Foram encontrados 541 registros para a palavra: meio ambiente

Bicicletada reunirá comunidade e alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE em abertura da Semana do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (5), a partir das 15h30, ciclistas percorrerão as principais ruas do município de Floresta durante a Bicicletada ambiental organizada pelo Campus Floresta do IF Sertão-PE, em parceria com a Prefeitura Municipal, e Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O evento dará início ao calendário da Semana do Meio Ambiente de Floresta e será aberto ao público.

O campus Floresta do IF Sertão-PE será o ponto de concentração e de partida da Bicicletada, que tem por objetivo divulgar aos participantes conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um nessa missão. Durante o trajeto haverá paradas em pontos estratégicos para ações de conscientização, explanações sobre reciclagem, descarte correto de resíduos, arborização, consumo responsável de água e outras temáticas ligadas à preservação ambiental. Uma dessas paradas será na rua das Tamarineiras, ponto histórico da cidade no qual, ha mais de cem anos, dezenas de árvores da espécie Tamarindus indica foram plantadas, e deram à Floresta o apelido de "Terra dos Tamarindos"...

Peixamento promovido pela Codevasf no Velho Chico marca Dia Mundial do Meio Ambiente em Petrolina (PE)

Nesta segunda-feira (05), às 09h, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 3ª Superintendência Regional, em Petrolina, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza mais uma ação de repovoamento do rio São Francisco. Serão lançados no rio cerca de 20 mil alevinos da espécie Piau verdadeiro.

A ação será realizada por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB), em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina. Acompanham as atividades, o superintendente regional da Companhia em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, além de secretários municipais, técnicos da Codevasf, pescadores, ambientalistas e alunos da rede municipal de ensino...

Cemafauna celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente com abertura de exposição

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inaugurará no próximo dia 05 de junho, às 14h no Museu de Fauna da Caatinga a exposição 'Meu Ambiente que você respeita' em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. São 50 desenhos de autoria de crianças de cinco escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o museu somente este ano. A mostra segue até o dia 23 de junho desse ano. Durante a vernissage haverá visita de turmas de algumas escolas que participaram dessas atividades no Museu, contando com a presença dos 'artistas mirins'.

Com o propósito de incentivar o sentimento de cuidado para a conservação da fauna e da flora, o Cemafauna, durante as visitas de diversas escolas, realizou atividades de educação ambiental envolvendo o que as crianças aprenderam e o olhar delas sobre os animais da caatinga. Como resultado disso, lindos desenhos estarão expostos para apreciação fazendo parte da mostra 'Meu ambiente que você respeita', valorizando a temática da natureza...

Atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente serão realizadas na sede e distritos de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano promoverá de 05 a 21 de junho ações educativas em alusão ao Dia Mundial de Meio Ambiente. As ações terão início na sede com várias apresentações e dará prosseguimento nos distritos com cinema itinerante, mostra da Caatinga, do Rio São Francisco, Rio Salitre e a importância de preservar a fauna e flora da região.

Para a Gerente Ambiental da SEMAURB, Josefa Galdino,  é notório o crescimento dos problemas ambientais. “Com o aumento da população e a constante evolução da tecnologia que tem levado a um consumo exorbitante, têm contribuindo para o crescimento dos problemas ambientais. Com isso, é preciso ser repensado por governantes e população um modelo estratégico de crescimento econômico e social pautado na sustentabilidade do planeta” explicou..

Plano Nascente São Francisco será apresentado na Semana no Meio Ambiente em Bom Jesus da Lapa

O Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do rio São Francisco – ou Plano Nascente São Francisco – será tema de palestra de técnicos da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Bom Jesus da Lapa (BA) durante a programação da Semana do Meio Ambiente organizada pelo município. O evento acontece nesta quarta-feira (31), no auditório do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A palestra, que deverá acontecer a partir das 15h, será ministrada por Izis Alves e Maurício Nascimento, da Unidade de Meio Ambiente da Superintendência Regional da Companhia. Após a apresentação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberá um exemplar do Plano Nascente São Francisco...

Secretário de Meio Ambiente representa Juazeiro em Consulta Pública na cidade de Jacobina

Na última sexta-feira (26), o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano Agenor Souza, esteve representando o município de Juazeiro na segunda consulta pública do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre que aconteceu em Caatinga do Moura Distrito de Jacobina-BA. 

O encontro teve como objetivo a elaboração dos Planos de Bacias Hidrográficos, uma vez que são planos diretores de natureza estratégica e operacional e têm por finalidade fundamentar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos. Com isso,  compatibiliza os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas de modo a assegurar as metas e usos neles previstos, na área da bacia ou região hidrográfica considerada. ..

