Foram encontrados 7651 registros para a palavra: dia

São João nas Comunidades começa dia 21 de Junho em Juazeiro

O São João nas Comunidades em Juazeiro, tem início dia 21, como uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Várias atrações de Juazeiro e região vão animar as festas juninas da comunidade juazeirense.

Dias 21 e 22 em Juremal, o arrasta pé fica por conta de Trio Granah, Augusto Barroso, Jó do Acordeon e Silas França. Também nos dias 21 e 22, na comunidade de Quidé, Canários do Rei, Trio Granah e André Mendes farão a folia do arraiá. Dia 22 ainda tem festa nas comunidades do João XXIII e no Sabiá – Salitre, Forró Tô na Boa e Riquelvi serão as atrações. No dia 24, dia de São João, Jó do Acordeon anima a noite na Lagoa do Salitre...

Petrolina: Corpus Christi (20) e São João (24) nestes dias, o comércio não funcionará

O Sindilojas comunica que de acordo com a Lei Municipal 2361/11, Junho conta com dois feriados: Corpus Christi (20) e São João (24). Portanto, nestes dias, o comércio não funcionará. As empresas que decidirem abrir as portas deverão ficar atentas às questões previstas no Acordo Coletivo, referente à Legislação Trabalhista.  ..

Brasil vence a Itália e avança no Mundial de Futebol Feminino

O Brasil se classificou na Copa do Mundo Feminina, e Marta virou a maior artilheira da competição (entre homens e mulheres). A camisa 10 marcou de pênalti, superou Klose ao chegar aos 17 gols na história do torneio e foi decisiva para a vitória por 1 a 0 sobre a Itália, nesta terça-feira, em Valenciennes. Apesar do resultado positivo, a Seleção avança apenas com a terceira colocação do disputado Grupo C. Assim, vai pegar França (provavelmente) ou Alemanha na próxima fase.

O Brasil terminou empatado em pontos com Austrália e Itália, mas ficou atrás no critério de desempate. Pegou uma das vagas destinadas aos quatro melhores terceiros, é verdade, mas por pouco não terminou na liderança do Grupo C. Se fosse assim, pegaria China ou Nigéria nas oitavas. Como pegou a terceira vaga, terá pela frente França ou Alemanha no fim de semana...

SEM ÁGUA HÁ 06 DIAS MORADORAS DE JUREMAL INTERDITAM BR-407, SAAE EMITE NOTA

Indignadas com o sexto dia sem água nas torneiras das suas residências moradoras do Distrito de Juremal decidiram fazer um manifesto na tarde desta terça-feira (18) interditando a BR-407, trecho de acesso à sede do distrito.

Ontem (17), a leitora Nadja Natasha em contato com o Blog GJ Notícias reclamou da falta de água em Juremal há vários dias. Em nota encaminhada ao Blog o SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) informou que as equipes técnicas trabalharam todo o final de semana para a conclusão do serviço, mas ao ligar o sistema apareceram alguns vazamentos que já estão sendo retirados e o abastecimento retornaria à normalidade ainda na segunda-feira, o que não aconteceu...

Em Salvador, representantes de Sobradinho discutem regularização fundiária na Coordenação de Desenvolvimento Agrário

O Secretário de Agricultura de Meio Ambiente Leneíldo Monteiro e o Chefe de Gabinete Luiz Nery estiveram em Salvador na última quarta feira (12), participando de uma reunião na Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, que teve como pauta a liberação dos títulos de terra, tendo em vista as medições realizadas entre 2015 e 2016 e a regularização dos títulos aos proprietários dos projetos Tatauí e outras localidades.

Os representantes da gestão municipal, buscaram informações sobre o andamento dos processos dos 207 títulos de terra de Sobradinho, que já estão encaminhados, e disponibilizaram apoio para agilizar a regularização.

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promove, através da política de regularização fundiária, o ordenamento agrário do Estado, identificando a destinação das terras públicas visando atender o interesse público, além da articulação de políticas públicas para os assentamentos rurais contribuindo para o desenvolvimento rural com inclusão socioeconômica. ..

