Foram encontrados 582 registros para a palavra: MORTES

LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS REALIZAM PROTESTO E PEDEM MELHORIAS NO ATENDIMENTO HOSPITALAR DE PETROLINA E JUAZEIRO

A manhã dessta quinta-feira (10) em Petrolina foi marcada pelo protesto de mães, lideranças comunitárias, Central Única de Bairros e movimentos sociais que exigem melhorias no atendimento do Hospital Dom Malan/Imip. Uma das lideranças do movimento, Luciana Santos, acusou que  "a situação de superlotação vivida pela unidade materno-infantil está falida e o Estado da Bahia precisa contribuir também com o atendimento". ..

Mortes violentas fecham quadrimestre com redução de 14,2% na Bahia

As mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa) fecharam o primeiro quadrimestre de 2018 com redução de 14,2%, na Bahia. Os dados foram debatidos, na tarde desta quarta-feira (2), durante a reunião de avaliação promovida semanalmente pela Secretaria da Segurança Pública com as cúpulas das polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.

Nos quatro primeiros meses deste ano foram contabilizados 1.993 casos, contra 2.322, no mesmo período de 2017. Em números absolutos são 329 pessoas a menos mortas em todo o estado. "O que explica esses bons números é a palavra trabalho. Todos os integrantes das forças de segurança se empenham diariamente para alcançarem as suas respectivas metas", destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.


O panorama em Salvador, Região Metropolitana e interior é também de decréscimo. Na capital o índice foi menor em 17,1%, com 392 registros em 2018, enquanto no ano anterior computados 473. Já na RMS a redução foi de 29,6%, tendo este ano contabilizadas 219 ocorrências, contra 311 em 2017. Nos municípios do interior a queda ficou em 10,1%, com 1.382 casos em 2018, contra 1.538, no ano anterior.

"Continuamos com 70% das mortes ligadas diretamente ao tráfico de drogas, sejam pelos casos de dívidas de usuários ou disputas entre quadrilhas. Na semana passada apresentamos o belo trabalho que resultou nas prisões de traficantes baianos em São Paulo e Sergipe. Continuaremos fechando cada vez mais o cerco", avisou Barbosa...

Vereadores de Petrolina solicitam instalação de CPI para investigar mortes ocorridas no Hospital Dom Malan

O vereador Ronaldo Cancão (PTB) encaminhou requerimento ao presidente da casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira (PSB), solicitando a instalação de uma Comissão Especial Parlamentar de Inquérito para apurar o atendimento na unidade hospitalar. O vereador acusou que o o Hospital Dom Malan "virou caso de polícia, hospital de canibal e por isto é urgente uma investigação das mortes, das vidas ceifadas por negligência médica do IMIP/Dom Malan".

O  requerimento também foi assinado pelos vereadores Paulo Valgueiro, Gabriel Menezes, Ronaldo Silva e Rodrigo Araújo. A mãe da adolescente, 15 anos,  acusou o hospital de negligência médica no atendimento da filha. Segundo ela, a filha ficou durante três dias sentada em uma cadeira a espera de atendimento...

Detran lança campanha Maio Amarelo para redução de mortes no trânsito

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes são resultados de falhas humanas. Para conscientizar pedestres e condutores, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) aderiu, por mais um ano, ao movimento global Maio Amarelo, lançado em Salvador, na manhã desta quarta-feira (2). O lançamento  da campanha, que chega à sua 5ª edição, com o tema 'Nós Somos o Trânsito', teve a presença de instrutores de trânsito, autoridades, gestores do poder público e representantes da sociedade civil.

"É um esforço internacional promovido pela sociedade civil, pelo poder público, que alerta para os graves índices e números absolutos de acidentados do trânsito", afirmou o diretor geral do Detran-BA, Lúcio Gomes. Ele explicou que durante o mês de maio, o órgão chama a atenção da população para dizer à sociedade, realizando essas atividades, que existe um grande número de acidentados. ..

Guerra entre PCC e CV aumenta mortes violentas em Boa Vista

Sequestro, cárcere, tortura. O modus operandi de muitos assassinatos cometidos em bairros pobres da periferia de Boa Vista, em Roraima, chamam a atenção da Polícia Civil há pelo menos oito meses. Conforme levantamento da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) de Boa Vista, nos primeiros três meses de 2018, 35 mortes violentas foram registradas. Mais da metade das vítimas tinham entre 13 e 30 anos. 
 