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano se pronuncia sobre denúncia de morador do bairro Quidé

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informa que o procedimento ocorreu conforme a Lei Complementar 018/2016. Por três vezes consecutivas a fiscalização esteve tentando notificar e não encontrou o responsável, o mesmo havia construído uma meia parede de muro obstruindo por completo o passeio público.

O art. 469 descreve que: Nos casos em que não seja possível identificar o responsável pela obra irregular, passível de demolição, o fiscal competente tentará notificar o proprietário ou responsável pela obra por três (03) vezes consecutivas, caso não o encontre, o órgão competente elaborará relatório fundamentado com as especificações necessárias e procederá com o ato de demolição...

Comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce recebem oficinas de capacitação

A Secretaria do Meio ambiente está realizando, durante este mês de maio, oficinas de Sustentabilidade Ambiental nas comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce (PAD) com o objetivo de sensibilizar e capacitar os beneficiários quanto aos procedimentos para manutenção da qualidade da água fornecida pelos sistemas de dessalinização. As atividades contemplam 16 comunidades em 11 encontros, que acontecem entre os dias 16 e 24 de maio, em cinco municípios do semiárido baiano.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural. O programa tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o componente Sustentabilidade Ambiental é de grande relevância e inclui cinco dimensões (ambiental, social, econômica, espacial e cultural) à ação.

Na Bahia, o PAD é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), e recursos do Ministério do Meio Ambiente, além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas.

Oficinas - As oficinas foram iniciadas no último dia 16 de maio, em Itiúba (comunidades de Ponta Baixa e Caldeirã) e Monte Santo (Lagoa Bonita e Salgado). Dia 17, foram contempladas as comunidades rurais de Manuel Patrício, Cruz II do Salitre e Pateiro, no município de Juazeiro. 

Em Juazeiro, a atividade será realizada ainda nos dias 18 (Veneza), 19 (Bargado) e 20 (Juvenal e Campo Grande). Dia 22, será contemplada a comunidade de Caldeirão do Almeida, em Uauá. Dia 23, Poço do Cavalo, em Quijingue. E dia 24, também em Quijingue, a atividade será para as comunidades do Poço da Pedra e Jurema.

Além dos moradores das comunidades, participam, prefeituras municipais, professores, profissionais de saúde (Agentes Comunitários de Saúde, médicos, enfermeiros) e lideranças locais.

Desde a implantação da primeira etapa do programa na Bahia, o PAD totalizou 145 sistemas de dessalinização, em 26 municípios. O programa tem previsão de implantar mais 150 unidades, contemplando 48 municípios. A previsão total de investimento é em torno de R$ 62 milhões, com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Sistema de dessalinização - O sistema é, basicamente, composto pelo poço, de onde é puxada a água salobra, que vai para o dessalinizador, equipamento que tem uma tripla membrana com microporos que filtram a água, retendo o excesso de sais minerais, além de retirar totalmente o flúor, o nitrato, bactérias e vírus. O resultado é uma água purificada e com quantidades ideais de sais minerais para o organismo, com qualidade superior à água pluvial. 

O efluente (concentrado das substâncias e sais retidos) é canalizado para um tanque com lona, onde a comunidade pode criar tilápias, ou irrigar culturas resistentes aos sais, como a erva-sal, que serve para alimentar caprinos e ovinos, entre outros...

Projeto Teatro Lambe Lambe defende meio ambiente e ecologia

Lambe-Lambe é apelido dado no Brasil, aos antigos fotógrafos de praça pública. Uma ideia através do Lambe Lambe promove a defesa do meio ambiente e ecologia. Trata-se do Teatro Lambe Lambe Interativo e Ecológico. O projeto é experimental e desenvolvido com o objetivo de mostrar e despertar as pessoas para uma avaliação critica sobre os efeitos das ações e atitudes sobre os ecossistemas.  

Segundo o arte educador Tiago da Silva Carvalho, idealizador do projeto, a modalidade artística busca  valorizar a estrutura da fotografia lambe lambe, onde, no interior da caixa as peças elétricas e eletrônicas dão espaço a criatividade. "O antes fotografado se torna espectador de diversas historias que podem ser contadas dentro da caixa. Voltado ao publico infanto-juvenil, também é ótima oportunidade de sensibilização aos adultos", explica Tiago. ..

Em Petrolina, bicicleta vira meio de transporte para servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente irem trabalhar

Três servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina tiveram uma ideia divertida e saudável para contribuir com a diminuição da emissão de poluentes e a mobilidade na cidade. Em vez dos carros, que agora passam mais tempo nas garagens, eles adotaram bicicletas como meio de transporte no trajeto de casa para o trabalho.