Ação civil do Ministério Público solicita reforma imediata em maternidade de Juazeiro

Ação civil pública ajuizada na sexta-feira, dia 14, pelo Ministério Público estadual pede que a Justiça determine, de forma liminar, ao Município de Juazeiro a realização de imediatas reformas, adaptações e aquisição de equipamentos exigidos pela Vigilância Sanitária para sanar as irregularidades identificadas no Hospital Materno-Infantil municipal. Segundo a ação, movida pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues, a unidade hospitalar ainda não possui alvará sanitário.

No documento, a promotora explica que, embora medidas tenham sido adotadas para melhorar as condições do hospital, a unidade possui setores “que continuam apresentando problemas sérios e estruturais, notadamente a Lavanderia e o Centro de Material de Esterilização (CME)”. Conforme a ação, a Vigilância Sanitária emitiu parecer favorável à interdição dos dois setores, devido aos riscos de infecção. ..

Vazamento de diálogos põe Brasília em alerta

"Telefone só serve para marcar reunião em lugar errado." A frase citada pelo deputado João Roma (PRB-BA), vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, funciona como "mantra" para alertar que não se deve usar o telefone para passar informações "quentes", mas para despistar possíveis tentativas de grampo. "Sigo esse ensinamento do ex-presidente Tancredo Neves quando tenho de tratar de algo pessoal ou delicado."

O deputado não está sozinho. O vazamento de diálogos envolvendo autoridades acendeu uma luz amarela na Praça dos Três Poderes. No Congresso, a ação básica agora é a ativação da "confirmação em duas etapas" nos aplicativos de mensagens, o que confere maior segurança às conversas. Dentro do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional baixou ordem para que se usem aparelhos criptografados oferecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)...

Poucas ocorrências são registradas nos primeiros dias do São João de Petrolina

A Polícia Militar de Pernambuco divulgou o balanço das duas primeiras noites do São João de Petrolina, que começou nesta sexta-feira (14), no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Cerca de cem mil pessoas curtiram a festa durante os dois primeiros dias de evento, que foi marcado pelo clima de alegria e segurança.

De acordo com a PM, na noite de abertura apenas dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram registrados, um inquérito policial foi instaurado para investigar o uso de moedas falsas e 38 pessoas foram detidas no Posto de Comando, a maioria se envolveu em brigas, seis delas foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Civil, as demais foram liberadas ao final do evento. No sábado (15), houve foi instaurado um inquérito sobre um furto de celular e quarenta e uma pessoas ficaram detidas no Posto de Comando, apenas uma foi encaminhada à delegacia...

Diálogo entre Moro e Deltan sugere infração na tratativa com Odebrecht

Mensagens trocadas pelo ministro Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol em 2016, quando o Ministério Público Federal negociava a delação da Odebrecht, sugerem que eles ignoraram limites estabelecidos pela legislação para proteção de pessoas e empresas interessadas em colaborar com a Justiça.

De acordo com as mensagens, publicadas nesta semana pelo site The Intercept Brasil, o procurador que chefia a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba repassou ao então juiz federal informações sigilosas fornecidas pelos delatores da empresa ao Ministério Público e recebeu conselhos sobre a melhor forma de encaminhá-las.

Na época, Dallagnol tinha firmado com os representantes da Odebrecht um termo de confidencialidade que o obrigava a manter as informações sob sigilo até que um acordo fosse assinado e homologado pela Justiça, segundo advogados que participaram das negociações.

Além disso, a legislação não previa para Moro nenhum papel a ser exercido naquele momento. Embora ele fosse responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba e cinco executivos da Odebrecht estivessem presos por ordem sua, ele não era parte das negociações -nem deveria ser.

A Lei das Organizações Criminosas, de 2013, que fixou regras para a negociação de acordos de colaboração premiada, exige o sigilo, diz que juízes não devem participar das negociações e define como obrigações deles apenas a verificação e a homologação dos acordos, depois que são assinados.

O sigilo e o distanciamento do juiz são necessários para dar segurança aos delatores. "O juiz não pode participar das tratativas do acordo de colaboração, para não perder a imparcialidade necessária para julgar o processo ao final", diz o advogado André Callegari, autor de um livro recém-lançado sobre o tema.