O índice representa um aumento de 218% em relação aos 11 assassinatos notificados no mesmo período de 2017. Delegado titular da Homicídios, Cristiano Camapum contou que mais de 50% dos 35 assassinatos estão relacionados à guerra entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) - que atuam em Roraima desde 2014.

De acordo com a investigadores da Polícia Civil, os crimes foram cometidos a mando de presidiários ligados ao PCC. O motivo da maioria delas é vingança por traição. As facções disputam, principalmente, áreas onde há tráfico de drogas. O índice de 50% pode ficar ainda maior porque há investigações ainda em curso...

Idoso morre com H1N1 em Serrinha; Bahia tem seis casos de mortes provocadas pela gripe

Diagnosticado com a gripe H1N1, um idoso de 61 anos faleceu na cidade de Serrinha. A morte ocorreu na última quarta-feira (11), mas o resultado do exame que confirmou a causa só foi divulgado na sexta (13) pelo Núcleo de Saúde de Feira de Santana, que engloba 72 cidades. Segundo informações do G1, há também outro paciente internado com a doença em Serrinha. Já em Feira, uma morte foi confirmada: um bebê de um ano faleceu na terça (10). Como a criança não era moradora do município, o caso foi caracterizado como importado, de acordo com Edy Gomes, coordenador do Núcleo. No total, o número de mortes provocadas pela doença chegou a seis na Bahia. Gomes também relatou que outras duas crianças de Feira estão internadas em um hospital particular de Salvador. Diante do avanço de casos não só na Bahia, mas em outros Estados brasileiros, o Ministério da Saúde dá início à campanha de vacinação no próximo dia 23. ..

Bahia tem 4 mortes por H1N1; Juazeiro tem um caso confirmado

 (Foto: Leonardo Rattes/Ascom Saude GovBa)

A Bahia teve quatro mortes provocadas pela gripe H1N1, até o dia 7 de abril, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Não foram divulgados dados das vítimas, como sexo, nome e idade. Até a data informada pela Sesab foram notificados 215 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG ), com 18 mortes. Conforme a Sesab, dentre esses casos, 43 foram confirmados para influenza, sendo 36 pelo subtipo A H1N1 e desses, quatro foram a óbito...

Bahia registra 359 mortes por tuberculose e estado é o 2º com maior número de casos no nordeste

A Bahia é o segundo estado do nordeste com o maior números de pessoas com tuberculose segundo informações do Ministério da Saúde. Em 2017, o estado ainda registrou 4.610 novos casos e 359 mortes causadas pela doença, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A tuberculose é uma doença altamente contagiosa causada por uma bactéria. Pode ser transmitida pelo ar, saliva ou contato com secreções e afeta principalmente os pulmões.

No século XIX, ficou conhecida como o 'mal do século'. Foi a causa da morte de intelectuais, boêmios e poetas, como o baiano Castro Alves, que morreu em 1871, aos 24 anos, vítima da doença...

FINAL DE SEMANA COM DUAS MORTES VIOLENTAS EM JUAZEIRO

Depois de um período de trégua Juazeiro retomou à matança desenfreada. Só este final de semana foram dois homicídios ou CVLI – Crime Violento, Letal e Intencional como classifica tecnicamente a polícia. Na tarde deste sábado (31), segundo informações de populare, foi assassinada na rua Belo Jardim, bairro Nova Esperança, a pessoa identificada até agora como Alan.

No bairro Piranga II, foi registrado o segundo homicídio por volta das 21e30h, quando o homem conhecido popularmente como Gegeu foi alvejado com disparos de arma de fogo. Ele ainda chegou a ser socorrido pelo SAMU para o hospital de Traumas em Petrolina, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo em seguida..

Número elevado de mortes em Petrolina repercute, no final de semana foram 4 assassinatos

Este final de semana chamou mais uma vez a atenção em Petrolina: quatro pessoas foram assassinadas em Petrolina, entre o sábado (17) e a madrugada de domingo (18). Foram três vítimas de arma de fogo e uma de arma branca. Nesta terça-feira (20), o assunto foi um dos mais comentados nos meios de comunicação da região. 

Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, Petrolina registrou 32 homicídios, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). O número representa o maior volume de Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVIs) nas cidades do interior de Pernambuco...

Mortes violentas diminuem em Salvador e interior em 2018, de acordo com Secretaria de Segurança Pública

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte fecharam com reduções, nos dois primeiros meses de 2018, em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado. No primeiro final de semana de março a tendência se repetiu, apresentando oito casos, na capital e em mais 12 cidades da RMS.

As ações ostensivas e o trabalho investigativo das polícias Militar, Civil e Técnica garantiram em janeiro e fevereiro de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado, em Salvador, queda de 19,9%. Foram 193 registros nos primeiros 59 dias deste ano, contra 241 em 2017...

Imprudência é a maior causa dos acidentes e mortes nas rodovias federais

Os números de acidente e mortes nas rodovias federais que cortam o estado caíram no feriadão, porém, a imprudência dos motoristas seguem em alta, principalmente em relação ao abuso de velocidade constatadas nas fiscalizações durante o Carnaval. Um dos flagrantes foi registrado pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Delegacia de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais. Nada menos que 137 imagens de radar com flagrantes de condutores trafegando em velocidade superior a permita no trecho foram registradas no período. 

Em todo o estado foram 8.853 multas por esse tipo de infração. Houve registro de motorista trafegando a 149 Km/hora em local com limite de 100 Km/h...

Violência: Cresce o número de assassinatos em Pernambuco

O número de assassinatos em Pernambuco cresceu 58% nos últimos três anos, saindo de um total de 3.434 homicídios, em 2014, para 5.427 em 2017. Os dados foram divulgados, ontem, pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Durante esse período do Governo Paulo Câmara, 13.795 pernambucanos foram assassinados.

De acordo com o mapa detalhado pela SDS, o número de crimes violentos cresceu consideravelmente no Estado. Foram registrados 119,7 mil roubos e assaltos, 2.134 casos de estupro e 33.188 casos de violência doméstica contra a mulher...

Número de assassinatos em Petrolina já preocupa autoridades de segurança pública

Petrolina já registra cerca de 10 assassinatos nos primeiros quinze dias do ano. A marca de violência assusta. Ano passado Pernambuco alcançou, a marca de mais de cinco mil e quinhentos homicídios no ano. Petrolina é considerada um dos municípios mais violentos do Estado. Esse quantitativo nunca havia sido registrado no Estado desde que crimes do tipo passaram a ser contabilizados no Sistema de Informação de Mortalidade do DataSUS, em 1979.

Em nota a Secretaria de Defesa Social informa que "vem trabalhando intensamente para reduzir as estatísticas de homicídios, um desafio imposto a todos os estados brasileiros, conforme demonstrou a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança. Enquanto não houver uma política nacional de segurança, com maior controle das fronteiras, criação de vagas em presídios e participação da União no custeio do setor, a disputa pelo tráfico de drogas e o crime organizado continuarão fazendo vítimas. Estatísticas da SDS são claras: 60% das mortes são causadas pelas disputas em torno do tráfico de drogas e outras atividades criminais e 41% das vítimas têm passagem pelo sistema penal, como presidiário ou indiciado pela Polícia. É preciso ações que abranjam o território nacional, envolvendo as mais diversas instituições brasileiras, de modo a conter o impacto trazido, fundamentalmente, pela crise econômica e o desemprego...

Santa Catarina registra três mortes após temporais; previsão é de mais chuva

Após apresentar o dobro do volume previsto de chuvas para o mês de janeiro nas últimas 48 horas, o estado de Santa Catarina continua em alerta para os danos causados e para possíveis novos temporais. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência dos desastres e uma está desaparecida. A orientação da Defesa Civil do estado é que os cidadãos saiam de casa apenas em caso de necessidade, principalmente na região metropolitana de Florianópolis e demais cidades do litoral.