O objetivo dos amigos Wagner Linhares, Salomão Pereira e Marcos Victor, idealizador do projeto Cidade Humanizada, é apresentar para os petrolinenses uma solução inteligente para resolver alguns problemas de mobilidade urbana, comuns às grandes cidades. "Hoje é inviável sair de casa com o carro logo cedo e perder um tempão procurando onde estacionar. Considerando também os altos custos com combustível e manutenção do veículo e visando contribuir com a redução da poluição, comecei usar a bicicleta como meio de transporte", lembra...

Fiscalização municipal realiza operação durante fim de semana em Juazeiro

Em operação no último fim de semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou na cidade ações em cumprimento a Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa (CPA). 

As ações aconteceram nos bairros Castelo Branco, Quidé, Malhada da Areia e na área central da cidade. Ao todo sete estabelecimentos foram autuados por estarem realizando atividades sem a licença de funcionamento, um foi notificado por uso e ocupação do solo (estava com mesas e cadeiras sobre o passeio público) e uma demolição foi realizada por construção em área pública. ..

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro responde denúncia de leitora sobre terreno baldio no bairro Palmares

Nesta terçca-feira (09), o Blog Geraldo José publicou uma denúncia enviada por uma leitora que pediu para não ser identificada  relatando que estão transformando um terreno baldio num verdadeiro lixão no Loteamento Terras do Barão, bairro Palmares, ao lado do bairro Expedito Nascimento. Veja Aqui!

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informou ao Blog nesta quarta-feira (10) que a fiscalização está buscando junto ao Cadastro Imobiliário a identificação do proprietário do terreno para que o mesmo possa murar o espaço e manter limpo. A SEMAURB solicita ainda à população que ao presenciar cenas como essa, ligue imediatamente para a secretaria e denuncie para que assim a fiscalização possa flagrar e punir os responsáveis...

Secretaria e Guarda Municipal notificam estabelecimentos e apreendem produtos em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram nesta segunda e terça-feira (08 e 09), uma fiscalização intensa em estabelecimentos na área central de Juazeiro, verificando a documentação dos estabelecimentos e o uso e ocupação do solo. 

Ao longo desses nove dias do mês de maio, 11 estabelecimentos já foram notificados. O trabalho educativo e preventivo que a SEMAURB e a GCM estão realizando tem por finalidade orientar os responsáveis sobre o ordenamento da cidade e todos os procedimentos que são realizados pelo município.  ..

Fiscalização autua estabelecimentos durante operação no fim de semana em Juazeiro

Durante o fim de semana a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal realizaram uma fiscalização intensa na área central e bairros da cidade no combate a irregularidades de eventos e estabelecimentos.

Dois estabelecimentos no bairro Angary foram autuados por eventos irregulares e tiveram seus shows encerrados. Outros dois estabelecimentos na Orla da cidade foram autuados, um por descumprimento no horário estabelecido e o outro por evento irregular e ausência de alvará de funcionamento. O evento foi encerrado pela fiscalização. As multas variam de um VRF (Valor de Referência Fiscal) no valor de R$ 120,65 à 20 VRF que chega a R$ 2.413,00...

Secretários de Juazeiro buscam apoio do Ministério de Meio Ambiente para investimentos na cidade

Nesta quarta-feira, 03, o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Agenor Souza e o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Joaquin Neto estiveram em Brasília reunidos com o Secretário de Relações Institucionais do Ministério de Meio Ambiente, Edson Duarte para discutir sobre projetos ambientais para Juazeiro.

Os dois secretários apresentaram os desafios ambientais de Juazeiro e buscaram, junto ao órgão federal, atenção maior com a região, o Rio São Francisco, a escassez de água, o processo de desertificação o apoio nos trabalhos de reciclagem e reuso de materiais...

Vistoria em áreas públicas termina com a retirada de demarcações de Juazeiro

Na manhã desta quarta-feira (26), a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano esteve mais uma vez vistoriando as áreas públicas da cidade. Dessa vez a ação aconteceu em uma área verde do Bairro Pedro Raimundo.

A equipe constatou que a área municipal já estava completamente demarcada em lotes e, imediatamente os objetos de demarcações foram retirados. As áreas verdes são espaços destinados a praças, parques, espaços recreativos, esportistas, enfim, áreas para o lazer da população...

Secretaria do Meio Ambiente realiza o II Encontro Estadual do Programa Água Doce

No dia 26 de abril, a partir das 9h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará o II Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD). O evento reúne, no auditório da União dos Municípios da Bahia - UPB, na 3ª Avenida do Centro Administrativo Bahia (CAB), prefeitos de 51 municípios do semiárido baiano, representantes das comunidades beneficiadas e as coordenações nacional e estadual do programa. Na oportunidade, serão apresentados os resultados gerais do programa na Bahia, bem como a repactuação da gestão compartilhada e a atualização técnica e social da metodologia.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação ou recuperação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), e recursos do Ministério do Meio Ambiente, além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas. 