Conforme as mensagens publicadas pelo Intercept, Dallagnol tratou da delação da Odebrecht com Moro em duas ocasiões. Dallagnol enviou a Moro em 21 de junho de 2016 um resumo dos primeiros relatos apresentados pelos advogados da Odebrecht aos procuradores, incluindo os nomes de 32 políticos incriminados pelos colaboradores da empreiteira.

A lista incluía o então presidente Michel Temer (MDB) e seus antecessores petistas, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ), e do então senador Aécio Neves (PSDB-MG), hoje deputado. De acordo com a mensagem, a delação da Odebrecht citava 150 políticos.

Alguns nomes já tinham vazado para a imprensa na época, mas a lista ia muito além. Conforme levantamento feito pela Folha de S.Paulo no noticiário de junho de 2016, somente 10 dos 32 nomes da lista de Dallagnol já haviam aparecido em jornais e revistas como citados pelos colaboradores.

Em 15 de dezembro, duas semanas depois de fechar o acordo com a Odebrecht, Dallagnol enviou a Moro outro resumo, segundo o site. A nova mensagem não tinha nomes, mas indicava o alcance da colaboração ao afirmar que incriminava 301 políticos brasileiros, incluindo 41 deputados e 21 senadores, e 72 estrangeiros.

Nesse dia, os delatores da Odebrecht ainda estavam prestando depoimentos aos procuradores e reunindo provas para corroborar seus relatos, e o material ainda não havia sido enviado ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Como a maioria dos políticos citados pela delação tinha direito a foro especial, coube ao STF homologar todos os acordos e distribuir a outras instâncias do Judiciário, como a vara federal que Moro presidia em Curitiba, os casos que não envolvessem políticos com foro no Supremo.

Segundo as mensagens divulgadas pelo Intercept, nas duas ocasiões Moro expressou a Dallagnol preocupação com as dificuldades que o Judiciário teria para investigar e julgar tantos casos.

"Acredito que a revelação dos fatos e abertura dos processos deveria ser paulatina [...] segundo gravidade e qualidade da prova", opinou o juiz em junho, segundo o site. "Muitos inimigos e que transcendem a capacidade institucional do mp e judiciário", observou em dezembro.

Havia limites à atuação de Moro e Dallagnol nessa época. Como a homologação da delação era responsabilidade do Supremo e o encaminhamento do material cabia à Procuradoria-Geral da República, eles tinham que esperar para saber quais casos seriam transferidos para Curitiba.

Coube a Moro homologar depois o acordo de leniência fechado pela Odebrecht com o Ministério Público Federal e autoridades dos Estados Unidos e da Suíça na mesma época.

Na opinião de advogados consultados pela reportagem, que só aceitaram discutir a situação sob anonimato, a quebra de sigilo indicada pelo material divulgado põe em xeque a credibilidade da força-tarefa de Curitiba como interlocutora de boa-fé em negociações desse tipo.

Procurado pela reportagem, Moro não quis discutir o conteúdo das mensagens reveladas pelo The Intercept. "O ministro não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas criminosamente por hackers, que podem ter sido manipuladas, sendo necessário que o site divulgador apresente o material original para análise de sua integralidade", disse a assessoria do Ministério da Justiça.

A assessoria acrescentou que a vara presidida por Moro quando era juiz só recebeu a íntegra dos acordos fechados com os executivos da Odebrecht após a homologação da delação em 2017 e o desmembramento feito pelo Supremo.

A força-tarefa de Curitiba informou que não se manifestaria sobre o assunto...

Petrolina é destaque em telejornal nacional em primeiro dia de festa junina

O São João de Petrolina se consolida a cada ano como o maior festejo junino do país. Na sexta-feira (14), a festa foi destaque nacional na primeira das 9 noites do 'Melhor São João do Brasil'. Com a juazeirense Ivete Sangalo no palco, a Capital do Sertão mostrou no Jornal da Globo  o motivo de ter se tornando roteiro preferido das festas de São João.

Além do Jornal da Globo, a programação ainda será transmitida para todo Nordeste também pela Rede Globo nos dias 16 e 23. O evento da Prefeitura de Petrolina vem sendo amplamente  divulgado através da articulação da Coordenadoria de Imprensa em todo país...

Deputados baianos do PT defendem nulidade de processo e liberdade imediata para Lula

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) e o deputado federal Afonson Florence (PT) defenderam a anulação dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua liberdade imediata. Os petistas participaram de ato contra reforma da previdência com lideranças de 10 municípios da região de Irecê neste sábado (15).

Na opinião dos parlamentares, os diálogos de Sergio Moro, divulgados em matérias do site The Intercept Brasil, mostram que o então juiz cometeu crimes de improbidade e prevaricação. Novas mensagens divulgadas nesta semana pelo site mostram, supostamente, Moro zombando de Lula e dos seus advogados. ..

A 6º Marcha das Margaridas acontece dias 13 e 14 de agosto, em Brasília

O Governo de Pernambuco através da Secretaria Estadual da Mulher apoia a 6ª Marcha das Margaridas 2019, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. As pernambucanas vão se somar as 100 mil representantes do campo, da floresta e das águas para participar da maior ação de mulheres da América Latina para conquistar direitos, visibilidade e reconhecimento social e político.

O lema da marcha esse ano é Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência. A marcha tem uma estratégia formativa que inicia nas comunidades, municípios e estados, até chegar à capital federal. Acontece a cada quatro anos, desde a primeira Marcha, realizada no ano 2000, e inspirada na força da líder sindicalista, nordestina: Margarida Alves, assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais...

São João do Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP acontece no dia 18 de junho

O Voluntariado do Hospital Dom Malan de Petrolina está nos preparativos finais para o 9º São João do Voluntariado que acontece no dia 18 (próxima terça-feira). Vai ter forró, xaxado, baião, muita alegria e animação. O arraiá contará com a participação do grupo "Forró Bando de Lampião" e com a quadrilha formada pelos funcionários, colabores e pacientes, que também caem na folia.

"A música é uma terapia. Ela alimenta a alma, alegra e desperta em nós bons sentimentos. Por isso, nós sempre comemoramos as datas festivas. Acreditamos que esse carinho ajuda na cura e recuperação, principalmente daqueles que estão internados há muito tempo", justifica o coordenador Rui Holanda...

Fé e Devoção marcam Dia de Santo Antonio

Dizem que uma das melhores formas de encontrar a pessoa amada é pedindo a Santo Antônio. O frade português ganhou o título de santo casamenteiro porque ajudava mulheres humildes que não tinham condições de oferecer dote e enxoval. Também é conhecido, no entanto, por defensor da família, protetor dos pobres e das coisas perdidas.

Misto de cultura popular e fé católica, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, município do Sul cearense, entrou desde 2015 para a lista das celebrações registradas como patrimônio imaterial brasileiro. Unânime, a decisão foi anunciada semana passada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)...

Recife registra o esperado para quase 10 dias de chuva em 6 horas; prefeito faz alerta, Previsão é de continuidade das chuvas em todo estado

Em apenas seis horas nesta quinta-feira (13) choveu o esperado para quase dez dias em relação à média histórica para o período no Recife. Nas seis horas contadas até o meio-dia foram registrados 117 milímetros de precipitação na capital pernambucana, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A média histórica do mês de junho é de 389,6 mm. Ainda de acordo com a agência, choveu 150 mm em 12 horas.

A Prefeitura do Recife orienta que os cidadãos deixem as áreas de risco. "Esses números podem superar a maior chuva que tivemos, que foi em junho de 2015. Estamos com mais de mil pessoas nas ruas trabalhando", afirmou o prefeito Geraldo Julio em vídeo divulgado pela assessoria de comunicação. Do total de servidores nas ruas, 350 são da Defesa Civil do Recife, que monitoram 9 mil pontos na cidade. ..

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é lembrado em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta quarta-feira (12), na Praça Santiago Maior, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Brincadeiras, dinâmicas e entrega de material educativo fizeram parte das atividades que chamaram a atenção do público que passava pelo local.

