insistentes cobranças, o larvicida que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima...