Foram encontrados 611 registros para a palavra: doença

Primeira-dama Michelle faz primeira visita oficial e fica emocionada ao abraçar um portador de doença rara na Paraíba

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, fez uma visita à cidade de Campina Grande-PB na terça-feira (02) e foi recebida pelo prefeito da cidade Romero Rodrigues. Na ocasião ela conheceu Leryston Matheus, 21 anos, portador de uma doença rara, a Epidermólise bolhosa.

O jovem cantou uma música do cantor Mano Walter, “Juramento do Dedinho” e deixou a esposa do Presidente Jair Bolsonaro bastante emocionada. Além de Michele, o prefeito Romero também recebeu o ministro Osmar Terra para uma visita a uma família auxiliada pelo programa social “Criança Feliz”, no qual crianças carentes recebem visitas domiciliares de especialistas para assistência social nos primeiros mil dias de vida...

Ilhéus: Família de bebê com doença rara faz campanha para achar doador de medula

Uma campanha procura doador de medula óssea para uma bebê de apenas dois meses que mora em Ilhéus, no litoral sul baiano. A iniciativa foi criada por familiares da criança. Segundo a TV Santa Cruz, os esforços são para cuidar da saúde da pequena Cecília Kruschewsky Bastos da Fonseca, que nasceu com uma doença imunológica rara. Até o momento, a criança não teve contato com toda a família devido à baixa imunidade provocada pela doença.

A bebê tem uma descamação na pele diferente de outras crianças. A menina teve de ficar internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal por uma semana. Depois de receber alta e precisar voltar para o hospital, a bebê foi transferida para tentar o tratamento em Curitiba, no Paraná...

Prefeitura de Petrolina alerta sobre imunização contra a doença Sarampo

O Brasil perderá o certificado de erradicação do sarampo após a confirmação de mais um caso endêmico, ou seja, dentro do território brasileiro em 23 de fevereiro no Pará. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (19). Por isso, a prefeitura de Petrolina destaca a importância da imunização de crianças e adultos no sentido de atualizar sua situação vacinal e ficarem protegidos. A falta de vacinação, principalmente em crianças, é um fator determinante para a reintrodução do vírus do sarampo no Brasil.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde a todos os municípios por meio das Regionais de Saúde. Em Petrolina, a vacina é dispensada pela VIII Geres e está disponível em todas as unidades de saúde do município. A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, além do reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)...

Sobradinho: Secretaria de Saúde realiza ações do programa de combate à doença de chagas

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, através do Núcleo de Endemias, realizou diversas ações de combate à doença de Chagas nas comunidades da zona rural do município, quando a equipe visitou 53 residências, nas comunidades de Escondida, Esplanada, Barra, Poço do Juá, Poço da Gameleira, Caldeirão, Rolinha, São João, Berro do Bode, Bom Sucesso, Traíras, Salgadinha, Lucena e Campo Alegre. Em algumas casas foram detectados sinais da presença do barbeiro, que pelas fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi, pode causar a doença. A equipe da Secretaria de Saúde realizou serviços de dedetização e compartilhou informações sobre medidas de prevenção.

"É muito importante que, principalmente as pessoas do interior do nosso município, estejam atentas para evitar que o barbeiro seja detectado em suas casas e afaste as possibilidades de maiores danos a saúde humana. Nossa equipe visitou 53 residências, e além de realizarmos a captura e borrifação, foi feito um trabalho educativo, informando as pessoas da importância de se prevenir contra a doença de Chagas", afirmou o Coordenador de Endemias, Sóstenes Pereira Nascimento...

Com aumento de casos de sífilis em Pernambuco, Prefeitura de Petrolina alerta para prevenção da doença

A sífilis, infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria, tem preocupado os órgãos de saúde. É que os casos da doença tem aumentado bastante nos últimos anos, inclusive, em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre 2015 e 2017, o aumento chegou a 150%. Em Petrolina, somente em 2018, foram registrados 377 novos casos da doença, um número que preocupa, já que há uma forma eficaz de prevenção: o uso de preservativo nas relações sexuais.

Diante da importância da prevenção, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), promove, frequentemente, ações educativas de orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Tanto no CTA, quanto nas unidades de saúde, há preservativos disponíveis para a população, além da realização de testes rápidos para detecção de sífilis, HIV, hepatites B e C. O resultado sai em 30 minutos e é sigiloso. Caso seja positivo, o paciente é encaminhado ao SAE para início do tratamento gratuito. No caso da sífilis, é feito à base de penicilina...