A campanha deste ano, que é nacional, traz como tema ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’. As ações serão desenvolvidas ao longo do mês e visam assegurar os direitos de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e Adolescente, identificando possíveis formas de trabalho infantil nos diversos espaços da cidade.  Através das atividades realizadas, a população é alertada acerca da realidade do trabalho infantil, uma prática ainda comum em várias partes do mundo e que muitas vezes passam despercebidas...

Artigo - No Dia dos Namorados quem ganha presente é a sogra

O brasileiro costuma se vangloriar por o país não fazer parte de zonas de riscos de catástrofes naturais como furacões, erupções vulcânicas, terremotos e grandes nevadas. A população que chega a comemorara inexistências destes eventos tem vivido momentos de pânico tão quanto os moradores de locais atingidos pelos fenômenos. Na contramão de tudo que foi pregado, o Brasil atravessa um dos seus piores momentos desde o fim da ditadura militar (1964/1985).

Diversos episódios negativos têm balançado literalmente a nação canarinho, deixando seu povo atônito. Enquanto a economia não dá sinais de melhoras, o desemprego atingindo taxas estratosféricas, direitos constitucionais sendo menosprezados e até mesmo extinguidos, noticiários informam a todo o momento alguma trapalhada envolvendo os três poderes...

Cardiopediatra do HDM/IMIP participa de ação em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita

A cardiopediatra do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Natália do Vale, está participando de uma ação intermunicipal em alusão ao Dia Nacional da Cardiopatia Congênita, comemorado em 12 de junho. A primeira atividade foi realizada em abril na unidade materno-infantil com uma aula sobre o tema para profissionais do serviço. Esta semana, a médica – com o apoio da coordenação de Residência em Cardiologia Pediátrica da Univasf (promotora da ação) – realizou uma palestra sobre o Teste do Coraçãozinho na Maternidade de Juazeiro; e nesta quarta-feira uma sensibilização para profissionais e usuários do HDM.

"Conseguimos realizar uma ação muito positiva, inclusive com uma boa divulgação na imprensa. No Dom Malan tivemos a aula em abril, a panfletagem e os posts nas telas de todos os computadores. Então, o saldo foi muito positivo", ressaltou. O Dia Nacional da Cardiopatia Congênita foi instituído em 2012, é comemorado por toda a comunidade de cardiologia pediátrica e tem como objetivo buscar aumentar o conhecimento da população a respeito do assunto, a taxa de diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento...

UNEB convoca aprovados no SISU 2019.2 para matrícula dias 18 e 19/06

A UNEB convoca para matrícula os aprovados, em 1ª chamada (chamada regular), pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC) nos cursos de graduação presencial oferecidos pela universidade.

Aqueles que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação para o acesso às vagas e sobrevagas reservadas, que acontece nos dias 12 e 13 de junho, no departamento onde funciona o curso escolhido. Essa etapa é obrigatória e eliminatória para todos os candidatos cotistas convocados. A lista de documentos solicitados está disponível no site do SISU/UNEB e no edital de convocação...

Casa Nova: Prefeitura e TJ Ba reúnem comunidade para discutir regularização fundiária

Resultado da audiência pública realizada no dia 11 de maio na localidade de Rancho Alegre, interior de Casa Nova, o TJ Ba – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, juntamente com a Vara de Registros Públicos e a Prefeitura realizaram na tarde desta terça-feira, (11/06), exatamente um mês depois, reunião para discutir regularização fundiária urbana e rural (REURB – Significação).

Com o Salão do Júri do Fórum da Comarca de Casa Nova lotado, a presença do Desembargador Emílio Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior, do prefeito Wilker Torres; do Presidente da Câmara de Vereadores, Patrick da Astafran;  do Deputado Estadual Tum; do Comandante da 25ª CIPM – Companhia Independente da Policia Militar do Estado da Bahia,Major PM José Enon Oliveira de Souza; do Juiz da Comarca, Wanderley Andrade de Lacerda; secretários, vereadores, promotores e representantes de comunidades ameaçadas por grilagem, a reunião discutiu as vantagens da regularização e os meios de obter e a questão da grilagem e das matriculas irregulares no município...