Um incêndio atingiu a Reserva Indígena Tupinambá de Abrantes, no bairro Vila de Abrantes, em Camaçari, neste sábado (12). Segundo a Cacica Renata Silva, o incêndio é criminoso, mas a informação não foi confirmada pela Polícia Civil, pois a área ainda precisa passar por perícia.
Um vídeo feito pela cacica mostra uma equipe do Corpo de Bombeiros tentando debelar as chamas. A reserva tem 80 hectares e uma vegetação de restinga, que segundo ela, contribui para que o fogo se espalhe mais rápido.
"60% da aldeia foi queimada, muitos animais morreram", lamentou.
O incêndio começou por volta da 13h30 e mais de cinco horas depois, às 19h, não havia sido totalmente debelado. A liderança prestou queixa na 26º Delegacia de Camaçari e acionou o Corpo de Bombeiros. O g1 tenta contato com o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a cacica Renata Silva, nenhum indígena ficou ferido. Entre os animais mortos estão cobras, lagartos, gaviões e coruja buraqueira.
Ainda segundo a liderança, o incêndio traz uma grande perda para a educação, pois área é utilizada por estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) para o desenvolvimento de pesquisas.
Além disso, a cacica afirmou que a reserva fica próxima de condomínios de casas e que o Corpo de Bombeiros tenta debelar as chamas para que as residências não sejam atingidas.
Ainda não há informações sobre o que causou o fogo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.