A 21ª Parada do Orgulho LGBT+ encerrou, neste domingo (8), a Semana da Diversidade na Bahia, arrastando uma multidão, puxada por 14 trios elétricos no circuito Barra/Ondina, em Salvador. Com o tema "Orgulho Jovem", a manifestação pelos direitos do segmento foi promovida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com o apoio do Governo do Estado, por meio de diversas secretarias. Antes do desfile, no Farol da Barra, houve apresentações de transformistas e atrações musicais, como Ju Moraes e Samba Trevo de Mulher.
"Este ano trabalhamos para atrair um número maior de turistas, oferecendo um circuito com mais comodidade. O evento movimenta toda uma cadeia produtiva, que vai dos fornecedores de material publicitário aos setores de transporte, bares e restaurantes, gerando trabalho e receita", declarou o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da festa com equipes do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) espalhadas no circuito, para orientações sobre o Roteiro LGBTQIAPN+, desenvolvido por meio de parceria entre a pasta, o GGB e a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Ele contempla atrativos das zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros, com fatos históricos, personagens da comunidade e serviços disponíveis. O órgão também aplicou a pesquisa que identifica o perfil do visitante, levantando informações sobre origem, meios de transporte e hospedagem, gasto e tempo de permanência, além da avaliação das atividades no destino.
"Salvador ficou mais especial ainda, porque, além dos seus atrativos e espaços para o público LGBT+, tem uma festa como essa. O circuito da parada é maravilhoso para o turismo", destacou o jornalista Welton Trindade, de São Paulo.
"Um evento grande como esse serve para mostrar o quanto é importante respeitar o direito do outro. Nosso grupo foi muito bem acolhido pelo pessoal da Bahia, que tem um calor diferente. Essa pesquisa é muito importante", completou o psicólogo Bruno Ferreira, de Goiás.
O presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, participou do desfile e ressaltou o crescimento da manifestação baiana. "A cada ano, a parada na Bahia vem mais forte e firme no propósito de lutar pelos nossos direitos e também impulsionar o turismo, um dos grandes empregadores da comunidade".
Durante a Semana da Diversidade, a Setur-BA também capacitou trabalhadores do trade turístico da capital, para qualificar o atendimento inclusivo. "O Governo do Estado atua na divulgação da Bahia entre os destinos gay friendly mais procurados do país, em feiras nacionais e internacionais, e reforçou os cursos de capacitação, sempre apoiando a semana dedicada ao segmento", explicou a coordenadora de Regionalização e Promoção do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
..