Brasil celebra primeiro Dia Nacional das Doenças Raras em meio a desafios

Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, o Brasil celebrou seu primeiro Dia Nacional de Doenças Raras. Aprovada no ano passado, a lei¹ que oficializa a efeméride representa mais um avanço no apoio aos pacientes que enfrentam essas enfermidades, um movimento que ganhou força a partir de 2014, com a criação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Mundialmente, a data é reconhecida desde 2008, quando a Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis trouxe à tona a importância da conscientização sobre o tema.

Se isoladamente as doenças raras afetam poucas pessoas, em conjunto representam um importante problema de saúde, acometendo mais de 350 milhões de indivíduos² em todo o mundo. Trata-se de uma categoria que engloba aproximadamente 8 mil enfermidades², a maioria delas de difícil diagnóstico e com poucas opções de tratamento, o que provoca um forte impacto para os sistemas de saúde e grande sofrimento para os pacientes e suas famílias.

No Brasil, estima-se que existam 13 milhões³ de pessoas com doenças raras, número superior à população da cidade de São Paulo. Como forma de ampliar a assistência a esses pacientes, desde 2014 foram publicados mais de 30 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para doenças raras, com foco nas enfermidades consideradas prioritárias para o Brasil, como é o caso da polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), ou paramiloidose, mais comum em descendentes de portugueses...

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCAMINHA SOLUÇÃO PARA JOVEM JUAZEIRENSE ENFRENTANDO DOENÇA RENAL GRAVE

O Blog GJ recebeu na tarde desta sexta-feira (22) e-mail do Pastor Teobaldo Pedro relatando a situação do jovem Wesley Ricardo, juazeirense do bairro Lomanto Júnior, que enfrenta há 8 anos uma grave doença nos rins que agora se agravou perigosamente.

O Pastor relatou: “Ele estava com cirurgia certa no Hospital Regional, quando a Prefeitura de Juazeiro findou o convênio, alegando falta de recursos. Após peregrinar por unidades hospitalares da região, em vão, foi levado ao Hospital Irmã Dulce em Salvador onde teve que fazer novos exames. De posse dos mesmos a cirurgia não foi marcada para 3 a 6 meses. Já se passaram 7 sem que ele tenha sido chamado e a situação agravou demais. Rogamos aos nossos deputados, Prefeito, Secretários, Vereadores e demais autoridades que POR FAVOR, ajudem Wesley. Sua vida está sob risco!..

Programação do Janeiro Branco atualiza policiais militares sobre atendimento a pessoas com doença mental

Na terça-feira (22), a Secretaria Municipal da Saúde através da Gerência de Educação Permanente e Humanização, iniciou a formação de suporte e atendimento a pessoas com doença mental. O primeiro grupo a participar da atualização foi a Polícia Militar da Bahia. O cronograma de atividades faz parte do calendário de ações sobre o janeiro branco, mês de cuidados e atenção com a saúde mental. 

O encontro com a PM-BA teve um discurso inicial sobre humanização e ações de como reconhecer, trabalhar e agir em casos de contato ou conhecimento sobre pessoas com transtornos mentais. Também foram repassados para a equipe de segurança pública os serviços de saúde municipal que estão aptos a estarem recebendo estas pessoas para acompanhamento e o tratamento devido...

Chegada do verão faz Estado ampliar esforços para combater o avanço de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya

A chegada do verão faz a Bahia aumentar os esforços para conter o avanço das arboviroses típicas da estação. Além de promover o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya, o Estado também centra foco no diagnóstico rápido dos pacientes – medida que permite, além do tratamento eficiente e adequado, o monitoramento constante dos casos em cada região.

Nesta terça-feira (22), foi realizado, no auditório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), uma capacitação sobre o uso dos kits de diagnóstico rápido de Dengue, Zika e Chikungunya, produzidos pela Bahiafarma e distribuídos por todo o País pelo Ministério da Saúde. ..

Verão exige cuidados para evitar doenças causadas por mosquito

A chegada do verão é caracterizada pelo aumento da umidade, devido à maior ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas. Essas características são propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, o tempo de formação do mosquito diminui no verão, caindo quase pela metade – o que facilita o aumento dos casos.

Recentemente, o Ministério da Saúde fez a entrega de mil caminhonetes a diferentes regiões do País, como força efetiva no combate ao mosquito, no atual cenário de risco dos municípios...

Com doença rara, baiano lança campanha para arrecadar R$ 140 mil para tratar enfermidade

O baiano Jorge Cleber dos Santos, 45 anos, lançou uma campanha na internet para arrecadar R$ 140 mil. Em 2015, ele foi diagnosticado com uma doença rara, sem cura, chamada Siringomielia, que consiste em uma cavidade dentro da medula espinhal e afeta todo o sistema nervoso. Por conta disso, ele tem muitas dores todos dias. 

A doença está em progressão e ele necessita, com urgência, de uma cirurgia que só é feita em Barcelona (Espanha). Os objetivos da intervenção são estacionar a doença e proporcionar uma vida melhor e sem dor. Atualmente, ele vive a à base de remédios controlados e de uso contínuo, como Gabapentina 300mg, Mytedom 10mg e Baclofeno...

Juazeiro: GCP Vida promove pedal solidário em prol de garoto com doença visual

O Grupo de Ciclistas Pedalando pela Vida promove no próximo dia 4 de novembro Pedal Solidário em prol do garoto Júlio Cesar, de 13 anos, morador do Serrote do Urubu, que sofre de Ceratocone e já está enfrentando sérias dificuldades por conta da doença. A Ceratoconeé uma doença progressiva do olho na qual mudanças estruturais na córnea alteram sua biomecânica - resistência e elasticidade tornando-a mais fina modificando sua curvatura normal para um formato mais cônico.  

Por conta da doença que já comprometeu todo o olho direito e já está afetando o esquerdo, Julio Cesar não mais está indo a escola e deixando de fazer outras atividades como assistir televisão. A mãe do garoto, Ana Lucia Soares Rodrigues, não tem condições de arcar com o tratamento e a cirurgia que custa R$ 7.000,00 ( sete mil ) e está contando com a ajuda do GCP que doou uma bicicleta para ser rifada e está organizando o Pedal Solidário. As inscrições para o Pedal custam R$ 10,00 e podem ser feitas na Oficina do Irmão Pedalando com Você no Bairro Alto do Alencar e Bicicletaria Mbike Cicle, na Travessa da Rua 03- nº 20 - Bairro Tabuleiro. Todo dinheiro arrecadado com as inscrições e mais o da bicicleta que será sorteada no dia do evento será revertido para o tratamento do adolescente...

Mulheres que sofreram assédio ou abuso sexual têm mais chances de desenvolver doenças

De acordo com a publicação científica Jama Internal Medicine, publicada no início de outubro nos Estados Unidos, mulheres que sofreram agressão sexual ou abuso têm três vezes mais probabilidade de desenvolver depressão e duas vezes mais chances de apresentar ansiedade do que mulheres sem histórico de trauma sexual. Aquelas que sofreram ataques sexuais ou assédio ficaram duas vezes mais propensas a ter insônia.

O estudo incluiu 304 mulheres não fumantes com idade entre 40 e 60 anos. O levantamento apontou que 19% das mulheres relataram já ter sofrido assédio sexual, 22% afirmaram ter passado por agressão sexual em algum momento da vida e 10% disseram que passaram por ambas as situações...

Leitora relata ausência de médico para diagnosticar doença grave no Hospital Regional de Juazeiro. Direção da unidade hospitalar se manifesta

A leitora do blog, Liliane Barbosa, enviou e-mail à nossa redação na tentativa de ajuda uma tia que está com um grave problema de saúde no Hospital Regional de Juazeiro. Veja na íntegra abaixo:

"Venho por meio desta fazer uma reclamação devido ao atendimento prestado até o momento para a paciente Eurídes Barbosa da Silva (minha tia) que se encontra internada no Hospital Regional de Juazeiro- BA. A mesma deu entrada no dia 01/09/2018 com suspeitas de câncer, diagnostico que ainda não foi confirmado devido à ausência dos médicos de plantão...

Evento especializado sobre doenças de Cabeça e Pescoço acontece hoje em Juazeiro

O III Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SICAPE, realizado pelo terceiro ano consecutivo, acontece hoje na cidade do norte baiano, Juazeiro. O evento será realizado a partir da 19 horas, na Faculdade Estácio de Medicina, localizada no Delta Park e deve reunir especialistas que irão abordar a necessidade dos cuidados e prevenção em relação às doenças de cabeça e pescoço, entre elas o câncer.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer, as doenças de Cabeça e Pescoço aparecem com frequência entre os homens, atrás somente do câncer de próstata e nas mulheres, representa o quinto mais comum. Diante desse cenário, o organizador do evento, o médico cirurgião de cabeça e pescoço Aglailton Menezes destaca a importância de repercutir o tema e levantar o debate sobre a prevenção e diagnóstico precoce...

Sicape: Evento sobre doenças de cabeça e pescoço entra na terceira edição 

O III Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Vale do São Francisco (Sicape) já tem data marcada. O evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo vai acontecer no próximo dia 24 de agosto na universidade Estácio de Sá em Juazeiro. 

Este ano, o tema abordado será “Glândula tireoide da Ultrassonografia à Cirurgia. Com realização do Grupo de Estudos de Nódulos de Tireoide (GENTE) o Sicape vai abordar a glândula tireoide, desde a explicação da sua função no organismo até o tratamento dos nódulos tireoideanos, segundo explica o médico e coordenador do evento, Aglailton Menezes. 

“Este ano contamos o apoio da faculdade de medicina Estácio de Sá nos cedendo a estrutura para o evento e nos apoiando na organização. Assim teremos os maiores especialistas das região, na glândula tireoide, com os endocrinologistas e cirurgião de cabeça e pescoço do hospital universitário. Além dos maiores especialistas do país como os médicos Rosalinda Camargo, da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Tomimori, do Instituto da Tireoide em São Paulo, Carlos Lehn do hospital dos servidores estaduais de São Paulo. Portanto será o maior evento médico já realizado no Vale do São Francisco”, afirma. 
 ..

Doenças do passado voltam a assustar o Brasil

De nove vacinas prioritárias do calendário infantil, nenhuma atingiu a meta de 95% de imunização no ano passado. A maior parte delas ficou, em média, na casa dos 70%. O dado explica um fenômeno que tem preocupado autoridades de saúde: a volta de doenças consideradas controladas. Febre amarela, sarampo, difteria, tétano, coqueluche e o risco da poliomielite mostram como o desleixo com a vacinação trouxe para o Brasil enfermidades do passado, sinônimo de atraso.

No início do século 20, as doenças imunopreveníveis, como poliomielite e varíola, eram endêmicas no país. Elas causavam elevado número de casos e mortes. As ações de imunização e, especialmente, os 44 anos de existência do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, foram responsáveis por mudar o perfil epidemiológico das doenças imunopreveníveis. Essa é considerada uma importante conquista da sociedade brasileira...

Gonzaga Patriota pede aprovação de Projeto que garante tratamento no SUS para crianças com doenças metabólicas

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, na terça-feira (10), Gonzaga Patriota (PSB) solicitou a aprovação do Projeto de Lei 7374/14, que garante o atendimento e o tratamento na rede pública de crianças e adolescentes portadores de doenças do Erro Inato do Metabolismo (EIM), também conhecidas como doenças metabólicas hereditárias.

Autor do projeto, o deputado Gonzaga Patriota afirma que o principal objetivo é garantir o diagnóstico e o tratamento precoce. A proposta define que caberá ao Estado, sob pena de sanção legal, a implementação de atendimento médico especializado e o fornecimento imediato de fórmulas homeopáticas e medicamentos para suprir a necessidade do portador de EIM, assim como assistência social e financeira para os familiares. O socialista quer ampliação do "teste do pezinho" para diagnóstico de pelo menos 56 doenças...

Doenças erradicadas voltam a assustar; divulgação de fake news é uma ameaça a falta de conhecimento

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Isabella Ballalai, defende uma taxa de imunização de 95% do público-alvo. Em entrevista à Agência Brasil, disse que doenças como sarampo, pólio, difteria e tétano, tem que ser consideradas e são vacinas básicas, mas que, muitas vezes, as pessoas acabam negligenciando. "

"Não vacinam, atrasam, dizem depois eu vou. Juntamos isso com a não valorização dessas doenças, consideradas extintas e que, portanto, não se vê por aí. Juntamos também o dia a dia mesmo. Os postos de saúde no Brasil, em sua maioria, abrem de segunda a sexta e fecham para almoço. As famílias estão trabalhando. Isso tudo impacta na adesão", apontou Isabella...

Juazeiro duplica capacidade de atendimento em doenças renais

O município de Juazeiro, no norte baiano, foi contemplado com um equipamento médico que vai duplicar a capacidade de atendimento aos pacientes portadores de patologias renais. As novas instalações da Clinefro – Clínica de Nefrologia de Juazeiro, foram entregues à população na noite desta quinta-feira (14), em meio a uma concorrida solenidade na rua do Paraíso (bairro Santo Antônio).

Empreendimento do grupo CSB, o maior do segmento na Bahia e um dos que mais crescem no Brasil, a nova Clinefro vai oferecer atendimento ambulatorial e tratamento dialítico nas áreas de Hemodiálise, CAPD – Dialise Peritoneal Ambulatorial Continua e DPA – Dialise Peritoneal Automática, além de encaminhamento para centrais de transplante renal da Bahia e de Pernambuco...