Na primeira etapa do programa, foram implantados 98 e recuperados 47 sistemas de dessalinização sustentável em 145 comunidades rurais na Bahia, com o investimento de R$ 37 milhões. O objetivo do Governo do Estado é totalizar 385 sistemas de dessalinização, com execução em torno de R$ 62 milhões, beneficiando cerca de 200 mil pessoas em 51 municípios. 

"Estamos trabalhando por uma execução eficiente do programa, face à crise hídrica que o Governo do Estado enfrenta hoje em diversas frentes de trabalho", aponta o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis. "Os sistemas de dessalinização, tal como estamos implantando na Bahia, além de produzir uma água de excelente qualidade dentro de comunidades que sempre conviveram com a escassez, traz a possibilidade de agregar renda, seja com a própria gestão da água, ou com a utilização do efluente para a criação de tilápias ou irrigação de culturas resistentes aos sais".

O encontro

Um dos objetivos do evento é sensibilizar os novos prefeitos, com gestão iniciada este ano, sobre a importância do PAD nos municípios, repactuando o sistema de gestão compartilhada. Para o coordenador estadual do programa pela Sema, Juca Ribeiro, a presença dos gestores municipais no encontro do programa é de extrema importância. "As prefeituras participam diretamente do acordo de gestão do programa. A política pública permanente dos sistemas de dessalinização depende da relevância que será dada a esse equipamento nos municípios. Por isso, a necessidade da participação dos gestores no encontro". Na oportunidade, também será anunciada a continuidade do programa, que deve beneficiar mais 150 comunidades rurais na segunda etapa.

Para o superintendente de Políticas Ambientais da Sema, Aderbal Castro, "a continuidade do programa é uma ação prioritária, mesmo porque a Bahia está vivendo um momento crítico prolongado de crise hídrica. Então, esta ação tem o objetivo de levar água de qualidade para comunidades na Bahia que precisam desse abastecimento, melhorando também a qualidade de vida e saúde da população”. Na região semiárida baiana, uma das maiores do país, situam-se 265 municípios, representando 23% de todo o semiárido brasileiro.
 ..

SECRETÁRIO AGENOR SOUZA PARTICIPOU DO CAFÉ COM BLOG DESTA QUARTA-FEIRA (05). ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

O programa Café com o Blog, apresentado Ao Vivo na página oficial do Blog Geraldo José no Facebook, entrevistou nesta quarta-feira (05), o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano Agenor Souza.

O secretário fez uma avaliação das ações da secretaria e respondeu a questionamentos dos leitores sobre as ações de ordenamento urbano que tem gerado polêmicas na comunicação local...

Agência Municipal do Meio Ambiente participa de seminário realizado pela Diocese de Petrolina

Durante o encontro realizado nesta sexta-feira (31) no Centro Cultural Dom Bosco, na região central de Petrolina, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) se uniu à Diocese de Petrolina, instituições de ensino e estudantes para discutir a importância da preservação ambiental e a revitalização do Rio São Francisco. O diretor de Projetos Ambientais e Captação, Marcos Victor e o diretor de Fiscalização e Educação Ambiental, Wagner Linhares, representaram a AMMA ao participarem do Seminário Fraternidade a Caatinga e o Rio, evento nacional realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que integra as ações da Campanha da Fraternidade 2017. A programação contou com as palestras do Padre Antônio Moreno; do ambientalista Vitório Rodrigues e da pesquisadora da Embrapa Semiárido, Dra. Lúcia Kiill.

REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

isando revitalizar o maior bem natural de Petrolina, a Prefeitura de Petrolina deu início no último dia 20 ao projeto Orla Nossa. A ideia é realizar atividades para a recuperação do ecossistema do Velho Chico na orla da cidade. A ação, realizada em parceria entre a AMMA, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, IF Sertão-PE e a Compesa, vai fazer a retirada de 3.500 toneladas de baronesas das margens do rio, além de oxigenar a água e tamponar as saídas de esgoto que cai no São Francisco, resultado de ligações clandestinas na rede águas pluviais...

Animais em via pública são apreendidos pela fiscalização em Juazeiro

Em mais uma semana de trabalho intenso, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano retirou das ruas animais de médio e grande porte que estavam transitando e colocando em risco condutores e pedestres que necessitam trafegar pela área central e bairros de Juazeiro. 

No período de 27 a 31 de março mais de 10 animais foram recolhidos pela fiscalização municipal. As espécies mais apreendidas são equinos e asininos. Os bairros com maior incidência são: Alto do Cruzeiro, Piranga, Novo Encontro, Alto da Aliança e Tancredo Neves. Ao longo desses 3 meses já foram retirados das vias públicas mais de 150 animais...