A expectativa de chuvas para o mês na capital catarinense, região mais crítica, era de 200 milímetros. Com o aumento dos temporais, o volume pluviométrico de Florianópolis já atingiu os 400 mm.  Dois óbitos foram registrados na capital: o de um homem que fazia a limpeza de um bueiro durante a madrugada, que faleceu após cair e sofrer traumatismo craniano, e um cidadão que tentava atravessar uma enxurrada foi levado pelas águas...

Rio São Francisco: Comitê demonstra preocupação com formação de algas e mortes de peixes no Lago de Moxotó, Bahia

O volume de chuvas registrado na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na semana que passou ficou acima do volume médio, o que contribuiu para a elevação do nível dos reservatórios instalados na Bacia do chamado rio da integração nacional. A informação foi transmitida pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência.

O resultado, porém, não afasta o cenário de criticidade com relação a gestão dos reservatórios. Isso porque o Cemaden também alerta para a redução de chuvas para as duas próximas semanas na Bacia do Velho Chico. Por esse motivo, até para garantir o volume útil dos reservatórios, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) manteve a premissa de conservar a defluência de 80 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Três Marias (MG); e de 550 m³/s em Sobradinho (BA) e Xingó, entre Alagoas e Sergipe...

Câmara deve concluir projeto de lei que cria plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito

Após a tentativa sem sucesso de aprovar a reforma da Previdência ainda em 2017, a Câmara dos Deputados encerra o ano legislativo nesta semana. Na pauta de votações, propostas como a regulamentação da atividade de lobby e o projeto de lei que cria metas de redução do número de mortes no trânsito.

Oficialmente, o recesso parlamentar começa no próximo dia 23 e se estende até fevereiro. Nesta semana, a pauta concentrou votações entre segunda (18) e hoje terça-feira (19). A quarta-feira (20) será dedicada à análise de acordos internacionais. Foram convocadas sessões de debates e de homenagem e, na pauta das comissões, prevalecem audiências públicas e projetos menos polêmicos...

A vergonhosa lista de feminicídios na Bahia em 2017, entre os casos, o de Daiane Reis, morta em Serrinha aos 9 meses de gravidez

Maria Vera, Andreza, Helem, Luana, Vanúcia, Janaína, Daniela. Agora, Daiane. Essas são apenas algumas das mulheres que, em 2017, foram vítimas de feminicídio. Não faltaram motivos; justificativas que tentassem explicar o inexplicável: ciúmes, discussão, traição, ameaça de expor a relação. Nenhum era o verdadeiro: elas morreram porque eram mulheres. 

Em 2017, até 18 de dezembro, foram 39 casos – um levantamento feito pelo CORREIO identificou 33 dessas vítimas. Em comum, todas histórias com o mesmo nível de crueldade e que despertaram a mesma revolta. E histórias que parecem não ter fim. ..

Kátia Vargas é absolvida quatro anos após mortes dos irmãos Emanuel e Emanuelle

Quatro anos depois do acidente que matou os jovens Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, a médica kátia Vargas foi absolvida pelo júri popular pelas mortes dos irmãos na noite desta quarta-feira (6). Durante dois dias, testemunhas de defesa e acusação, além dos advogados e promotores, foram ouvidos pela juíza Gelzi Souza e os sete jurados. O júri popular chegou a sentença que absolveu totalmente Kátia, segundo a TV Bahia.

A médica tinha sido acusada pelo Ministério Público de duplo homicídio qualificado dos irmãos Emanuel e Emanuelle em 2013, com três qualificadores: motivo fútil, falta de possibilidade de defesa das vítimas e perigo comum...

Pernambuco atinge a marca inédita de cinco mil homicídios em 2017

Pernambuco alcançou nesta quarta-feira (29), a marca de cinco mil homicídios no ano. Esse quantitativo nunca havia sido registrado no Estado desde que crimes do tipo passaram a ser contabilizados no Sistema de Informação de Mortalidade do DataSUS, em 1979.

Na contagem da Secretaria de Defesa Social (SDS), iniciada em 2004, o ano mais violento da história, até agora, havia sido 2006, com 4.638 casos. Considerando que o total mensal de assassinatos tem ficado acima de 400 há quatro meses e que ainda restam os 31 dias de dezembro, 2017 pode terminar com um número ainda mais alarmante de homicídios: quase 5,5 mil...